Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Tamim bin Hamad al-Thani, Emir do Qatar
Desporto, Nacional

A luxuosa e polémica vida do homem que manda no Qatar, o Emir Tamim bin Hamad al-Thani

O arranque do Mundial de futebol no Qatar reacendeu os holofotes da defesa dos direitos humanos, que a comunidade internacional diz ser bastante questionável no país. Durante uma década, mais de 6.500 operários morreram a construir os estádios que são palco da competição, um investimento de 200 mil milhões de euros.

17:39 25 Novembro, 2022 17:39 25 Novembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Com uma fortuna de quase 440 mil milhões de euros, a família real do Qatar é a terceira mais rica do mundo, mais abastada até do que a do Reino Unido. Desde 1847 a dinastia dos Al Thani governa o país do golfo Pérsico, do tamanho do distrito de Beja. Mas quem é Tamim bin Hamad al-Thani, o oitavo monarca do Qatar?

Tamim, o Emir improvável

Em 1980, nasce em Doha o segundo filho da segunda mulher de Hamad bin Khalifa Al Thani, o quarto do então Sheik do Qatar. Foi preparado desde criança para assumir os destinos do país, apesar de não ser a escolha mais evidente na linha de sucessão.

Estudou em algumas das melhores escolas do Reino Unido, como a Sherborne School e a Harrow School e aprendeu a falar três línguas: árabe, inglês e francês. Em 1997 formou-se na Royal Military Academy, em Sandhurst. De regresso a Doha, tornou-se Segundo Tenente nas Forças Armadas qataris, chegando em 2009 à posição de Comandante Supremo das Forças Armadas.

Para surpresa de todos, o irmão mais velho, Jassim, abdicou do trono em 2003, abrindo caminho à ascensão de Tamim, que se tornou príncipe herdeiro. Dez anos mais tarde, o pai, com 61 anos, quebrou a tradição de governar até à morte e deixou a liderança do país: Tamim ocupou o seu lugar e passou a ser o oitavo monarca do Qatar, o mais novo de sempre apenas com 33 anos.

A decisão foi comunicada ao país pela televisão estatal Al Jazeera. Na altura, Hamad justificou-se dizendo que tinha “a certeza absoluta de que ele vai estar à altura da responsabilidade” e que “os nossos jovens provaram em anos recentes que são pessoas resolutas, que compreendem o espírito da época e participam nele”.

Treze filhos e três casamentos

Manda a tradição qatari que o primeiro casamento do Emir seja com um membro da própria família real. A escolhida foi Jawaher Bint Hamad Bin Suhaim Thani, prima do Emir em segundo grau. Do casamento, celebrado em 2005, resultaram quatro filhos, dois rapazes e duas raparigas.

É Jawaher que exerce funções de primeira dama e é a única que acompanha o marido em viagens de Estado. Licenciou-se no ano passado em Administração de Empresas na Universidade do Qatar e partilha o gosto de Tamim pelo desporto.

A primeira mulher do Emir, Jawaher Bint Hamad Bin Suhaim Thani, acompanha-o numa visita de Estado
A primeira mulher do Emir, Jawaher Bint Hamad Bin Suhaim Thani, acompanha-o numa visita de Estado. Foto ANDREA COMAS

A noiva do segundo casamento já pode ser escolhida pelo próprio Emir, que em 2009, se casou com Anoud bint Mana AlHajri, filha de um antigo embaixador qatari na Jordânia e irmã do novo dono do Ritz de Londres. Entre 2010 e 2018, Anoud e Tamim tiveram cinco filhos, três raparigas e dois rapazes.

Em 2014, novo casamento, desta vez com Noora bint Hathal Al Dosari, mãe de quatro dos seus filhos, três rapazes e uma rapariga.

Os 13 filhos e as três mulheres passam férias todos juntos com o Emir, que tem como local de eleição a ilha espanhola de Maiorca, a bordo do luxuoso iate de Tamim, que custa cerca de 200 milhões de euros.

Quanto à futura liderança do país, ainda é um assunto por decidir. No Qatar cabe ao Emir definir o seu sucessor, mas a escolha vai continuar em aberto, pelo menos enquanto os filhos de Tamim não atingirem a maioridade.

Paixão pelo desporto

Ainda antes de ser Emir, Tamim já era um fervoroso adepto do desporto. Desde cedo que pratica ténis, badminton, passando pela falcoaria (sendo o falcão um dos símbolos da sua terra natal).

Ao longo dos anos foi ocupando vários cargos de relevo no mundo desportivo: em 2006, presidiu ao comité que organizou os Jogos Asiáticos em Doha, seguido do Mundial de Piscina Curta, em 2014, o Mundial de Atletismo em 2019 e, agora, o campeonato do mundo de futebol.

Tamim bin Hamad al-Thani, Emir do Qatar, com o Presidente da FIFA, Gianni Infantino
Tamim bin Hamad al-Thani, Emir do Qatar, com o Presidente da FIFA, Gianni Infantino. Foto MANU FERNANDEZ

Tamim comprou o clube francês Paris Saint-Germain em 2011 e este ano adquiriu 21% da SAD do Sporting de Braga, através do fundo estatal para o desporto, lazer e entretenimento, que o próprio criou em 2005.

Fortuna a perder de vista

A exploração de petróleo e gás natural são as principais fontes de riqueza da família real do Qatar, uma fortuna estimada em quase 440 mil milhões de euros.

Tamim é o homem mais rico do país, com investimentos diversos e espalhados por todo o mundo. É dono da estação de televisão Al Jazeera e tem mais de 4 mil propriedades no Reino Unido. Só em Londres, tem mais imóveis do que a própria casa de Windsor.

Tem negócios com o banco britânico Barclays, a companhia aérea British Airways e a marca Volkswagen. E é ainda proprietário do Empire State Building, em Nova Iorque.

O património da família al-Thani só fica atrás da Casa de Saud, a realeza da Arábia Saudita que soma perto de 1,4 biliões de euros.

Novo legado à boleia do Mundial

A organização do Mundial de futebol obrigou a uma revolução nas infraestruturas do Qatar. Desde novos hotéis, estradas, ligações de metro e um aeroporto, o país fez uma forte aposta para melhorar as condições de acessibilidade aos milhares de adeptos de visita ao país, a par da construção dos vários estádios que recebem o evento.

Mas a competição também tem acendido a discussão internacional de que os qataris pouco fazem pelos direitos humanos, deixando o país debaixo de uma chuva de críticas. Tamim está determinado a mudar o rumo da conversa e parece querer fazer algumas alterações aos alicerces do seu legado.

A vida luxuosa e polémica do homem que manda no Qatar
MANU FERNANDEZ

A primeira inovação está relacionada com o governo qatari. Até então, o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros só podia ser ocupado por membros da família real. Tamim impulsionou a alteração do estatuto e uma outra novidade: a nomeação de uma mulher para o cargo de ministra das Comunicações e Tecnologia da Informação, tornando-se a terceira na história do país a integrar um executivo.

Três anos depois da Amnistia Internacional divulgar um relatório que dava conta de que havia pessoas a trabalhar até 100 horas semanais, sem qualquer dia de folga, o Emir do país decidiu fazer alterações à legislação laboral no país. Em 2017, deu luz verde à redução do número de horas de trabalho, passando a dez por dia, instituiu uma folga semanal e três semanas de férias pagas por ano. Ainda assim, para este Mundial acontecer, mais de 6.500 trabalhadores morreram na construção dos estádios e continuam a ser divulgadas denúncias das condições difíceis em que os imigrantes estrangeiros vivem no país. Motivos que já levaram muitos a apelidar a competição de futebol que se realiza no Qatar, como o “mundial da vergonha”.

  • Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL

Casal de idosos no médico de família.
Economia Nacional Saúde

Tem ADSE e vai fazer um tratamento fora da rede? Há uma ferramenta que mostra quanto pode receber antes de gastar o dinheiro

16:50 1 Outubro, 2026 13:37 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O simulador da ADSE permite estimar o reembolso de cuidados de saúde realizados fora da rede convencionada, sujeito às regras aplicáveis

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Algarve

Dez detidos em Olhão e Tavira em operação ligada ao tráfico de droga por via marítima

15:10 1 Outubro, 2026 15:05 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR contra o tráfico marítimo levou à detenção de dez homens em Tavira e na Fuzeta e à apreensão de duas embarcações e uma viatura

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Algarve

Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento

19:31 1 Outubro, 2026 19:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Carta aberta ao Governo exige a requalificação da EN125 e alerta para a circulação de pesados numa faixa partilhada com peões e ciclomotores

Vizinhos zangados.
Nacional

Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino

15:40 1 Outubro, 2026 13:14 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma dívida às quotas pode obrigar o administrador a avançar judicialmente dentro de 90 dias, mas a regra tem condições

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Opinião Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

GNR detém 10 homens em Tavira e na Fuzeta em operação contra o narcotráfico

17:40 30 Setembro, 2026 17:45 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação contra o narcotráfico mobilizou meios terrestres, marítimos e aéreos e terminou com 10 detenções e a apreensão de duas embarcações e uma viatura

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Nacional

Pensionistas com reformas até este valor vão receber mais 100€, 150€ ou 200€ em dezembro

19:00 30 Setembro, 2026 14:14 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O suplemento extraordinário das pensões recebeu luz verde do Presidente da República e será pago automaticamente com a pensão de dezembro a muitos pensionistas

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Mulher com as chaves de casa na mão.
Europe Direct Algarve

Algarve 2030 apoia projetos de habitação social em sete municípios

14:10 29 Setembro, 2026 12:58 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

As operações incluem construção, reabilitação e reconversão de edifícios destinados a reforçar a oferta de habitação social

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Opinião

Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz

17:07 30 Setembro, 2026 17:07 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma trotinete elétrica a circular entre peões, crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida pode transformar aquilo que deveria ser uma solução de mobilidade num risco para terceiros"

Casal de idosos no médico de família.
Economia, Nacional, Saúde

Tem ADSE e vai fazer um tratamento fora da rede? Há uma ferramenta que mostra quanto pode receber antes de gastar o dinheiro

16:50 1 Outubro, 2026 13:37 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O simulador da ADSE permite estimar o reembolso de cuidados de saúde realizados fora da rede convencionada, sujeito às regras aplicáveis

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Algarve

Dez detidos em Olhão e Tavira em operação ligada ao tráfico de droga por via marítima

15:10 1 Outubro, 2026 15:05 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR contra o tráfico marítimo levou à detenção de dez homens em Tavira e na Fuzeta e à apreensão de duas embarcações e uma viatura

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Algarve

Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento

19:31 1 Outubro, 2026 19:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Carta aberta ao Governo exige a requalificação da EN125 e alerta para a circulação de pesados numa faixa partilhada com peões e ciclomotores

Vizinhos zangados.
Nacional

Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino

15:40 1 Outubro, 2026 13:14 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma dívida às quotas pode obrigar o administrador a avançar judicialmente dentro de 90 dias, mas a regra tem condições

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Opinião, Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

GNR detém 10 homens em Tavira e na Fuzeta em operação contra o narcotráfico

17:40 30 Setembro, 2026 17:45 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação contra o narcotráfico mobilizou meios terrestres, marítimos e aéreos e terminou com 10 detenções e a apreensão de duas embarcações e uma viatura

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Nacional

Pensionistas com reformas até este valor vão receber mais 100€, 150€ ou 200€ em dezembro

19:00 30 Setembro, 2026 14:14 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O suplemento extraordinário das pensões recebeu luz verde do Presidente da República e será pago automaticamente com a pensão de dezembro a muitos pensionistas

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Mulher com as chaves de casa na mão.
Europe Direct Algarve

Algarve 2030 apoia projetos de habitação social em sete municípios

14:10 29 Setembro, 2026 12:58 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

As operações incluem construção, reabilitação e reconversão de edifícios destinados a reforçar a oferta de habitação social

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Opinião

Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz

17:07 30 Setembro, 2026 17:07 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma trotinete elétrica a circular entre peões, crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida pode transformar aquilo que deveria ser uma solução de mobilidade num risco para terceiros"

Últimas Notícias

  • Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
    Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
  • Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
    Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
  • Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
    Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
  • Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
    Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
  • Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário
    Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
  • O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
    O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
  • Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz
    Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
    Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
  • Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
    Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento