Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Burlão. Crédito: Freepik
Burlão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma campanha de cibercrime está a tentar infetar computadores em Portugal através de documentos aparentemente corrompidos. Depois de entrar no equipamento, o programa malicioso aguarda pelo acesso ao banco para roubar credenciais e controlar a sessão à distância.

De acordo com a Pplware, os investigadores da Fortinet alertaram para uma nova campanha que utiliza o trojan bancário Ousaban para atacar utilizadores de serviços financeiros em Portugal e Espanha.

A ameaça, inicialmente associada a ataques no Brasil, evoluiu e passou a recorrer a técnicas mais sofisticadas para evitar a deteção. A campanha identificada pelo FortiGuard Labs afeta computadores com o sistema operativo Windows e foi classificada com um nível de gravidade elevado.  

Os criminosos conseguem verificar a localização e outras características do equipamento antes de descarregarem o ficheiro malicioso, reduzindo assim a possibilidade de serem descobertos por investigadores ou sistemas automáticos de segurança.

Ataque começa com um PDF aparentemente corrompido

A tentativa de fraude começa com a receção de um email de phishing que contém um PDF. Ao abrir o documento, a vítima é informada de que o ficheiro está corrompido e recebe a indicação para carregar num botão com a palavra “Atualizar”.

Esse botão conduz a uma página fraudulenta que procura imitar um portal legítimo de documentos fiscais ou de instalação de programas. Antes de avançar, o site analisa dados como o endereço IP, o idioma, o fuso horário e outras informações do dispositivo.

Caso o utilizador não se encontre em Portugal ou Espanha, o ataque é automaticamente interrompido. Esta técnica, conhecida como geofencing, permite que os criminosos escondam a campanha de quem não faça parte do grupo escolhido como alvo.  

Vírus está escondido dentro de uma imagem

Quando o equipamento cumpre os critérios definidos pelos atacantes, a página descarrega um ficheiro de script que inicia a segunda fase da infeção.

Esse ficheiro descarrega uma imagem aparentemente inofensiva, semelhante a um ícone de PDF, mas que contém um arquivo ZIP escondido. Para ocultar o conteúdo, os responsáveis recorrem a uma técnica chamada esteganografia.

Depois de extrair e instalar o Ousaban, o programa elimina vários dos ficheiros utilizados durante o processo, dificultando a identificação da origem da infeção e uma eventual análise posterior.  

Trojan espera que a vítima entre no banco

Depois de instalado, o Ousaban permanece no computador e aguarda que o utilizador aceda ao serviço de banca online.

A Fortinet identificou referências a mais de duas dezenas de instituições financeiras da Península Ibérica. Entre os bancos visados encontram-se a Caixa Geral de Depósitos, o Millennium BCP, o BPI, o Novobanco, o Santander, o BBVA, o CaixaBank e o Banco Sabadell.

Quando deteta que a vítima entrou numa das páginas monitorizadas, o programa pode registar as teclas premidas, captar imagens do ecrã, alterar conteúdos copiados e dar aos criminosos controlo remoto sobre o computador.

Criminosos podem mostrar páginas bancárias falsas

O vírus também consegue apresentar janelas falsas por cima do verdadeiro serviço de banca online, levando o utilizador a introduzir palavras-passe, códigos de segurança ou outros dados confidenciais.

As comunicações com os servidores controlados pelos atacantes são cifradas. Além disso, os endereços utilizados podem mudar diariamente, o que dificulta o seu bloqueio pelas ferramentas de segurança.  

A campanha depende, contudo, de uma ação inicial da vítima. Os especialistas recomendam que não sejam abertas ligações ou descarregados ficheiros recebidos em mensagens inesperadas, sobretudo quando um documento afirma estar corrompido e pede uma atualização.

Este detalhe no PDF deve levantar suspeitas

Os utilizadores devem confirmar o endereço das páginas antes de introduzirem credenciais bancárias e manter o sistema operativo e o antivírus atualizados.

Um PDF não precisa de uma atualização através de um botão incluído no próprio documento. Sempre que surgir uma mensagem deste género, o ficheiro deve ser fechado e o remetente confirmado por outro meio.

Caso existam suspeitas de infeção, o utilizador não deve aceder à conta bancária através do computador afetado. Deve contactar o banco, alterar as credenciais num equipamento seguro e pedir a análise do dispositivo

Leia também: Lidl confirma fuga de dados em 3 países: clientes com estas informações expostas devem ter atenção

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Algarve Cultura

Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

09:00 18 Setembro, 2026 09:33 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova edição do festival leva a Bensafrim oficinas, espetáculos, música e formação, num programa dirigido a várias gerações

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Algarve Cultura

Vanessa Barragão partilha técnicas de crochet em sessão gratuita no AlgarveShopping

08:00 18 Setembro, 2026 17:04 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Vanessa Barragão orienta a 20 de setembro um workshop gratuito de iniciação ao crochet, dirigido a jovens e adultos sem experiência

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Empregada de limpeza
Economia Europa Vídeo

Cristina, empregada de limpeza, não gosta que lhe chamem criada: “Tenho um horário, não me peçam tarefas novas na hora de ir embora. Não sou ama, nem jardineira, nem cozinheira”

18:00 17 Setembro, 2026 02:42 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empregada de limpeza por escolha e não por obrigação, Cristina trabalha em Espanha e critica alguns comportamentos dos clientes

Trabalhador da McDonald's
Mundo

Cody, o “Robin Hood dos nuggets”, trabalhou na McDonald’s entre 2007 e 2009 e afirmou: “Colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava e nunca fui apanhado”

22:50 17 Setembro, 2026 22:05 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Durante dois anos e meio, Cody trabalhou num estabelecimento da McDonald's do Canadá. Um tweet seu a dizer que colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava tornou-se viral

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Jovem a trabalhar num bar
Economia Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Algarve Vídeo

“Do Volta ao 3D”: Mateus tem 8 anos e quer chegar a uma impressora 3D com sete mil embalagens [vídeos]

17:30 16 Setembro, 2026 19:08 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipamento vai permitir a Mateus, residente em Faro, criar brinquedos, objetos sensoriais e peças destinadas a pessoas com deficiência

Mulher a utilizar o computador.
Tech

Usa o ChatGPT? Nunca arrisque carregar estas fotografias numa conversa

17:17 17 Setembro, 2026 17:07 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Imagens com documentos, dados bancários, informação médica ou detalhes sobre a localização não devem ser carregadas no ChatGPT

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Algarve, Cultura

Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

09:00 18 Setembro, 2026 09:33 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova edição do festival leva a Bensafrim oficinas, espetáculos, música e formação, num programa dirigido a várias gerações

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Algarve, Cultura

Vanessa Barragão partilha técnicas de crochet em sessão gratuita no AlgarveShopping

08:00 18 Setembro, 2026 17:04 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Vanessa Barragão orienta a 20 de setembro um workshop gratuito de iniciação ao crochet, dirigido a jovens e adultos sem experiência

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Empregada de limpeza
Economia, Europa, Vídeo

Cristina, empregada de limpeza, não gosta que lhe chamem criada: “Tenho um horário, não me peçam tarefas novas na hora de ir embora. Não sou ama, nem jardineira, nem cozinheira”

18:00 17 Setembro, 2026 02:42 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empregada de limpeza por escolha e não por obrigação, Cristina trabalha em Espanha e critica alguns comportamentos dos clientes

Trabalhador da McDonald's
Mundo

Cody, o “Robin Hood dos nuggets”, trabalhou na McDonald’s entre 2007 e 2009 e afirmou: “Colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava e nunca fui apanhado”

22:50 17 Setembro, 2026 22:05 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Durante dois anos e meio, Cody trabalhou num estabelecimento da McDonald's do Canadá. Um tweet seu a dizer que colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava tornou-se viral

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Jovem a trabalhar num bar
Economia, Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Algarve, Vídeo

“Do Volta ao 3D”: Mateus tem 8 anos e quer chegar a uma impressora 3D com sete mil embalagens [vídeos]

17:30 16 Setembro, 2026 19:08 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipamento vai permitir a Mateus, residente em Faro, criar brinquedos, objetos sensoriais e peças destinadas a pessoas com deficiência

Mulher a utilizar o computador.
Tech

Usa o ChatGPT? Nunca arrisque carregar estas fotografias numa conversa

17:17 17 Setembro, 2026 17:07 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Imagens com documentos, dados bancários, informação médica ou detalhes sobre a localização não devem ser carregadas no ChatGPT

Últimas Notícias

  • Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim
    Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim
  • Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece
    Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece
  • Vanessa Barragão partilha técnicas de crochet em sessão gratuita no AlgarveShopping
    Vanessa Barragão partilha técnicas de crochet em sessão gratuita no AlgarveShopping
  • Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber
    Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber
  • Cody, o “Robin Hood dos nuggets”, trabalhou na McDonald’s entre 2007 e 2009 e afirmou: “Colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava e nunca fui apanhado”
    Cody, o “Robin Hood dos nuggets”, trabalhou na McDonald’s entre 2007 e 2009 e afirmou: “Colocava 11 nuggets em quase todas as caixas de 10 que preparava e nunca fui apanhado”

Opinião

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
  • Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
    Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  • Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
    Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento