Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Muita chuva a caminho de Portugal em setembro: este vai ser o período mais instável e vai afetar sobretudo estas regiões

Mês de setembro vai ser mais chuvoso que o mês de agosto, com um período que as previsões apontam como o mais provável de ter chuva acima da média

16:00 1 Setembro, 2026 11:30 1 Setembro, 2026
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Setembro poderá começar com vários dias de tempo seco e temperaturas elevadas, mas o cenário poderá mudar à medida que o mês avança. Os modelos começam a mostrar alterações na circulação atmosférica que podem facilitar a aproximação de perturbações a Portugal, aumentando gradualmente a possibilidade de períodos de chuva, sobretudo na segunda metade do mês.

Nos primeiros dias de setembro, a chuva deverá continuar praticamente afastada de Portugal continental. A previsão aponta inicialmente para uma subida significativa das temperaturas, podendo mesmo ser atingidos valores muito elevados entre os dias 3 e 5 nas regiões habitualmente mais quentes.

Segundo a análise da Luso Meteo, esta fase de calor poderá, contudo, ter uma duração relativamente curta. A partir do primeiro fim de semana do mês começam a surgir sinais de alteração do padrão atmosférico, com possibilidade de aguaceiros ou trovoadas em algumas regiões.

Primeiro fim de semana pode trazer os primeiros sinais de chuva

É precisamente durante o primeiro fim de semana de setembro que poderá começar uma fase mais variável, associada à aproximação de perturbações em altitude.

Isto não significa que esteja prevista chuva generalizada ou persistente. O cenário em análise aponta antes para episódios localizados de instabilidade, que poderão traduzir-se em aguaceiros e trovoadas intercalados com períodos de tempo seco. A localização e intensidade destes episódios só poderão ser determinadas com maior confiança à medida que as datas se aproximarem.

Segunda semana poderá continuar com pouca chuva

Ao longo da segunda semana, a circulação atmosférica poderá começar a sofrer novas alterações, sobretudo se o anticiclone se deslocar para latitudes mais elevadas. Esta configuração abriria mais espaço no Atlântico para a circulação de perturbações, aumentando gradualmente a possibilidade de alguma instabilidade chegar à Península Ibérica.

Ainda assim, não é esperado nesta fase um período prolongado de chuva. Poderão existir dias completamente secos alternados com episódios pontuais de aguaceiros ou trovoadas. Também aqui o IPMA não aponta, por enquanto, para precipitação acima do habitual. Na segunda semana da previsão alargada, são previstos valores abaixo do normal em várias regiões do Continente.

Segunda quinzena concentra maior possibilidade de chuva

É sobretudo depois de meados de setembro que a evolução meteorológica se torna mais interessante do ponto de vista da precipitação. Existem sinais nos modelos de uma eventual alteração mais profunda da circulação no Atlântico, que poderá favorecer a aproximação de depressões e sistemas frontais à Península Ibérica.

A evolução da Oscilação de Madden-Julian, conhecida pela sigla MJO, é um dos elementos acompanhados. A passagem para determinadas fases poderá contribuir, alguns dias depois, para uma configuração mais favorável a um regime de NAO negativa.

Caso esta situação se concretize, o anticiclone poderá perder influência junto de Portugal, deixando maior espaço para a aproximação de perturbações atlânticas.

Últimos dez dias de setembro podem ser os mais chuvosos

O período entre aproximadamente 20 e 30 de setembro surge, por isso, como aquele que merece maior acompanhamento.

Segundo a análise da Luso Meteo baseada nas tendências apresentadas pelos modelos, poderá existir nesta fase maior possibilidade de passagem de frentes e depressões, acompanhadas por períodos de chuva, vento e descida das temperaturas.

O fortalecimento sazonal do vórtice polar também começa a ganhar importância nesta altura do ano. Caso contribua para uma corrente de jato mais intensa e suficientemente deslocada para sul, poderá favorecer uma circulação atlântica mais ativa junto da Europa Ocidental.

Depressões a sudoeste de Portugal podem alterar completamente o cenário

Uma das configurações atualmente observadas nos modelos passa pela eventual formação de áreas de baixa pressão a sudoeste do território continental. Se uma depressão conseguir permanecer numa posição favorável, poderá transportar ar bastante húmido em direção à Península Ibérica e provocar episódios de precipitação mais significativa.

Este tipo de situação pode resultar em períodos de chuva forte, aguaceiros e trovoadas, mas é particularmente difícil de antecipar com várias semanas de antecedência. Pequenas alterações na posição de uma depressão podem determinar se a chuva atinge sobretudo Portugal, Espanha ou permanece sobre o Atlântico.

Norte e Centro podem ficar mais expostos às frentes atlânticas

Se o Atlântico se tornar efetivamente mais ativo durante a segunda metade de setembro, as regiões Norte e Centro estarão naturalmente entre as mais expostas à passagem de sistemas frontais. O Minho e as zonas montanhosas do Norte e Centro costumam receber maiores quantidades de precipitação quando as frentes atlânticas conseguem atravessar o território.

Alguns cenários de longo prazo também mostram, contudo, precipitação mais significativa no Sul depois do dia 20.

Açores podem ter vários episódios de chuva

Nos Açores, o sinal de precipitação é atualmente mais evidente em algumas fases do mês. De acordo com o IPMA, entre 31 de agosto e 6 de setembro são previstos valores de precipitação acima do normal nos grupos Ocidental e Central.

Durante a segunda semana, o sinal de chuva acima do habitual permanece sobretudo no grupo Ocidental, mais exposto às perturbações que atravessam o Atlântico.

Leia também: Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Algarve Cultura Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Algarve Cultura Desporto

Cortelha celebra São Martinho com caminhada e magusto na Serra do Caldeirão

18:50 4 Novembro, 2026 18:49 4 Novembro, 2026

Passeio de São Martinho regressa à Cortelha a 8 de novembro, com caminhada pela serra e magusto de castanhas, batata-doce e produtos tradicionais

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Europe Direct Algarve

Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos

16:55 4 Novembro, 2026 16:53 4 Novembro, 2026

Investimento aprovado no âmbito do ALGARVE 2030 pretende modernizar as redes de abastecimento e reduzir o desperdício de água através da tecnologia

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Algarve, Cultura, Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Algarve, Cultura, Desporto

Cortelha celebra São Martinho com caminhada e magusto na Serra do Caldeirão

18:50 4 Novembro, 2026 18:49 4 Novembro, 2026

Passeio de São Martinho regressa à Cortelha a 8 de novembro, com caminhada pela serra e magusto de castanhas, batata-doce e produtos tradicionais

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Europe Direct Algarve

Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos

16:55 4 Novembro, 2026 16:53 4 Novembro, 2026

Investimento aprovado no âmbito do ALGARVE 2030 pretende modernizar as redes de abastecimento e reduzir o desperdício de água através da tecnologia

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Últimas Notícias

  • Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
    Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
  • Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
    Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
  • Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
    Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas
    Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas

Opinião

  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
  • O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal