Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Mulher incomodada com barulho dos vizinhos. Crédito: Foto AI
Mulher incomodada com barulho dos vizinhos. Crédito: Foto AI
Nacional

Vizinhos fazem barulho depois desta hora? Saiba quando pode chamar a polícia

Barulho dos vizinhos pode justificar chamada à polícia. Saiba que horários contam, o que diz a lei e quando as autoridades podem intervir

22:30 23 Maio, 2026 15:04 22 Maio, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O barulho vindo da casa dos vizinhos é uma das fontes mais comuns de conflito em prédios e zonas residenciais. Música alta, festas, obras, animais, discussões ou eletrodomésticos usados fora de horas podem parecer apenas incómodos passageiros, mas a lei prevê regras para proteger o descanso de quem vive por perto.

De acordo com o Regulamento Geral do Ruído, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 9/2007, o ruído de vizinhança é o ruído ligado ao uso habitacional, produzido por pessoas, coisas à sua guarda ou animais sob a sua responsabilidade, que, pela duração, repetição ou intensidade, seja suscetível de afetar a saúde pública ou a tranquilidade da vizinhança.

A Caixa Geral de Depósitos, no Saldo Positivo, resume que entre as 23:00 e as 07:00 deve ser evitado ruído que perturbe o descanso dos outros e que, nesse período, as autoridades podem ser chamadas. A base legal está no artigo 24.º do Regulamento Geral do Ruído: se houver ruído de vizinhança entre as 23:00 e as 07:00, as autoridades policiais podem ordenar a adoção de medidas adequadas para fazer cessar imediatamente a incomodidade.

A hora que faz diferença

O período mais sensível é o da noite. Entre as 23:00 e as 07:00, a lei dá às autoridades uma margem de atuação mais direta. Se houver ruído de vizinhança nesse intervalo, a PSP ou a GNR podem ordenar ao responsável que pare imediatamente com a fonte do incómodo.

Segundo o Santander, o Regulamento Geral do Ruído não estabelece propriamente uma hora universal a partir da qual todo o ruído seja automaticamente proibido. O que a lei fixa são períodos diferentes para a atuação das autoridades policiais em caso de queixa: entre as 23:00 e as 07:00, pode ser ordenada a cessação imediata; entre as 07:00 e as 23:00, pode ser fixado um prazo para que a incomodidade termine.

Durante o dia também há limites

Apesar de a noite ter uma proteção mais apertada, isso não significa que durante o dia se possa fazer qualquer tipo de barulho sem consequências.

O ruído excessivo pode continuar a ser alvo de queixa, mesmo entre as 07:00 e as 23:00. A diferença está no modo como as autoridades atuam. Nesse período, em vez de exigirem a cessação imediata, podem determinar um prazo para que a situação deixe de causar incómodo.

O Doutor Finanças explica que, durante o dia, as autoridades podem fixar ao responsável pelo ruído um prazo para fazer cessar a incomodidade, enquanto no período entre as 23:00 e as 07:00 podem ordenar a cessação imediata.

Quando pode chamar a polícia

Pode chamar a polícia quando o ruído for persistente, excessivo ou perturbar claramente o descanso e a tranquilidade. Isto aplica-se, por exemplo, a música alta durante a noite, festas prolongadas, obras fora do horário permitido, animais a fazer ruído durante longos períodos ou discussões recorrentes que perturbem a vizinhança.

Em muitos casos, o primeiro passo pode ser tentar resolver a situação pelo diálogo. Mas quando o incómodo se repete, acontece em horário noturno ou não há abertura para corrigir o comportamento, contactar as autoridades passa a ser uma opção legítima.

A DECO PROteste refere que a GNR, a PSP ou, em certas situações, a polícia municipal, são entidades competentes para receber reclamações relacionadas com ruído de vizinhança proveniente de habitações. A mesma fonte sublinha que as autoridades podem ser chamadas independentemente da hora, desde que o ruído cause incómodo aos vizinhos.

Obras têm regras próprias

As obras dentro de prédios também são uma das grandes fontes de conflito. De acordo com o artigo 16.º do Regulamento Geral do Ruído, as obras de recuperação, remodelação ou conservação realizadas no interior de edifícios destinados a habitação, comércio ou serviços, quando constituam fonte de ruído, apenas podem ser realizadas nos dias úteis, entre as 08:00 e as 20:00, sem necessidade de licença especial de ruído. O responsável deve afixar, em local acessível aos utilizadores do edifício, a duração prevista das obras e, quando possível, o período em que haverá maior intensidade de ruído. A DECO PROteste dá a mesma indicação.

Fora desse enquadramento, sobretudo à noite, ao fim de semana ou em feriados, a situação pode justificar reclamação. A lei prevê, no entanto, uma exceção para trabalhos ou obras urgentes destinados a evitar ou reduzir perigo de danos para pessoas ou bens.

Ruído de vizinhança pode dar coima

Fazer barulho de forma incomodativa não é apenas uma questão de falta de civismo. A Ordem dos Advogados recorda que, se o ruído de vizinhança ocorrer entre as 23:00 e as 07:00, a polícia pode ordenar que cesse imediatamente a causa do incómodo. Entre as 07:00 e as 23:00, pode fixar um prazo para que o ruído termine.

Quanto às coimas, importa fazer a distinção: no caso do ruído de vizinhança, o Regulamento Geral do Ruído prevê contraordenação ambiental leve quando não é cumprida a ordem de cessação da incomodidade emitida pela autoridade policial. O artigo 28.º do Regulamento Geral do Ruído inclui também como contraordenação leve a realização de obras no interior de edifícios em violação das regras de horário ou a falta de afixação da informação obrigatória.

Para pessoas singulares, as contraordenações leves previstas no regime das contraordenações ambientais podem dar coimas de 200 a 2.000 euros em caso de negligência e de 400 a 4.000 euros em caso de dolo. Para pessoas coletivas, os valores são mais elevados.

O valor concreto dependerá da situação, da gravidade, da existência de culpa, da eventual reincidência e do enquadramento legal aplicado pelas autoridades competentes.

E se o barulho vier de um estabelecimento?

Quando o ruído vem de bares, restaurantes, oficinas, espaços comerciais ou eventos, a situação pode ter outro enquadramento. Nestes casos, pode estar em causa ruído de atividade económica ou atividade ruidosa temporária, e não apenas ruído de vizinhança. A fiscalização pode envolver a polícia, a câmara municipal ou outras entidades competentes, consoante o caso.

O portal Gov.pt refere que é proibido o exercício de atividades ruidosas temporárias junto de edifícios de habitação aos sábados, domingos e feriados e nos dias úteis entre as 20:00 e as 08:00, salvo licença especial de ruído emitida pelo município. O mesmo portal indica que atividades ruidosas temporárias realizadas em violação do Regulamento Geral do Ruído podem ser suspensas por ordem das autoridades policiais, por iniciativa própria ou a pedido do interessado.

Em situações mais graves, quando seja necessário evitar danos graves para a saúde e o bem-estar das populações, podem ainda ser adotadas medidas como o encerramento preventivo do estabelecimento ou a apreensão de equipamento por determinado período.

O que deve fazer antes da queixa

Antes de apresentar uma queixa formal, convém reunir alguma informação. Anote os dias, horas, duração e tipo de ruído. Se houver outros moradores afetados, é útil perceber se também estão disponíveis para confirmar a situação. Em condomínio, pode ainda comunicar o problema à administração, sobretudo se o ruído for recorrente.

Quando contactar as autoridades, descreva a situação de forma objetiva. Evite exageros e explique se o barulho está a impedir o descanso, se é repetido ou se ocorre em período noturno.

A regra prática para os vizinhos

A regra mais simples é esta: depois das 23:00, o ruído de vizinhança que perturbe o descanso dos outros pode levar a uma intervenção imediata da polícia.

Durante o dia, o barulho também pode ser questionado, mas a resposta tende a passar por um prazo para cessar a incomodidade. Já nas obras, o horário normal permitido em edifícios habitacionais é, em regra, entre as 08:00 e as 20:00 nos dias úteis.

No final, viver em condomínio ou em zonas residenciais exige equilíbrio. Há ruídos inevitáveis, mas há limites. E quando o descanso dos outros é afetado, a lei permite chamar as autoridades.

Leia também: Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve Economia Edição Papel

Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada

18:00 13 Junho, 2026 16:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Feriados de junho levam mais portugueses ao Algarve e deixam setor turístico confiante para a época alta que se aproxima

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Algarve Edição Papel Saúde

Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027

17:10 13 Junho, 2026 18:55 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Médico e autarca lembra que o sucesso do programa de Castro Marim passa por atender o fumador no momento em que decide deixar de fumar. A iniciativa municipal já terá ajudado mais de 800 pessoas a abandonar o tabaco ao fim de um ano

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”

17:10 13 Junho, 2026 20:48 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Natural de Loulé, Miguel Duarte fala ao POSTAL sobre poesia, Algarve, memória, infância e o novo livro "A Música do Amolador"

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o que significa e aquilo que deve fazer

18:20 12 Junho, 2026 17:58 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se venha a deparar com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Paralisia do sono. Crédito: Magnific
Ciência Saúde

Já ‘acordou’ sem se conseguir mexer? Especialistas explicam fenómeno durante o sono que deixa muitas pessoas ‘em pânico’

21:00 12 Junho, 2026 19:03 12 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Sentir que está acordado mas não consegue mexer o corpo pode indicar paralisia do sono, um fenómeno temporário mas assustador.

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada

18:00 13 Junho, 2026 16:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Feriados de junho levam mais portugueses ao Algarve e deixam setor turístico confiante para a época alta que se aproxima

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Algarve, Edição Papel, Saúde

Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027

17:10 13 Junho, 2026 18:55 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Médico e autarca lembra que o sucesso do programa de Castro Marim passa por atender o fumador no momento em que decide deixar de fumar. A iniciativa municipal já terá ajudado mais de 800 pessoas a abandonar o tabaco ao fim de um ano

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”

17:10 13 Junho, 2026 20:48 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Natural de Loulé, Miguel Duarte fala ao POSTAL sobre poesia, Algarve, memória, infância e o novo livro "A Música do Amolador"

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o que significa e aquilo que deve fazer

18:20 12 Junho, 2026 17:58 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se venha a deparar com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Paralisia do sono. Crédito: Magnific
Ciência, Saúde

Já ‘acordou’ sem se conseguir mexer? Especialistas explicam fenómeno durante o sono que deixa muitas pessoas ‘em pânico’

21:00 12 Junho, 2026 19:03 12 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Sentir que está acordado mas não consegue mexer o corpo pode indicar paralisia do sono, um fenómeno temporário mas assustador.

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Últimas Notícias

  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança
    Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança
  • Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)
    Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)
  • Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
    Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
  • Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
    Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
  • Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”
    Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”

Opinião

  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
  • Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
    Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal