Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

Algarve registou o maior crescimento real do PIB em 2022

“O Algarve (17,0%), a região autónoma da Madeira (14,2%) e a Área Metropolitana de Lisboa (8,2%) apresentaram desempenhos superiores ao país, segundo o INE

18:06 18 Dezembro, 2023 18:08 18 Dezembro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As regiões do Algarve, Madeira e Área Metropolitana de Lisboa registaram o maior crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, impulsionadas pelo comércio, transportes, alojamento e restauração, estimou esta segunda-feiro o Instituto Nacional de Estatística.

Segundo os resultados provisórios das Contas Regionais do Instituto Nacional de Estatística (INE), “em 2022, em termos reais, estima-se que o PIB tenha aumentado 6,8% no país, com todas as regiões a registarem crescimentos”.

“O Algarve (17,0%), a região autónoma da Madeira (14,2%) e a Área Metropolitana de Lisboa (8,2%) apresentaram desempenhos superiores ao país”, enquanto se estima que os Açores (6,8%) tiveram desempenho idêntico ao valor nacional, e o Norte (5,6%), Alentejo (4,7%) e Centro (3,8%) apresentaram “crescimentos mais moderados”.

O INE salientou que, “em larga medida, as regiões que apresentaram desempenhos mais modestos em 2022 tinham sido menos afetadas pela pandemia [de covid-19] nos dois anos anteriores” e, em sentido oposto, as com “crescimentos mais intensos em 2022 tinham registado contrações mais fortes nos anos da pandemia”.

PIB nominal de todas as regiões ultrapassaram o valor do ano pré-pandemia

As estimativas apontam para que “o PIB nominal de todas as regiões tenha ultrapassado o valor do ano pré-pandemia, com uma variação similar ao país (13,0%), destacando-se a região autónoma da Madeira com um PIB nominal de 17,4% acima” do registado em 2019.

O PIB do país “registou um crescimento nominal de 12,2%” e “todas as regiões apresentaram variações positivas, sendo as mais intensas” no Algarve (21,3%), Madeira (19,8%) e Área Metropolitana de Lisboa (14,1%), “regiões mais afetadas pela pandemia”, estimando-se, para as restantes, variações nominais abaixo da média do país, sendo 12,0% nos Açores, 10,4% no Norte e no Alentejo, distanciando-se ligeiramente o Centro, com crescimento nominal de 9,1%.

Para o crescimento real do PIB do Algarve, Madeira e Área Metropolitana de Lisboa (AML), o INE considerou que “contribuiu significativamente o VAB [valor acrescentado bruto] dos ramos do comércio, transportes, alojamento e restauração e dos serviços prestados às empresas, atividades com relevância significativa na estrutura produtiva destas regiões”.

Os acréscimos do VAB, em volume, no Algarve, Madeira e AML, serão, respetivamente, no comércio de 36,7%, 33,4% e 18,4%, e nos transportes 25,0%, 27,5% e 10,4%.

Na região Norte, destaca-se o crescimento do VAB do comércio, transportes, alojamento e restauração (12,0%) e serviços prestados às empresas (9,6%), e no Alentejo, o acréscimo mais moderado do PIB foi, em grande medida, condicionado pelo crescimento do comércio, transportes, alojamento e restauração (13,9%) inferior ao país e, sobretudo, pelos decréscimos na indústria extrativa (-15,5%) e da agricultura, silvicultura e pesca (-6,0%).

“A evolução relativamente moderada do PIB da região Centro traduz um crescimento do VAB inferior ao do país em quase todos os ramos de atividade, em especial da agricultura, silvicultura e pesca, que decresceu 12,6%”, lê-se no estudo.

O INE revelou também que, nos resultados finais de 2021, o PIB do país “registou uma variação nominal de 7,7% e real de 5,7%”.

Em termos nominais, o PIB cresceu em todas as NUTS (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos) II, embora de forma mais acentuada na Madeira (12,9%) e Algarve (12,4%), regiões que têm em comum “um peso relativo elevado das atividades ligadas ao turismo, que registaram decréscimos muito acentuados em 2020, tendo iniciado alguma recuperação em 2021”.

No Alentejo (10,1%) e na Região Autónoma dos Açores (9,5%) registaram-se acréscimos menos acentuados, embora superiores à média nacional, e Norte (7,5%), Centro (7,2%) e AML (6,9%) apresentaram variações nominais mais moderadas e inferiores ao país.

O PIB das regiões Norte, Centro, Alentejo e Açores, apesar do crescimento nominal mais moderado, apresentou em 2021 valores superiores a 2019, ao contrário de Algarve, Madeira e AML “que mantiveram os valores de PIB inferiores ao ano pré-pandemia”, notou o estudo.

Em termos reais, em 2021, o PIB cresceu em todas as regiões, em especial na Madeira (9,2%), Algarve e Açores (7,4%) e Alentejo (6,8%), e a AML (5,7%) e o Norte (5,6%) registaram um crescimento próximo do país, enquanto o Centro (4,9%) teve o crescimento mais moderado.

Para o crescimento real do PIB da Madeira, Açores e Algarve contribuiu significativamente a evolução do VAB do comércio (17,4%), transportes (20,3%) e alojamento e restauração (10,7%) com crescimento superior à média nacional.

Madeira e Algarve beneficiaram do crescimento dos serviços prestados às empresas

A Madeira e o Algarve também beneficiaram do crescimento dos serviços prestados às empresas, em 29,0% e 20,1%, respetivamente, já os Açores ganharam com o crescimento da agricultura, silvicultura e pesca (6,2%), relevante na sua estrutura produtiva.

No Alentejo, o acréscimo do PIB foi, em grande medida, determinado pelo crescimento significativo do VAB da indústria e energia (20,4%), em particular do setor petroquímico no complexo de Sines, e indústrias extrativas (37,3%), e ainda do comércio, transportes e alojamento e restauração (4,5%), enquanto na agricultura, silvicultura e pesca, com peso na região, cresceu mais moderadamente (3,9%).

A variação da AML foi influenciada mais intensamente pelo crescimento do comércio, transportes e alojamento e restauração (7,5%) e mais moderadamente da administração pública, saúde e educação e serviços prestados às empresas (ambos com 4,8%), importantes na estrutura produtiva da região e que cresceram menos que o país.

O crescimento do PIB do Norte, ligeiramente inferior ao do país, foi condicionado pelo crescimento moderado das atividades financeiras e seguros (3,7%), dos serviços de informação e comunicação (6,7%) e do comércio, transportes, alojamento e restauração (7,9%).

Em 2021, a produtividade do trabalho, avaliada entre o VAB em termos reais e o emprego total medido em indivíduos, aumentou 3,5% no país, com todas as regiões a registarem acréscimos da produtividade, sendo os mais expressivos e superiores à média nacional na região da Madeira (7,9%), dos Açores (5,1%) e Alentejo e Algarve (4,3%).

No Norte registou-se um acréscimo próximo da média nacional (3,6%), enquanto na AML (3,0%) e no Centro (2,8%) registaram-se acréscimos inferiores à média do país.

O custo de trabalho por unidade produzida diminuiu na Madeira (-2,8%), Açores (-1,5%) e Alentejo (-0,3%), e cresceu acima da média nacional no Norte e Centro (2,2%), enquanto na AML apresentou variação próxima do país (1,7%) e no Algarve um crescimento menos expressivo (0,9%), indicou o INE.

Leia também: 14% das casas à venda no Algarve fica menos de uma semana no mercado

Dois agricultores a planear. Crédito: Freepik AI
Animais Nacional

Animal desaparecido há 500 anos voltou a Portugal e não é bem-vindo por este setor

09:10 25 Abril, 2026 16:36 24 Abril, 2026 | Luís Santos

O regresso deste animal a Portugal está a gerar entusiasmo na conservação, mas também levanta preocupações num setor específico

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 18:41 23 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Prato de salmão. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem atum nem espadarte: estes peixes são a alternativa saudável ao salmão por menos de metade do preço

09:30 25 Abril, 2026 14:12 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Superam o salmão em valor nutricional, são mais económicos e promovem melhor saúde cardiovascular

Carro a buzinar. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Condutores estão ‘avisados’: só pode usar a buzina nestas situações e multas vão até aos 2.500€

09:00 25 Abril, 2026 02:05 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos condutores fazem uso da buzina em situações que são proibidas pelo Código da Estrada e podem levar a multas

Dia de chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão ganha força e traz trovoadas: mau tempo pode chegar rapidamente, mas só para algumas regiões

06:30 25 Abril, 2026 14:56 24 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão ganha intensidade e pode trazer trovoadas este fim de semana. A instabilidade não será generalizada, mas merece atenção

Automóvel com a matrícula cor de rosa.
Auto Europa

Carros com matrícula desta cor já estão a circular nas estradas: saiba o que significa

08:50 25 Abril, 2026 10:29 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

França lançou novas matrículas temporárias cor-de-rosa para facilitar a identificação imediata de veículos irregulares nas estradas

Algarve Gastronomia

Sabores da Ria Formosa inspiram restaurante do Hilton Vilamoura

10:00 25 Abril, 2026 12:18 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Restaurante em Vilamoura aposta em produtos locais e sabores algarvios na nova carta de verão inspirada no mar e na Ria Formosa

Algarve Política

Assembleia Municipal de Jovens regressa a Lagoa para promover participação cívica

08:30 25 Abril, 2026 11:04 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa recebe Assembleia Municipal de Jovens, que promove participação cívica e debate entre alunos sobre ambiente, mobilidade e cultura

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força vai ‘encharcar’ Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 24 Abril, 2026 17:28 24 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Um bloqueio anticiclónico no Reino Unido vai trazer chuva intensa a todo o território nacional a partir desta data, de acordo com as previsões

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Algarve Ensino

OPTO leva oportunidades de futuro a jovens do Algarve

08:00 25 Abril, 2026 15:43 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens descobrem oportunidades no fórum de Albufeira, que reúne dezenas de entidades e milhares de participantes entre 13 e 15 de maio

Opinião Saúde

Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque

07:30 25 Abril, 2026 14:49 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"A primavera é uma estação de oportunidades para revitalizar o corpo e a mente, mas exige também cuidados específicos"

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Algarve Economia

Amanhecer abre nova loja em Olhão e reforça presença no Algarve

17:20 22 Abril, 2026 17:21 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão ganha novo espaço comercial da rede Amanhecer, que reforça presença no Algarve e passa a contar com 67 lojas na região

Dois agricultores a planear. Crédito: Freepik AI
Animais, Nacional

Animal desaparecido há 500 anos voltou a Portugal e não é bem-vindo por este setor

09:10 25 Abril, 2026 16:36 24 Abril, 2026 | Luís Santos

O regresso deste animal a Portugal está a gerar entusiasmo na conservação, mas também levanta preocupações num setor específico

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 18:41 23 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Prato de salmão. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem atum nem espadarte: estes peixes são a alternativa saudável ao salmão por menos de metade do preço

09:30 25 Abril, 2026 14:12 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Superam o salmão em valor nutricional, são mais económicos e promovem melhor saúde cardiovascular

Carro a buzinar. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Condutores estão ‘avisados’: só pode usar a buzina nestas situações e multas vão até aos 2.500€

09:00 25 Abril, 2026 02:05 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos condutores fazem uso da buzina em situações que são proibidas pelo Código da Estrada e podem levar a multas

Dia de chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão ganha força e traz trovoadas: mau tempo pode chegar rapidamente, mas só para algumas regiões

06:30 25 Abril, 2026 14:56 24 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão ganha intensidade e pode trazer trovoadas este fim de semana. A instabilidade não será generalizada, mas merece atenção

Automóvel com a matrícula cor de rosa.
Auto, Europa

Carros com matrícula desta cor já estão a circular nas estradas: saiba o que significa

08:50 25 Abril, 2026 10:29 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

França lançou novas matrículas temporárias cor-de-rosa para facilitar a identificação imediata de veículos irregulares nas estradas

Algarve, Gastronomia

Sabores da Ria Formosa inspiram restaurante do Hilton Vilamoura

10:00 25 Abril, 2026 12:18 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Restaurante em Vilamoura aposta em produtos locais e sabores algarvios na nova carta de verão inspirada no mar e na Ria Formosa

Algarve, Política

Assembleia Municipal de Jovens regressa a Lagoa para promover participação cívica

08:30 25 Abril, 2026 11:04 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa recebe Assembleia Municipal de Jovens, que promove participação cívica e debate entre alunos sobre ambiente, mobilidade e cultura

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força vai ‘encharcar’ Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 24 Abril, 2026 17:28 24 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Um bloqueio anticiclónico no Reino Unido vai trazer chuva intensa a todo o território nacional a partir desta data, de acordo com as previsões

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Algarve, Ensino

OPTO leva oportunidades de futuro a jovens do Algarve

08:00 25 Abril, 2026 15:43 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens descobrem oportunidades no fórum de Albufeira, que reúne dezenas de entidades e milhares de participantes entre 13 e 15 de maio

Opinião, Saúde

Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque

07:30 25 Abril, 2026 14:49 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"A primavera é uma estação de oportunidades para revitalizar o corpo e a mente, mas exige também cuidados específicos"

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Algarve, Economia

Amanhecer abre nova loja em Olhão e reforça presença no Algarve

17:20 22 Abril, 2026 17:21 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão ganha novo espaço comercial da rede Amanhecer, que reforça presença no Algarve e passa a contar com 67 lojas na região

Últimas Notícias

  • Rui Cristina exige estudo ambiental “sério e sem falhas” sobre dessalinizadora
    Rui Cristina exige estudo ambiental “sério e sem falhas” sobre dessalinizadora
  • Sabores da Ria Formosa inspiram restaurante do Hilton Vilamoura
    Sabores da Ria Formosa inspiram restaurante do Hilton Vilamoura
  • Nem atum nem espadarte: estes peixes são a alternativa saudável ao salmão por menos de metade do preço
    Nem atum nem espadarte: estes peixes são a alternativa saudável ao salmão por menos de metade do preço
  • Animal desaparecido há 500 anos voltou a Portugal e não é bem-vindo por este setor
    Animal desaparecido há 500 anos voltou a Portugal e não é bem-vindo por este setor
  • Condutores estão ‘avisados’: só pode usar a buzina nestas situações e multas vão até aos 2.500€
    Condutores estão ‘avisados’: só pode usar a buzina nestas situações e multas vão até aos 2.500€
  • Carros com matrícula desta cor já estão a circular nas estradas: saiba o que significa
    Carros com matrícula desta cor já estão a circular nas estradas: saiba o que significa

Opinião

  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
  • Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
    Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
    Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal