Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC vai mudar em 2027: saiba quando terá de pagar e quem pode dividir em prestações

Pagamento do IUC passa a ter datas fixas. Saiba o que muda, quando entra em vigor e como funcionam as prestações

20:30 10 Julho, 2026 12:35 10 Julho, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quem está habituado a pagar o Imposto Único de Circulação no mês de aniversário da matrícula do carro vai ter de se adaptar a um novo calendário. O modelo de pagamento do IUC vai mudar a partir de 2027 e passará a ter datas fixas, deixando de estar repartido ao longo do ano consoante o mês da matrícula ou do registo do veículo.

Segundo o Notícias ao Minuto, João Paulo Marques, managing partner da CFA, explicou as principais alterações previstas no regime. A mudança não representa, por si só, um aumento do imposto. O que está em causa é sobretudo uma reorganização dos prazos de pagamento, com a possibilidade de fracionar o valor em prestações quando o montante anual ultrapassar determinados limites.

O que muda no calendário do IUC?

A principal alteração está na data de pagamento. O IUC deixará de ser pago no mês da matrícula ou do registo do veículo e passará a ter um prazo anual comum para todos os contribuintes. No regime definitivo, o pagamento será feito em abril, o que significa que todos os proprietários terão a mesma referência temporal para cumprir esta obrigação fiscal.

Esta alteração procura acabar com a dispersão de datas ao longo do ano. Atualmente, cada contribuinte paga o imposto em função do mês associado à matrícula do seu veículo, o que pode facilitar esquecimentos e atrasos. Com o novo modelo, o Governo pretende tornar o processo mais simples e previsível.

O imposto vai aumentar?

Não. As alterações ao regime de pagamento do IUC não implicam um aumento do valor do imposto. A mudança incide sobre o calendário e sobre a forma de pagamento, não sobre a fórmula de cálculo do montante devido por cada veículo.

Na prática, o contribuinte continuará a pagar o IUC que já resultaria das regras aplicáveis ao seu veículo. A diferença é que passará a fazê-lo numa data fixa e, em alguns casos, poderá optar por dividir o pagamento ao longo do ano. O objetivo apontado é reduzir situações de incumprimento por esquecimento e, ao mesmo tempo, aliviar o esforço financeiro nos casos em que o valor a pagar é mais elevado.

Como funcionam as prestações?

O pagamento em prestações dependerá do valor global da liquidação anual do IUC por contribuinte, tendo em conta todos os veículos que lhe pertençam. Quando o montante total for igual ou inferior a 100 euros, o imposto será pago numa única prestação, em abril.

Se o valor for superior a 100 euros e igual ou inferior a 500 euros, o contribuinte poderá pagar em duas prestações, uma em abril e outra em outubro. Já quando o montante total do IUC ultrapassar os 500 euros, o pagamento poderá ser repartido em três prestações, nos meses de abril, julho e outubro.

Mesmo nos casos em que o fracionamento seja permitido, o contribuinte mantém a possibilidade de pagar tudo de uma só vez. Quem preferir liquidar o imposto na totalidade poderá fazê-lo até ao final de abril.

E no ano da matrícula do veículo?

No ano em que o veículo é matriculado ou registado, o imposto não será calculado como se o carro tivesse estado em circulação durante todo o ano civil. O período de tributação corresponderá apenas ao tempo entre a data da matrícula ou do registo e 31 de dezembro desse mesmo ano.

Isto significa que será aplicada uma isenção proporcional aos meses completos já decorridos entre 1 de janeiro e a data da matrícula ou do registo. Ou seja, o contribuinte não terá de pagar IUC pelos meses em que o veículo ainda não estava matriculado ou registado em Portugal.

Quando entra em vigor o novo regime?

O novo modelo entra em vigor em 2027. Esse ano será tratado como um período transitório, para permitir uma adaptação gradual dos contribuintes às novas regras e evitar que alguns proprietários tenham de suportar, num curto intervalo, pagamentos relativos a anos diferentes.

Até lá, mantém-se o funcionamento atual, em que o imposto é pago no mês da matrícula. A mudança efetiva no calendário só ocorrerá com o regime previsto para 2027.

Como será o ano de transição?

Em 2027, o pagamento terá regras próprias. A título transitório, o IUC será pago numa única prestação, durante o mês de outubro, quando o valor seja igual ou inferior a 500 euros. Nos restantes casos, o pagamento será feito em duas prestações, nos meses de julho e outubro.

Ainda assim, quem tiver de pagar em duas prestações poderá optar pelo pagamento integral logo em julho. Está também prevista a possibilidade de pedir a anulação da liquidação do IUC referente a 2027 quando ocorra o cancelamento da matrícula de veículos das categorias A, B, C, D ou E durante esse ano e antes da data de aniversário da matrícula.

Leia também: UE tem nova regra para automóveis ‘em cima da mesa’ e não vai agradar a muitos condutores

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Segurança Social muda em 2027: esta nova regra vai ser obrigatória a partir de 1 de janeiro

16:30 26 Agosto, 2026 15:22 26 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo modelo passa a ser obrigatório a 1 de janeiro e altera a forma como são apuradas e comunicadas as contribuições das entidades empregadoras à Segurança Social

Pine Cliffs Resort.
Algarve

Cliente alemão que regressa há mais de três décadas ao Pine Cliffs quer oferecer jantar a funcionários

14:15 26 Agosto, 2026 20:17 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Aos 85 anos, o hóspede acredita que esta poderá ser a sua última viagem ao Algarve devido a problemas de saúde e mobilidade

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Há uma nova medida para condutores a partir desta idade que têm de renovar a carta de condução: preços ainda não são conhecidos

10:10 26 Agosto, 2026 10:03 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Emissão dos atestados necessários para renovar a carta de condução tem um novo modelo que já entrou em vigor

Homem a entregar dinheiro.
Economia Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 22:11 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve

Faro liga dois dos três destinos mais procurados nas rotas portuguesas da Ryanair

13:28 26 Agosto, 2026 13:15 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Edimburgo e Viena, com voos a partir de Faro, integram os três destinos de verão destacados pela companhia, a par da cidade siciliana de Trapani

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Algarve

“Adoramos viver aqui, a vida em Portugal é boa”: casal norte-americano mudou-se para cidade do Algarve para viver a reforma e rendeu-se à qualidade de vida e custo de vida barato

21:20 26 Agosto, 2026 20:38 26 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Jack e Janis Williams mudaram-se para cidade do Algarve e destacam a segurança, custo de vida barato e cuidados de saúde

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Reformado recupera casa após saída de ‘okupas’: recusa pagar 12.000 euros de imposto de uma habitação que não pôde usar

19:30 25 Agosto, 2026 20:01 25 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de anos sem conseguir entrar na própria casa, um reformado francês recuperou finalmente o imóvel e encontrou-o parcialmente destruído

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva forte coloca estes 7 distritos sob aviso amarelo e estas serão as horas mais críticas

06:00 26 Agosto, 2026 12:41 25 Agosto, 2026 | João Luís

Tempo volta a agravar-se, com uma nova frente atlântica a trazer chuva intensa: IPMA coloca 7 distritos sob aviso amarelo e há horas a reter

Casa ocupada ilegalmente
Economia Europa

Casa com ‘okupas’ causa infiltrações no vizinho: tribunal decide que proprietário não tem de pagar indemnização

19:30 26 Agosto, 2026 22:49 26 Agosto, 2026 | João Luís

Uma vizinha exigia uma indemnização depois de sofrer infiltrações provenientes de casa com 'okupas' em França contra vontade do proprietário

Nacional Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Agricultor a trabalhar. Crédito: Freepik
Economia Europa

Reformado vê Segurança Social cobrar-lhe 46.837,14€ por trabalhar na agricultura enquanto recebia pensão de velhice: tribunal não ‘perdoou’

16:50 26 Agosto, 2026 15:35 26 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segurança Social espanhola exigiu devolução dos valores de pensão pagos a este reformado que tinha a exploração agrícola em nome da mulher

Idosas na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ está de volta: ar polar regressa a Portugal e estas regiões vão ter temperaturas abaixo dos 10 ºC

16:00 26 Agosto, 2026 16:07 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Massa de ar polar chega a Portugal nos próximos dias e vai afetar sobretudo duas regiões, com madrugadas com temperaturas abaixo dos 10 ºC

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina onde a água chega quase aos 30 graus

17:50 25 Agosto, 2026 15:32 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as próximas férias

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já recebe reforma? Pode ter direito a uma segunda pensão (mas tem um prazo para o fazer sem perder dinheiro)

07:00 24 Agosto, 2026 17:11 23 Agosto, 2026 | João Luís

Recebe reforma? Em determinadas situações pode acumular outra pensão, mas deixar passar o prazo pode significar perder pagamentos

Viana do Castelo. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

A ‘joia do norte’: espanhóis destacam esta cidade portuguesa “desconhecida” pelo património histórico e cultural

19:30 24 Agosto, 2026 17:47 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apontada pelos espanhóis como uma verdadeira “joia do Norte”, esta cidade portuguesa surpreende pelo património histórico, tradições, arte e paisagens únicas

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Segurança Social muda em 2027: esta nova regra vai ser obrigatória a partir de 1 de janeiro

16:30 26 Agosto, 2026 15:22 26 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo modelo passa a ser obrigatório a 1 de janeiro e altera a forma como são apuradas e comunicadas as contribuições das entidades empregadoras à Segurança Social

Pine Cliffs Resort.
Algarve

Cliente alemão que regressa há mais de três décadas ao Pine Cliffs quer oferecer jantar a funcionários

14:15 26 Agosto, 2026 20:17 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Aos 85 anos, o hóspede acredita que esta poderá ser a sua última viagem ao Algarve devido a problemas de saúde e mobilidade

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Há uma nova medida para condutores a partir desta idade que têm de renovar a carta de condução: preços ainda não são conhecidos

10:10 26 Agosto, 2026 10:03 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Emissão dos atestados necessários para renovar a carta de condução tem um novo modelo que já entrou em vigor

Homem a entregar dinheiro.
Economia, Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 22:11 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve

Faro liga dois dos três destinos mais procurados nas rotas portuguesas da Ryanair

13:28 26 Agosto, 2026 13:15 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Edimburgo e Viena, com voos a partir de Faro, integram os três destinos de verão destacados pela companhia, a par da cidade siciliana de Trapani

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Algarve

“Adoramos viver aqui, a vida em Portugal é boa”: casal norte-americano mudou-se para cidade do Algarve para viver a reforma e rendeu-se à qualidade de vida e custo de vida barato

21:20 26 Agosto, 2026 20:38 26 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Jack e Janis Williams mudaram-se para cidade do Algarve e destacam a segurança, custo de vida barato e cuidados de saúde

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Reformado recupera casa após saída de ‘okupas’: recusa pagar 12.000 euros de imposto de uma habitação que não pôde usar

19:30 25 Agosto, 2026 20:01 25 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de anos sem conseguir entrar na própria casa, um reformado francês recuperou finalmente o imóvel e encontrou-o parcialmente destruído

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva forte coloca estes 7 distritos sob aviso amarelo e estas serão as horas mais críticas

06:00 26 Agosto, 2026 12:41 25 Agosto, 2026 | João Luís

Tempo volta a agravar-se, com uma nova frente atlântica a trazer chuva intensa: IPMA coloca 7 distritos sob aviso amarelo e há horas a reter

Casa ocupada ilegalmente
Economia, Europa

Casa com ‘okupas’ causa infiltrações no vizinho: tribunal decide que proprietário não tem de pagar indemnização

19:30 26 Agosto, 2026 22:49 26 Agosto, 2026 | João Luís

Uma vizinha exigia uma indemnização depois de sofrer infiltrações provenientes de casa com 'okupas' em França contra vontade do proprietário

Nacional, Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Agricultor a trabalhar. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Reformado vê Segurança Social cobrar-lhe 46.837,14€ por trabalhar na agricultura enquanto recebia pensão de velhice: tribunal não ‘perdoou’

16:50 26 Agosto, 2026 15:35 26 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segurança Social espanhola exigiu devolução dos valores de pensão pagos a este reformado que tinha a exploração agrícola em nome da mulher

Idosas na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ está de volta: ar polar regressa a Portugal e estas regiões vão ter temperaturas abaixo dos 10 ºC

16:00 26 Agosto, 2026 16:07 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Massa de ar polar chega a Portugal nos próximos dias e vai afetar sobretudo duas regiões, com madrugadas com temperaturas abaixo dos 10 ºC

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina onde a água chega quase aos 30 graus

17:50 25 Agosto, 2026 15:32 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as próximas férias

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já recebe reforma? Pode ter direito a uma segunda pensão (mas tem um prazo para o fazer sem perder dinheiro)

07:00 24 Agosto, 2026 17:11 23 Agosto, 2026 | João Luís

Recebe reforma? Em determinadas situações pode acumular outra pensão, mas deixar passar o prazo pode significar perder pagamentos

Viana do Castelo. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

A ‘joia do norte’: espanhóis destacam esta cidade portuguesa “desconhecida” pelo património histórico e cultural

19:30 24 Agosto, 2026 17:47 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apontada pelos espanhóis como uma verdadeira “joia do Norte”, esta cidade portuguesa surpreende pelo património histórico, tradições, arte e paisagens únicas

Últimas Notícias

  • “Adoramos viver aqui, a vida em Portugal é boa”: casal norte-americano mudou-se para cidade do Algarve para viver a reforma e rendeu-se à qualidade de vida e custo de vida barato
    “Adoramos viver aqui, a vida em Portugal é boa”: casal norte-americano mudou-se para cidade do Algarve para viver a reforma e rendeu-se à qualidade de vida e custo de vida barato
  • Segurança Social está a devolver dinheiro por estas despesas (sem sair de casa): veja quem tem direito
    Segurança Social está a devolver dinheiro por estas despesas (sem sair de casa): veja quem tem direito
  • Faz isto ao carro? Especialistas alertam para presença de “químicos eternos” que condutores desconhecem e são muito prejudiciais à saúde
    Faz isto ao carro? Especialistas alertam para presença de “químicos eternos” que condutores desconhecem e são muito prejudiciais à saúde
  • Especialistas estão atentos: nunca foram vistos tantos destes animais ‘gigantes’ nas águas do Algarve
    Especialistas estão atentos: nunca foram vistos tantos destes animais ‘gigantes’ nas águas do Algarve
  • Interrogatório ao condutor que atropelou 16 pessoas em Albufeira prossegue quinta-feira
    Interrogatório ao condutor que atropelou 16 pessoas em Albufeira prossegue quinta-feira

Opinião

  • Corpo, saúde e modernidade | Por José Figueiredo Santos
    Corpo, saúde e modernidade | Por José Figueiredo Santos
  • Como manter a pele hidratada | Por Isabel Conceição
    Como manter a pele hidratada | Por Isabel Conceição
  • Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
    Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul

Europe Direct Algarve

  • Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
    Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento