O Instituto Português do Mar e da Atmosfera estendeu até às 18:00 de terça-feira o aviso amarelo devido ao tempo quente em 13 distritos de Portugal continental, terminando este alerta às 21:00 de segunda-feira em Faro.
Atualmente já sob aviso amarelo, os distritos do Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu irão continuar sob alerta até ao final do dia de terça-feira.
Em Braga, Porto e Viana do Castelo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para os valores elevados da temperatura máxima “em especial no interior do distrito”.
Já o distrito de Coimbra estará sob aviso amarelo devido ao tempo quente entre as 09:00 de segunda-feira e as 17:00 do dia seguinte, inicialmente devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima na parte interior”, que se estenderão a todo o distrito na terça-feira.
Também sob alerta, mas só entre as 09:00 e as 18:00 de terça-feira, estarão Aveiro, Lisboa e Leiria.
O aviso amarelo é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Temperaturas a rondar os 40 graus no Alentejo e vales do Tejo e Douro
O IPMA prevê para os próximos dias no continente tempo quente com valores superiores à normal climatológica desta altura do ano.
Esta subida de temperatura deve-se, segundo o IPMA, “à intensificação de um anticiclone localizado sobre os Açores e o estabelecimento de uma crista associada a esse anticiclone que se estenderá até ao golfo da Biscaia, promovendo o transporte de uma massa de ar de origem continental (quente e seco) sobre a Península Ibérica”.
A temperatura máxima deverá atingir valores acima de 30 graus Celsius na generalidade do território do continente, podendo rondar os 40 graus em alguns locais, nomeadamente do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro.
Apenas alguns locais da faixa costeira ocidental poderão registar valores abaixo dos 30 graus devido à brisa marítima, que será por vezes moderada, em especial durante as tardes.
A temperatura mínima também registará valores elevados, não descendo dos 20 graus em algumas regiões, em particular no sul, vale do Tejo e Beira Baixa.
Leia também: Pode dar multa superior a 3.000€: se este animal construir ninhos na sua casa, não os destrua
Fogo em Ponte da Barca mantém-se ativo mas sem habitações em risco
O incêndio que deflagrou no sábado à noite no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, continua este domingo ativo e com várias frentes, disse à Lusa fonte da proteção civil.
De acordo com a fonte do Comando Sub-Regional do Alto Minho, “não há habitações em risco”.
Cerca das 09:30 estavam envolvidos no combate a este incêndio 80 operacionais, 21 viaturas e quatro meios aéreos.
Um porta-voz do Comando Sub-regional do Alto Minho da ANEPC disse na madrugada deste domingo que o combate às chamas tem sido dificultado pelos “difíceis acessos” à zona.
A mesma fonte sublinhou, no entanto, que o incêndio, perto da localidade de Parada, na freguesia de Lindoso, está apenas “a arder em zona de mato”, sem ameaçar qualquer povoação.
O alerta para este fogo foi dado por volta das 21:47 de sábado.
















