Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS, sociólogo e professor universitário jubilado
Nacional, Opinião

Marafadas insónias | Por José Figueiredo

“Acredito que o importante é dar um combate feroz, sem tréguas, a essa inimiga tão mortal da Humanidade neurótica do século XXI, que é a insónia, a qual tanto prejudica o nosso tão precioso ciclo produtivo individual”

08:55 12 Fevereiro, 2024 08:56 12 Fevereiro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Agarrado à atual doutrina do sono, ando num estado caótico, implicativo com meio mundo, resmungão e insubordinado com outro meio. Já houve quem me sugerisse uma infusão com erva doce, curcuma e dente-de-leão … mas, não! Não acredito no remédio caseiro, e não posso perder tempo a agonizar com o travesseiro. Decidi, à viva força, que tenho que dormir, pelo menos, oito horas por noite, para me manter no entusiástico trilho da longevidade. Se não dormir esse tempo todo, entro em parafuso.

Perturba-me pensar que a minha mãe diabolizava tanto o sono, que ao ralhar comigo para acordar, se insurgia, praguejando que “quem muito dorme, pouco aprende”. O meu pai, que era padeiro, e sempre se levantava quando o dia se vestia de noite, para entregar o matinal pão quentinho aos fregueses, também me assegurava, a pés juntos, que havia muito tempo para dormir quando acabássemos o nosso contrato a prazo com a vida.

JOSÉ FIGUEIREDO
Professor Universitário Jubilado
JOSÉ FIGUEIREDO
Professor Universitário Jubilado

Acredito que o importante é dar um combate feroz, sem tréguas, a essa inimiga tão mortal da Humanidade neurótica do século XXI, que é a insónia, a qual tanto prejudica o nosso tão precioso ciclo produtivo individual

Contrariando estes ensinamentos, o atual estilo de vida, ou o presunçoso lifestyle, impôs-me a escravatura do sono, através da abolição das insónias. Passou-me a certidão de maluquinho do ginásio, enviando-me para o mundo dos sexagenários que querem manter as suas capacidades cognitivas, evitar a fatalidade da degenerescência cerebral, manter a vitalidade muscular de um Schwarzenegger, e viver são muito mais tempo. Só assim, poderei evitar a atrofia do cérebro e a destruição precoce dos músculos, que acontece com frequência aos sedentários a partir dos 30.

É, no abraço a esta crença na longevidade pelo sono, que faço parte da imensidão daqueles portugueses que vive aquecendo os cartões de débito, a cada momento, afogando os euros em comprimidos para dormir.

Pelo menos, 8 horinhas do meu impositivo sono ninguém me pode tirar, porque quanto menos durmo, menos vivo. A falta de sono é um prenúncio de mortalidade e eu quero colaborar com a “mãe natureza”, que levou tantos milhões de anos a aperfeiçoar-me, fazendo-me passar daquela figurinha horrível de símio Australopithecus ao modernaço bípede que hoje sou.

Mas que vivo atormentado com o facto de sermos dos menos madrugadores e dos mais atrasados da Europa, lá isso vivo. Será que o atraso português tem alguma coisa a ver com o nosso sono tardio? Uma provável relação causa efeito, que ainda não tive oportunidade de discernir, porque só drunfado consigo dormir bem, porque só consumindo uma porrada de benzodiazepinas, de fácil acesso, com a prescrição médica pelo SNS, é que estou a cem por cento.

Confesso que, às vezes, acordo meio zombie e disfarço para que o patrão, amigos e público não deem por isso. Não fazendo de santo de pau carunchoso, ou de puritano que não sou, confesso que, com ou sem indicação médica, também recorro acidentalmente a um hipnótico indutor do sono, também comparticipado pelo SNS.

Acredito que o importante é dar um combate feroz, sem tréguas, a essa inimiga tão mortal da Humanidade neurótica do século XXI, que é a insónia, a qual tanto prejudica o nosso tão precioso ciclo produtivo individual.

Mas admito que ainda vivo recalcado, com saudades do tempo em que não tinha o menor temor das insónias, que chegava a abraçá-las, levando uma boa parte do tempo deslizando, com elas, entre fantasias criativas e ideias desinibidas, que me faziam viver experiências prodigiosas. Arranjava namoradas, resolvia problemas de matemática, equações inteirinhas, palavras únicas carregadinhas de um brilhantismo digno de registo num bloco, pela calada da noite, para que, ao amanhecer, pudesse acreditar que não eram perfeitamente idiotas.

Era nessas noites de despertares precoces, de transtornos ansiosos, que tomava arrojadas decisões, desenvolvia hipóteses de trabalho, violava leis abstrusas, elaborava partes das teses de mestrado e de doutoramento. Nos momentos de discussão académica, o meu orientador chegava mesmo a confirmar-me que algumas, poucas, embora, eram mesmo proveitosas.

E, caramba, como aproveitava a minha hibernação onírica para dar a oportunidade a pensamentos e ideias fabulosos que o estado de vigília estupidamente inibia, travado pela racionalização geral do nosso viver.

Agora, ando cabisbaixo, num constante estado de preocupação e de desatino. Ao menor sintoma de aproximação sorrateira de uma insónia, com pezinhos de lã, logo lhe replico que não há pão para malucos. Expulso-a com o remédio santo. Enfrasco-me na obsessão do comprimido e lá vai mais um, goela abaixo, contra qualquer insonolência inconveniente, por muito criativa que se insinue ser.

E não é que as cabronas, quanto mais lhes resisto, menos consigo dormir? Como não há bela sem senão, o que me entristece mesmo é, que nesta obsessão de estar sempre operacional no dia seguinte, esteja a estreitar, cada vez mais, o espaço para o pensamento, a fantasia, o devaneio, que instigam a ausência de limites para quem sonha acordado.

Na vanguarda revolucionária da abolição das insónias, que vamos fazer contra este futuro catastrófico de resistência às mesmas? Afinal não são elas que nos libertam de recorrentes desejos reprimidos, que nos propiciam ideias criativas, e que, tão fortemente, nos libertam do genocídio de pensamentos obstruídos pelos fármacos psicotrópicos?

Leia também:

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve Cultura

Marchas, arraiais e manjericos marcam Santos Populares de Quarteira

06:48 10 Junho, 2026 06:54 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Santos Populares de Quarteira regressam com quatro noites de marchas, arraiais, manjericos solidários e entrada livre

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Algarve Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Ciência Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

A praia é de quem? Polícia Marítima fiscaliza chapéus de sol nas concessões em Vila Real de Santo António

14:30 8 Junho, 2026 14:12 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Polícia Marítima está a fiscalizar a colocação de chapéus de sol em frente às concessões em praias de Vila Real de Santo António.

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Discussão no trânsito acaba em tiroteio e deixa dois homens em estado grave

18:40 9 Junho, 2026 18:01 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma alegada discussão no trânsito, na Madorna, em Cascais, terminou em tiroteio e deixou dois homens em estado grave

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Opinião Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Opinião Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve, Cultura

Marchas, arraiais e manjericos marcam Santos Populares de Quarteira

06:48 10 Junho, 2026 06:54 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Santos Populares de Quarteira regressam com quatro noites de marchas, arraiais, manjericos solidários e entrada livre

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Algarve, Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Ciência, Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

A praia é de quem? Polícia Marítima fiscaliza chapéus de sol nas concessões em Vila Real de Santo António

14:30 8 Junho, 2026 14:12 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Polícia Marítima está a fiscalizar a colocação de chapéus de sol em frente às concessões em praias de Vila Real de Santo António.

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Discussão no trânsito acaba em tiroteio e deixa dois homens em estado grave

18:40 9 Junho, 2026 18:01 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma alegada discussão no trânsito, na Madorna, em Cascais, terminou em tiroteio e deixou dois homens em estado grave

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia, Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Opinião, Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Últimas Notícias

  • Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia
    Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia
  • Marchas, arraiais e manjericos marcam Santos Populares de Quarteira
    Marchas, arraiais e manjericos marcam Santos Populares de Quarteira
  • México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
    México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
  • A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
    A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
  • Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
    Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
  • Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
    Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto

Opinião

  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
    O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal