Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ilha da Ínsua. Crédito: Foto JotaCartas / CC BY 3.0 via Wikimedia Commons | DR
Ilha da Ínsua. Crédito: Foto JotaCartas / CC BY 3.0 via Wikimedia Commons | DR
Nacional, Vida & Lazer

Conheça a ilha portuguesa que tem uma fortaleza em estrela, foi refúgio de monges e esconde um segredo raro debaixo da terra

Descubra a história desta ilha portuguesa, onde uma fortaleza em estrela guarda um convento franciscano e um segredo raríssimo

22:30 23 Julho, 2025 22:20 23 Julho, 2025 | Luís Santos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Situada ao largo de Caminha, no distrito de Viana do Castelo, a ilha da Ínsua destaca-se por guardar no seu interior uma fortaleza em forma de estrela e um convento franciscano do século XIV. Mas o que realmente torna esta ilha portuguesa única é a existência de um poço de água doce em pleno mar, um fenómeno raro a nível mundial.

História de ocupação

Esta ilha portuguesa começou a ser habitada no século XIV pela Ordem dos Frades Menores. A escolha deste local isolado foi motivada por um desejo de recolhimento espiritual e proximidade com a natureza, segundo a Câmara Municipal de Caminha.

Foi neste território que, em 1392, se ergueu um convento franciscano sob orientação de Frei Diogo Arias. Esta presença religiosa moldou a identidade da ilha, que permaneceu ligada à vida monástica durante gerações. Na mesma época, D. João I mandou erguer uma primeira estrutura defensiva com o objetivo de proteger o convento e o litoral. Atualmente, não subsistem vestígios dessa construção inicial.

Elemento único

Uma das particularidades da ilha da Ínsua é a existência de um poço de água doce, apesar de estar rodeada pelo mar. Este fenómeno é considerado raro, havendo apenas outros dois casos semelhantes identificados a nível mundial, segundo a mesma fonte.

Evolução e intervenções no convento

Em 1471, foram edificadas novas celas e a capela sofreu melhorias. Em 1502, durante uma peregrinação a Santiago de Compostela, D. Manuel visitou o local e ordenou novas obras.

Nos últimos anos do século XVI, o espaço foi novamente intervencionado para reforçar a sua capacidade defensiva, face à crescente ameaça de ataques por corsários estrangeiros, de acordo com a mesma fonte.

Construção da fortificação moderna

Durante o reinado de D. João IV, teve início uma campanha nacional de reforma das estruturas de defesa costeira. Entre 1649 e 1652, a ilha da Ínsua foi alvo de uma intervenção liderada pelo Governador de Armas do Minho, D. Diogo de Lima.

Foi nesse período que se construiu a atual fortaleza, com planta em estrela irregular, composta por cinco baluartes e um revelim. Esta estrutura incorporou o convento franciscano já existente, mantendo a prática religiosa num espaço agora fortificado.

Aspetos arquitetónicos

A fortaleza integra elementos como guaritas facetadas nos baluartes e um balcão retangular assente em mísulas. O portal principal, aberto ao centro de uma das muralhas, apresenta um arco pleno encimado por frontão triangular com brasões, conforme refere a mesma fonte.

No seu interior, a praça de armas está dividida entre uma plataforma onde se localizam os antigos quartéis, armazém e cozinha, e a zona conventual. A igreja do convento possui nave única coberta por abóbada de berço, com sacristia anexa. O claustro quadrangular é composto por colunatas jónicas.

Tempos de restauração e ocupação militar

Durante o século XVIII, a ilha foi novamente alvo de intervenções. Em 1717, D. João V apoiou a reedificação da igreja, nomeadamente da abóbada. Em 1767, foram construídas novas celas, uma sala do capítulo e um novo retábulo.

Entre 1793 e 1795, os frades abandonaram temporariamente a ilha para permitir obras de restauro. A comunidade regressou mais tarde, retomando as atividades religiosas, conforme refere a autarquia. Com as Invasões Francesas, o espaço foi utilizado por tropas espanholas e francesas, perdendo progressivamente a sua função original.

Extinção da presença religiosa

De acordo com a Câmara Municipal de Caminha, a extinção das ordens religiosas em 1834 ditou o abandono definitivo do convento pelos franciscanos. A partir dessa data, esta ilha portuguesa passou a ser ocupada exclusivamente pelo exército português. O último governador militar da fortaleza foi nomeado em 1909, encerrando um ciclo de ocupação militar regular que durou mais de dois séculos.

Curiosamente, apesar do abandono, a estrutura mantém-se relativamente bem conservada e é uma das poucas fortificações insulares em Portugal com presença simultânea de elementos religiosos e militares.

Leia também: Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses e multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Piloto deixa avioneta, documentos e dois mil euros após aterragem em Serpa

08:15 6 Outubro, 2026 08:15 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Judiciária investiga caso cujo piloto da avioneta pediu que não chamassem as autoridades e abandonou o local de táxi

Fatia de bolo num prato.
Algarve

“Um prato não chega sozinho à mesa”: restaurante no Algarve responde a cliente que criticou cobrança de 1,50€ por prato para servir bolo de anos

08:50 6 Outubro, 2026 08:08 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Cliente criticou a cobrança pelo serviço de um bolo trazido de fora, mas o restaurante algarvio explicou o que está incluído nos 1,50 euros

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social vai pagar dinheiro extra a alguns reformados já este mês: veja quem tem direito e quanto pode receber

10:00 6 Outubro, 2026 09:56 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O pagamento anual destinado a este grupo de reformados chega já em outubro e apresenta novos valores em 2026

Parque de Lazer da Mata da Conceição.
Algarve Animais

Neste parque de acesso gratuito no Algarve pode observar uma espécie da família dos veados e fazer piqueniques todo o ano

10:20 6 Outubro, 2026 09:22 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Em Tavira, um parque com cerca de 40 hectares permite observar gamos, percorrer trilhos e aproveitar gratuitamente uma extensa zona verde

Cultura Desporto Economia Opinião

A Pátria de chuteiras | Por José Figueiredo Santos

10:45 6 Outubro, 2026 10:51 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez ainda não sejamos um país de terceiro mundo. Mas, olhando para certas coisas, parece que estamos a trabalhar nisso com uma admirável dedicação"

Algarve Política

Transportes, ação climática e creches marcam sessão da Assembleia Municipal de Faro

10:10 6 Outubro, 2026 10:11 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Sessão ficou marcada por decisões sobre transportes, creches, clima, Cinema Ossónoba e um empreendimento hoteleiro de quatro estrelas

Desporto Economia Ensino Opinião Política Saúde

Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão

09:30 6 Outubro, 2026 09:28 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto discutimos quem ficou de fora da seleção, há portugueses a ficar de fora de coisas muito mais importantes"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e trovoada ainda não dão tréguas em Portugal: estes 8 distritos podem ser os mais afetados nas próximas horas

09:40 6 Outubro, 2026 09:31 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Instabilidade mantém-se esta terça e quarta-feira, com aguaceiros e possibilidade de trovoada: veja quais as regiões mais afetadas

Opinião

Entre nós…: A fome | Por Fernando Guimarães

07:30 6 Outubro, 2026 10:55 5 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"A fome também pode existir no meio da abundância, escondida atrás de portas fechadas, contas por pagar e frigoríficos vazios"

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Silves.
Algarve

“Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos

10:40 5 Outubro, 2026 12:02 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Após várias férias na região, Justin e Marjet deixaram os Países Baixos em 2024 para recuperar um espaço abandonado há décadas no Algarve

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

A matéria do instante | Por Maria João Neves

09:20 2 Outubro, 2026 21:39 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Gastronomia Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Piloto deixa avioneta, documentos e dois mil euros após aterragem em Serpa

08:15 6 Outubro, 2026 08:15 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Judiciária investiga caso cujo piloto da avioneta pediu que não chamassem as autoridades e abandonou o local de táxi

Fatia de bolo num prato.
Algarve

“Um prato não chega sozinho à mesa”: restaurante no Algarve responde a cliente que criticou cobrança de 1,50€ por prato para servir bolo de anos

08:50 6 Outubro, 2026 08:08 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Cliente criticou a cobrança pelo serviço de um bolo trazido de fora, mas o restaurante algarvio explicou o que está incluído nos 1,50 euros

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social vai pagar dinheiro extra a alguns reformados já este mês: veja quem tem direito e quanto pode receber

10:00 6 Outubro, 2026 09:56 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O pagamento anual destinado a este grupo de reformados chega já em outubro e apresenta novos valores em 2026

Parque de Lazer da Mata da Conceição.
Algarve, Animais

Neste parque de acesso gratuito no Algarve pode observar uma espécie da família dos veados e fazer piqueniques todo o ano

10:20 6 Outubro, 2026 09:22 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Em Tavira, um parque com cerca de 40 hectares permite observar gamos, percorrer trilhos e aproveitar gratuitamente uma extensa zona verde

Cultura, Desporto, Economia, Opinião

A Pátria de chuteiras | Por José Figueiredo Santos

10:45 6 Outubro, 2026 10:51 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez ainda não sejamos um país de terceiro mundo. Mas, olhando para certas coisas, parece que estamos a trabalhar nisso com uma admirável dedicação"

Algarve, Política

Transportes, ação climática e creches marcam sessão da Assembleia Municipal de Faro

10:10 6 Outubro, 2026 10:11 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Sessão ficou marcada por decisões sobre transportes, creches, clima, Cinema Ossónoba e um empreendimento hoteleiro de quatro estrelas

Desporto, Economia, Ensino, Opinião, Política, Saúde

Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão

09:30 6 Outubro, 2026 09:28 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto discutimos quem ficou de fora da seleção, há portugueses a ficar de fora de coisas muito mais importantes"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e trovoada ainda não dão tréguas em Portugal: estes 8 distritos podem ser os mais afetados nas próximas horas

09:40 6 Outubro, 2026 09:31 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Instabilidade mantém-se esta terça e quarta-feira, com aguaceiros e possibilidade de trovoada: veja quais as regiões mais afetadas

Opinião

Entre nós…: A fome | Por Fernando Guimarães

07:30 6 Outubro, 2026 10:55 5 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"A fome também pode existir no meio da abundância, escondida atrás de portas fechadas, contas por pagar e frigoríficos vazios"

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Silves.
Algarve

“Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos

10:40 5 Outubro, 2026 12:02 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Após várias férias na região, Justin e Marjet deixaram os Países Baixos em 2024 para recuperar um espaço abandonado há décadas no Algarve

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A matéria do instante | Por Maria João Neves

09:20 2 Outubro, 2026 21:39 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Gastronomia, Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

Últimas Notícias

  • Tavira investe 151.500 euros em plano gratuito de promoção da atividade física
    Tavira investe 151.500 euros em plano gratuito de promoção da atividade física
  • Neste parque de acesso gratuito no Algarve pode observar uma espécie da família dos veados e fazer piqueniques todo o ano
    Neste parque de acesso gratuito no Algarve pode observar uma espécie da família dos veados e fazer piqueniques todo o ano
  • Transportes, ação climática e creches marcam sessão da Assembleia Municipal de Faro
    Transportes, ação climática e creches marcam sessão da Assembleia Municipal de Faro
  • Segurança Social vai pagar dinheiro extra a alguns reformados já este mês: veja quem tem direito e quanto pode receber
    Segurança Social vai pagar dinheiro extra a alguns reformados já este mês: veja quem tem direito e quanto pode receber
  • Chuva e trovoada ainda não dão tréguas em Portugal: estes 8 distritos podem ser os mais afetados nas próximas horas
    Chuva e trovoada ainda não dão tréguas em Portugal: estes 8 distritos podem ser os mais afetados nas próximas horas

Opinião

  • A Pátria de chuteiras | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria de chuteiras | Por José Figueiredo Santos
  • Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão
    Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão
  • Entre nós…: A fome | Por Fernando Guimarães
    Entre nós…: A fome | Por Fernando Guimarães

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal