Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Frio intenso em Portugal. Crédito: Foto AI
Frio intenso em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘irracional’ a caminho da Europa e Portugal pode ser vítima: fenómeno “besta de leste” traz temperaturas geladas e estas serão as zonas mais expostas

As próximas semanas na Europa podem ser marcadas por um fenómeno chamado “besta de leste”, que traz frio invulgar e pode afetar Portugal

18:00 16 Janeiro, 2026 09:29 16 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A possibilidade de um episódio de frio invulgar no final de janeiro está a reabrir o debate sobre a chamada “besta de leste”, um padrão atmosférico que, quando se forma, pode trazer temperaturas muito baixas para várias zonas da Europa e, em determinados cenários, aproximar esse frio de Portugal.

Nos últimos dias, algumas análises meteorológicas apontam para essa hipótese, sublinhando, no entanto, que os modelos de previsão ainda mostram grande instabilidade, com alterações frequentes de cenário e falta de consenso, sobretudo no que diz respeito aos impactos concretos no território nacional.

Por que voltou a falar-se em frio extremo

O interesse em torno deste possível episódio surge da combinação de vários sinais atmosféricos que, quando se alinham, podem favorecer a entrada de massas de ar muito frio no continente europeu, com possível passagem em Portugal, de acordo com o portal especializado em meteorologia Luso Meteo. Trata-se, para já, de uma leitura de tendência e não de uma previsão fechada.

Os próprios meteorologistas reconhecem que, a várias semanas de distância, pequenas mudanças na circulação geral da atmosfera podem alterar por completo o desfecho final, especialmente num país com forte influência marítima como Portugal.

O que significa a “besta de leste”

A expressão “besta de leste” ganhou popularidade após 2018 e refere-se a situações em que ventos de leste transportam ar continental muito frio para a Europa Ocidental. Normalmente, este padrão está associado a sistemas de alta pressão a norte ou nordeste do continente.

Quando estas configurações se instalam durante vários dias, o frio pode tornar-se persistente e afetar áreas pouco habituadas a temperaturas tão baixas, com impacto na vida quotidiana e nos serviços essenciais.

Modelos meteorológicos ainda sem consenso

Um dos principais motivos para a incerteza atual é o comportamento dos modelos de previsão numérica. As simulações são atualizadas várias vezes por dia e, nesta fase, continuam a oscilar entre cenários muito frios e outros bastante mais moderados.

Os chamados ensembles, que agregam várias simulações possíveis, também não mostram ainda uma direção clara, o que obriga a uma leitura cautelosa e a evitar conclusões precipitadas, de acordo com a mesma fonte.

Papel dos bloqueios atmosféricos

Entre os fatores em análise está a possibilidade de formação de bloqueios atmosféricos no Atlântico e no norte da Europa. Estes bloqueios funcionam como barreiras que desviam a circulação normal das depressões e permitem que o ar frio desça de latitudes mais altas. Quando o jato polar se torna mais ondulado do que o habitual, abre-se a porta a contrastes térmicos mais acentuados no continente europeu, sobretudo durante o inverno.

Outro elemento referido nas análises é a Oscilação de Madden-Julian, um fenómeno ligado à convecção tropical que pode, indiretamente, influenciar padrões meteorológicos noutras regiões do globo. Determinadas fases desta oscilação estão associadas a maior probabilidade de bloqueios atmosféricos, mas essa relação não é automática nem garante, por si só, a ocorrência de frio extremo na Europa.

Europa Central mais exposta ao frio

Se este cenário se confirmar, os países da Europa Central e de Leste surgem como os mais vulneráveis a temperaturas muito baixas, com valores negativos acentuados e risco acrescido de impacto nos transportes, na saúde pública e no consumo energético.

Nestas regiões, o frio intenso é mais facilmente sustentado devido à menor influência marítima e à proximidade das massas de ar continental, de acordo com a fonte anteriormente citada.

Portugal sob influência do Atlântico

Por cá, o cenário é mais incerto. A proximidade de Portugal do Atlântico tende a suavizar extremos térmicos e pode transformar um episódio potencialmente muito frio noutra situação marcada sobretudo por instabilidade, chuva e descida moderada das temperaturas.

Bastam pequenas alterações na posição do anticiclone para que o país fique fora do núcleo mais frio ou, pelo contrário, seja atingido por uma massa de ar mais rigorosa.

Frio seco ou frio com neve

Outro fator decisivo é a quantidade de humidade associada à massa de ar. Um frio mais seco pode resultar em temperaturas baixas, mas com pouca ou nenhuma precipitação, reduzindo a probabilidade de neve. Já uma maior influência marítima aumenta o risco de precipitação e de queda de neve, sobretudo nas zonas do interior e em cotas médias e altas, cenário mais familiar nos invernos portugueses.

O que já está confirmado no curto prazo

Enquanto o eventual frio de final de mês permanece no domínio das hipóteses, o que está confirmado para os próximos dias é um período de tempo mais instável, com chuva, descida das temperaturas e possibilidade de neve nas serras. Estas situações fazem parte da variabilidade normal do inverno e não estão, para já, diretamente ligadas a um episódio extremo como o que é discutido para mais tarde.

O facto de os últimos anos terem sido dos mais quentes desde que há registos não significa que o frio tenha desaparecido. Pelo contrário, as alterações climáticas estão associadas a um aumento da frequência e intensidade de fenómenos extremos. Isso inclui ondas de calor mais intensas, mas também episódios pontuais de frio significativo, que continuam a surgir em determinados contextos atmosféricos, de acordo com o Luso Meteo.

Importância do acompanhamento contínuo

Perante este tipo de cenários, a recomendação passa por acompanhar as atualizações oficiais e dar mais peso às previsões de curto prazo, onde o grau de confiança é maior.

Para já, os sinais apontam para um potencial que merece atenção, mas não para uma situação confirmada. A evolução dos próximos dias será decisiva para perceber se o frio mais intenso ficará pelo centro da Europa ou se poderá aproximar-se de Portugal.

Leia também: Vem aí um ‘temporal de peso’: chuva intensa e vento forte prometem atingir estas regiões de Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode pôr o chapéu de sol em frente às concessões? DECO PROteste esclarece direitos dos banhistas e multas na praia

11:11 12 Junho, 2026 11:11 12 Junho, 2026 | João Luís

DECO PROteste esclarece que os banhistas podem usar áreas não concessionadas nas praias, incluindo zonas em frente às concessões

Algarve Animais

Seis tartarugas regressam ao mar após reabilitação no Porto d’Abrigo do Zoomarine

07:13 12 Junho, 2026 07:15 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

As tartarugas foram identificadas com microchips e equipadas com transmissores para acompanhamento por satélite

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o que significa e aquilo que deve fazer

18:20 12 Junho, 2026 17:58 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se venha a deparar com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Algarve Economia Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Restaurante Sueste, Ferragudo.
Algarve Gastronomia

Restaurante algarvio onde Herman José e Luís Figo comem já está aberto e ali o peixe grelha-se na hora

17:50 12 Junho, 2026 16:35 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Ferragudo, o restaurante Sueste reabre com nova gestão, peixe grelhado na hora e ligação reforçada ao rio Arade

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor

10:40 12 Junho, 2026 10:30 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

EA 24: A pedra de Roseta | Por José Garrido

08:30 12 Junho, 2026 20:44 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Algarve Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Opinião Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Paralisia do sono. Crédito: Magnific
Ciência Saúde

Já ‘acordou’ sem se conseguir mexer? Especialistas explicam fenómeno durante o sono que deixa muitas pessoas ‘em pânico’

21:00 12 Junho, 2026 19:03 12 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Sentir que está acordado mas não consegue mexer o corpo pode indicar paralisia do sono, um fenómeno temporário mas assustador.

Praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode pôr o chapéu de sol em frente às concessões? DECO PROteste esclarece direitos dos banhistas e multas na praia

11:11 12 Junho, 2026 11:11 12 Junho, 2026 | João Luís

DECO PROteste esclarece que os banhistas podem usar áreas não concessionadas nas praias, incluindo zonas em frente às concessões

Algarve, Animais

Seis tartarugas regressam ao mar após reabilitação no Porto d’Abrigo do Zoomarine

07:13 12 Junho, 2026 07:15 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

As tartarugas foram identificadas com microchips e equipadas com transmissores para acompanhamento por satélite

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o que significa e aquilo que deve fazer

18:20 12 Junho, 2026 17:58 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se venha a deparar com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Algarve, Economia, Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Restaurante Sueste, Ferragudo.
Algarve, Gastronomia

Restaurante algarvio onde Herman José e Luís Figo comem já está aberto e ali o peixe grelha-se na hora

17:50 12 Junho, 2026 16:35 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Ferragudo, o restaurante Sueste reabre com nova gestão, peixe grelhado na hora e ligação reforçada ao rio Arade

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor

10:40 12 Junho, 2026 10:30 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

EA 24: A pedra de Roseta | Por José Garrido

08:30 12 Junho, 2026 20:44 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Algarve, Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Paralisia do sono. Crédito: Magnific
Ciência, Saúde

Já ‘acordou’ sem se conseguir mexer? Especialistas explicam fenómeno durante o sono que deixa muitas pessoas ‘em pânico’

21:00 12 Junho, 2026 19:03 12 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Sentir que está acordado mas não consegue mexer o corpo pode indicar paralisia do sono, um fenómeno temporário mas assustador.

Últimas Notícias

  • Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola
    Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola
  • Já ‘acordou’ sem se conseguir mexer? Especialistas explicam fenómeno durante o sono que deixa muitas pessoas ‘em pânico’
    Já ‘acordou’ sem se conseguir mexer? Especialistas explicam fenómeno durante o sono que deixa muitas pessoas ‘em pânico’
  • Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança
    Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança
  • Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores
    Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores
  • Já é oficial: Segurança Social tem nova funcionalidade que vai facilitar (e muito) a vida aos cidadãos
    Já é oficial: Segurança Social tem nova funcionalidade que vai facilitar (e muito) a vida aos cidadãos
  • “1.790€ de pensão não chegam”: auxiliar de enfermagem reformada considera o valor da sua pensão “injusto”
    “1.790€ de pensão não chegam”: auxiliar de enfermagem reformada considera o valor da sua pensão “injusto”

Opinião

  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
  • Algarve: Reino da Água no Império de Aquém e Além-Mar | Por Virgílio Machado
    Algarve: Reino da Água no Império de Aquém e Além-Mar | Por Virgílio Machado
  • A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor
    A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor
  • Um jardim fora do tempo | Por Maria João Neves
    Um jardim fora do tempo | Por Maria João Neves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
  • Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro
    Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal