Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Loulé celebrou 35 anos de vida com visita a investimentos públicos em curso

Já no próximo ano letivo prevê-se a inauguração da Escola JI+EB1 Hortas de St. António 2, um equipamento que irá reforçar o parque escolar do concelho e da freguesia de S. Sebastião, e terá capacidade para acolher 200 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos.

17:10 2 Fevereiro, 2023 17:10 2 Fevereiro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Foi num ambiente de festa, mas também com o dever de dar nota pública à comunidade do que está a ser feito em termos de “obra física” que o executivo municipal assinalou o 35º aniversário da cidade de Loulé, esta quarta-feira.

O dia começou com o simbólico Hino Nacional e hastear da Bandeira, bem como algumas palavras dirigidas pelo autarca Vítor Aleixo aos seus concidadãos, em jeito de balanço da vida de uma cidade “dinâmica e inclusiva”.

Passados 35 anos, a “Loulé pacata” transformou-se numa “cidade vibrante, moderna e amada pelas suas gentes”. Sede do principal município algarvio, entre o mar e a serra, este centro urbano do barrocal conseguiu, ao longo destes anos de existência, “conciliar a tradição e o património com a modernização que permitiu que este território se adaptasse às novas necessidades da sociedade”. “Esta é uma cidade com alma, com valores e princípios, uma cidade que, apesar de não estar à beira-mar, atrai e seduz, uma cidade povoada por pessoas dinâmicas, participativas, tanto a nível político, social, cultural como desportivo”, destacou Vítor Aleixo neste momento.

As comemorações passaram depois para o terreno e para os locais onde estão em marcha as principais obras que, a breve trecho, irão valorizar ainda mais esta cidade algarvia.

São muitos milhões de investimento público que se vêm juntar a outros já realizados em anos anteriores, para “resolver os problemas desta cidade, das pessoas que vivem e trabalham aqui”, como pôde constatar, in loco, a comitiva municipal.

Este périplo começou com uma passagem pela obra da 2ª fase da Circular Norte de Loulé, o derradeiro passo para que esta obra rodoviária fique concluída, depois de três décadas desde que o projeto inicial começou a ser gizado. Os trabalhos, orçados em cerca de 4 milhões de euros, arrancaram no terreno em novembro e, neste momento, está a decorrer a primeira frente de terraplanagem e criação de uma passagem hidráulica. Como frisaram os engenheiros responsáveis pela obra, “tudo está a decorrer dentro do esperado”. “É uma obra que vai libertar uma quantidade importante de tráfego automóvel de dentro da cidade, além de contribuir para o ambiente, pois haverá menos ruído, menos poluição e menos trânsito automóvel”, garantiu o autarca.

Não muito longe do início deste troço encontra-se em execução um equipamento integrado no SNS, de grande importância para as respostas ao nível da prestação dos cuidados de saúde no concelho e na região. De visita ao futuro edifício de saúde de Loulé, já são visíveis as fundações de uma obra de grande envergadura, lançada em setembro. Numa parceria com a administração central, este investimento de 5 milhões de euros (65% canalizados do orçamento municipal e 35% do Governo) será materializado num edifício único, que contará com 4 valências distintas”: Agrupamento de Centros de Saúde Central – ACES Central, Unidade de Saúde Familiar Lauroé – USF LAuroé, Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade – UCC Gentes de Loulé e Centro de Saúde Universitário.

Seguiu-se uma passagem pela obra da construção de um novo intercetor que irá despoluir a Ribeira do Cadoiço, “devolvendo-lhe a beleza e vida, permitindo que este seja um espaço onde as pessoas possam passear, fruir da água a correr, da natureza no seu estado puro”. “Esta é uma obra de natureza ambiental, um dossier em que o município de Loulé tanto trabalha”, notou o presidente.

No terreno já foi escavada uma vala onde será construída a conduta que permitirá criar um coletor alternativo ao instalado na Ribeira da Graça (águas e esgotos), atravessando toda a cidade, e que permitirá intersetar todos os esgotos que passarão neste emissário que ligará ao já existente, no final da rede. Este é um investimento de 1,5 milhões de euros.

Boas notícias para quem tem filhos em idade escolar foram anunciadas neste dia, durante a visita a mais uma obra. Já no próximo ano letivo prevê-se a inauguração da Escola JI+EB1 Hortas de St. António 2, um equipamento que irá reforçar o parque escolar do concelho e da freguesia de S. Sebastião, e terá capacidade para acolher 200 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos. Estão previstas, no projeto, 4 salas, na componente de jardim-de-infância, e 4 outras para o 1º ciclo do ensino básico (do 1º ao 4º ano), bem como cozinha, refeitório, biblioteca e sala polivalente, campo de jogos e equipamento infantil.

Este estabelecimento permitirá responder à necessidade de muitas famílias louletanas, assim como aliviar a lotação dos estabelecimentos já existentes. O investimento ronda os 2,5 milhões de euros e como assegurou o responsável da obra, a 31 de maio os trabalhos estarão concluídos, bem a tempo de no ano letivo de 2023/24 a escola entrar em funcionamento.

Este périplo terminou num dos futuros equipamentos da “cidadela da proteção civil e segurança” da cidade de Loulé: o edifício que irá acolher a sede regional do INEM. “Numa localização extraordinária, em cima do nó da Via do Infante”, este investimento de 1,8 milhões de euros será de extrema importância para toda a região já que permitirá o regresso do CODU – Centro de Orientação de Doentes Urgentes ao Algarve, depois da delegação regional ter encerrado em 2012, e transferidas as valências para Lisboa, por imposição da Troika.

Apesar de não ter feito parte deste périplo, o presidente da Câmara Municipal de Loulé referiu ainda a obra de ampliação do Heliporto, logo ao lado do INEM e do Quartel de Bombeiros, que se encontra em curso, por forma a permitir que aqui operem 6 aeronaves, passando a ser a “infraestrutura aeronáutica de helicópteros mais importante do Algarve”.

Vítor Aleixo deixou uma nota de otimismo e de confiança a todos os cidadãos que não têm oportunidade para acompanhar de perto o trabalho da Câmara. “A cidade de Loulé está num bom momento, de grande afirmação e dinâmica e estamos muito concentrados em trabalhar para as pessoas. Foi isso que pudemos constar hoje e é isso que vamos continuar a fazer”, assegurou.

De referir que também neste dia de aniversário entrou em funcionamento a nova plataforma que permitirá o agendamento do atendimento dos cidadãos para os serviços da Loja do Cidadão e da Divisão Administrativa do Urbanismo, “facilitando em muito a comunicação entre o cidadão e a Autarquia”.

O programa comemorativo teve ainda como um dos pontos altos o concerto da Ala dos Namorados, que muitos anos depois volta a reunir-se no Cineteatro Louletano, para comemorar os 30 anos de existência da banda, num espetáculo que contou com casa cheia para aplaudir o louletano Nuno Guerreiro e os seus companheiros.

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Cristiano Ronaldo.
Desporto Nacional Vídeo

Adeus CR7? Recorde os maiores momentos de Cristiano Ronaldo pela Seleção Nacional

09:00 1 Outubro, 2026 05:48 2 Outubro, 2026 | João Luís

Cristiano Ronaldo deixou o estágio da Seleção Nacional. Aos 41 anos, soma mais de duas décadas de história por Portugal

Vilalara Grand Hotel Algarve.
Algarve Economia

Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário

17:50 1 Outubro, 2026 14:51 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Vilalara Grand Hotel Algarve, em Porches, estreia-se em 2026 entre os hotéis portugueses distinguidos com uma Chave Michelin

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

GNR detém 10 homens em Tavira e na Fuzeta em operação contra o narcotráfico

17:40 30 Setembro, 2026 17:45 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação contra o narcotráfico mobilizou meios terrestres, marítimos e aéreos e terminou com 10 detenções e a apreensão de duas embarcações e uma viatura

Casal de idosos no médico de família.
Economia Nacional Saúde

Tem ADSE e vai fazer um tratamento fora da rede? Há uma ferramenta que mostra quanto pode receber antes de gastar o dinheiro

16:50 1 Outubro, 2026 13:37 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O simulador da ADSE permite estimar o reembolso de cuidados de saúde realizados fora da rede convencionada, sujeito às regras aplicáveis

Algarve

Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento

19:31 1 Outubro, 2026 19:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Carta aberta ao Governo exige a requalificação da EN125 e alerta para a circulação de pesados numa faixa partilhada com peões e ciclomotores

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Algarve Animais Ciência

Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves

18:32 1 Outubro, 2026 18:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante quatro dias, o festival leva a Sagres observação de aves, caminhadas, oficinas, ciência e atividades para todas as idades

Vida & Lazer

Quase ninguém repara: o detergente da roupa tem validade e perde eficácia depois deste tempo

20:10 30 Setembro, 2026 14:46 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode estar há meses no armário e parecer perfeitamente normal, mas o detergente da roupa não mantém a mesma eficácia para sempre

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Nacional, Vídeo

Adeus CR7? Recorde os maiores momentos de Cristiano Ronaldo pela Seleção Nacional

09:00 1 Outubro, 2026 05:48 2 Outubro, 2026 | João Luís

Cristiano Ronaldo deixou o estágio da Seleção Nacional. Aos 41 anos, soma mais de duas décadas de história por Portugal

Vilalara Grand Hotel Algarve.
Algarve, Economia

Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário

17:50 1 Outubro, 2026 14:51 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Vilalara Grand Hotel Algarve, em Porches, estreia-se em 2026 entre os hotéis portugueses distinguidos com uma Chave Michelin

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião, Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

GNR detém 10 homens em Tavira e na Fuzeta em operação contra o narcotráfico

17:40 30 Setembro, 2026 17:45 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação contra o narcotráfico mobilizou meios terrestres, marítimos e aéreos e terminou com 10 detenções e a apreensão de duas embarcações e uma viatura

Casal de idosos no médico de família.
Economia, Nacional, Saúde

Tem ADSE e vai fazer um tratamento fora da rede? Há uma ferramenta que mostra quanto pode receber antes de gastar o dinheiro

16:50 1 Outubro, 2026 13:37 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O simulador da ADSE permite estimar o reembolso de cuidados de saúde realizados fora da rede convencionada, sujeito às regras aplicáveis

Algarve

Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento

19:31 1 Outubro, 2026 19:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Carta aberta ao Governo exige a requalificação da EN125 e alerta para a circulação de pesados numa faixa partilhada com peões e ciclomotores

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Algarve, Animais, Ciência

Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves

18:32 1 Outubro, 2026 18:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante quatro dias, o festival leva a Sagres observação de aves, caminhadas, oficinas, ciência e atividades para todas as idades

Vida & Lazer

Quase ninguém repara: o detergente da roupa tem validade e perde eficácia depois deste tempo

20:10 30 Setembro, 2026 14:46 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode estar há meses no armário e parecer perfeitamente normal, mas o detergente da roupa não mantém a mesma eficácia para sempre

Últimas Notícias

  • Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva
    Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva
  • Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
    Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
  • Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
    Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
  • Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
    Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
  • Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
    Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
  • O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
    O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
  • Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz
    Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
    Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
  • Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
    Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento