Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ruas e casas cobertas de neve. Crédito: Freepik
Ruas e casas cobertas de neve. Crédito: Freepik
Tempo

Nevão intenso ‘atinge’ Portugal a partir deste dia: vai nevar em zonas pouco habituais e estes distritos estão em alerta vermelho

Vai cair um nevão intenso em Portugal nestes dias, colocando 11 distritos em alerta, incluindo 5 deles em alerta vermelho

22:45 22 Janeiro, 2026 18:57 23 Janeiro, 2026
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A tempestade Ingrid está a provocar um agravamento significativo do estado do tempo em Portugal Continental, levando o IPMA a emitir vários avisos meteorológicos, incluindo avisos vermelhos de nevão para cinco distritos já a partir de amanhã, sexta-feira. O cenário, considerado raro, aponta para quedas de neve em zonas onde este fenómeno é pouco habitual, aumentando o nível de alerta para os próximos dias.

Desde o passado fim de semana que os modelos meteorológicos têm vindo a insistir num episódio de neve pouco comum no território continental. À medida que a data se aproxima, os mapas reforçam a probabilidade de acumulações relevantes, inclusive em áreas onde a ocorrência de neve é normalmente residual.

A tempestade começou a fazer-se sentir de forma mais intensa a partir da tarde de quinta-feira, com previsão de chuva forte generalizada, aumento da intensidade do vento, agravamento da agitação marítima e descida acentuada da temperatura, criando condições favoráveis à queda de neve em várias regiões do país, de acordo com o portal especializado em meteorologia Meteored.

Sexta-feira com avisos vermelhos

Para sexta-feira, Lisboa e Leiria passam a aviso vermelho de agitação marítima, entre as 21h e as 3h do dia seguinte. Estão previstas ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura significativa, podendo atingir máximos de 15 metros.

Évora e Santarém serão os únicos distritos sem qualquer aviso ativo. Já no sábado, toda a costa continental ficará sob aviso vermelho de agitação marítima, uma situação que deverá prolongar-se até à madrugada de domingo.

Cinco distritos em Portugal continental sob aviso vermelho de nevão

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto e Viseu estarão sob aviso vermelho para um nevão intenso entre a meia-noite de sexta-feira, dia 23, e as 9h de sábado, dia 24. Segundo o IPMA, é esperada queda de neve acima dos 600 a 800 metros de altitude, com acumulações entre 20 e 30 centímetros acima dos 800 metros.

Em cotas mais baixas, acima dos 600 metros, poderão acumular-se até 5 centímetros, sendo ainda possível uma descida temporária da cota da neve para os 400 metros durante a noite de sexta para sábado, de acordo com a fonte anteriormente citada.

Avisos laranja e amarelo noutras regiões

Bragança, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra estarão sob aviso laranja de neve no mesmo período.

Já Portalegre terá aviso amarelo, entre as 18h de sexta-feira e as 6h de sábado, refletindo um risco mais moderado, mas ainda assim relevante.

Neve prevista em locais pouco habituais

Os mapas meteorológicos continuam a apontar para acumulações significativas na Serra da Estrela, onde os valores podem atingir cerca de 38 centímetros. Na zona de Amarante, as previsões indicam até 37,5 centímetros, enquanto em Lindoso, junto à fronteira com Espanha, os valores poderão rondar os 37 centímetros.

Mais surpreendentes são as projeções para áreas próximas do litoral. Em concelhos como Paredes, surgem cenários com acumulações até 22 centímetros. Apesar da incerteza aumentar nestas zonas devido à menor altitude, os modelos não excluem esta possibilidade.

Para a cidade do Porto, a previsão aponta para valores mais modestos, em torno dos 3 centímetros, embora o cenário seja considerado pouco provável.

Madrugada de sábado será o período mais crítico

Tudo indica que o período mais intenso deste episódio de nevão em Portugal deverá ocorrer entre as 18h de sexta-feira e as 7h de sábado. A madrugada de sábado surge, assim, como o ponto alto da ocorrência, sem que se exclua a possibilidade de queda de neve noutras janelas horárias, de acordo com o Meteored.

Importa sublinhar que os mapas de acumulação não distinguem entre neve, granizo ou outras formas de precipitação sólida, podendo alguns valores refletir uma combinação destes fenómenos.

Ainda assim, as autoridades aconselham especial atenção, sobretudo nas deslocações rodoviárias, e recomendam a adoção de medidas de precaução face às condições meteorológicas adversas.

Leia também: Olá tempestade, adeus aulas: nestas localidades as escolas vão ser ‘obrigadas’ a fechar devido ao alerta vermelho

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Economia Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Algarve Cultura Desporto Economia

Portimão prepara 363.ª edição da Feira de São Martinho com diversões, gastronomia e preços especiais

10:00 27 Outubro, 2026 10:28 27 Outubro, 2026

Tradição regressa a Portimão de 6 a 15 de novembro, com a Feira de São Martinho a reunir carrosséis, tasquinhas e dois dias de preços especiais

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Ciência

Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

Cultura Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Cultura Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Mulher a mudar uma lâmpada.
Vida & Lazer

Vai comprar uma lâmpada para casa? Na embalagem há um número que pode mudar completamente o ambiente da divisão

11:10 27 Outubro, 2026 09:19 27 Outubro, 2026

A escolha de uma lâmpada não depende apenas da potência ou do consumo: há um valor na embalagem que determina a tonalidade da iluminação

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Economia, Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Algarve, Cultura, Desporto, Economia

Portimão prepara 363.ª edição da Feira de São Martinho com diversões, gastronomia e preços especiais

10:00 27 Outubro, 2026 10:28 27 Outubro, 2026

Tradição regressa a Portimão de 6 a 15 de novembro, com a Feira de São Martinho a reunir carrosséis, tasquinhas e dois dias de preços especiais

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Ciência

Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

Cultura, Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Cultura, Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Mulher a mudar uma lâmpada.
Vida & Lazer

Vai comprar uma lâmpada para casa? Na embalagem há um número que pode mudar completamente o ambiente da divisão

11:10 27 Outubro, 2026 09:19 27 Outubro, 2026

A escolha de uma lâmpada não depende apenas da potência ou do consumo: há um valor na embalagem que determina a tonalidade da iluminação

Últimas Notícias

  • 79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
    79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
  • Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
    Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
  • Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
    Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
  • Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
    Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
  • Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões
    Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

Opinião

  • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
    Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão
    A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
    Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal