Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
José Apolinário, presidente da CCDR Algarve. Foto DR
Algarve, Nacional

CCDR do Algarve preocupada com atraso no avanço de nova ponte sobre o Guadiana

Processo está a ser bloqueado por questões de enquadramento internacional

18:19 1 Março, 2024 11:37 3 Março, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve mostrou-se esta sexta-feira preocupado com um eventual atraso no avanço da ponte entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, processo que está a ser bloqueado por questões de enquadramento internacional.

Em declarações à Lusa, José Apolinário adiantou que, para o concurso para a construção da ponte internacional que ligará o Algarve à Andaluzia ser lançado, no máximo, nos próximos 90 dias, para cumprir os prazos de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), existem “três barreiras” a superar.

Além de ser necessário que haja um entendimento entre o Governo de Espanha e a Junta da Andaluzia acerca dos acessos do lado espanhol, o que implica eventuais expropriações, Madrid considerou também que era ainda preciso um acordo entre ambos os países sob a forma de convenção internacional.

Portugal aguarda que Espanha se pronuncie sobre o Estudo de Impacto Ambiental

Por outro lado, Portugal aguarda que Espanha se pronuncie sobre o Estudo de Impacto Ambiental, submetido pelas autoridades portuguesas em outubro, transmitido às autoridades espanholas em dezembro e que foi recebido pela Junta da Andaluzia em 08 de fevereiro último.

“Do lado português, já demos todos os passos necessários, mas há um impasse entre o Governo do Reino de Espanha e a Junta da Andaluzia, com quem temos mantido contacto, além do facto de a ponte ligar a uma estrada que é da responsabilidade da Diputación [administração provincial] de Huelva”, referiu o dirigente regional.

Portugal e Espanha já tinham assinado em novembro de 2022, na 33.ª Cimeira Ibérica, os acordos para a construção, até 2025, das pontes sobre os rios Sever (entre Nisa e Cedillo), e Guadiana (Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana), mas, em dezembro último, Espanha considerou que era necessário um novo acordo.

Portugal destinou nove milhões de euros de fundos europeus do PRR para cada uma destas pontes internacionais, sendo que, no caso da ponte de Alcoutim, foi feito um reforço para 13,4 milhões de euros com verbas do Orçamento do Estado.

Verba para financiar a construção da ponte pode estender-se até junho de 2026

José Apolinário recordou que a verba contratualizada para financiar a construção da ponte – cujo beneficiário final, do lado português, é a Câmara de Alcoutim, no distrito de Faro -, tem como prazo o final de 2025, podendo, no entanto, estender-se até junho de 2026.

Nesse sentido, para que esses prazos possam ser cumpridos, o concurso para a construção da ponte “tem de ser lançado nos próximos 60 a 90 dias”, sob pena de não se conseguir cumprir os prazos contratualizados no âmbito do PRR, advertiu.

A nova ponte sobre o Guadiana vai unir Alcoutim, no Algarve, com Sanlúcar de Guadiana, na Andaluzia, duas povoações que estão frente a frente, mas que dispõem apenas, atualmente, de ligação por barco entre elas. O percurso por estrada vai reduzir-se em 70 quilómetros em relação ao que é possível fazer hoje.

A infraestrutura reforça a cooperação entre as regiões do Algarve e da Andaluzia, no seguimento do trabalho desenvolvido no âmbito da eurorregião EUROAAA, que inclui também o Alentejo e que ocupa 21% da superfície da península Ibérica.

Leia também: Ponte entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana dá mais um passo

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Algarve

Amigo de marroquino morto em Olhão diz não se recordar de agressões da PSP

17:40 23 Outubro, 2026 17:26 23 Outubro, 2026

Testemunha afirmou em tribunal não ter memória das alegadas agressões dos dois polícias julgados pela morte de Aissa Ait Aissa, em março de 2024

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Europa

Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda

15:20 23 Outubro, 2026 12:38 23 Outubro, 2026

Companhia aérea vai reforçar as ligações entre o Algarve e a Polónia com dois destinos a partir de março de 2027

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Marta Almeida. Crédito: CMTV
Nacional

Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila

19:35 23 Outubro, 2026 19:35 23 Outubro, 2026

Empresa municipal afirma que a jovem não integrava o agregado autorizado e invoca decisões judiciais sobre a habitação em Marvila

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Europe Direct Algarve Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Algarve Desporto

Albufeira recebe Grand Prix de jiu-jitsu com prémios de mil euros e festival de gastronomia e música

11:04 23 Outubro, 2026 11:04 23 Outubro, 2026

Competição de jiu-jitsu reúne 16 atletas de faixa preta em Albufeira, a 14 de novembro, num evento com música ao vivo e comida de rua

Mulher no banco.
Economia Nacional

Portugueses ‘correm’ atrás dos Certificados de Aforro: há 2 anos que as poupanças aumentam todos os meses

16:50 23 Outubro, 2026 14:57 23 Outubro, 2026

Os certificados de aforro continuam a atrair as poupanças das famílias portuguesas, levando o Governo a aumentar os limites de emissão

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Opinião Política

Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

16:18 20 Outubro, 2026 16:20 20 Outubro, 2026

"A idade ensinou-me, pelo menos, uma coisa, não é a ausência de discordância que demonstra a inteligência de uma sociedade, mas a sua capacidade de conviver com ela sem a tentar silenciar"

Europe Direct Algarve Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Algarve

Amigo de marroquino morto em Olhão diz não se recordar de agressões da PSP

17:40 23 Outubro, 2026 17:26 23 Outubro, 2026

Testemunha afirmou em tribunal não ter memória das alegadas agressões dos dois polícias julgados pela morte de Aissa Ait Aissa, em março de 2024

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Europa

Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda

15:20 23 Outubro, 2026 12:38 23 Outubro, 2026

Companhia aérea vai reforçar as ligações entre o Algarve e a Polónia com dois destinos a partir de março de 2027

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Marta Almeida. Crédito: CMTV
Nacional

Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila

19:35 23 Outubro, 2026 19:35 23 Outubro, 2026

Empresa municipal afirma que a jovem não integrava o agregado autorizado e invoca decisões judiciais sobre a habitação em Marvila

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Algarve, Desporto

Albufeira recebe Grand Prix de jiu-jitsu com prémios de mil euros e festival de gastronomia e música

11:04 23 Outubro, 2026 11:04 23 Outubro, 2026

Competição de jiu-jitsu reúne 16 atletas de faixa preta em Albufeira, a 14 de novembro, num evento com música ao vivo e comida de rua

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Portugueses ‘correm’ atrás dos Certificados de Aforro: há 2 anos que as poupanças aumentam todos os meses

16:50 23 Outubro, 2026 14:57 23 Outubro, 2026

Os certificados de aforro continuam a atrair as poupanças das famílias portuguesas, levando o Governo a aumentar os limites de emissão

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

16:18 20 Outubro, 2026 16:20 20 Outubro, 2026

"A idade ensinou-me, pelo menos, uma coisa, não é a ausência de discordância que demonstra a inteligência de uma sociedade, mas a sua capacidade de conviver com ela sem a tentar silenciar"

Europe Direct Algarve, Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Últimas Notícias

  • Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa
    Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa
  • Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila
    Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila
  • Bruno Zarra e Sylva Drums levam o nome do Algarve ao Amsterdam Dance Event 2026
    Bruno Zarra e Sylva Drums levam o nome do Algarve ao Amsterdam Dance Event 2026
  • Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23
    Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23
  • Frusoal produz mais de 40.000 toneladas de fruta por ano no Algarve e assegura 220 empregos diretos
    Frusoal produz mais de 40.000 toneladas de fruta por ano no Algarve e assegura 220 empregos diretos

Opinião

  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal