Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Hacker com dados roubados. Crédito: Freepik
Hacker com dados roubados. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

Tem uma empresa? Há novas regras obrigatórias de cibersegurança que deve conhecer

O novo Regulamento define regras de execução do Regime Jurídico da Cibersegurança em Portugal

16:00 22 Junho, 2026 14:18 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Empresas e entidades públicas em Portugal passam a ter novas regras de cibersegurança, com a publicação do Regulamento n.º 756/2026, aprovado pelo Centro Nacional de Cibersegurança. O diploma define como serão aplicadas no país as obrigações ligadas à transposição da diretiva europeia NIS2.

O regulamento foi publicado esta segunda-feira, 22 de junho, em Diário da República, e vem detalhar procedimentos obrigatórios no âmbito do novo Regime Jurídico da Cibersegurança. Entre as áreas abrangidas estão o registo de entidades, a comunicação de incidentes, a identificação de responsáveis e a adoção de medidas mínimas de proteção.

Plataforma MyCiber centraliza comunicações

Uma das principais novidades é a definição das regras de funcionamento da plataforma eletrónica MyCiber, gerida pelo Centro Nacional de Cibersegurança. Este sistema passa a concentrar várias comunicações entre as organizações abrangidas e as autoridades competentes.

A plataforma será usada para o registo e identificação das entidades, processo de qualificação, comunicação do responsável de cibersegurança, indicação do ponto de contacto permanente, envio de relatórios anuais e notificação de incidentes.

O objetivo é criar um canal centralizado, mais rápido e rastreável, para simplificar a relação entre empresas, organismos públicos e autoridades de cibersegurança.

Organizações terão de avaliar enquadramento

O novo regulamento define também o processo de autoidentificação das entidades. As organizações terão de fornecer informações como número de identificação fiscal, setor de atividade, dimensão, contactos, localização e outros dados necessários.

Com base nessa informação, o Centro Nacional de Cibersegurança procederá à qualificação da entidade e comunicará o nível de conformidade aplicável, quando necessário.

Esta etapa será essencial para perceber quais empresas e organismos ficam abrangidos pelo regime e que obrigações concretas terão de cumprir.

Responsável de cibersegurança passa a ter papel central

As entidades abrangidas passam a ter regras mais claras para indicar quem assume funções de responsável de cibersegurança. Também terão de comunicar o ponto de contacto permanente com as autoridades.

Estas funções serão determinantes em situações de incidente, pedidos de informação, acompanhamento técnico ou fiscalização. A existência de contactos definidos pretende evitar atrasos na resposta a ataques ou falhas de segurança.

Na prática, as organizações terão de garantir que sabem quem responde, quem comunica e quem coordena internamente as matérias de cibersegurança.

Medidas mínimas de proteção

O regulamento aprova ainda o Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança, conhecido como QNRCS. Este quadro estabelece medidas mínimas que as entidades devem aplicar, de acordo com níveis de conformidade.

Esses níveis são básico, substancial e elevado. Cada organização poderá ter exigências diferentes, dependendo do enquadramento, dimensão, atividade e relevância dos serviços prestados.

O diploma também define regras de gestão de risco, incluindo avaliação de riscos residuais e critérios para verificar se as entidades cumprem as medidas exigidas.

Impacto para empresas e setor público

Para muitas organizações, o novo enquadramento poderá obrigar a rever processos internos, políticas de segurança, planos de resposta a incidentes e mecanismos de comunicação.

As entidades abrangidas deverão preparar documentação, identificar responsáveis, avaliar riscos e garantir que conseguem comunicar incidentes pelos canais definidos.

O objetivo do regulamento é reforçar a proteção de serviços críticos e aumentar a capacidade nacional de resposta perante incidentes digitais. Num contexto de ataques informáticos cada vez mais frequentes, a cibersegurança passa a ocupar um lugar ainda mais central na gestão de empresas e organismos públicos.

Regras ligadas à diretiva europeia NIS2

A publicação do Regulamento n.º 756/2026 insere-se no processo de aplicação em Portugal do enquadramento resultante da diretiva europeia NIS2. Esta diretiva pretende aumentar o nível comum de cibersegurança nos Estados-membros da União Europeia.

Com o novo regulamento, Portugal passa a ter um modelo mais detalhado para operacionalizar as obrigações previstas no Regime Jurídico da Cibersegurança.

As empresas e entidades públicas abrangidas devem, por isso, analisar o diploma e confirmar o seu enquadramento. A adaptação poderá exigir investimento técnico, formação interna e maior articulação entre equipas de gestão, informática, segurança e compliance.

Leia também: Banco de Portugal alerta para burla que começa com uma chamada ou mensagem e pode acabar com a sua conta bancária ‘limpa’

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Algarve Cultura

Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

09:00 18 Setembro, 2026 09:33 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova edição do festival leva a Bensafrim oficinas, espetáculos, música e formação, num programa dirigido a várias gerações

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais

09:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

A fatura da eletricidade vai aumentar. Veja quanto pode pagar a mais e porque é que a ERSE decidiu subir a tarifa

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Jovem a trabalhar num bar
Economia Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Empregada de limpeza
Economia Europa Vídeo

Cristina, empregada de limpeza, não gosta que lhe chamem criada: “Tenho um horário, não me peçam tarefas novas na hora de ir embora. Não sou ama, nem jardineira, nem cozinheira”

18:00 17 Setembro, 2026 02:42 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empregada de limpeza por escolha e não por obrigação, Cristina trabalha em Espanha e critica alguns comportamentos dos clientes

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve, Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Algarve, Cultura

Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

09:00 18 Setembro, 2026 09:33 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova edição do festival leva a Bensafrim oficinas, espetáculos, música e formação, num programa dirigido a várias gerações

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais

09:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

A fatura da eletricidade vai aumentar. Veja quanto pode pagar a mais e porque é que a ERSE decidiu subir a tarifa

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Jovem a trabalhar num bar
Economia, Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Empregada de limpeza
Economia, Europa, Vídeo

Cristina, empregada de limpeza, não gosta que lhe chamem criada: “Tenho um horário, não me peçam tarefas novas na hora de ir embora. Não sou ama, nem jardineira, nem cozinheira”

18:00 17 Setembro, 2026 02:42 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empregada de limpeza por escolha e não por obrigação, Cristina trabalha em Espanha e critica alguns comportamentos dos clientes

Últimas Notícias

  • Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve
    Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve
  • Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
    Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
  • Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro
    Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro
  • Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais
    Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais
  • Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim
    Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

Opinião

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
  • Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
    Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  • Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
    Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento