Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
André Ventura em campanha. Crédito: Lusa
André Ventura em campanha. Crédito: Lusa
Mundo, Nacional, Política

“Vitória surpresa e ascensão da extrema-direita”: estrangeiros atentos às eleições em Portugal e esta é a sua opinião

Imprensa internacional acompanhou de perto as eleições em Portugal, com vários meios a darem a sua opinião sobre o contexto político nacional

18:20 19 Janeiro, 2026 16:44 19 Janeiro, 2026
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A reação da imprensa internacional às eleições presidenciais realizadas este domingo em Portugal destacou, de forma transversal, a subida da extrema-direita e o impacto político dos resultados no equilíbrio governativo. De Espanha à América Latina, os principais jornais sublinham a presença inédita de um candidato da direita radical na segunda volta e a “vitória inesperada” do socialista António José Seguro na primeira ronda.

No rescaldo da noite de eleições em Portugal, vários meios estrangeiros acompanharam de perto os resultados, apontando para um cenário político mais fragmentado e para uma campanha decisiva nas próximas semanas. A passagem à segunda volta de António José Seguro e de André Ventura foi interpretada como um sinal claro das transformações em curso no eleitorado português.

Os jornais sublinham que o crescimento da extrema-direita deixou de ser um fenómeno marginal e passou a assumir um peso estrutural no sistema político nacional, com possíveis consequências para a estabilidade do Governo, de acordo com o jornal especializado em economia ECO.

Leitura da imprensa espanhola

Em Espanha, o diário El País destacou o apuramento de Seguro “contra todos os prognósticos”, referindo que o candidato socialista regressou à linha da frente depois de uma década afastado da política ativa. O jornal descreve o duelo da segunda volta como um confronto direto entre socialismo moderado e direita radical.

Já o El Mundo enfatizou que o candidato apoiado pelo Partido Socialista beneficiará da concentração do voto contra a extrema-direita, mas não deixou de sublinhar que Portugal vive uma “viragem radical”, ao ter pela primeira vez um candidato populista na segunda volta das presidenciais.

O catalão La Vanguardia foi ainda mais longe, classificando os resultados como um “duro golpe” para o primeiro-ministro Luís Montenegro, sobretudo após o fraco desempenho de Luís Marques Mendes, apoiado pela coligação governamental.

França, Bélgica e Alemanha sublinham a extrema-direita

Em França, o Le Monde destacou que o país não precisava de uma segunda volta presidencial desde 1986, considerando que este novo cenário reflete diretamente a ascensão da extrema-direita em Portugal. O jornal salienta que, apesar de não ter vencido a primeira volta, Ventura atingiu um novo patamar eleitoral, de acordo com a fonte anteriormente citada.

O belga Le Soir assinalou que a extrema-direita não foi a grande vencedora da noite, mas reconheceu que André Ventura garantiu um lugar na segunda volta após uma disputa renhida pelo segundo lugar.

Na Alemanha, a revista Der Spiegel falou em “mais um sucesso” do líder do Chega, embora tenha sublinhado que o candidato terá dificuldades em conquistar o eleitorado moderado numa segunda ronda, lembrando que a maioria dos eleitores afirma não tencionar votar nele.

A análise dos meios internacionais de referência

O jornal americano Politico descreveu a vitória de António José Seguro como uma surpresa e destacou que André Ventura conseguiu quase um quarto dos votos, o que considera revelador do crescimento “extraordinário” do partido Chega. O jornal sublinhou ainda a descida significativa da abstenção, para o valor mais baixo em 20 anos.

A agência internacional Reuters enquadrou os resultados como um sinal de fragmentação política, referindo que esta será apenas a segunda vez, desde o 25 de Abril de 1974, que Portugal realiza uma segunda volta nas presidenciais. Para a agência, citada pela mesma fonte, este cenário espelha o desencanto com os partidos tradicionais.

América Latina acompanhou com atenção

Na Argentina, o La Nación falou numa vitória pessoal expressiva de António José Seguro, destacando a sua imagem de moderação e defesa dos serviços públicos. O jornal considerou que os resultados consolidam o Chega como principal força de oposição e colocam pressão acrescida sobre o Governo.

No Brasil, a Folha de S. Paulo escreveu que a provável vitória do candidato socialista poderá representar uma “virada épica”, recordando que, há poucos meses, Seguro aparecia muito abaixo nas sondagens iniciais para as eleições em Portugal.

Um cenário político em transformação

De forma quase unânime, a imprensa estrangeira concorda num ponto essencial: o sistema político português entrou numa nova fase. A presença da extrema-direita na segunda volta das presidenciais é vista como um marco histórico e um desafio direto ao modelo político que marcou o país nas últimas décadas, de acordo com o ECO.

Com a sucessão de Marcelo Rebelo de Sousa em jogo, os jornais internacionais consideram que a escolha dos eleitores portugueses nas próximas semanas poderá ter impacto não apenas interno, mas também na imagem de Portugal no contexto europeu.

Leia também: Vem aí um novo feriado? Parlamento aprova criação do Dia Nacional do Calceteiro e da Calçada Portuguesa e será celebrado nesta data

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve Cultura Desporto

Barão de São João recebe festival de caminhadas, arte e “Paz & Amor” em novembro

18:50 13 Outubro, 2026 18:51 13 Outubro, 2026

Entre 6 e 8 de novembro, o festival regressa a Barão de São João com caminhadas, BTT, arte, música e atividades gratuitas para famílias

Algarve Cultura

Jam solidária em Portimão angaria fundos para os bombeiros no centenário

18:30 13 Outubro, 2026 18:23 13 Outubro, 2026

Centenário dos Bombeiros de Portimão será assinalado com uma noite de música e solidariedade promovida pelo Clube União Portimonense

Algarve

Fogo destrói duas casas pré-fabricadas e deixa 29 desalojados no bairro da Horta da Areia em Faro

17:16 13 Outubro, 2026 17:26 13 Outubro, 2026

Vinte e nove pessoas de várias famílias ficaram desalojadas após um incêndio que destruiu duas habitações pré-fabricadas em Faro

Banco.
Economia Nacional

Morreu um familiar e o banco quer cobrar para libertar o dinheiro? Há uma comissão que não pode ultrapassar este valor

18:20 13 Outubro, 2026 14:26 13 Outubro, 2026

Comissão bancária no processo de habilitação de herdeiros está limitada a 53,71 euros em 2026, mas podem acrescer impostos e outras despesas

Opinião Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Papa Leão XIV.
Mundo Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Há pequenas linhas em relevo nas notas de euro e a quantidade de interrupções não é igual em todas: aprenda a distingui-las

10:50 13 Outubro, 2026 10:16 13 Outubro, 2026

Notas da série Europa têm marcas táteis nas extremidades que ajudam a identificar o valor apenas através do toque

Via verde. Crédito: DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? Este gesto de dois minutos pode reduzir o valor que paga quase para metade

19:30 11 Outubro, 2026 13:29 11 Outubro, 2026

Uma alteração simples permite poupar até seis euros por ano na Via Verde e, numa das modalidades, deixa o preço quase a metade

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Opinião Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Médico no consultório. Crédito: Freepik
Saúde

Este pode ser um dos primeiros sinais de doença nos rins e muita gente desvaloriza

09:20 10 Outubro, 2026 17:39 9 Outubro, 2026

Doenças renais podem evoluir sem sintomas durante muito tempo, mas há um sinal aparentemente inofensivo que pode justificar atenção

Dia de chuva
Tempo

Mais chuva a caminho: mau tempo não dá tréguas nesta região de Portugal até este dia

09:55 13 Outubro, 2026 09:48 13 Outubro, 2026

Segundo a previsão publicada pela Meteored, a chuva deverá marcar os próximos dias nos Açores até este dia

Economia Europe Direct Algarve

Portugal poderá receber 261,4 milhões do Fundo de Solidariedade da UE após tempestades

09:27 13 Outubro, 2026 09:34 13 Outubro, 2026

Verba do Fundo de Solidariedade da UE destina-se à recuperação dos danos provocados pelas tempestades e integra um pacote de 498 milhões de euros

Opinião Política

A utilidade decorativa dos princípios | Por Luís Ganhão

07:30 13 Outubro, 2026 19:03 12 Outubro, 2026

"Se o Orçamento é mau, se Portugal está mal e se as políticas governamentais ameaçam agravar essa situação, em que medida facilitar a aprovação desse mesmo Orçamento constitui um benefício para o país?"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve, Cultura, Desporto

Barão de São João recebe festival de caminhadas, arte e “Paz & Amor” em novembro

18:50 13 Outubro, 2026 18:51 13 Outubro, 2026

Entre 6 e 8 de novembro, o festival regressa a Barão de São João com caminhadas, BTT, arte, música e atividades gratuitas para famílias

Algarve, Cultura

Jam solidária em Portimão angaria fundos para os bombeiros no centenário

18:30 13 Outubro, 2026 18:23 13 Outubro, 2026

Centenário dos Bombeiros de Portimão será assinalado com uma noite de música e solidariedade promovida pelo Clube União Portimonense

Algarve

Fogo destrói duas casas pré-fabricadas e deixa 29 desalojados no bairro da Horta da Areia em Faro

17:16 13 Outubro, 2026 17:26 13 Outubro, 2026

Vinte e nove pessoas de várias famílias ficaram desalojadas após um incêndio que destruiu duas habitações pré-fabricadas em Faro

Banco.
Economia, Nacional

Morreu um familiar e o banco quer cobrar para libertar o dinheiro? Há uma comissão que não pode ultrapassar este valor

18:20 13 Outubro, 2026 14:26 13 Outubro, 2026

Comissão bancária no processo de habilitação de herdeiros está limitada a 53,71 euros em 2026, mas podem acrescer impostos e outras despesas

Opinião, Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Papa Leão XIV.
Mundo, Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Há pequenas linhas em relevo nas notas de euro e a quantidade de interrupções não é igual em todas: aprenda a distingui-las

10:50 13 Outubro, 2026 10:16 13 Outubro, 2026

Notas da série Europa têm marcas táteis nas extremidades que ajudam a identificar o valor apenas através do toque

Via verde. Crédito: DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? Este gesto de dois minutos pode reduzir o valor que paga quase para metade

19:30 11 Outubro, 2026 13:29 11 Outubro, 2026

Uma alteração simples permite poupar até seis euros por ano na Via Verde e, numa das modalidades, deixa o preço quase a metade

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Opinião, Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Médico no consultório. Crédito: Freepik
Saúde

Este pode ser um dos primeiros sinais de doença nos rins e muita gente desvaloriza

09:20 10 Outubro, 2026 17:39 9 Outubro, 2026

Doenças renais podem evoluir sem sintomas durante muito tempo, mas há um sinal aparentemente inofensivo que pode justificar atenção

Dia de chuva
Tempo

Mais chuva a caminho: mau tempo não dá tréguas nesta região de Portugal até este dia

09:55 13 Outubro, 2026 09:48 13 Outubro, 2026

Segundo a previsão publicada pela Meteored, a chuva deverá marcar os próximos dias nos Açores até este dia

Economia, Europe Direct Algarve

Portugal poderá receber 261,4 milhões do Fundo de Solidariedade da UE após tempestades

09:27 13 Outubro, 2026 09:34 13 Outubro, 2026

Verba do Fundo de Solidariedade da UE destina-se à recuperação dos danos provocados pelas tempestades e integra um pacote de 498 milhões de euros

Opinião, Política

A utilidade decorativa dos princípios | Por Luís Ganhão

07:30 13 Outubro, 2026 19:03 12 Outubro, 2026

"Se o Orçamento é mau, se Portugal está mal e se as políticas governamentais ameaçam agravar essa situação, em que medida facilitar a aprovação desse mesmo Orçamento constitui um benefício para o país?"

Últimas Notícias

  • IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra
    IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra
  • Barão de São João recebe festival de caminhadas, arte e “Paz & Amor” em novembro
    Barão de São João recebe festival de caminhadas, arte e “Paz & Amor” em novembro
  • Jam solidária em Portimão angaria fundos para os bombeiros no centenário
    Jam solidária em Portimão angaria fundos para os bombeiros no centenário
  • Morreu um familiar e o banco quer cobrar para libertar o dinheiro? Há uma comissão que não pode ultrapassar este valor
    Morreu um familiar e o banco quer cobrar para libertar o dinheiro? Há uma comissão que não pode ultrapassar este valor
  • Fogo destrói duas casas pré-fabricadas e deixa 29 desalojados no bairro da Horta da Areia em Faro
    Fogo destrói duas casas pré-fabricadas e deixa 29 desalojados no bairro da Horta da Areia em Faro

Opinião

  • Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos
    Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos
  • Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos
    Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos
  • A utilidade decorativa dos princípios | Por Luís Ganhão
    A utilidade decorativa dos princípios | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Há pequenas linhas em relevo nas notas de euro e a quantidade de interrupções não é igual em todas: aprenda a distingui-las
    Há pequenas linhas em relevo nas notas de euro e a quantidade de interrupções não é igual em todas: aprenda a distingui-las
  • Portugal poderá receber 261,4 milhões do Fundo de Solidariedade da UE após tempestades
    Portugal poderá receber 261,4 milhões do Fundo de Solidariedade da UE após tempestades
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal