Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Fica no Algarve a praia considerada a melhor do mundo. Saiba onde

Presença habitual em rankings semelhantes, tendo ocupado o sexto lugar em 2023, é a única praia portuguesa a figurar neste top mundial em 2024

16:22 13 Junho, 2024 12:42 29 Novembro, 2024 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As praias do Algarve, conhecidas pelas suas falésias douradas, águas cristalinas e extensos areais, são um verdadeiro tesouro natural de Portugal. Desde as enseadas escondidas de Lagos, com as suas grutas e formações rochosas impressionantes, até às vastas praias de Albufeira e Vilamoura, ideais para famílias e desportos aquáticos, a região oferece uma diversidade encantadora. E há uma praia em particular, da qual falaremos em seguida, que foi distinguida pelo conceituado site TripAdvisor como a melhor praia do mundo, como escreve o Público.

A Praia da Falésia, no Algarve, foi distinguida como a melhor do mundo para 2024 nos Traveller’s Choice Awards da Tripadvisor. Esta distinção é concedida anualmente pela plataforma às atrações que recebem um elevado volume de avaliações e opiniões excepcionais dos utilizadores num período de 12 meses, uma honra atingida por menos de 1% das oito milhões de entradas listadas no site, sublinha a empresa em comunicado.

Descrita como um local de “falésias dramáticas, areias douradas e águas azuis cintilantes”, a Praia da Falésia conquistou o primeiro lugar na preferência dos utilizadores da Tripadvisor. “É possível fazer uma longa caminhada pela orla. As cores das falésias são espectaculares e quase não se percebe quantos quilómetros se percorreu. Altamente recomendado para quem ama esses cenários”, lê-se num dos comentários em destaque.

A faixa de areia, que se estende entre Olhos de Água (Albufeira) e Vilamoura (Loulé), é ainda recomendada para caminhadas pelo “trilho pitoresco no topo das falésias”, oferecendo “vistas incríveis”. O acesso facilitado por transportes públicos é igualmente salientado.

Presença habitual em rankings semelhantes, tendo ocupado o sexto lugar no ano passado, a Praia da Falésia é a única portuguesa a figurar no top mundial dos Traveller’s Choice Awards para 2024, partilhando o pódio com a Praia de Conigli, em Lampedusa (Itália), e com a Praia de La Concha, em San Sebastián (Espanha).

Embora a lista deste ano abranja 25 praias de 18 países dos cinco continentes, “as três melhores praias estão todas na Europa, destituindo as permanentemente populares Caraíbas”, observa Sarah Firshein, diretora editorial da Tripadvisor, em comunicado. “Este é um sinal de que alguns viajantes estão ansiosos por trocar as típicas férias em resorts pelas costas de Portugal, Itália e mais além.”

No top mundial, destacam-se também duas praias brasileiras: Ipanema (Rio de Janeiro), na 17.ª posição, e Muro Alto (Porto Galinhas), no 25.º lugar.

O ranking da Tripadvisor é segmentado por diferentes geografias (Estados Unidos, Europa, Caraíbas, México, Ásia, América do Sul, África e Pacífico Sul). Entre as 25 melhores praias europeias, encontram-se mais duas portuguesas: a Praia da Nazaré, em 22.º lugar, “conhecida pelo excelente surf e pelo pôr do sol deslumbrante”; e a Praia dos Três Irmãos, em Alvor (Portimão), na 24.ª posição, descrita como “uma pequena baía de areia branca, ondas calmas e fácil estacionamento”.

Este ano, surge uma nova categoria: praias sustentáveis, selecionadas com base numa combinação de dados dos parceiros de sustentabilidade BeCause (através do programa Bandeira Azul) e avaliações de viajantes do Tripadvisor. As dez praias distinguidas são: Sandbanks (Reino Unido), Radhanagar (Índia), Saundersfoot (Reino Unido), Corniche (Emirados Árabes Unidos), Galissas (Grécia), Nissi (Chipre), Mellieha (Malta), Myrtos (Grécia), Playa Blanca (Espanha) e Camp’s Bay (África do Sul).

Leia também: Estas são as cinco praias com a água mais quente do Algarve

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pagar o IMI de uma só vez dá desconto? Saiba a resposta antes do prazo terminar nesta data

08:30 18 Maio, 2026 01:00 18 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O prazo para pagar a primeira prestação do IMI termina a 1 de junho. Quem pagar tudo de uma só vez pode fazê-lo, mas há uma regra importante a conhecer

Algarve Desporto

Portinado domina Campeonato Regional de Clubes Absolutos em Lagoa

11:48 18 Maio, 2026 11:48 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A competição em Lagoa ficou marcada pela obtenção de vários recordes regionais e nacionais por atletas algarvios da natação

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva a ‘potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a partir deste dia

06:00 18 Maio, 2026 15:17 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O estado do tempo deverá agravar-se entre terça e quarta-feira, com chuva persistente, rajadas fortes e ondas até 4 metros.

Idosa a conduzir. Crédito: DR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 17 Maio, 2026 12:28 18 Maio, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e trovoada: mau tempo chega neste dia e esta será a região mais ‘castigada’

10:00 18 Maio, 2026 09:43 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Antes do calor chegar em força, há uma mudança inesperada no tempo e nem todas as regiões vão escapar

Economia Opinião

Portugal à primeira vista: um país lindo… logo depois da fila | Por João Pirbhay

14:10 18 Maio, 2026 12:51 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Filas prolongadas deixam de ser apenas incómodas quando envolvem crianças pequenas, bebés ao colo, idosos com dificuldade de mobilidade ou pessoas desidratadas depois de viagens longas"

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas inscritos na Segurança Social antes desta data podem ter um aumento na reforma e poucos sabem

17:00 17 Maio, 2026 16:34 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Homem a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Milhares de portugueses em ‘grande risco’: se o código do seu cartão Multibanco estiver nesta lista, mude-o já

10:30 18 Maio, 2026 12:16 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um código PIN simples e comum facilita os ataques a cartões Multibanco. Mudar para combinações mais difíceis é essencial para evitar fraudes

Vista aérea da ilha da Madeira.
Europa Nacional

Adeus Canárias? Alemães rendem-se a esta ilha portuguesa que é o ‘Havai da Europa’

08:00 18 Maio, 2026 18:41 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Ilha portuguesa está a conquistar turistas alemães como alternativa às Canárias. Imprensa internacional destaca a natureza, o clima ameno e ambiente tranquilo

Europe Direct Algarve

CCDR Algarve reúne municípios para reforçar estratégia ambiental e gestão de resíduos

12:17 18 Maio, 2026 12:20 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

CCDR Algarve e autarquias debateram estratégias para reforçar a gestão de resíduos e a sustentabilidade ambiental na região

Algarve Desporto

Tavira prepara XI Torneio Internacional de Basquetebol com novidades

07:00 18 Maio, 2026 06:44 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Torneio Internacional de Basquetebol regressa a Tavira em julho com novas modalidades e cinco dias de participação

Algarve Cultura

São Brás de Alportel recebe exposição “Visões de Portugal” de Will Kellermann

12:40 18 Maio, 2026 12:39 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Will Kellermann apresenta no Museu do Traje pinturas inspiradas nas paisagens, cultura e cores de Portugal, do Algarve ao Minho

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Europe Direct Algarve

Almargem promove debate sobre sustentabilidade e desafios da Serra de Monchique

11:18 18 Maio, 2026 11:18 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Especialistas e entidades públicas debatem em Monchique formas de conciliar conservação da natureza e atividade humana sustentável

Arroz basmati. Crédito: Magnific
Europa Gastronomia Saúde

Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos

18:40 17 Maio, 2026 16:35 17 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com esta pesquisa, datada de fevereiro de 2024 e que contou com 40 tipos de arroz diferentes, concluiu-se que este continha a maior presença de substâncias agrotóxica

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

07:00 17 Maio, 2026 15:52 17 Maio, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pagar o IMI de uma só vez dá desconto? Saiba a resposta antes do prazo terminar nesta data

08:30 18 Maio, 2026 01:00 18 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O prazo para pagar a primeira prestação do IMI termina a 1 de junho. Quem pagar tudo de uma só vez pode fazê-lo, mas há uma regra importante a conhecer

Algarve, Desporto

Portinado domina Campeonato Regional de Clubes Absolutos em Lagoa

11:48 18 Maio, 2026 11:48 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A competição em Lagoa ficou marcada pela obtenção de vários recordes regionais e nacionais por atletas algarvios da natação

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva a ‘potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a partir deste dia

06:00 18 Maio, 2026 15:17 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O estado do tempo deverá agravar-se entre terça e quarta-feira, com chuva persistente, rajadas fortes e ondas até 4 metros.

Idosa a conduzir. Crédito: DR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 17 Maio, 2026 12:28 18 Maio, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e trovoada: mau tempo chega neste dia e esta será a região mais ‘castigada’

10:00 18 Maio, 2026 09:43 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Antes do calor chegar em força, há uma mudança inesperada no tempo e nem todas as regiões vão escapar

Economia, Opinião

Portugal à primeira vista: um país lindo… logo depois da fila | Por João Pirbhay

14:10 18 Maio, 2026 12:51 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Filas prolongadas deixam de ser apenas incómodas quando envolvem crianças pequenas, bebés ao colo, idosos com dificuldade de mobilidade ou pessoas desidratadas depois de viagens longas"

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas inscritos na Segurança Social antes desta data podem ter um aumento na reforma e poucos sabem

17:00 17 Maio, 2026 16:34 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Homem a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Milhares de portugueses em ‘grande risco’: se o código do seu cartão Multibanco estiver nesta lista, mude-o já

10:30 18 Maio, 2026 12:16 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um código PIN simples e comum facilita os ataques a cartões Multibanco. Mudar para combinações mais difíceis é essencial para evitar fraudes

Vista aérea da ilha da Madeira.
Europa, Nacional

Adeus Canárias? Alemães rendem-se a esta ilha portuguesa que é o ‘Havai da Europa’

08:00 18 Maio, 2026 18:41 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Ilha portuguesa está a conquistar turistas alemães como alternativa às Canárias. Imprensa internacional destaca a natureza, o clima ameno e ambiente tranquilo

Europe Direct Algarve

CCDR Algarve reúne municípios para reforçar estratégia ambiental e gestão de resíduos

12:17 18 Maio, 2026 12:20 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

CCDR Algarve e autarquias debateram estratégias para reforçar a gestão de resíduos e a sustentabilidade ambiental na região

Algarve, Desporto

Tavira prepara XI Torneio Internacional de Basquetebol com novidades

07:00 18 Maio, 2026 06:44 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Torneio Internacional de Basquetebol regressa a Tavira em julho com novas modalidades e cinco dias de participação

Algarve, Cultura

São Brás de Alportel recebe exposição “Visões de Portugal” de Will Kellermann

12:40 18 Maio, 2026 12:39 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Will Kellermann apresenta no Museu do Traje pinturas inspiradas nas paisagens, cultura e cores de Portugal, do Algarve ao Minho

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Europe Direct Algarve

Almargem promove debate sobre sustentabilidade e desafios da Serra de Monchique

11:18 18 Maio, 2026 11:18 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Especialistas e entidades públicas debatem em Monchique formas de conciliar conservação da natureza e atividade humana sustentável

Arroz basmati. Crédito: Magnific
Europa, Gastronomia, Saúde

Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos

18:40 17 Maio, 2026 16:35 17 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com esta pesquisa, datada de fevereiro de 2024 e que contou com 40 tipos de arroz diferentes, concluiu-se que este continha a maior presença de substâncias agrotóxica

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

07:00 17 Maio, 2026 15:52 17 Maio, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Últimas Notícias

  • Vem aí chuva em força, vento de 70 km/h e neblinas: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada
    Vem aí chuva em força, vento de 70 km/h e neblinas: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada
  • São Brás de Alportel recebe exposição “Visões de Portugal” de Will Kellermann
    São Brás de Alportel recebe exposição “Visões de Portugal” de Will Kellermann
  • CCDR Algarve reúne municípios para reforçar estratégia ambiental e gestão de resíduos
    CCDR Algarve reúne municípios para reforçar estratégia ambiental e gestão de resíduos
  • Portinado domina Campeonato Regional de Clubes Absolutos em Lagoa
    Portinado domina Campeonato Regional de Clubes Absolutos em Lagoa
  • Almargem promove debate sobre sustentabilidade e desafios da Serra de Monchique
    Almargem promove debate sobre sustentabilidade e desafios da Serra de Monchique
  • Madalena Ramos Cilínio vence Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2025
    Madalena Ramos Cilínio vence Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2025

Opinião

  • Portugal à primeira vista: um país lindo… logo depois da fila | Por João Pirbhay
    Portugal à primeira vista: um país lindo… logo depois da fila | Por João Pirbhay
  • Quando os populistas descobrem o mundo do trabalho | Por Francisco Moleiro
    Quando os populistas descobrem o mundo do trabalho | Por Francisco Moleiro
  • Os demónios da interioridade, as assimetrias que matam os sonhos dos homens | Por Mário Beja Santos
    Os demónios da interioridade, as assimetrias que matam os sonhos dos homens | Por Mário Beja Santos
  • Doenças inflamatórias intestinais: reconhecer cedo para tratar melhor | Por Ana Patrícia Andrade
    Doenças inflamatórias intestinais: reconhecer cedo para tratar melhor | Por Ana Patrícia Andrade
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve reúne municípios para reforçar estratégia ambiental e gestão de resíduos
    CCDR Algarve reúne municípios para reforçar estratégia ambiental e gestão de resíduos
  • Almargem promove debate sobre sustentabilidade e desafios da Serra de Monchique
    Almargem promove debate sobre sustentabilidade e desafios da Serra de Monchique
  • Já há acordo: UE vai ‘apertar’ regras destes apoios da Segurança Social para quem não cumprir estes requisitos
    Já há acordo: UE vai ‘apertar’ regras destes apoios da Segurança Social para quem não cumprir estes requisitos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal