Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos Mário Rolim | DR
Nacional

Investigadores alertam para insuficiente proteção dos cavalos-marinhos em Portugal e Espanha

Os cavalos-marinhos vivem normalmente em zonas costeiras onde existe o maior impacto de atividades humanas

16:32 4 Junho, 2024 16:32 4 Junho, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As áreas marinhas em Portugal e em Espanha são insuficientes para proteger os cavalos-marinhos, concluíram investigadores do MARE-Ispa, num estudo esta terça-feira divulgado que revelou baixos níveis de proteção e de conhecimento dos habitats.

De acordo com o estudo publicado na revista ‘Global Ecology and Conservation’, as áreas marinhas protegidas apenas cobrem cerca de 20% do habitat estimado em Portugal continental, e menos de 12% na frente atlântica de Espanha, sendo que menos de 0,5% são áreas de proteção total.

“Os investigadores acreditam que estes valores são sobrestimados, uma vez que a cobertura das Áreas Marinhas Protegidas confere baixos a moderados níveis de proteção, permitindo em muitos casos o uso de redes e armadilhas de pesca, que capturam os cavalos-marinhos de forma acessória”, afirmou, em comunicado, o Instituto Universitário (ISPA).

A grande maioria das áreas marinhas “não contempla medidas específicas para a proteção” destes animais, nos planos de gestão. “Isto quando existem planos de gestão”, alertaram os autores do estudo.

“É absolutamente fundamental criar medidas de proteção para estas espécies e dotar as Áreas Marinhas Protegidas de recursos humanos, financeiros e técnicos para que se possam gerir as atividades e a biodiversidade de uma forma sustentável”, referiu o coordenador do estudo, Gonçalo Silva, citado no comunicado.

Os cavalos-marinhos vivem normalmente em zonas costeiras onde existe o maior impacto de atividades humanas, ficando por isso “muito suscetíveis à poluição, à pesca acessória e à perda de habitat”.

As espécies foram incluídas na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), bem na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES) e na Convenção de Berna, sublinharam os investigadores.

“Recentemente, foi aprovada uma resolução no congresso da UICN que visa a conservação de singnatídeos (cavalos-marinhos, marinhas e dragões-marinhos). Esta resolução enfatiza o impacto das atividades humanas nos habitats críticos, como por exemplo as pradarias marinhas, e outras zonas de extrema importância para as fases juvenis destas espécies e que se encontram ameaçadas em toda a Europa. Assim, urge implementar as diretrizes que esta resolução define, nomeadamente a de recolha de informação do estado das populações de singnatídeos bem como promover ativamente a sua conservação”, exigiram.

Em Portugal, acrescentaram, “sabe-se muito pouco” sobre a distribuição dos cavalos-marinhos, sendo as populações da Ria Formosa as mais estudadas. “Na última década, a abundância sofreu uma redução na ordem dos 90%”, devido sobretudo a pressões causadas pelo homem.

No resto do país, advertiram, “não há estudos que permitam inferir sobre as tendências populacionais”. O presente estudo confirma que os estuários do Tejo e do Sado, a par da Ria Formosa, são os locais mais importantes para os cavalos-marinhos em Portugal.

Também recentemente foi descoberto um núcleo de cavalos-marinhos no estuário do Tejo de interesse ecológico e para a conservação, na baía da Trafaria (concelho de Almada), confirmando os resultados deste artigo, onde o estuário do Tejo surge como “um hotspot de cavalos-marinhos”.

Leia também: Esta praia de água cristalina é única em Portugal e é digna de visita

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Europa

Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda

15:20 23 Outubro, 2026 12:38 23 Outubro, 2026

Companhia aérea vai reforçar as ligações entre o Algarve e a Polónia com dois destinos a partir de março de 2027

Algarve Cultura

Fátima Lopes apresenta percurso literário e fala de amor e relações humanas em Tavira

17:20 23 Outubro, 2026 16:50 23 Outubro, 2026

Apresentadora e escritora Fátima Lopes participa num encontro literário em Tavira, a 27 de outubro, com destaque para o seu romance sobre o amor e a perda

Homem com um relógio de pulso.
Europe Direct Algarve Nacional

Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê

16:10 23 Outubro, 2026 12:48 23 Outubro, 2026

Portugal prepara-se para mudar novamente a hora na madrugada deste domingo, 25 de outubro

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europe Direct Algarve Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Marta Almeida. Crédito: CMTV
Nacional

Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila

19:35 23 Outubro, 2026 19:35 23 Outubro, 2026

Empresa municipal afirma que a jovem não integrava o agregado autorizado e invoca decisões judiciais sobre a habitação em Marvila

Algarve Cultura Desporto

São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

18:10 22 Outubro, 2026 17:57 22 Outubro, 2026

Corrida noturna realiza-se a 24 de outubro, em São Brás de Alportel, com música e luzes fluorescentes. Haverá mais 50 vagas no próprio dia

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Idoso com demência.
Nacional Saúde

Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer

18:50 22 Outubro, 2026 16:35 22 Outubro, 2026

Equipa da Universidade de Lisboa identificou moléculas capazes de impedir um processo associado ao Alzheimer

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Europa

Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda

15:20 23 Outubro, 2026 12:38 23 Outubro, 2026

Companhia aérea vai reforçar as ligações entre o Algarve e a Polónia com dois destinos a partir de março de 2027

Algarve, Cultura

Fátima Lopes apresenta percurso literário e fala de amor e relações humanas em Tavira

17:20 23 Outubro, 2026 16:50 23 Outubro, 2026

Apresentadora e escritora Fátima Lopes participa num encontro literário em Tavira, a 27 de outubro, com destaque para o seu romance sobre o amor e a perda

Homem com um relógio de pulso.
Europe Direct Algarve, Nacional

Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê

16:10 23 Outubro, 2026 12:48 23 Outubro, 2026

Portugal prepara-se para mudar novamente a hora na madrugada deste domingo, 25 de outubro

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europe Direct Algarve, Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Marta Almeida. Crédito: CMTV
Nacional

Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila

19:35 23 Outubro, 2026 19:35 23 Outubro, 2026

Empresa municipal afirma que a jovem não integrava o agregado autorizado e invoca decisões judiciais sobre a habitação em Marvila

Algarve, Cultura, Desporto

São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

18:10 22 Outubro, 2026 17:57 22 Outubro, 2026

Corrida noturna realiza-se a 24 de outubro, em São Brás de Alportel, com música e luzes fluorescentes. Haverá mais 50 vagas no próprio dia

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Idoso com demência.
Nacional, Saúde

Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer

18:50 22 Outubro, 2026 16:35 22 Outubro, 2026

Equipa da Universidade de Lisboa identificou moléculas capazes de impedir um processo associado ao Alzheimer

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Últimas Notícias

  • Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa
    Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa
  • Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila
    Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila
  • Bruno Zarra e Sylva Drums levam o nome do Algarve ao Amsterdam Dance Event 2026
    Bruno Zarra e Sylva Drums levam o nome do Algarve ao Amsterdam Dance Event 2026
  • Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23
    Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23
  • Frusoal produz mais de 40.000 toneladas de fruta por ano no Algarve e assegura 220 empregos diretos
    Frusoal produz mais de 40.000 toneladas de fruta por ano no Algarve e assegura 220 empregos diretos

Opinião

  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal