Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Algarve registou o maior crescimento real do PIB em 2022

“O Algarve (17,0%), a região autónoma da Madeira (14,2%) e a Área Metropolitana de Lisboa (8,2%) apresentaram desempenhos superiores ao país, segundo o INE

18:06 18 Dezembro, 2023 18:08 18 Dezembro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As regiões do Algarve, Madeira e Área Metropolitana de Lisboa registaram o maior crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, impulsionadas pelo comércio, transportes, alojamento e restauração, estimou esta segunda-feiro o Instituto Nacional de Estatística.

Segundo os resultados provisórios das Contas Regionais do Instituto Nacional de Estatística (INE), “em 2022, em termos reais, estima-se que o PIB tenha aumentado 6,8% no país, com todas as regiões a registarem crescimentos”.

“O Algarve (17,0%), a região autónoma da Madeira (14,2%) e a Área Metropolitana de Lisboa (8,2%) apresentaram desempenhos superiores ao país”, enquanto se estima que os Açores (6,8%) tiveram desempenho idêntico ao valor nacional, e o Norte (5,6%), Alentejo (4,7%) e Centro (3,8%) apresentaram “crescimentos mais moderados”.

O INE salientou que, “em larga medida, as regiões que apresentaram desempenhos mais modestos em 2022 tinham sido menos afetadas pela pandemia [de covid-19] nos dois anos anteriores” e, em sentido oposto, as com “crescimentos mais intensos em 2022 tinham registado contrações mais fortes nos anos da pandemia”.

PIB nominal de todas as regiões ultrapassaram o valor do ano pré-pandemia

As estimativas apontam para que “o PIB nominal de todas as regiões tenha ultrapassado o valor do ano pré-pandemia, com uma variação similar ao país (13,0%), destacando-se a região autónoma da Madeira com um PIB nominal de 17,4% acima” do registado em 2019.

O PIB do país “registou um crescimento nominal de 12,2%” e “todas as regiões apresentaram variações positivas, sendo as mais intensas” no Algarve (21,3%), Madeira (19,8%) e Área Metropolitana de Lisboa (14,1%), “regiões mais afetadas pela pandemia”, estimando-se, para as restantes, variações nominais abaixo da média do país, sendo 12,0% nos Açores, 10,4% no Norte e no Alentejo, distanciando-se ligeiramente o Centro, com crescimento nominal de 9,1%.

Para o crescimento real do PIB do Algarve, Madeira e Área Metropolitana de Lisboa (AML), o INE considerou que “contribuiu significativamente o VAB [valor acrescentado bruto] dos ramos do comércio, transportes, alojamento e restauração e dos serviços prestados às empresas, atividades com relevância significativa na estrutura produtiva destas regiões”.

Os acréscimos do VAB, em volume, no Algarve, Madeira e AML, serão, respetivamente, no comércio de 36,7%, 33,4% e 18,4%, e nos transportes 25,0%, 27,5% e 10,4%.

Na região Norte, destaca-se o crescimento do VAB do comércio, transportes, alojamento e restauração (12,0%) e serviços prestados às empresas (9,6%), e no Alentejo, o acréscimo mais moderado do PIB foi, em grande medida, condicionado pelo crescimento do comércio, transportes, alojamento e restauração (13,9%) inferior ao país e, sobretudo, pelos decréscimos na indústria extrativa (-15,5%) e da agricultura, silvicultura e pesca (-6,0%).

“A evolução relativamente moderada do PIB da região Centro traduz um crescimento do VAB inferior ao do país em quase todos os ramos de atividade, em especial da agricultura, silvicultura e pesca, que decresceu 12,6%”, lê-se no estudo.

O INE revelou também que, nos resultados finais de 2021, o PIB do país “registou uma variação nominal de 7,7% e real de 5,7%”.

Em termos nominais, o PIB cresceu em todas as NUTS (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos) II, embora de forma mais acentuada na Madeira (12,9%) e Algarve (12,4%), regiões que têm em comum “um peso relativo elevado das atividades ligadas ao turismo, que registaram decréscimos muito acentuados em 2020, tendo iniciado alguma recuperação em 2021”.

No Alentejo (10,1%) e na Região Autónoma dos Açores (9,5%) registaram-se acréscimos menos acentuados, embora superiores à média nacional, e Norte (7,5%), Centro (7,2%) e AML (6,9%) apresentaram variações nominais mais moderadas e inferiores ao país.

O PIB das regiões Norte, Centro, Alentejo e Açores, apesar do crescimento nominal mais moderado, apresentou em 2021 valores superiores a 2019, ao contrário de Algarve, Madeira e AML “que mantiveram os valores de PIB inferiores ao ano pré-pandemia”, notou o estudo.

Em termos reais, em 2021, o PIB cresceu em todas as regiões, em especial na Madeira (9,2%), Algarve e Açores (7,4%) e Alentejo (6,8%), e a AML (5,7%) e o Norte (5,6%) registaram um crescimento próximo do país, enquanto o Centro (4,9%) teve o crescimento mais moderado.

Para o crescimento real do PIB da Madeira, Açores e Algarve contribuiu significativamente a evolução do VAB do comércio (17,4%), transportes (20,3%) e alojamento e restauração (10,7%) com crescimento superior à média nacional.

Madeira e Algarve beneficiaram do crescimento dos serviços prestados às empresas

A Madeira e o Algarve também beneficiaram do crescimento dos serviços prestados às empresas, em 29,0% e 20,1%, respetivamente, já os Açores ganharam com o crescimento da agricultura, silvicultura e pesca (6,2%), relevante na sua estrutura produtiva.

No Alentejo, o acréscimo do PIB foi, em grande medida, determinado pelo crescimento significativo do VAB da indústria e energia (20,4%), em particular do setor petroquímico no complexo de Sines, e indústrias extrativas (37,3%), e ainda do comércio, transportes e alojamento e restauração (4,5%), enquanto na agricultura, silvicultura e pesca, com peso na região, cresceu mais moderadamente (3,9%).

A variação da AML foi influenciada mais intensamente pelo crescimento do comércio, transportes e alojamento e restauração (7,5%) e mais moderadamente da administração pública, saúde e educação e serviços prestados às empresas (ambos com 4,8%), importantes na estrutura produtiva da região e que cresceram menos que o país.

O crescimento do PIB do Norte, ligeiramente inferior ao do país, foi condicionado pelo crescimento moderado das atividades financeiras e seguros (3,7%), dos serviços de informação e comunicação (6,7%) e do comércio, transportes, alojamento e restauração (7,9%).

Em 2021, a produtividade do trabalho, avaliada entre o VAB em termos reais e o emprego total medido em indivíduos, aumentou 3,5% no país, com todas as regiões a registarem acréscimos da produtividade, sendo os mais expressivos e superiores à média nacional na região da Madeira (7,9%), dos Açores (5,1%) e Alentejo e Algarve (4,3%).

No Norte registou-se um acréscimo próximo da média nacional (3,6%), enquanto na AML (3,0%) e no Centro (2,8%) registaram-se acréscimos inferiores à média do país.

O custo de trabalho por unidade produzida diminuiu na Madeira (-2,8%), Açores (-1,5%) e Alentejo (-0,3%), e cresceu acima da média nacional no Norte e Centro (2,2%), enquanto na AML apresentou variação próxima do país (1,7%) e no Algarve um crescimento menos expressivo (0,9%), indicou o INE.

Leia também: 14% das casas à venda no Algarve fica menos de uma semana no mercado

Ciência Nacional

Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança

13:00 12 Agosto, 2026 16:41 11 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não conseguiu encontrar óculos próprios tem alternativas simples que permitem acompanhar o eclipse sem olhar diretamente para o Sol

Viatura do INEM.
Algarve

Condutor de velocípede perde a vida em acidente na estrada entre Pechão e Olhão

11:10 12 Agosto, 2026 11:11 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O acidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira, na ligação entre Pechão e Olhão, e provocou a morte do condutor de um velocípede.

Algarve Política Saúde

PCP de Silves contesta instalação de Unidade de Saúde Familiar modelo C

08:00 12 Agosto, 2026 08:04 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Comunistas defendem um modelo exclusivamente público para os cuidados de saúde primários e pedem a revogação das USF modelo C

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

18:30 11 Agosto, 2026 14:55 11 Agosto, 2026 | João Luís

O eclipse solar vai esconder mais de 90% do disco solar em praticamente todo o continente e deverá levar milhares de pessoas a observar

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Algarve Cultura

Marés Criativas regressa a Santa Luzia com três dias de música, dança e oficinas

12:45 12 Agosto, 2026 12:48 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Santa Luzia recebe três dias de música, dança e artes plásticas na 3.ª edição do Marés Criativas, que decorre de 28 a 30 de agosto

Opinião Política

Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

07:30 12 Agosto, 2026 07:20 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de uma Polícia Regional pode nunca acontecer. Pode revelar-se constitucionalmente inviável ou politicamente desaconselhável. Mas só o saberemos se o tema for discutido com serenidade, rigor jurídico e visão estratégica"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Europe Direct Algarve

Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens

09:20 12 Agosto, 2026 09:33 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A União Europeia passa a limitar as chamadas “substâncias químicas eternas” em embalagens destinadas ao contacto com alimentos

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

19:30 11 Agosto, 2026 16:20 11 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Previsão aponta para chuva nos Açores e temperaturas elevadas no continente, com diferenças marcadas entre regiões

Economia Nacional

Primark ‘acelera’ em Portugal e estreia-se nestas duas cidades: novas lojas vão abrir já em setembro

14:30 10 Agosto, 2026 13:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia irlandesa Primark reforça a presença em Portugal com duas novas lojas já em setembro, num investimento que vai criar mais de 80 postos de trabalho

Ciência, Nacional

Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança

13:00 12 Agosto, 2026 16:41 11 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não conseguiu encontrar óculos próprios tem alternativas simples que permitem acompanhar o eclipse sem olhar diretamente para o Sol

Viatura do INEM.
Algarve

Condutor de velocípede perde a vida em acidente na estrada entre Pechão e Olhão

11:10 12 Agosto, 2026 11:11 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O acidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira, na ligação entre Pechão e Olhão, e provocou a morte do condutor de um velocípede.

Algarve, Política, Saúde

PCP de Silves contesta instalação de Unidade de Saúde Familiar modelo C

08:00 12 Agosto, 2026 08:04 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Comunistas defendem um modelo exclusivamente público para os cuidados de saúde primários e pedem a revogação das USF modelo C

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

18:30 11 Agosto, 2026 14:55 11 Agosto, 2026 | João Luís

O eclipse solar vai esconder mais de 90% do disco solar em praticamente todo o continente e deverá levar milhares de pessoas a observar

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Algarve, Cultura

Marés Criativas regressa a Santa Luzia com três dias de música, dança e oficinas

12:45 12 Agosto, 2026 12:48 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Santa Luzia recebe três dias de música, dança e artes plásticas na 3.ª edição do Marés Criativas, que decorre de 28 a 30 de agosto

Opinião, Política

Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

07:30 12 Agosto, 2026 07:20 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de uma Polícia Regional pode nunca acontecer. Pode revelar-se constitucionalmente inviável ou politicamente desaconselhável. Mas só o saberemos se o tema for discutido com serenidade, rigor jurídico e visão estratégica"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Europe Direct Algarve

Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens

09:20 12 Agosto, 2026 09:33 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A União Europeia passa a limitar as chamadas “substâncias químicas eternas” em embalagens destinadas ao contacto com alimentos

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

19:30 11 Agosto, 2026 16:20 11 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Previsão aponta para chuva nos Açores e temperaturas elevadas no continente, com diferenças marcadas entre regiões

Economia, Nacional

Primark ‘acelera’ em Portugal e estreia-se nestas duas cidades: novas lojas vão abrir já em setembro

14:30 10 Agosto, 2026 13:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia irlandesa Primark reforça a presença em Portugal com duas novas lojas já em setembro, num investimento que vai criar mais de 80 postos de trabalho

Últimas Notícias

  • Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança
    Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança
  • Marés Criativas regressa a Santa Luzia com três dias de música, dança e oficinas
    Marés Criativas regressa a Santa Luzia com três dias de música, dança e oficinas
  • Feira de Stocks regressa à Baixa de Tavira entre 20 e 24 de agosto
    Feira de Stocks regressa à Baixa de Tavira entre 20 e 24 de agosto
  • Recebeu pagamentos da Segurança Social sem ter direito? Saiba o que fazer para não ter de devolver o dinheiro
    Recebeu pagamentos da Segurança Social sem ter direito? Saiba o que fazer para não ter de devolver o dinheiro
  • Aviso de especialista: não compre uvas no supermercado se estiverem assim e estas são as razões
    Aviso de especialista: não compre uvas no supermercado se estiverem assim e estas são as razões

Opinião

  • Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
    Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
  • União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
    União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento