Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Plodviv, arte de rua | Foto Luigi Paternoster
Europe Direct Algarve, Opinião

Bulgária 2032: corrida pela candidatura arranca com três cidades | Por João Palmeiro

“Algumas cidades búlgaras já estão a tomar medidas para estarem prontas a tempo do lançamento da candidatura e da preparação do dossiê”

19:00 22 Outubro, 2025 18:34 22 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em 2032, a Bulgária e a Dinamarca serão as Capitais Europeias da Cultura. Depois de Plovdiv, que partilhou o título com Matera, Itália, em 2019, será novamente a vez da Bulgária. Algumas cidades búlgaras já estão a tomar medidas para estarem prontas a tempo do lançamento da candidatura e da preparação do dossiê.

A cidade que parece estar mais à frente neste processo é Burgas**. No início de 2025, a vice-presidente da Câmara da cidade búlgara, Diana Savateva, que preside à Fundação Burgas 2032, anunciou: «Até 2028, será tomada uma decisão sobre qual a cidade que representará a Bulgária como Capital Europeia da Cultura em 2032. Estamos prontos, até porque fomos os primeiros a oficializar a nossa candidatura.”

“Burgas é mais do que um destino turístico; é um centro multicultural onde pessoas de diferentes grupos étnicos podem encontrar oportunidades de desenvolvimento”, diz Diana Savateva, acrescentando:

“Somos a fronteira sudeste da UE. Ao contrário de muitas outras cidades, somos capazes de transformar o facto de sermos uma cidade jovem numa vantagem. Como não somos como Plovdiv, não temos um centro histórico (Plovdiv foi Capital Europeia da Cultura em 2019), mas temos espaços ‘escondidos’ na área circundante com uma história que remonta a milhares de anos, e o que podemos fazer é torná-los mais visíveis. Burgas já tinha experiência como candidato a Capital Europeia da Cultura em 2019, quando todos os 13 municípios da região uniram forças num projeto comum. Agora, nossa cidade está mais uma vez focando em parcerias com municípios vizinhos na costa do Mar Negro para nossa candidatura”, diz a autarca Diana Savateva.

Inicialmente, outras duas cidades decidiram entrar na corrida: Veliko Tarnovo*** e Gabrovo*.

Veliko Tarnovo**** já tinha tentado conquistar este título em 2019, mas foi derrotada por Plovdiv. Agora está a tentar de novo. No entanto, de acordo com as últimas notícias da imprensa, desta vez não será sozinho.

A outra cidade que decidiu candidatar-se foi Gabrovo. Mas, nas últimas semanas, a ideia de preparar uma candidatura única para Veliko e Gabrovo tem vindo a ganhar terreno.

A proposta partiu do presidente da camara de Veliko Tarnovo, Daniel Panov, durante o festival 48 Horas – Varusha Sul. No palco ao ar livre em frente à Fortaleza de Tsarevets, o diretor artístico do festival, Galin Popov, agradeceu a todos os participantes e convidados que, pelo quarto ano, partilharam os espaços culturais e artísticos de Veliko Tarnovo. Ele enfatizou que há muito tempo era seu sonho que as duas cidades unissem forças e mostrassem seu potencial com uma candidatura conjunta ao prestigioso título.

“Se as duas cidades unirem forças, terão boas chances de sucesso”, disse Popov.

O presidente da camara Daniel Panov convidou todos os artistas que apoiam a ideia a trabalharem juntos para torná-la realidade, já que as duas cidades compartilham uma região comum e têm ricos laços históricos que remontam ao Renascimento búlgaro.

Este ano, o parceiro do festival Veliko Tarnovo é o Goethe-Institut. A diretora e chefe de programas culturais do instituto, Kirsten Hackenbroch, disse que ficou impressionada com o rico programa e o intercâmbio de diferentes culturas, idiomas e formas de comunicação em mais de 50 locais em Veliko Tarnovo, que fornecem uma base sólida para o desenvolvimento futuro.

A cidade de Veliko Tarnovo iniciou uma série de reuniões com cidades parceiras que foram designadas Capitais Europeias da Cultura.

A primeira visita da delegação de Veliko Tarnovo começou em Maribor, a convite do presidente da Câmara da cidade eslovena, Sasa Arsenovic. Arsenovic reuniu-se com representantes da delegação búlgara imediatamente após a apresentação de balé em grande escala intitulada “Tango Sob as Estrelas” no palco ao ar livre na praça central da cidade. Arsenovic disse que ficaria feliz em visitar Veliko Tarnovo, já que o desenvolvimento da cultura e do turismo são prioridades fundamentais para sua administração, e que trocaria experiências com o presidente da camara Daniel Panov.

Maribor foi declarada Capital Europeia da Cultura em 2012. A coisa mais importante que aconteceu nestes 13 anos é que Maribor se estabeleceu como um dos destinos turísticos favoritos na Europa, disse o vice-presidente da camara da cidade.

A segunda maior cidade da Eslovénia, com uma população de cerca de 95 000 habitantes, continua a desenvolver tanto os seus recursos naturais como as oportunidades que se abriram desde que foi declarada Capital Europeia da Cultura. Um dos destaques da estrada costeira durante todo o ano é a vinha mais antiga da Europa, referida no Guinness Book of Records.

Todos os anos, a nova temporada criativa das instituições culturais de Maribor começa com o grande evento Ballet Under the Stars, organizado numa das praças da cidade. Este ano, a produção foi do coreógrafo romeno Eduard Klug. Representantes da delegação de Veliko Tarnovo partilharam a experiência do município búlgaro com o Festival de Ópera de verão Stage of the Ages e o Festival de Música de verão de Arbanassi, dedicados à música de câmara clássica. Este ano, o bailado Romeu e Julieta da Ópera de Plovdiv durante o Palco dos Tempos foi coreografado por Valentina Turcu, diretora do Maribor Theater Ballet.

O acordo de geminação entre Maribor e Veliko Tarnovo foi assinado em 2016. Ambas as partes manifestaram a esperança de que a cooperação nos domínios da cultura e do turismo prossiga. Além da delegação de Veliko Tarnovo, que incluiu especialistas da Direção do Desporto, Atividades da Juventude, Turismo, Cooperação Internacional e Políticas Demográficas, os anfitriões também receberam representantes de cidades gémeas e parceiras da Sérvia e da Hungria.

Edição e adaptação de João Palmeiro com Luigi Paternoster/ECOCNews.

JOÃO PALMEIRO

*Cidade na região centro da Bulgária conhecida como capital internacional do humor. Tem cerca de 70.000habitantes.

**Burgas é a quarta maior cidade da Bulgária com 205.000 habitantes, nas margens do mar Negro. Os romanos conheciam na como a cidade das aguas cálidas.

****Veliko Tarnovo, tem 66.000 habitantes e a sua historia tem mais de 6 mil anos. Em 1185 foi nesta cidade declarada a independência da Bulgária do Imperio Otomano e por isso tornou se na primeira capital do novo reino Búlgaro.

Leia também: Empreendedorismo e recursos em África. A importância da desburocratização e a influência da Língua Portuguesa

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve Cultura Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 12:56 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Tempo

Chuva regressa a Portugal neste dia e estas vão ser as regiões afetadas

11:30 7 Setembro, 2026 19:12 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva deverá regressar a algumas regiões de Portugal continental entre terça e quarta-feira, antes de uma nova subida das temperaturas

Auto Economia Nacional

Fisco pode devolver até 4 anos de IUC: saiba quem pode recuperar este dinheiro

11:00 5 Setembro, 2026 23:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária permite rever liquidações de IUC e recuperar imposto já pago em determinadas situações relacionadas com a reavaliação do grau de incapacidade

Vista aérea de Copenhaga, Dinamarca. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem Luxemburgo, nem Suíça: este país da UE atrai cada vez mais europeus e paga o triplo (ou mais) do que Portugal

13:40 7 Setembro, 2026 13:28 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este país da UE oferece grande qualidade de vida e salários por vezes três vezes maiores que os de Portugal, pelo que cada vez atrai mais emigrantes europeus

Praia de Salema.
Algarve Vida & Lazer

Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

08:30 7 Setembro, 2026 10:32 6 Setembro, 2026 | João Luís

Esta praia no Algarve foi distinguida como uma das melhores praias secretas do mundo e conserva tradição piscatória e pegadas de dinossauros

Algarve Cultura Vídeo

Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]

11:40 7 Setembro, 2026 12:33 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"MULHER" assinala uma etapa em que Luís Kitendele e Vanda Valente procuram transformar experiências de vida em criação musical

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete

12:50 7 Setembro, 2026 12:49 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha "Cinto-me Vivo" alia sensibilização e fiscalização à utilização correta dos principais dispositivos de segurança

Mischa Gurov.
Europa

“Melhor forma de começar o dia”: informático vai para o trabalho a nado e está feliz por ter dito ‘adeus’ aos comboios cheios

13:20 7 Setembro, 2026 13:13 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Informático trocou parte do percurso de transportes por uma ida a nado para o emprego, mas pelo caminho encontrou motivos para dar o alarme

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Algarve Cultura Gastronomia

Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos

12:20 7 Setembro, 2026 12:30 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Gia Costa Duo atua no Preceito numa noite que junta jazz ao vivo e um menu inspirado em produtos do mar, da terra e da região

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Pesso com cartão Multibanco. Crédito: Freepik
Economia

Novo esquema preocupa autoridades: tem o seu nome, parece do banco e pode esvaziar a sua conta

11:00 7 Setembro, 2026 09:19 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma simples carta na caixa do correio pode esconder uma armadilha. A GNR explica como funciona esta nova burla bancária

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve, Cultura, Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 12:56 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Tempo

Chuva regressa a Portugal neste dia e estas vão ser as regiões afetadas

11:30 7 Setembro, 2026 19:12 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva deverá regressar a algumas regiões de Portugal continental entre terça e quarta-feira, antes de uma nova subida das temperaturas

Auto, Economia, Nacional

Fisco pode devolver até 4 anos de IUC: saiba quem pode recuperar este dinheiro

11:00 5 Setembro, 2026 23:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária permite rever liquidações de IUC e recuperar imposto já pago em determinadas situações relacionadas com a reavaliação do grau de incapacidade

Vista aérea de Copenhaga, Dinamarca. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem Luxemburgo, nem Suíça: este país da UE atrai cada vez mais europeus e paga o triplo (ou mais) do que Portugal

13:40 7 Setembro, 2026 13:28 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este país da UE oferece grande qualidade de vida e salários por vezes três vezes maiores que os de Portugal, pelo que cada vez atrai mais emigrantes europeus

Praia de Salema.
Algarve, Vida & Lazer

Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

08:30 7 Setembro, 2026 10:32 6 Setembro, 2026 | João Luís

Esta praia no Algarve foi distinguida como uma das melhores praias secretas do mundo e conserva tradição piscatória e pegadas de dinossauros

Algarve, Cultura, Vídeo

Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]

11:40 7 Setembro, 2026 12:33 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"MULHER" assinala uma etapa em que Luís Kitendele e Vanda Valente procuram transformar experiências de vida em criação musical

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete

12:50 7 Setembro, 2026 12:49 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha "Cinto-me Vivo" alia sensibilização e fiscalização à utilização correta dos principais dispositivos de segurança

Mischa Gurov.
Europa

“Melhor forma de começar o dia”: informático vai para o trabalho a nado e está feliz por ter dito ‘adeus’ aos comboios cheios

13:20 7 Setembro, 2026 13:13 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Informático trocou parte do percurso de transportes por uma ida a nado para o emprego, mas pelo caminho encontrou motivos para dar o alarme

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Algarve, Cultura, Gastronomia

Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos

12:20 7 Setembro, 2026 12:30 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Gia Costa Duo atua no Preceito numa noite que junta jazz ao vivo e um menu inspirado em produtos do mar, da terra e da região

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Pesso com cartão Multibanco. Crédito: Freepik
Economia

Novo esquema preocupa autoridades: tem o seu nome, parece do banco e pode esvaziar a sua conta

11:00 7 Setembro, 2026 09:19 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma simples carta na caixa do correio pode esconder uma armadilha. A GNR explica como funciona esta nova burla bancária

Últimas Notícias

  • Nem Luxemburgo, nem Suíça: este país da UE atrai cada vez mais europeus e paga o triplo (ou mais) do que Portugal
    Nem Luxemburgo, nem Suíça: este país da UE atrai cada vez mais europeus e paga o triplo (ou mais) do que Portugal
  • “Melhor forma de começar o dia”: informático vai para o trabalho a nado e está feliz por ter dito ‘adeus’ aos comboios cheios
    “Melhor forma de começar o dia”: informático vai para o trabalho a nado e está feliz por ter dito ‘adeus’ aos comboios cheios
  • Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete
    Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete
  • Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos
    Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos
  • Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]
    Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]

Opinião

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende
    Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende
  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento