Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Opinião

‘Verão com Melão’: Como proceder em caso de afogamento…

A Organização Mundial de Saúde estima que, anualmente, morram quinhentas mil pessoas afogadas (OMS, 2008). Estes dados excluem muitos países, como a África e a Ásia, onde existem poucos registos de óbitos e de situações de morte por afogamento por inundações e tsunamis. Uma vez que é impossível ter um nadador-salvador por cada plano […]

09:29 7 Julho, 2017
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de FILIPE LARA RAMOS
Nadador-salvador coordenador no Algarve
[email protected]

A Organização Mundial de Saúde estima que, anualmente, morram quinhentas mil pessoas afogadas (OMS, 2008). Estes dados excluem muitos países, como a África e a Ásia, onde existem poucos registos de óbitos e de situações de morte por afogamento por inundações e tsunamis. Uma vez que é impossível ter um nadador-salvador por cada plano de água existente, é fundamental criar uma consciencialização para as boas práticas e segurança em espaços aquáticos, que dependem de todos nós.

Como já referido em crónica anterior, define-se afogamento como “processo que resulta em insuficiência respiratória primária por imersão ou submersão em meio líquido”. É preciso dizer que esta definição não implica que o termo afogamento seja sinónimo de morte. Segundo o manual técnico do nadador-salvador, atualmente, as consequências de afogamento são classificadas por: morte (imediata ou após ressuscitação inicial), morbidez (sobrevivência com lesão permanente) ou ausência de morbidez (sobrevivência sem lesão).

Inicialmente, quando alguém se encontra numa situação de afogamento, interrompe voluntariamente a respiração e tenta, desesperadamente, nadar ou agarrar-se a algo. Momentos depois, surge a necessidade de respirar e, nesta fase, pode ocorrer uma ligeira aspiração de água pelas vias aéreas. Em consequência, surge a tosse como resposta reflexa. Caso não seja resgatada, a vítima que, voluntariamente, prendia a respiração passa a efetuar respirações involuntárias, aspirando grandes quantidades de água. A água nos pulmões contribui para a constrição das vias aéreas, dificulta a abertura dos alvéolos e a alteração da permeabilização dos capilares dos pulmões, provocando um extravasamento de líquidos para os alvéolos e consequente edema pulmonar. Esta situação faz com que haja diminuição da capacidade de expansão pulmonar e de impede as trocas gasosas normais. Os movimentos involuntários do diafragma promovem a aspiração de líquidos. Ocorre a inundação completa dos pulmões associada a uma perda de consciência, apneia e, consequentemente, a morte, caso o processo não seja interrompido.

Um organismo humano consegue sobreviver em situações adversas extremas até cerca de três minutos sem oxigénio, três horas sem proteção e abrigo, três dias sem água e três semanas sem comer.

No caso de presenciar um afogamento, é necessário acionar imediatamente os mecanismos de salvamento. Estes passam por chamar o nadador-salvador mais próximo para que o mesmo inicie o algoritmo de salvamento aquático: resgate da vítima para terra, e transporte para a zona de segurança definida, prestação de primeiros socorros e restabelecimento da respiração. Nos casos mais graves, o nadador-salvador iniciará as manobras de reanimação, enquanto aguarda por ajuda especializada.

Banhista pedindo ajuda

Nunca se aventure a salvar alguém caso não tenha formação para tal, pois pode acabar sendo também uma vítima. Uma pessoa em situação de afogamento constitui uma vítima em desespero que, ao tentar salvar-se, pode tentar agarrá-lo e levá-lo para o fundo. Caso não tenha nadador-salvador no local onde se ocorre a situação de afogamento, ligue imediatamente para o 112 e peça ajuda. Aguarde no local até esta chegar.

Caso seja você a vítima, não tenha vergonha de pedir ajuda assim que sentir dificuldades ou cansaço. Faça-o antes que seja tarde demais. Virado para terra, peça ajuda à pessoa mais próxima, acene com um ou com os dois braços, até que o vejam. Procure manter-se calmo e a flutuar à superfície.

Evite nadar contra a corrente ou paralelamente à praia. Normalmente, os surfistas são os melhores amigos dos nadadores-salvadores.

Após um afogamento ou pré afogamento, a vítima deve ser avaliada num hospital, já que a água nos pulmões pode provocar um afogamento até 3 dias depois do acidente. Este tipo de afogamento designa-se por afogamento “seco” e os seus sintomas são dor no peito, sonolência e dificuldades em respirar.

A cadeia de sobrevivência no afogamento é um conjunto de procedimentos que visam melhorar significativamente as hipóteses de prevenção, sobrevivência e recuperação para as pessoas em potencial perigo no meio aquático. Estes passam pela prevenção, reconhecimento do afogado, prevenção da submersão, retirada da água e suporte básico de vida.

O que mais aconselho é um “Verão com Melão” com muita atenção!

Artigo publicado no âmbito da parceria entre o POSTAL e Filipe Lara Ramos ‘Verão com Melão’.

Esta rubrica destina-se a sensibilizar a população e fomentar a segurança nas praias durante a época balnear de 2017.

(NOTA: Os conselhos e indicações expressos neste artigo não dispensam o cumprimento pelos leitores das regras gerais de segurança nas praias e as indicações das autoridades competentes em cada zona balnear).

Idoso com demência.
Nacional Saúde

Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer

18:50 22 Outubro, 2026 16:35 22 Outubro, 2026

Equipa da Universidade de Lisboa identificou moléculas capazes de impedir um processo associado ao Alzheimer

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Algarve

Dois homens detidos por tráfico de droga em Portimão após tentativa de fuga à PSP

17:22 22 Outubro, 2026 17:20 22 Outubro, 2026

Operação contra o tráfico de droga no centro de Portimão terminou com dois detidos e a apreensão de 24 doses de haxixe, dinheiro e telemóveis

Algarve Opinião Política

O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos

16:33 22 Outubro, 2026 16:33 22 Outubro, 2026

"É tempo de colocar as pessoas no centro das políticas de habitação. Porque o Algarve não pode ser apenas um destino para visitar. Tem de continuar a ser um lugar onde é possível viver"

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Perder peso.
Economia Nacional Saúde

Medicamentos para a perda de peso vão começar a ser comparticipados em 2027: apoio do Estado terá duração limitada

16:20 22 Outubro, 2026 16:10 22 Outubro, 2026

Estado vai comparticipar medicamentos contra a obesidade a partir de fevereiro de 2027, mas existem requisitos para aceder ao apoio

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Economia Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Ermida de Santa Catarina, em Portimão.
Algarve

Muitos passam pela Praia da Rocha sem reparar: há uma ermida dedicada a uma santa egípcia ‘escondida’ na fortaleza

18:20 21 Outubro, 2026 12:21 21 Outubro, 2026

No alto da Praia da Rocha, uma antiga ermida dedicada a Santa Catarina de Alexandria continua integrada numa fortaleza

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Os pratos saem secos da máquina da loiça mas os recipientes de plástico continuam molhados? Resposta está na velocidade da perda de calor

20:20 21 Outubro, 2026 14:06 21 Outubro, 2026

Plástico comporta-se de forma diferente do vidro durante a secagem na máquina da loiça, o que ajuda a explicar a água que fica à superfície.

Idoso com demência.
Nacional, Saúde

Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer

18:50 22 Outubro, 2026 16:35 22 Outubro, 2026

Equipa da Universidade de Lisboa identificou moléculas capazes de impedir um processo associado ao Alzheimer

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Algarve

Dois homens detidos por tráfico de droga em Portimão após tentativa de fuga à PSP

17:22 22 Outubro, 2026 17:20 22 Outubro, 2026

Operação contra o tráfico de droga no centro de Portimão terminou com dois detidos e a apreensão de 24 doses de haxixe, dinheiro e telemóveis

Algarve, Opinião, Política

O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos

16:33 22 Outubro, 2026 16:33 22 Outubro, 2026

"É tempo de colocar as pessoas no centro das políticas de habitação. Porque o Algarve não pode ser apenas um destino para visitar. Tem de continuar a ser um lugar onde é possível viver"

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Perder peso.
Economia, Nacional, Saúde

Medicamentos para a perda de peso vão começar a ser comparticipados em 2027: apoio do Estado terá duração limitada

16:20 22 Outubro, 2026 16:10 22 Outubro, 2026

Estado vai comparticipar medicamentos contra a obesidade a partir de fevereiro de 2027, mas existem requisitos para aceder ao apoio

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião, Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Economia, Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Ermida de Santa Catarina, em Portimão.
Algarve

Muitos passam pela Praia da Rocha sem reparar: há uma ermida dedicada a uma santa egípcia ‘escondida’ na fortaleza

18:20 21 Outubro, 2026 12:21 21 Outubro, 2026

No alto da Praia da Rocha, uma antiga ermida dedicada a Santa Catarina de Alexandria continua integrada numa fortaleza

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Os pratos saem secos da máquina da loiça mas os recipientes de plástico continuam molhados? Resposta está na velocidade da perda de calor

20:20 21 Outubro, 2026 14:06 21 Outubro, 2026

Plástico comporta-se de forma diferente do vidro durante a secagem na máquina da loiça, o que ajuda a explicar a água que fica à superfície.

Últimas Notícias

  • O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
    O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
  • GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
    GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
  • Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
    Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
  • Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
    Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
  • São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação
    São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

Opinião

  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
  • A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
    A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
  • O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos
    O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
  • Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
    Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal