Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Nacional

Vila Real de Santo António lança nova campanha para combater dejetos caninos nas ruas. Coimas vão dos 25 aos 7 mil euros

Objetivo é mostrar aos portadores de animais de estimação que as suas más condutas constituem um problema de saúde pública e que os dejetos deixados nos passeios e jardins sujam um espaço que é de todos

12:35 10 Novembro, 2022 12:52 10 Novembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O município de Vila Real de Santo António lança, esta semana, uma nova campanha de sensibilização que apela a todos os portadores de animais de estimação para a importância da correta recolha dos dejetos do seu cão ou gato, alertando para as consequências que as más práticas cívicas acarretam.

“A mensagem utilizada na campanha mostra os incómodos e situações caricatas que podem acontecer a quem circula na via pública – caso os donos não apanhem os dejetos dos seus animais -, recriando situações do quotidiano, já experienciadas por todos”, explica a autarquia em comunicado.

Os spots e os materiais de comunicação assentam “em imagens fortes e repulsivas que pretendem sensibilizar para a importância de apanhar sempre os dejetos animais, de forma a promover a harmonia na convivência, no espaço público, entre animais e munícipes”.

O propósito é mostrar aos portadores de animais de estimação que as suas más condutas constituem um problema de saúde pública e que os dejetos deixados nos passeios e jardins sujam um espaço que é de todos.

A autarquia recorda que “um gesto simples como proceder à remoção dos dejetos caninos com o auxílio de um saco, que deve ser depositado, devidamente atado, num contentor ou papeleira, faz toda a diferença”.

Coimas de 25 a 7 mil euros

Além da vertente informativa, a campanha comunica a obrigatoriedade e responsabilidade dos donos na remoção dos dejetos caninos da via pública, relembrando que se não o fizerem estão sujeitos ao pagamento de coimas previstas no Regulamento Municipal de Resíduos e Limpeza Urbana do concelho de VRSA, cujos valores começam nos 25 euros e podem ultrapassar os 7 mil euros.

A campanha será lançada, numa primeira fase, nas redes socais, na página web do Município e na rede de mupis e outdoors do concelho. Posteriormente, serão afixados cartazes nos edifícios e serviços municipais, Juntas de Freguesia, Centros de Saúde e escolas do concelho.

As ações a desenvolver contemplam ainda a colocação de painéis informativos nos jardins, espaços verdes e locais onde se têm registado mais reclamações, bem como a distribuição de um folheto pelas caixas de correio.

Simultaneamente, a autarquia irá apostar na limpeza mais eficiente dos dejetos caninos em todas as freguesias, apelando, em simultâneo, à colaboração de todos os munícipes no sentido de manter as ruas e espaços verdes mais limpos.

Um problema de saúde pública

A não recolha dos dejetos caninos é um comportamento que coloca em perigo a saúde pública e a higiene dos espaços coletivos. Além dos maus odores, da sujidade e da questão visual, podem ser geradores de doenças graves para a população e para os próprios animais. 

Desta forma, a campanha apela à responsabilidade individual de cada um, lembrando que os utilizadores dos espaços públicos podem também ter um papel mais ativo, exigindo que os donos dos animais de estimação tenham um comportamento cívico e responsável.

Com estas medidas, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António pretende “aumentar os níveis de higiene urbana do concelho, tornando-o mais sustentável e com melhor qualidade de vida”.

A campanha é desenvolvida em parceria com a empresa EcoAmbiente, responsável pela limpeza e recolha de RSU no concelho de VRSA.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Algarve Cultura

Faro recebe ciclo de Jazz e Bossa Nova no rooftop do AP Eva Senses

16:46 23 Junho, 2026 16:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois da estreia com lotação esgotada, o AP Eva Senses mantém concertos de Jazz e Bossa Nova no rooftop até setembro

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Europa Vida & Lazer

Ryanair lança campanha com voos desde o Algarve para cidade europeia ‘rica’ em portugueses desde 14,99€

18:20 23 Junho, 2026 15:34 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia irlandesa Ryanair lança voos a partir de Faro para o Luxemburgo desde 14,99€, numa campanha 'relâmpago'

Algarve

Voto de pesar em Tavira homenageia o sargento-chefe Mário Teixeira

17:40 23 Junho, 2026 17:34 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Teixeira é lembrado como filho de Tavira e figura ligada ao Exército Português e aos Bombeiros de Faro – Cruz Lusa

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Praia Pedocin. Crédito: Italy Post
Europa Vida & Lazer

“Sexista”: discussão acaba em agressões na praia que separa homens e mulheres por um muro

20:40 23 Junho, 2026 19:29 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A praia La Lanterna, em Trieste, Itália, continua a manter uma tradição que separa homens e mulheres por um muro

Mulher com frigorífico aberto. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura

21:40 23 Junho, 2026 19:18 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há alimentos que muitos portugueses guardam no frigorífico sem pensar duas vezes, mas o frio pode prejudicar sabor, textura e qualidade

Europe Direct Algarve Vídeo

Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]

18:50 23 Junho, 2026 18:50 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Verba disponível pretende reforçar a mobilidade ativa e promover modos de transporte mais sustentáveis no Algarve

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 16:21 23 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Pastéis de nata.
Gastronomia Mundo Nacional

“A parte estaladiça é boa”: Katy Perry assume-se 20% portuguesa e prova pastel de nata após concerto em Lisboa [vídeo]

11:40 23 Junho, 2026 11:07 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois do concerto em Lisboa, Katy Perry voltou a falar das suas raízes portuguesas e rendeu-se ao pastel de nata

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Jardineiro. Crédito: Magnific
Mundo

Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações

20:30 22 Junho, 2026 15:35 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jardineiro ajudou uma idosa nos Estados Unidos sem cobrar nada e acabou por mudar a sua vida

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Tempo muda no início de julho? Saiba o que indicam os modelos meteorológicos para Portugal

20:00 23 Junho, 2026 17:17 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos meteorológicos apontam para um início de julho marcado por tempo seco e estável em Portugal continental

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Algarve, Cultura

Faro recebe ciclo de Jazz e Bossa Nova no rooftop do AP Eva Senses

16:46 23 Junho, 2026 16:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois da estreia com lotação esgotada, o AP Eva Senses mantém concertos de Jazz e Bossa Nova no rooftop até setembro

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Ryanair lança campanha com voos desde o Algarve para cidade europeia ‘rica’ em portugueses desde 14,99€

18:20 23 Junho, 2026 15:34 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia irlandesa Ryanair lança voos a partir de Faro para o Luxemburgo desde 14,99€, numa campanha 'relâmpago'

Algarve

Voto de pesar em Tavira homenageia o sargento-chefe Mário Teixeira

17:40 23 Junho, 2026 17:34 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Teixeira é lembrado como filho de Tavira e figura ligada ao Exército Português e aos Bombeiros de Faro – Cruz Lusa

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Praia Pedocin. Crédito: Italy Post
Europa, Vida & Lazer

“Sexista”: discussão acaba em agressões na praia que separa homens e mulheres por um muro

20:40 23 Junho, 2026 19:29 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A praia La Lanterna, em Trieste, Itália, continua a manter uma tradição que separa homens e mulheres por um muro

Mulher com frigorífico aberto. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura

21:40 23 Junho, 2026 19:18 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há alimentos que muitos portugueses guardam no frigorífico sem pensar duas vezes, mas o frio pode prejudicar sabor, textura e qualidade

Europe Direct Algarve, Vídeo

Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]

18:50 23 Junho, 2026 18:50 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Verba disponível pretende reforçar a mobilidade ativa e promover modos de transporte mais sustentáveis no Algarve

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 16:21 23 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Pastéis de nata.
Gastronomia, Mundo, Nacional

“A parte estaladiça é boa”: Katy Perry assume-se 20% portuguesa e prova pastel de nata após concerto em Lisboa [vídeo]

11:40 23 Junho, 2026 11:07 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois do concerto em Lisboa, Katy Perry voltou a falar das suas raízes portuguesas e rendeu-se ao pastel de nata

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Jardineiro. Crédito: Magnific
Mundo

Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações

20:30 22 Junho, 2026 15:35 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jardineiro ajudou uma idosa nos Estados Unidos sem cobrar nada e acabou por mudar a sua vida

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Tempo muda no início de julho? Saiba o que indicam os modelos meteorológicos para Portugal

20:00 23 Junho, 2026 17:17 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos meteorológicos apontam para um início de julho marcado por tempo seco e estável em Portugal continental

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Últimas Notícias

  • Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura
    Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura
  • “Sexista”: discussão acaba em agressões na praia que separa homens e mulheres por um muro
    “Sexista”: discussão acaba em agressões na praia que separa homens e mulheres por um muro
  • Tempo muda no início de julho? Saiba o que indicam os modelos meteorológicos para Portugal
    Tempo muda no início de julho? Saiba o que indicam os modelos meteorológicos para Portugal
  • Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo
    Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo
  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]

Opinião

  • Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
    Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
  • António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
    António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
  • Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) | Por Hélder Sousa
    Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) | Por Hélder Sousa

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
  • Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
    Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal