Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Economia, Opinião

A fiscalidade no sector do turismo | Por Hélder Martins

Artigo de opinião de Hélder Martins, presidente da AHETA – Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve: “As empresas e os empresários do sector do alojamento e da restauração estão disponíveis para assumir o compromisso de aumentar as remunerações e os salários dos seus colaboradores na exata medida das reduções de carga fiscal que o Estado esteja disponível para assumir (…), mas não conseguem fazê-lo de forma sustentável e sem resultar no encerramento de inúmeras empresas, se o Estado não criar condições que o permitam”

16:52 23 Maio, 2023 17:31 23 Maio, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A tensão entre o Estado e os operadores económicos relativamente à tributação que aquele impõe a estes é uma característica intrínseca ao funcionamento das sociedades, pelo que não é surpreendente assistir a sistemáticos pedidos das empresas por reduções de carga fiscal. Por outro lado, os Estados enfrentam sempre um problema difícil quando definem as cargas fiscais e a sua distribuição pelos diferentes agentes económicos, uma vez que as inúmeras especificidades de cada sector tornam por vezes extremamente complexos os modelos fiscais, que por sua vez os tornam menos transparentes e mais difíceis de aceitar e entender pela sociedade.

HÉLDER MARTINS
Presidente da AHETA – Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve

“As empresas e os empresários do sector do alojamento e da restauração estão disponíveis para assumir o compromisso de aumentar as remunerações e os salários dos seus colaboradores na exata medida das reduções de carga fiscal que o Estado esteja disponível para assumir (…) mas não conseguem fazê-lo de forma sustentável e sem resultar no encerramento de inúmeras empresas, se o Estado não criar condições que o permitam”

Surgem assim regras fiscais relativamente transversais, que acabam inevitavelmente por penalizar determinados sectores de atividade face a outros. Sendo provavelmente algo que não pode ser evitado, poderá tentar ser minimizado.

O objetivo deste texto consiste em apontar algumas características e especificidades do sector do turismo que, na opinião do sector, merecem ser tidas em consideração na eventual definição das regras fiscais aplicáveis, de modo a tornar a economia nacional mais resiliente e competitiva.

Em concreto, abordam-se dois aspetos especialmente relevantes na atividade do setor:

  • A necessidade de conseguir pagar melhores remunerações aos trabalhadores do sector
  • A necessidade de promover o aumento de escala dos operadores, especialmente no subsector da hotelaria

Dentro destes dois aspetos, apresenta-se a sugestão de reduzir a tributação sobre o fator trabalho no sector, e de estimular os movimentos de consolidação na hotelaria através da isenção de IMT nas transferências de propriedade de imóveis utilizados como hotéis.

Redução da tributação sobre o fator trabalho

A necessidade de aumentar as remunerações do trabalho é uma prioridade nacional e tem sido muito enfatizada pelo poder político como sendo um dos principais objetivos a atingir. Nesse contexto, o Governo tem-se desdobrado em apelos e declarações, sublinhando o desejo e a importância de ter as empresas a promover aumentos salariais como forma de estimular o crescimento económico e de tornar mais justa a distribuição de rendimentos.

Obviamente, a implementação destes aumentos não pode resultar apenas de desejos ou de ambições expressas pelo poder político, nem mesmo da vontade dos operadores económicos. No final do dia, as empresas apenas podem pagar em linha com a sua rentabilidade económica.

O sector do alojamento e da restauração em Portugal apresenta uma das mais baixas remunerações médias do fator trabalho. No entanto, as rentabilidades deste sector económico também apresentam valores bastante baixos, como se observa no quadro seguinte.

Analisando os números no quadro acima, facilmente se conclui que:

  • Os gastos de pessoal por trabalhador no sector de alojamento e restauração (cerca de 10.5 milhares de euros por ano, pouco mais do que o salário mínimo nacional) são claramente mais baixos do que em todos os restantes sectores de atividade, com exceção da agricultura, representando metade ou mesmo um terço do valor de outros sectores de atividade
  • O volume de negócios por trabalhador (um pouco menos de 42 mil euros por ano) também é mais baixo do que nos restantes sectores de atividade
  • O volume de negócios por empresa (108 mil euros por ano) é extremamente baixo, refletindo a natureza muito pulverizada do sector, com inúmeras microempresas e reduzidas economias de escala
  • Também o lucro gerado por trabalhador (cerca de 4.3 milhares de euros por ano) é mais baixo do que nos restantes sectores de atividade

Estes números evidenciam que, apesar de os gastos de pessoal serem efetivamente muito baixos, e de existir um efetivo desejo de os aumentar por parte das empresas no sector, não existem condições económicas que o permitam, mesmo num contexto de excelentes anos para o sector do turismo. Se, por exemplo, o sector aumentasse a remuneração do seu pessoal de modo a torná-la igual à do sector da construção (15.8 milhares de euros por ano, ainda um valor modesto), o impacto seria tornar o sector claramente deficitário, passando a registar prejuízos de mais de mil euros por trabalhador, resultando no encerramento de inúmeras empresas e a consequente perda de postos de trabalho.

Estes números evidenciam e justificam o que tem sido uma permanente reivindicação do sector, nomeadamente a redução da carga fiscal associada ao fator trabalho. As empresas desejam e ambicionam poder pagar mais aos seus colaboradores, permitindo assim lidar com o que é um enorme problema para o sector que é a atração e manutenção de pessoas. Os gastos com formação e treino desse pessoal são significativos, e uma grande rotação nos seus quadros de pessoal resultam na permanente necessidade de voltar a formar novos trabalhadores para prestarem serviços com os padrões de qualidade desejáveis, e uma maior estabilidade nos quadros de pessoal permitiria reduzir este esforço permanente das empresas.

Mas as empresas do sector não conseguem suportar o pagamento de remunerações mais elevadas, pois a atividade não liberta margem para tal. Para conseguir esse resultado de aumentar as remunerações do sector e os rendimentos dos trabalhadores, as empresas necessitam que o Estado promova um alívio da tributação sobre o fator trabalho, neste sector.

As empresas e os empresários do sector do alojamento e da restauração estão disponíveis para assumir o compromisso de aumentar as remunerações e os salários dos seus colaboradores na exata medida das reduções de carga fiscal que o Estado esteja disponível para assumir, transferindo para os trabalhadores a totalidade da redução dessa carga fiscal, mas não conseguem fazê-lo de forma sustentável e sem resultar no encerramento de inúmeras empresas, se o Estado não criar condições que o permitam.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Algarve

Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores

14:45 26 Junho, 2026 14:46 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a PJ, o detido detinha e partilhava, “pelo menos desde 2023”, conteúdos de exploração sexual de menores, “de forma reiterada”

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”

14:36 26 Junho, 2026 14:36 26 Junho, 2026 | João Luís

O homem de 31 anos morreu atropelado na A1, na Mealhada, por uma ambulância mobilizada para o socorrer após um despiste

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Mulheres a usar burca. Crédito: Lusa
Nacional Política

“Lei da Burca” será oficial? Chega ‘acelera discussão da proposta e quer votação antes desta data

17:20 25 Junho, 2026 18:47 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Partido de André Ventura quer que seja feita a votação da "Lei da Burca" antes das férias de verão do Parlamento

Algarve Cultura

Albufeira assinala Dia Mundial das Bibliotecas com palestra sobre biblioterapia

15:10 26 Junho, 2026 15:12 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sandra Barão Nobre apresenta o potencial da leitura como ferramenta de desenvolvimento pessoal e coletivo

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Algarve

Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores

14:45 26 Junho, 2026 14:46 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a PJ, o detido detinha e partilhava, “pelo menos desde 2023”, conteúdos de exploração sexual de menores, “de forma reiterada”

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”

14:36 26 Junho, 2026 14:36 26 Junho, 2026 | João Luís

O homem de 31 anos morreu atropelado na A1, na Mealhada, por uma ambulância mobilizada para o socorrer após um despiste

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Mulheres a usar burca. Crédito: Lusa
Nacional, Política

“Lei da Burca” será oficial? Chega ‘acelera discussão da proposta e quer votação antes desta data

17:20 25 Junho, 2026 18:47 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Partido de André Ventura quer que seja feita a votação da "Lei da Burca" antes das férias de verão do Parlamento

Algarve, Cultura

Albufeira assinala Dia Mundial das Bibliotecas com palestra sobre biblioterapia

15:10 26 Junho, 2026 15:12 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sandra Barão Nobre apresenta o potencial da leitura como ferramenta de desenvolvimento pessoal e coletivo

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Últimas Notícias

  • Adeus contentores de roupa: município português vai retirar mais de 500 até julho por razões de higiene
    Adeus contentores de roupa: município português vai retirar mais de 500 até julho por razões de higiene
  • Albufeira assinala Dia Mundial das Bibliotecas com palestra sobre biblioterapia
    Albufeira assinala Dia Mundial das Bibliotecas com palestra sobre biblioterapia
  • Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores
    Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores
  • Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”
    Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”
  • Visita guiada percorre a evolução urbana e arquitetónica de Cabanas de Tavira
    Visita guiada percorre a evolução urbana e arquitetónica de Cabanas de Tavira

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal