Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulheres a usar burca. Crédito: Lusa
Mulheres a usar burca. Crédito: Lusa
Nacional

Adeus burcas: Parlamento aprova proibição nestes locais e coimas podem chegar a este valor

A nova lei aprovada em Parlamento restringe o uso das burcas em Portugal e está a gerar debate em torno da liberdade religiosa e dos limites da segurança pública

15:00 17 Outubro, 2025 14:46 17 Outubro, 2025
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Parlamento português aprovou a proibição do uso das burcas em locais públicos, uma medida que divide opiniões e deverá ser debatida novamente antes da entrada em vigor.

De acordo com Euronews, a proposta partiu do partido Chega e contou com o apoio do PSD, Iniciativa Liberal e CDS-PP, enquanto PS, Bloco de Esquerda, PCP e Livre votaram contra. O PAN e o JPP optaram pela abstenção. O projeto de lei pretende proibir “a utilização, em espaços públicos, de roupas destinadas a ocultar ou a obstaculizar a exibição do rosto”, referindo explicitamente o caso da burca.

A iniciativa parlamentar, agora aprovada na generalidade, não visa apenas a proibição de uso, mas também o impedimento de que alguém seja “forçado a ocultar o rosto por motivos de género ou religião”.

Exceções previstas na lei

Apesar da proibição, o diploma contempla exceções. Não se aplica em situações devidamente justificadas por razões de saúde, segurança, clima, profissão, arte, entretenimento ou publicidade. Também ficam de fora locais de culto, aviões e instalações diplomáticas e consulares.

Segundo o texto, “a ocultação do rosto” será permitida sempre que decorrer de disposição legal ou quando a segurança o exigir, como acontece com equipamentos de proteção ou uniformes específicos.

O projeto será agora analisado pela Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, onde poderá sofrer alterações antes da votação final global.

Entrada em vigor e aplicação prática

A nova lei entrará em vigor 30 dias após a sua publicação em Diário da República, depois de promulgada pelo Presidente da República. A partir daí, a proibição abrangerá todas as vias públicas e locais abertos ao público, incluindo serviços, eventos e manifestações.

O objetivo é que a regra se aplique a todos os espaços onde existam serviços acessíveis aos cidadãos, garantindo uma norma uniforme em todo o território nacional.

Coimas que podem chegar aos 4.000 euros

De acordo com a proposta, quem violar a proibição pode ser multado entre 200 e 2.000 euros em caso de negligência. Se for comprovado dolo, os valores duplicam, variando entre 400 e 4.000 euros.

A lei também prevê punições mais severas para quem obrigar outra pessoa a ocultar o rosto através de coação, ameaça ou abuso de poder. Nesses casos, poderá ser aplicada uma pena de prisão até três anos, conforme o artigo 154.º do Código Penal.

Debate político e social

A aprovação da proposta gerou forte debate político e social, segundo aponta a Euronews. Para os partidos que a apoiaram, trata-se de uma medida de segurança e de defesa da igualdade de género. Já os críticos consideram que a lei fere liberdades individuais e pode estigmatizar comunidades religiosas.

As opiniões divididas refletem o desafio de equilibrar princípios constitucionais, segurança pública e liberdade de expressão religiosa, uma discussão que deverá continuar na próxima fase parlamentar.

Leia também: Adeus carta de condução? Condutores desta idade não podem renovar a carta sem apresentar este documento (e não é o CC)

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cristiano Ronaldo levantou o troféu do Euro 2016. Crédito: UEFA
Desporto Nacional

Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção

17:00 5 Novembro, 2026 16:49 5 Novembro, 2026

Ronaldo anunciou a retirada da seleção após 234 jogos e 146 golos. Uma cronologia da estreia em Chaves aos títulos e recordes por Portugal

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Algarve Saúde

Idoso de 87 anos morre após esperar cerca de 12 horas nas urgências do Hospital de Portimão

10:50 5 Novembro, 2026 10:59 5 Novembro, 2026

Doente foi chamado para observação médica cerca das 4:40, após quase 12 horas de espera nas urgências de Portimão, mas já estava inconsciente

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cristiano Ronaldo levantou o troféu do Euro 2016. Crédito: UEFA
Desporto, Nacional

Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção

17:00 5 Novembro, 2026 16:49 5 Novembro, 2026

Ronaldo anunciou a retirada da seleção após 234 jogos e 146 golos. Uma cronologia da estreia em Chaves aos títulos e recordes por Portugal

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Algarve, Saúde

Idoso de 87 anos morre após esperar cerca de 12 horas nas urgências do Hospital de Portimão

10:50 5 Novembro, 2026 10:59 5 Novembro, 2026

Doente foi chamado para observação médica cerca das 4:40, após quase 12 horas de espera nas urgências de Portimão, mas já estava inconsciente

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Últimas Notícias

  • Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo
    Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo
  • Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
    Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
  • Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
    Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
  • Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
    Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
  • SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso
    SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso

Opinião

  • História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal