Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Estes passadiços no sul do país ficam numa aldeia que só existe há 22 anos e passam por cima de um lago

Os passadiços que se encontram numa aldeia do sul de Portugal que só existe há 22 anos têm lugares de estacionamento gratuitos por perto

09:11 2 Maio, 2025 08:56 2 Maio, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O bom tempo vai começando a fazer-se sentir um pouco por todo o país e, enquanto não chega o calor do verão, pode sempre aproveitar para percorrer alguns dos passadiços que se encontram espalhados por Portugal. No sul do país existem uns passadiços que se erguem numa aldeia que existe há pouco mais de 20 anos e que passam por cima de um lago.

A aldeia da Luz, no concelho de Mourão, viu a sua história mudar para sempre com a construção da barragem do Alqueva. Este projeto hidráulico, considerado o maior reservatório artificial da Europa, trouxe desenvolvimento ao Alentejo, mas teve um custo elevado para cerca de 400 residentes que foram obrigados a deixar as suas casas e a abandonar as memórias do local onde cresceram.

Uma povoação submersa pelas águas do Guadiana

A antiga povoação acabou por ficar submersa pelas águas do rio Guadiana, num processo que marcou profundamente a comunidade. Nos períodos em que o caudal desce, ainda é possível avistar vestígios do que ali existiu, mas, para quem foi realojado, a visão não apaga a dor da perda.

A 16 de novembro de 2002, a nova Aldeia da Luz foi oficialmente inaugurada, a três quilómetros da localização original. Construída de raiz, esta nova povoação manteve o nome e procurou preservar a identidade da comunidade deslocada, oferecendo novas casas, escola, centro de saúde, comércio e espaços públicos.

O santuário e o cemitério recriados

Entre as construções transferidas e recriadas está o santuário de Nossa Senhora da Luz, reconstruído com base no templo original. O cemitério também foi trasladado, num esforço para manter os laços afetivos e espirituais com o passado.

Em 2023, foi dado um novo passo na valorização do património com a abertura do Museu da Luz. Segundo o site oficial, este espaço interpretativo “narra as profundas alterações ocorridas neste território” através de fotografias, vídeos e peças etnográficas e arqueológicas.

Arquitetura premiada integrada na paisagem

O edifício do museu, construído em xisto, destaca-se pela sua arquitetura, já premiada, que se integra de forma harmoniosa na paisagem da margem do lago de Alqueva. Tornou-se um dos principais pontos de interesse para quem visita a nova aldeia.

Recomendamos: Nem França, nem Itália: britânicos elegem este país como o mais romântico da Europa

Passadiços junto à albufeira do Alqueva

Para os amantes da natureza, os Passadiços da Aldeia da Luz são o ex-líbris desta pequena localidade. Com 700 metros de extensão, esta estrutura em madeira percorre a paisagem junto à albufeira, ligando a aldeia ao ancoradouro e adaptando-se ao terreno.

Segundo o município de Mourão, os passadiços revelam-se particularmente “encantadores” durante a primavera, quando a vegetação floresce e o nível da água está mais elevado. Nesses dias, caminhar por ali parece quase flutuar sobre o lago.

Baloiço panorâmico com vista sobre o lago

Em 2024, foi inaugurado o Baloiço da Luz, o primeiro baloiço panorâmico do concelho de Mourão. Instalado junto aos passadiços, proporciona vistas amplas sobre a albufeira do Alqueva e tornou-se rapidamente num dos locais mais procurados pelos visitantes.

João Fortes, presidente da Câmara Municipal de Mourão, destacou na inauguração que este equipamento “visa não só a promoção e afirmação das potencialidades turísticas deste local, mas também de todo o concelho”.

Monte dos Pássaros resiste ao tempo

Outro ponto de interesse na visita à Aldeia da Luz é o Monte dos Pássaros, a única construção da antiga povoação que resistiu à subida das águas. Este espaço foi recuperado e é hoje palco de workshops e atividades culturais promovidas pelo museu.

Os Passadiços da Aldeia da Luz prolongam-se por um percurso de cerca de 1,6 quilómetros (ida e volta), serpenteando pelas margens do lago e atravessando pequenos braços de água e um ilhéu. Ao longo do caminho, os visitantes podem desfrutar de paisagens panorâmicas sobre os montados e sobre a aldeia reconstruída.

Melhor altura para visitar

A estrutura parte de uma zona de merendas próxima do Monte dos Pássaros, a apenas 500 metros do Museu da Luz. Estão acessíveis todo o ano e, segundo recomendações locais, a melhor altura para a visita é na primavera, quando a paisagem alentejana ganha vida e o caudal do lago atinge o seu auge. Escreve o blog Vaga Mundos que existem lugares de estacionamento gratuitos junto aos passadiços.

Leia também: Apagão em casa? Saiba como carregar o telemóvel em casa mesmo sem eletricidade

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Teresa Guilherme.
Economia Nacional

“Tudo fica relativo”: Teresa Guilherme perdeu 3.000.000€ com a falência do BES e nunca mais os viu

16:00 22 Julho, 2026 19:36 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A apresentadora de televisão Teresa Guilherme recordou a perda de cerca de três milhões de euros com a queda do BES

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve Desporto Nacional

Beatriz Sousa, atleta da Altimetria, sagra-se vice-campeã nacional de XCO em sub-23

15:32 22 Julho, 2026 15:36 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Prova disputada no Fundão terminou com Beatriz Guerra em primeiro, Beatriz Sousa em segundo e Catarina Espada em terceiro

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve Cultura

Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party

12:30 22 Julho, 2026 12:47 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Deelight, Rushkaya, DJ Mikas e JUNIORK compõem o cartaz da nova edição da festa eletrónica na Praia de Carvoeiro

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Economia Nacional

Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

13:20 22 Julho, 2026 11:37 22 Julho, 2026 | João Luís

Comprar um imóvel antes de a obra estar concluída exige cuidados diferentes dos de uma casa pronta: veja o que deve ter em atenção

Cultura Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Teresa Guilherme.
Economia, Nacional

“Tudo fica relativo”: Teresa Guilherme perdeu 3.000.000€ com a falência do BES e nunca mais os viu

16:00 22 Julho, 2026 19:36 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A apresentadora de televisão Teresa Guilherme recordou a perda de cerca de três milhões de euros com a queda do BES

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve, Desporto, Nacional

Beatriz Sousa, atleta da Altimetria, sagra-se vice-campeã nacional de XCO em sub-23

15:32 22 Julho, 2026 15:36 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Prova disputada no Fundão terminou com Beatriz Guerra em primeiro, Beatriz Sousa em segundo e Catarina Espada em terceiro

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve, Cultura

Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party

12:30 22 Julho, 2026 12:47 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Deelight, Rushkaya, DJ Mikas e JUNIORK compõem o cartaz da nova edição da festa eletrónica na Praia de Carvoeiro

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Economia, Nacional

Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

13:20 22 Julho, 2026 11:37 22 Julho, 2026 | João Luís

Comprar um imóvel antes de a obra estar concluída exige cuidados diferentes dos de uma casa pronta: veja o que deve ter em atenção

Cultura, Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura, Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Últimas Notícias

  • “Tudo fica relativo”: Teresa Guilherme perdeu 3.000.000€ com a falência do BES e nunca mais os viu
    “Tudo fica relativo”: Teresa Guilherme perdeu 3.000.000€ com a falência do BES e nunca mais os viu
  • Beatriz Sousa, atleta da Altimetria, sagra-se vice-campeã nacional de XCO em sub-23
    Beatriz Sousa, atleta da Altimetria, sagra-se vice-campeã nacional de XCO em sub-23
  • CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro
    CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro
  • Vila Real de Santo António exige condições para os pescadores trabalharem
    Vila Real de Santo António exige condições para os pescadores trabalharem
  • Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal
    Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

Opinião

  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento