Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Morreu Aura, a fêmea de lince ibérico que teve 900 descendentes. Já tinha mais de 20 anos [vídeo]

Foi encontrada em 2002 e, desde então, tem dado um forte contributo para a recuperação da espécie.

01:10 11 Novembro, 2022 01:12 11 Novembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Morreu Aura, a fêmea de lince ibérico que vivia no centro de reprodução de El Acebuche de Doñana, em Espanha. Desde que foi encontrada, Aura teve um importante contributo na recuperação da espécie, deixando mais de 900 descendentes, de cinco gerações diferentes.

A fêmea tinha 20 anos e seis meses – uma idade além da esperança média dos linces ibéricos em liberdade, que ronda os 15 anos. A decisão de eutanasiar Aura foi tomada pelos tratadores com o objetivo de evitar o sofrimento físico do animal. O corpo foi transladado para o Centro de Análise e Diagnóstico da Fauna Selvagem em Málaga, avança o El País.

A história de Aura está muito ligada à recuperação da espécie: foi capturada em 2002, em Doñana, com cerca um mês de vida e passou a vida no jardim zoológico de Jerez de la Frontera. Na altura, havia apenas 100 linces ibéricos na Península Ibérica. Atualmente, esse número subiu para 1.365, segundo o último censos, e muito graças a Aura.

Aura teve a primeira ninhada de três crias com cinco anos – chamados Domo, Duna e Drago. Durante a vida somou 14 crias, dos quais seis foram libertados em várias regiões e os restantes mantêm-se no programa de reprodução. A sua descendência, direta e indireta, ultrapassa os 900 linces ibéricos. Desde 2018, altura em que parou de se reproduzir, Aura passou a estar em exibição, tornando-se embaixadora da espécie.

“Era um animal magnífico, com um caráter peculiar e mal-humorado, fazia o que queria quando queria. Era muito fácil trabalhar com ela. Foi retirado do campo com cerca de três semanas e menos de um quilo de peso. Em 2018, quando deixou de se reproduzir, foi colocado em um recinto de exposição e se tornou o embaixador da espécie para que visitantes e alunos pudessem ver seu comportamento”, conta ao El País Antonio Rivas, coordenador do El Acabuche.

Jéssica Reeves, que trabalhou durante 12 anos com Aura, lembra que a fêmea “era muito tranquila manejável e sempre separou muito bem seus filhotes após as brigas frequentes”.

“Ela abordava os cuidadores sem agressividade, não era esquiva. Como tinha sido alimentada com biberão, inicialmente procurava atenção, ronronando junto dos primeiros cuidadores e se aproximando da rede, mais tarde parou de procurar carinho”, conta, citada pelo El País.

No início dos anos 2000, os linces ibéricos eram considerados uma espécie em perigo crítico de extinção. Devido ao trabalho realizado nas últimas duas década por Espanha e Portugal, a espécie passou à categoria de vulnerável. Em Al Acebuche, a população de linces ibéricos é composta por 30 animais que vão salvaguardar a genética da espécie. A falta de alimento em meio natural, a caça ilegal e os acidentes de viação são os principais riscos para os linces ibéricos que estão em liberdade.

  • Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões

11:00 7 Maio, 2026 09:41 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

O Chega apresentou uma proposta ao Parlamento para reduzir a idade da reforma para 65 anos, mas há quem não concorde

Algarve Cultura Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Ladrão a ver mulher a colocar PIN no Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Mundo Nacional

Nem PIN nem cartão: autoridades alertam para método ‘à moda antiga’ para roubar dinheiro do Multibanco

19:00 7 Maio, 2026 15:15 7 Maio, 2026 | João Luís

Há um método a preocupar autoridades norte-americanas que permite retirar dinheiro do Multibanco sem usar cartão ou conta de cliente

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Algarve Economia

Nova gestão transforma Quinta Brito Lima em espaço versátil para eventos em Paderne

17:40 7 Maio, 2026 17:44 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço centenário de Paderne renasce com novo conceito versátil para eventos, turismo e experiências personalizadas no Algarve

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Europe Direct Algarve Opinião

A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos

15:00 7 Maio, 2026 15:02 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Médicos e comunidades ciganas juntam-se em Faro numa iniciativa dedicada à saúde infantil e inclusão social

Dia de chuva numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria aproxima-se e promete dias difíceis nesta parte do país: chuva e tempestades vão chegar em força

12:30 7 Maio, 2026 17:34 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão fria vai alterar o estado do tempo, trazendo chuva, vento e trovoadas ao país, com impacto mais intenso em algumas regiões

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Nacional

Associação das escolas de condução critica proposta de cartas gratuitas nas Forças Armadas

18:50 7 Maio, 2026 18:55 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Proposta para atrair jovens às Forças Armadas com cartas gratuitas gera críticas e polémica no setor da condução

Homem sorridente a receber chave da sua nova casa. Crédito: Magnific AI
Europa

Inscrições disparam: vila aqui ‘ao lado’ oferece casa e emprego seguro a quem se quiser mudar

12:10 6 Maio, 2026 17:31 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma pequena vila está a atrair cada vez mais interessados ao oferecer casa gratuita e emprego estável a quem decidir mudar-se para lá

Desporto Nacional

Seleção Nacional de Triatlo recebe apoio do Crédito Agrícola até 2028

18:10 7 Maio, 2026 18:42 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Federação de Triatlo de Portugal assina parceria com o Crédito Agrícola até aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Algarve Economia

Atum-rabilho com mais de 100 quilos capturado em Tavira abre nova campanha piscatória

19:54 6 Maio, 2026 21:19 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha de atum-rabilho arranca em Tavira com primeira captura da safra de 2026 ao largo da costa algarvia

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões

11:00 7 Maio, 2026 09:41 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

O Chega apresentou uma proposta ao Parlamento para reduzir a idade da reforma para 65 anos, mas há quem não concorde

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Ladrão a ver mulher a colocar PIN no Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Mundo, Nacional

Nem PIN nem cartão: autoridades alertam para método ‘à moda antiga’ para roubar dinheiro do Multibanco

19:00 7 Maio, 2026 15:15 7 Maio, 2026 | João Luís

Há um método a preocupar autoridades norte-americanas que permite retirar dinheiro do Multibanco sem usar cartão ou conta de cliente

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Algarve, Economia

Nova gestão transforma Quinta Brito Lima em espaço versátil para eventos em Paderne

17:40 7 Maio, 2026 17:44 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço centenário de Paderne renasce com novo conceito versátil para eventos, turismo e experiências personalizadas no Algarve

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Europe Direct Algarve, Opinião

A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos

15:00 7 Maio, 2026 15:02 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Médicos e comunidades ciganas juntam-se em Faro numa iniciativa dedicada à saúde infantil e inclusão social

Dia de chuva numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria aproxima-se e promete dias difíceis nesta parte do país: chuva e tempestades vão chegar em força

12:30 7 Maio, 2026 17:34 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão fria vai alterar o estado do tempo, trazendo chuva, vento e trovoadas ao país, com impacto mais intenso em algumas regiões

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Nacional

Associação das escolas de condução critica proposta de cartas gratuitas nas Forças Armadas

18:50 7 Maio, 2026 18:55 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Proposta para atrair jovens às Forças Armadas com cartas gratuitas gera críticas e polémica no setor da condução

Homem sorridente a receber chave da sua nova casa. Crédito: Magnific AI
Europa

Inscrições disparam: vila aqui ‘ao lado’ oferece casa e emprego seguro a quem se quiser mudar

12:10 6 Maio, 2026 17:31 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma pequena vila está a atrair cada vez mais interessados ao oferecer casa gratuita e emprego estável a quem decidir mudar-se para lá

Desporto, Nacional

Seleção Nacional de Triatlo recebe apoio do Crédito Agrícola até 2028

18:10 7 Maio, 2026 18:42 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Federação de Triatlo de Portugal assina parceria com o Crédito Agrícola até aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Algarve, Economia

Atum-rabilho com mais de 100 quilos capturado em Tavira abre nova campanha piscatória

19:54 6 Maio, 2026 21:19 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha de atum-rabilho arranca em Tavira com primeira captura da safra de 2026 ao largo da costa algarvia

Últimas Notícias

  • Nem PIN nem cartão: autoridades alertam para método ‘à moda antiga’ para roubar dinheiro do Multibanco
    Nem PIN nem cartão: autoridades alertam para método ‘à moda antiga’ para roubar dinheiro do Multibanco
  • Associação das escolas de condução critica proposta de cartas gratuitas nas Forças Armadas
    Associação das escolas de condução critica proposta de cartas gratuitas nas Forças Armadas
  • Seleção Nacional de Triatlo recebe apoio do Crédito Agrícola até 2028
    Seleção Nacional de Triatlo recebe apoio do Crédito Agrícola até 2028
  • “Longe da praia, perto do coração”: este hotel com piscina de água quente fica numa cidade algarvia onde se come cataplana e uma noite custa 45€
    “Longe da praia, perto do coração”: este hotel com piscina de água quente fica numa cidade algarvia onde se come cataplana e uma noite custa 45€
  • Nova gestão transforma Quinta Brito Lima em espaço versátil para eventos em Paderne
    Nova gestão transforma Quinta Brito Lima em espaço versátil para eventos em Paderne
  • Albufeira promove destino turístico na Expovacaciones em Bilbau
    Albufeira promove destino turístico na Expovacaciones em Bilbau

Opinião

  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
  • O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
  • Politicamente (in)correto: Algarve – economia de verão | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Algarve – economia de verão | Por Francisco Moleiro
  • A propaganda disfarçada de jornalismo: o engano normalizado| Por Luís Ganhão
    A propaganda disfarçada de jornalismo: o engano normalizado| Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
  • Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
    Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
  • Faro celebra Dia da Europa com cultura e cidadania
    Faro celebra Dia da Europa com cultura e cidadania
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal