Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Homem a fazer mudanças.
Homem a fazer mudanças. Crédito: Magnific
Economia, Nacional

Novas regras a caminho? Inquilinos podem vir a ser despejados mais facilmente nesta situação mesmo com as rendas em dia

Proposta do Governo prevê novas regras para a saída de inquilinos quando o proprietário quer fazer obras profundas num imóvel arrendado

12:50 14 Agosto, 2026 12:19 14 Agosto, 2026
Miguel FrazãoMiguel FrazãoJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A permanência numa casa arrendada pode vir a ficar sujeita a novas regras, caso o proprietário pretenda realizar obras de remodelação ou restauro que exijam a desocupação do imóvel. Uma proposta do Governo entregue no Parlamento prevê que, em determinadas circunstâncias, o senhorio possa denunciar um contrato mesmo quando o inquilino mantém as rendas em dia, desde que cumpra um prazo de aviso prévio.

A alteração integra uma reforma mais ampla do mercado de arrendamento, que pretende também reduzir o tempo necessário para concretizar despejos determinados pelos tribunais. A proposta ainda terá de ser apreciada e aprovada pelos deputados, pelo que as regras poderão sofrer alterações antes de entrarem em vigor.

Obras profundas podem justificar saída do imóvel

De acordo com o Jornal de Negócios, a proposta prevê que um proprietário possa denunciar um contrato de duração indeterminada quando pretenda realizar obras de “remodelação ou restauro profundos que obriguem à desocupação” da habitação. Nesse cenário, o inquilino deverá ser informado com uma antecedência de três anos.

A medida distingue-se dos mecanismos associados ao incumprimento do contrato, uma vez que não depende da existência de rendas em atraso. O fundamento apresentado está relacionado com a necessidade de libertar o imóvel para permitir uma intervenção de maior dimensão, ficando a denúncia sujeita às condições previstas na proposta legislativa.

Governo quer reduzir etapas nos despejos

Outra das mudanças previstas passa pela forma como são executadas as decisões judiciais de despejo. Atualmente, uma sentença que determine a saída do arrendatário não significa, por si só, que o imóvel seja imediatamente entregue ao proprietário. É necessário avançar com uma nova etapa destinada a executar a decisão.

O Governo pretende eliminar esse procedimento adicional. Nas explicações citadas pelo Jornal de Negócios, a intenção é que, quando um juiz determinar o despejo, a própria decisão permita concretizar a desocupação. “Se o juiz decidir que deve haver despejo, autoriza a entrada no domicílio, independentemente de esta ter sido requerida pelo senhorio”, é referido na proposta.

Rendas em atraso também entram na reforma

A reforma inclui ainda alterações destinadas aos casos em que existe incumprimento no pagamento das rendas. A intenção passa por permitir o início do processo de despejo após dois meses de rendas em atraso, em vez dos três meses atualmente previstos.

Também está prevista a possibilidade de avançar quando existam atrasos de pagamento iguais ou superiores a oito dias em mais de três ocasiões, seguidas ou interpoladas, num período de 12 meses. A mesma regra poderá aplicar-se quando esses atrasos ocorram mais de quatro vezes ao longo de 18 meses.

Recursos podem deixar de travar a saída

A proposta prevê igualmente alterações ao efeito dos recursos apresentados pelos arrendatários depois de uma decisão judicial. A intenção do Executivo é que esses recursos deixem de suspender automaticamente a execução do despejo, aproximando este regime daquele que já vigora no Procedimento Especial de Despejo.

Ainda assim, o inquilino poderá pedir ao tribunal que atribua efeito suspensivo ao recurso. Para isso, terá de alegar que a execução imediata da decisão lhe provocaria um “prejuízo considerável” e prestar caução, cabendo depois ao juiz decidir sobre o pedido.

Reforma ainda em discussão

O Governo enquadra estas alterações numa reforma destinada a tornar mais rápidos os processos relacionados com o arrendamento. A proposta prevê a eliminação de procedimentos considerados desnecessários, a redução de notificações e a concentração de decisões relativas ao despejo e ao pagamento de rendas.

Os números apresentados ajudam a enquadrar a discussão. No ano passado foram emitidos 1.447 títulos de desocupação de imóveis, mais 44% do que no ano anterior. Ainda assim, a estimativa citada pela mesma publicação aponta para que os despejos por incumprimento contratual representem menos de 1% dos contratos de arrendamento em vigor.

A proposta deu entrada no Parlamento e terá ainda de passar pelo processo legislativo antes de qualquer alteração produzir efeitos. Até lá, as regras atualmente aplicáveis aos contratos de arrendamento continuam em vigor, enquanto os deputados analisam as medidas apresentadas pelo Executivo.

Leia também: Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano

Pratos de salada. Crédito: Magnific
Gastronomia Nacional Saúde

Uma sobremesa por mês? As novas regras dos refeitórios escolares estão a surpreender pais e alunos

09:30 16 Outubro, 2026 17:00 16 Outubro, 2026

Menos doces, menos carne vermelha e novas regras para os refeitórios escolares. As orientações agora divulgadas trazem mudanças profundas que vão chegar ao prato dos alunos

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve Edição Papel Nacional

Via do Infante recorre à arbitragem por diferendo de 700 mil euros em juros

09:00 17 Outubro, 2026 07:39 15 Outubro, 2026

Diferendo na Via do Infante envolve cerca de 700 mil euros em juros e surge identificado no relatório do Orçamento do Estado para 2027

Algarve Edição Papel Política

PSD Algarve pede legislação de exceção para desbloquear obras da EN125

08:00 17 Outubro, 2026 07:25 15 Outubro, 2026

Moção de Mendes Bota, aprovada por unanimidade, quer retirar obras da subconcessão da EN125 e critica sete anos sem decisão final do Tribunal Arbitral

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Algarve Cultura Edição Papel

Tempus fugit (o tempo foge): As filhas do Bispo | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 17 Outubro, 2026 11:24 15 Outubro, 2026

"A vida amorosa deste bispo daria facilmente matéria para um romance, uma série televisiva ou mesmo um filme"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data

20:20 16 Outubro, 2026 17:20 16 Outubro, 2026

Os clientes do Banco CTT vão ficar temporariamente sem acesso a vários serviços digitais

Cultura Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Europe Direct Algarve

Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço

16:14 16 Outubro, 2026 17:08 16 Outubro, 2026

Participantes das três regiões reúnem-se até domingo em El Rocío para propor medidas que reforcem a democracia e a participação cívica

Pratos de salada. Crédito: Magnific
Gastronomia, Nacional, Saúde

Uma sobremesa por mês? As novas regras dos refeitórios escolares estão a surpreender pais e alunos

09:30 16 Outubro, 2026 17:00 16 Outubro, 2026

Menos doces, menos carne vermelha e novas regras para os refeitórios escolares. As orientações agora divulgadas trazem mudanças profundas que vão chegar ao prato dos alunos

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve, Edição Papel, Nacional

Via do Infante recorre à arbitragem por diferendo de 700 mil euros em juros

09:00 17 Outubro, 2026 07:39 15 Outubro, 2026

Diferendo na Via do Infante envolve cerca de 700 mil euros em juros e surge identificado no relatório do Orçamento do Estado para 2027

Algarve, Edição Papel, Política

PSD Algarve pede legislação de exceção para desbloquear obras da EN125

08:00 17 Outubro, 2026 07:25 15 Outubro, 2026

Moção de Mendes Bota, aprovada por unanimidade, quer retirar obras da subconcessão da EN125 e critica sete anos sem decisão final do Tribunal Arbitral

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde, Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Algarve, Cultura, Edição Papel

Tempus fugit (o tempo foge): As filhas do Bispo | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 17 Outubro, 2026 11:24 15 Outubro, 2026

"A vida amorosa deste bispo daria facilmente matéria para um romance, uma série televisiva ou mesmo um filme"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data

20:20 16 Outubro, 2026 17:20 16 Outubro, 2026

Os clientes do Banco CTT vão ficar temporariamente sem acesso a vários serviços digitais

Cultura, Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Europe Direct Algarve

Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço

16:14 16 Outubro, 2026 17:08 16 Outubro, 2026

Participantes das três regiões reúnem-se até domingo em El Rocío para propor medidas que reforcem a democracia e a participação cívica

Últimas Notícias

  • Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas
    Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas
  • Via do Infante recorre à arbitragem por diferendo de 700 mil euros em juros
    Via do Infante recorre à arbitragem por diferendo de 700 mil euros em juros
  • Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo
    Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo
  • PSD Algarve pede legislação de exceção para desbloquear obras da EN125
    PSD Algarve pede legislação de exceção para desbloquear obras da EN125
  • Tempus fugit (o tempo foge): As filhas do Bispo | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): As filhas do Bispo | Por Óscar Caeiro Pinto

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal