Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Albufeira investe 100 mil euros por ano no acesso público à desfibrilhação automática externa

A autarquia também apostou na formação de mais de 800 pessoas como socorristas de proximidade

10:17 27 Janeiro, 2023 10:29 27 Janeiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Albufeira é o concelho do país com o maior número de equipamentos DAE – Desfibrilhação Automática Externa instalados na via pública, garantindo uma rápida intervenção em situações de doença súbita de natureza cardiorrespiratória, o que permite antecipar a resposta dos meios de socorro diferenciados em emergência pré-hospitalar, aumentando-se a probabilidade de se salvarem mais vidas.

O vice-presidente da Câmara de Albufeira, Cristiano Cabrita sublinha que “Albufeira assume-se como o concelho que mais investe no acesso público à desfibrilhação automática externa: cerca de 100 mil euros por ano, o maior investimento a nível nacional”.

Paralelamente à aquisição e instalação dos equipamentos, a autarquia tem vindo a fazer uma aposta forte ao nível da formação em Suporte Básico de Vida (SBV) – DAE, sendo que até ao momento já foram formadas mais de 800 pessoas como socorristas de proximidade, o que significa que cerca de 2% da população do concelho já está integrada no PDAE de Albufeira.

Fotos D.R.

No passado dia 19 de janeiro, foi efetuado um exercício de treino que envolveu a totalidade dos socorristas de proximidade, com vista a efetuar a verificação dos tempos exatos de resposta face a uma hipotética situação de PCR na via pública.

Às 18:22 foi ativada a cabine do DAE localizado junto ao Skate Parque/Estádio Municipal de Albufeira, tendo-se verificado que o tempo decorrido entre a ativação da cabine e a chegada do primeiro operacional ou socorrista de proximidade foi de 1 minuto e trinta segundos.

Compareceram no local 48 pessoas formadas em SBV-DAE, integradas no PDAE de Albufeira, residentes na zona, outros munícipes, trabalhadores municipais, polícia municipal e forças de socorro, nomeadamente os Bombeiros de Albufeira que participam no programa como parceiro fundamental.

Todos os elementos das forças de socorro e segurança, integrados no PDAE, recebem, igualmente, a informação sobre a ativação do equipamento, sendo que está protocolada a imediata ativação dos operacionais do Corpo de Bombeiros, que estejam ao serviço, os quais se deslocaram ao local com um meio de socorro.

O vice-presidente da Camara de Albufeira destacou “o sucesso do exercício e a robustez do Programa DAE”, referindo que o mesmo “espelha o envolvimento dos socorristas afetos ao PDAE e a sua capacidade de resposta a uma situação real, sendo que a presença neste exercício de inúmeras pessoas formadas pela autarquia nesta área deixa-nos claramente satisfeitos. Permite-nos confirmar que o socorro de proximidade, nestas emergências cardíacas, se afigura como uma aposta a desenvolver cada vez mais”.

Apesar de se tratar de um exercício, e de não ter sido revelado o local da ativação da cabine, constatou-se a presença de cerca de 6% do total de socorristas associados ao PDAE no local.

Cristiano Cabrita sublinha também “o sentido de responsabilidade que a comunidade albufeirense demonstrou pela sua participação altruísta, que permite comprovar o quanto Albufeira tem a ganhar com a manutenção deste programa municipal, uma vez que se trata de um programa que serve os munícipes, os residentes e quem nos visita, e dá-nos a garantia e a segurança de uma resposta efetiva a uma situação de emergência e de socorro”.

O autarca realça que no decurso de 2023, o Município prevê aumentar o número de equipamentos disponíveis no âmbito do PDAE Comunitário de Albufeira, “o que vem tornar cada vez mais robusta esta aposta social” em matéria do socorro da população e dos seus visitantes. Está, igualmente, prevista a continuidade da formação de mais munícipes com competências para utilizar os equipamentos DAE. Por outro lado, é intenção da autarquia continuar a colaborar no desenvolvimento do processo de socorro por não profissionais, através da manutenção das cabines DAE que integram o PDAE do concelho de Albufeira, com o aumento dos socorristas de proximidade, munícipes, bem como operacionais das forças de segurança e socorro, “o que permitiu recentemente reverter com sucesso uma paragem cardiorrespiratória de um jovem cidadão, situação que inequivocamente evidencia a importância do esforço e investimento realizado pelo Município”, revelou Cristiano Cabrita.

O Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) de natureza comunitária, do Município de Albufeira foi implementado em 2017, com o objetivo de garantir o reforço da cadeia de sobrevivência a vítimas de paragem cardiorrespiratória nas áreas públicas do concelho.

Atualmente o Município tem um total de 50 desfibrilhadores no âmbito do PDAE, dos quais 48 estão ativos e 2 aguardam o licenciamento por parte do INEM.

Do total dos equipamentos, 23 unidades estão instaladas em cabines na via pública e 11 em cabines afixadas em edifícios municipais, escolares, desportivos, entre outros equipamentos onde se verifica grande afluência de pessoas. Estes 34 equipamentos têm a particularidade de estar acessíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano, de acordo com as melhores práticas internacionais.

Além destes, existem mais 11 equipamentos DAE móveis, instalados nas viaturas das forças de segurança como a GNR, Polícia Municipal e serviço municipal de Proteção Civil, sendo que os restantes estão alocados a outras instalações municipais na área cultural e desportiva.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve Desporto

Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas

10:27 8 Junho, 2026 10:32 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas de Tavira conquistam ouro, prata e bronze no Nacional de Trampolins, com 15 medalhas para a Gimnochamps e títulos na Ginástica Adaptada

Algarve Desporto

Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo

09:24 8 Junho, 2026 09:26 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Dispositivo de segurança aquática assegurou Algarve 7’s em Monte Gordo, garantindo resposta coordenada numa prova sem ocorrências

Algarve Cultura

Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã

08:59 8 Junho, 2026 08:59 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ordem de São Lázaro reforça compromisso com a memória histórica, promovendo conhecimento e valorizando princípios espirituais e cavaleirescos

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Europe Direct Algarve Opinião Política

A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade

09:47 8 Junho, 2026 09:52 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A escala gerada pela tecnologia e suas hiperligações – digitalização, automação, inteligência artificial, computação – exige o alargamento dos mercados globais que tornem lucrativos os investimentos"

Avião da TAP.
Nacional Vida & Lazer

Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores

19:40 7 Junho, 2026 15:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

TAP lança nova rota entre Lisboa e Santa Maria com duas frequências semanais e reforça ligações aéreas aos Açores

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve, Desporto

Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas

10:27 8 Junho, 2026 10:32 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas de Tavira conquistam ouro, prata e bronze no Nacional de Trampolins, com 15 medalhas para a Gimnochamps e títulos na Ginástica Adaptada

Algarve, Desporto

Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo

09:24 8 Junho, 2026 09:26 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Dispositivo de segurança aquática assegurou Algarve 7’s em Monte Gordo, garantindo resposta coordenada numa prova sem ocorrências

Algarve, Cultura

Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã

08:59 8 Junho, 2026 08:59 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ordem de São Lázaro reforça compromisso com a memória histórica, promovendo conhecimento e valorizando princípios espirituais e cavaleirescos

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade

09:47 8 Junho, 2026 09:52 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A escala gerada pela tecnologia e suas hiperligações – digitalização, automação, inteligência artificial, computação – exige o alargamento dos mercados globais que tornem lucrativos os investimentos"

Avião da TAP.
Nacional, Vida & Lazer

Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores

19:40 7 Junho, 2026 15:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

TAP lança nova rota entre Lisboa e Santa Maria com duas frequências semanais e reforça ligações aéreas aos Açores

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve, Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Últimas Notícias

  • Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas
    Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas
  • Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo
    Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo
  • Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã
    Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã
  • Lídia Jorge recebe Medalha de Mérito Cultural no Fórum Cultura
    Lídia Jorge recebe Medalha de Mérito Cultural no Fórum Cultura
  • Autoridades encontram corpo de homem desaparecido no Guadiana
    Autoridades encontram corpo de homem desaparecido no Guadiana
  • Roderick Carmo sagra-se campeão nacional e leva Alcoutim ao top-10 coletivo
    Roderick Carmo sagra-se campeão nacional e leva Alcoutim ao top-10 coletivo

Opinião

  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
  • A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal