A Mercadona está a reforçar a sua presença tanto em Espanha como em Portugal, apostando fortemente no crescimento da sua rede de lojas. O foco principal do investimento recai sobre o mercado português, onde a cadeia espanhola vê um grande potencial de expansão.
Investimento supera os 200 milhões de euros
Segundo as contas apresentadas pela Inmo Alameda, holding que detém a maioria da Mercadona, foram assumidos compromissos firmes de aquisição de terrenos e imóveis no valor de 203 milhões de euros até final de 2024. Esta cifra representa um crescimento de 33% face ao ano anterior.
Planos para os próximos seis anos já estão traçados
De acordo com a Markeeter, este montante destina-se a compras que serão executadas ao longo dos próximos seis anos. Em 2024, a empresa canalizou 33 milhões para este objetivo, o que traduz um aumento de 50% em relação a 2023. Para 2025, está prevista a concretização de aquisições no valor de 20 milhões de euros.
Remodelações ficam fora deste pacote de compras
Estes valores dizem apenas respeito à aquisição de novas localizações. As remodelações e obras associadas à abertura das lojas não estão incluídas nestes montantes. Há ainda um compromisso adicional de 24,3 milhões de euros que será executado este ano.
Portugal continua a ser uma prioridade no crescimento da marca
A estratégia de crescimento em Portugal tem sido consistente desde 2019, ano em que a empresa abriu o seu primeiro supermercado no país. Desde então, o ritmo de inaugurações ronda uma dezena de lojas por ano.
Mais de 400 milhões investidos só em 2024
No final de 2024, a Mercadona contava com 1.674 lojas em funcionamento, sendo 60 em território português. Para sustentar esta rede, foram investidos 419 milhões de euros durante o ano, dos quais 281 milhões se destinaram a novas aberturas.
Requalificação e melhoria das lojas também em destaque
Além disso, 104 milhões foram aplicados em remodelações de lojas já existentes e 34 milhões em melhorias do modelo de vendas. Comparando com o ano anterior, houve uma redução do investimento total, que em 2023 tinha atingido os 650 milhões.
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Cinco mil milhões investidos desde o início do plano de expansão
No acumular dos últimos anos, a Mercadona investiu quase 5 mil milhões de euros na sua rede de retalho. Este valor é semelhante ao lucro líquido registado pela empresa no mesmo período, que totalizou 5,141 mil milhões de euros.
Expansão em Espanha abranda
Em Espanha, o crescimento atingiu um ponto de saturação, levando a cadeia a fechar mais lojas do que as que abriu no último ano. O saldo foi negativo: abriram-se 42 e encerraram-se 49, ficando o total em 1.614 lojas no final de 2024.
Lisboa recebe primeiras lojas da cadeia
Já em Portugal, o cenário é bem diferente. Foram abertas 11 novas lojas, e a expectativa é manter esse ritmo em 2025, com mais dez inaugurações previstas. Entre elas, destacam-se as duas primeiras localizações na cidade de Lisboa.
Receitas e lucros sobem a bom ritmo no mercado nacional
No país vizinho, o investimento acumulado ultrapassa já os 1.093 mil milhões de euros. Em 2024, as receitas atingiram 1.778 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 27%, e o lucro líquido chegou aos 30 milhões de euros.
Objectivo: duplicar os lucros em 2025
Na última conferência de imprensa, em março, Juan Roig expressou ambição: “O objetivo para 2025 é duplicar esse lucro”. A prioridade passa agora por consolidar a presença no sul do país, uma zona onde a Mercadona ainda não está presente.
Nova infraestrutura em Almeirim dá apoio à expansão
Com esse propósito, foi inaugurado recentemente um novo bloco logístico em Almeirim, distrito de Santarém, a menos de 100 quilómetros da capital. O investimento nesta infraestrutura foi de 287 milhões de euros.
Para crescer, é preciso ser “mais português”
“Temos muito trabalho a fazer em Espanha e em Portugal”, afirmou Juan Roig, descartando, para já, a entrada noutros mercados. Entre os desafios apontados está o de ser “mais português”, o que implica reforçar a colaboração com fornecedores locais.
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