Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Câmara de Faro: o futuro depois do reequilíbrio financeiro

A autarquia da capital de distrito, que já foi uma das mais endividadas da região, livrou-se a 13 de Maio do apertado controlo da gestão orçamental e, por via disso, das políticas de investimento a que estava submetida pela Direcção-Geral da Administração Pública e pelos órgãos de controlo das finanças públicas tutelados pelo Ministério […]

12:23 26 Maio, 2017 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A ordem de pagamento do que restava da dívida que impunha a Faro o Reequilíbrio Financeiro partiu do gabinete do presidente no passado dia 13 de Maio

A autarquia da capital de distrito, que já foi uma das mais endividadas da região, livrou-se a 13 de Maio do apertado controlo da gestão orçamental e, por via disso, das políticas de investimento a que estava submetida pela Direcção-Geral da Administração Pública e pelos órgãos de controlo das finanças públicas tutelados pelo Ministério das Finanças.

Para conseguir livrar-se do jugo do Plano de Reequilíbrio Financeiro (PRF) a autarquia precisou de liquidar 4,9 milhões de euros de dívida.

“Em Abril pagámos com recurso à banca grande parte da dívida contraída no quadro do PAEL ao Estado com recurso à banca, transformando um empréstimo do Estado com condições de controlo orçamental muito apertadas e juros elevados, num empréstimo com uma entidade bancária sem condições impostas pelo credor e com juros cerca de 50% abaixo do que estávamos a pagar”, recorda o autarca.

“Baixou-se o serviço da dívida, o que também é importante, porque diminui os gastos correntes, mas não deixámos nessa altura de estar sob a acção do PRF e, por isso, em termos de controlo orçamental da acção da Câmara ficámos na mesma, submetidos aos vistos do Governo para fazer investimento e gerir o orçamento, por exemplo no que toca a impostos”.

Na Câmara a gestão das aprovações orçamentais garantiu orçamentos viabilizados pela oposição

A referência do autarca não é incidental, Rogério Bacalhau defendeu mesmo à época não liquidar a dívida do PAEL porque o efeito do pagamento parcial era nulo nas restrições aplicadas à Câmara. Anuiu ao pagamento para conseguir margem de manobra junto da oposição, que exigia a redução da dívida (PS e PCP) de forma consistente e insistente, na revisão orçamental que veio a permitir realizar obra no concelho e elevar o volume de investimento da autarquia.

4,9 milhões de euros pagos com fundos próprios

Agora a ordem que partiu do gabinete do presidente liquidou o que faltava desta dívida, 4,9 milhões de euros, que se liquidaram com recursos próprios e que são um “grito do Ipiranga” da Câmara farense no que toca à autonomia na gestão dos destinos da  cidade e do concelho.

“Agora sim, com o liquidar da totalidade da dívida conseguimos sair do controlo que implicava o PRF, a verdadeira razão pela qual estávamos submetidos sem escapatória ao controlo das finanças autárquicas pelo Estado”, sublinha Rogério Bacalhau.

“Temos agora liberdade orçamental e política total com  a dívida paga nesta matéria e consolidada em cerca de 30 milhões de euros que nos deixam – outro dos requisitos de saída do PRF – abaixo do nível de endividamento máximo que podemos ter, que se situa na ordem dos 45 milhões de euros”, refere o autarca, com visível satisfação.

Liberdade financeira para quê
Autonomia política das autarquias é uma das pedras de toque do Poder Local conquistado há 40 anos

A política de restrição da despesa e rigor orçamental iniciada ainda durante o mandato de Macário Correia, depois gerida de forma a não prejudicar os compromissos sem abandonar totalmente o investimento no actual mandato por Rogério Bacalhau e os esforços de negociação da oposição com o executivo da autarquia (PSD/CS-PP numa coligação alargada) levaram Faro até onde hoje se encontra, liberto de grilhetas políticas e financeiras, reganhando a independência financeira e orçamental, pedra de toque da Autonomia do Poder Local, principal premissa da existência das autarquias.

A autonomia conquistada pelos farenses

É esta autonomia, respeitando os melhores pergaminhos da democracia como a vivemos em Portugal, conquistada com o esforço dos farenses – particulares, residentes e não residentes, empresas e instituições – que tanto se aguardava.

Quando se diz autonomia conquistada pelos farenses sublinhe-se que esta só se alcançou – sem desprimor pela gestão e política de todos os intervenientes autárquicos – com os impostos e taxas pagas pelos farenses directamente à autarquia e indirectamente ao Estado, que depois financia o envelope financeiro autárquico. É que não há dinheiro do Estado, há dinheiro dos contribuintes administrado pelo Estado e só esse.

O futuro

Liberta das limitações, a autarquia tem agora plenos poderes para decidir o seu futuro orçamental – que se espera possa ser decidido com tanto rigor como aquele que levou Faro a reconquistar a independência financeira – e nessa medida a autarquia fará sair “nos próximos dias”, diz o presidente, concursos públicos destinados a dar cumprimento aos investimentos previstos no orçamento e que careciam de financiamento.

Mas quem beneficiará da autonomia a meses de eleições e com o orçamento de 2018 a ser responsabilidade de quem vencer nas urnas a 1 de Outubro?

Rogério Bacalhau é claro, “ganham os farenses pelo esforço que fizeram e que deu frutos”, ganha a cidade e o concelho porque é neles que se investem os dinheiros públicos e são eles que precisam destes investimentos para prosperarem”.

Quanto a quem beneficia politicamente desta conquista dos farenses, o presidente remata dizendo que será “quem vencer as eleições e tiver nas mãos o futuro do concelho no orçamento do próximo ano”.

Acreditando na vitória, como não poderia deixar de ser por parte de um candidato que apresenta a sua candidatura a 14 de Junho próximo, o autarca não revela como aproveitaria a liberdade orçamental. “Isso é o programa eleitoral que apresentarei aos farenses para dar continuidade ao trabalho que fizemos juntos por Faro”, mas sempre deixa cair que “já disse por exemplo que a taxa de IMI” deveria descer para os 0,4%”. “E mais não digo até dia 14 de Junho”, remata confiante.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Loja dos CTT.
Economia Europe Direct Algarve Nacional

CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho

21:40 28 Junho, 2026 20:41 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Compras feitas fora da União Europeia até 150 euros deixam de beneficiar de isenção de direitos aduaneiros a partir de 1 de julho

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve Cultura

Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo

09:00 28 Junho, 2026 11:16 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra inclui filmes premiados, conversas informais e a presença de Pedro Pinho, Catarina Alves Costa e Inês Nunes

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Rita Pereira.
Nacional Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Grutas de Benagil e costa. Crédito: AlgarExperience
Algarve Mundo Nacional Vida & Lazer

Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista

18:40 28 Junho, 2026 18:34 28 Junho, 2026 | João Luís

Entre grutas, falésias e enseadas escondidas, o Algarve conquistou um lugar no pódio mundial dos passeios de barco

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Caminho dos Promontórios. Crédito: VisitAlgarve
Algarve Vida & Lazer

Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso

19:30 28 Junho, 2026 18:17 28 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Entre Ferragudo e Carvoeiro, o Caminho dos Promontórios acompanha a costa algarvia ao longo de cerca de seis quilómetros, num percurso marcado por arribas, grutas, algares e pequenas praias escondidas. Com início na Praia do Molhe e fim na Praia do Paraíso, este trilho...

Via verde. Crédito: DR
Auto Economia Nacional

Passou na Via Verde sem identificador? Veja o que deve fazer para ‘fugir’ à multa

18:20 28 Junho, 2026 18:01 28 Junho, 2026 | João Luís

Portagem em falta na Via Verde pode ser paga antes de dar coima. Saiba onde consultar a dívida, os prazos e como evitar custos extra

Viatura do INEM.
Algarve

Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água

17:20 28 Junho, 2026 16:53 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O homem de 66 anos, de nacionalidade francesa, morreu na praia de São Rafael, em Albufeira, depois de ter entrado em dificuldade na água

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Opinião Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Loja dos CTT.
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho

21:40 28 Junho, 2026 20:41 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Compras feitas fora da União Europeia até 150 euros deixam de beneficiar de isenção de direitos aduaneiros a partir de 1 de julho

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve, Cultura

Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo

09:00 28 Junho, 2026 11:16 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra inclui filmes premiados, conversas informais e a presença de Pedro Pinho, Catarina Alves Costa e Inês Nunes

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Rita Pereira.
Nacional, Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Grutas de Benagil e costa. Crédito: AlgarExperience
Algarve, Mundo, Nacional, Vida & Lazer

Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista

18:40 28 Junho, 2026 18:34 28 Junho, 2026 | João Luís

Entre grutas, falésias e enseadas escondidas, o Algarve conquistou um lugar no pódio mundial dos passeios de barco

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Caminho dos Promontórios. Crédito: VisitAlgarve
Algarve, Vida & Lazer

Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso

19:30 28 Junho, 2026 18:17 28 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Entre Ferragudo e Carvoeiro, o Caminho dos Promontórios acompanha a costa algarvia ao longo de cerca de seis quilómetros, num percurso marcado por arribas, grutas, algares e pequenas praias escondidas. Com início na Praia do Molhe e fim na Praia do Paraíso, este trilho...

Via verde. Crédito: DR
Auto, Economia, Nacional

Passou na Via Verde sem identificador? Veja o que deve fazer para ‘fugir’ à multa

18:20 28 Junho, 2026 18:01 28 Junho, 2026 | João Luís

Portagem em falta na Via Verde pode ser paga antes de dar coima. Saiba onde consultar a dívida, os prazos e como evitar custos extra

Viatura do INEM.
Algarve

Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água

17:20 28 Junho, 2026 16:53 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O homem de 66 anos, de nacionalidade francesa, morreu na praia de São Rafael, em Albufeira, depois de ter entrado em dificuldade na água

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Opinião, Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Últimas Notícias

  • Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal
    Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal
  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
  • Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões
    Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões
  • Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso
    Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso
  • Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina
    Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal