Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Agente da GNR. Crédito: Lusa
Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

Condutores com seguro pagam todos os anos por quem circula sem ele: saiba quanto

Quem tem seguro automóvel contribui para um fundo que indemniza vítimas de acidentes provocados por veículos sem seguro válido

13:00 19 Julho, 2026 19:08 15 Julho, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Circular sem seguro automóvel é ilegal em Portugal e pode sair caro ao condutor apanhado em infração. Mas o impacto não fica apenas do lado de quem incumpre a lei. Sempre que há acidentes provocados por veículos sem seguro válido, existe um mecanismo que protege as vítimas e que é financiado, em parte, por todos os condutores que têm seguro automóvel obrigatório.

De acordo com a Razão Automóvel, quando um condutor provoca um acidente, é normalmente o seguro de responsabilidade civil que assume a indemnização dos danos causados a terceiros. O problema surge quando o responsável pelo acidente circula sem seguro. Nesses casos, pode intervir o Fundo de Garantia Automóvel, gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, para evitar que as vítimas fiquem sem compensação.

Fundo é financiado por quem tem seguro

Ao contrário do que muitos poderão pensar, o Fundo de Garantia Automóvel não é financiado diretamente pelo Estado. Entre as suas receitas está uma contribuição cobrada aos tomadores de seguros de responsabilidade civil automóvel, ou seja, aos condutores que cumprem a obrigação legal de ter seguro.

Essa contribuição corresponde a 2,5% do prémio comercial relativo à cobertura obrigatória de responsabilidade civil e surge discriminada no recibo do seguro. O valor é cobrado pelas seguradoras e entregue ao Fundo, mas o encargo é suportado pelos clientes.

Na prática, num prémio anual de responsabilidade civil de 250 euros, cerca de 6,25 euros destinam-se ao financiamento do Fundo de Garantia Automóvel. Esta contribuição incide apenas sobre a cobertura obrigatória e não sobre coberturas facultativas, como danos próprios, assistência em viagem ou proteção de ocupantes.

Segundo a ASF, citada pela Razão Automóvel, estima-se que cerca de 121 mil veículos circulem atualmente sem seguro válido, tendo por base dados de fiscalização de 2025.

Fundo pode tentar recuperar o dinheiro

Depois de pagar indemnizações às vítimas, o Fundo de Garantia Automóvel pode exigir ao responsável pelo acidente o reembolso das quantias pagas. Este mecanismo é conhecido como direito de regresso e permite ao Fundo tentar recuperar o dinheiro junto de quem circulava sem seguro.

Ainda assim, na prática, os valores recuperados ficam bastante abaixo das indemnizações pagas. Em 2025, segundo um estudo recente da ASF referido pela Razão Automóvel, o Fundo pagou praticamente 12 milhões de euros em indemnizações e recuperou menos de três milhões de euros junto dos responsáveis pelos acidentes.

A contribuição de 2,5% cobrada aos segurados também não é devolvida posteriormente, mesmo quando o Fundo consegue recuperar parte dos montantes pagos.

Circular sem seguro é contraordenação grave

O seguro de responsabilidade civil automóvel é obrigatório para todos os veículos a motor que circulem na via pública, nos termos do Decreto-Lei n.º 291/2007, de 21 de agosto. Esta cobertura serve para garantir que terceiros lesados num acidente possam ser indemnizados.

Circular sem seguro constitui uma contraordenação grave. No caso dos automóveis e motociclos, a coima pode variar entre 500 e 2.500 euros. Para os restantes veículos a motor, os valores vão de 250 a 1.250 euros. Além da multa, as autoridades podem apreender o veículo e os respetivos documentos.

Há exceções, mas são limitadas. A lei prevê a possibilidade de isenção para determinados veículos do Estado português, desde que exista despacho nesse sentido, bem como para veículos pertencentes a Estados estrangeiros ou organizações internacionais, nos termos previstos no diploma.

Mesmo nesses casos, a responsabilidade não desaparece. Em caso de acidente, as entidades abrangidas continuam obrigadas a indemnizar os lesados, assumindo obrigações que, numa situação comum, caberiam a uma seguradora.

Leia também: Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Ensino Europa Tech

Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença

16:45 5 Novembro, 2026 16:51 5 Novembro, 2026

Mobilidade Erasmus+ levou dois professores de Olhão a Florença para aprenderem a aplicar inteligência artificial, realidade virtual e impressão 3D no ensino

Carro a arder.
Auto Nacional

Carro elétrico incendeia-se durante carregamento em Guimarães: eis a razão para estes incêndios serem mais difíceis de combater

11:50 5 Novembro, 2026 10:31 5 Novembro, 2026

Automóvel elétrico destruído pelas chamas em Guimarães: características das baterias explicam as dificuldades no combate a estes incêndios

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Algarve Cultura

Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

16:22 5 Novembro, 2026 16:26 5 Novembro, 2026

Artistas portugueses e espanhóis levam a arte às ruas de Alcoutim, nos dias 13 e 14 de novembro, com esculturas, videomapping e teatro junto ao Guadiana

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Sala com uma salamandra.
Vida & Lazer

Usa uma salamandra para aquecer a casa? Há um gás que não tem cheiro e pode acumular-se sem ninguém perceber

17:20 3 Novembro, 2026 12:44 3 Novembro, 2026

Proteção Civil alerta para os riscos associados ao uso de salamandras em espaços mal ventilados e recomenda cuidados para evitar intoxicações

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Várias latas de refrigerante. Crédito: Freepik
Saúde

Oncologistas alertam para bebida comum que pode aumentar o risco de cancro do pâncreas: há estudos que apontam para uma ligação

20:20 2 Novembro, 2026 14:30 2 Novembro, 2026

Estudos associam o consumo regular de refrigerantes a um maior risco de cancro do pâncreas

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Ensino, Europa, Tech

Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença

16:45 5 Novembro, 2026 16:51 5 Novembro, 2026

Mobilidade Erasmus+ levou dois professores de Olhão a Florença para aprenderem a aplicar inteligência artificial, realidade virtual e impressão 3D no ensino

Carro a arder.
Auto, Nacional

Carro elétrico incendeia-se durante carregamento em Guimarães: eis a razão para estes incêndios serem mais difíceis de combater

11:50 5 Novembro, 2026 10:31 5 Novembro, 2026

Automóvel elétrico destruído pelas chamas em Guimarães: características das baterias explicam as dificuldades no combate a estes incêndios

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Algarve, Cultura

Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

16:22 5 Novembro, 2026 16:26 5 Novembro, 2026

Artistas portugueses e espanhóis levam a arte às ruas de Alcoutim, nos dias 13 e 14 de novembro, com esculturas, videomapping e teatro junto ao Guadiana

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Sala com uma salamandra.
Vida & Lazer

Usa uma salamandra para aquecer a casa? Há um gás que não tem cheiro e pode acumular-se sem ninguém perceber

17:20 3 Novembro, 2026 12:44 3 Novembro, 2026

Proteção Civil alerta para os riscos associados ao uso de salamandras em espaços mal ventilados e recomenda cuidados para evitar intoxicações

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Várias latas de refrigerante. Crédito: Freepik
Saúde

Oncologistas alertam para bebida comum que pode aumentar o risco de cancro do pâncreas: há estudos que apontam para uma ligação

20:20 2 Novembro, 2026 14:30 2 Novembro, 2026

Estudos associam o consumo regular de refrigerantes a um maior risco de cancro do pâncreas

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Últimas Notícias

  • Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
    Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
  • Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
    Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
  • Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
    Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
  • SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso
    SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso
  • Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada
    Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

Opinião

  • História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal