A Ryanair, principal companhia aérea de baixo custo da Europa, anunciou esta semana que prevê implementar uma nova medida ainda este verão. A decisão surge após a empresa ter registado uma quebra de 16% nos lucros do ano fiscal de 2024-2025, atribuída a uma redução nos preços médios dos bilhetes, apesar de um número recorde de passageiros transportados.
Lucro desce para 1,6 mil milhões de euros
Durante o último ano fiscal, a companhia aérea reportou lucros de 1,6 mil milhões de euros. Segundo os dados partilhados pela ZAP Notícias, este resultado foi afetado por uma descida de 7% nos preços médios das tarifas, mesmo com o transporte de 200 milhões de passageiros, um máximo histórico para a transportadora irlandesa.
O presidente executivo da empresa, Michael O’Leary, afirmou que os resultados foram “muito bons”, considerando os desafios enfrentados. Entre os obstáculos referidos está uma disputa com agentes de viagens online (OTAs), que causou interrupções temporárias nas reservas. Essa situação obrigou a Ryanair a baixar os preços para manter a taxa de ocupação dos voos.
Oito euros de lucro por passageiro
Apesar das dificuldades, a empresa manteve a rentabilidade por passageiro. O’Leary indicou que, mesmo com os cortes nas tarifas, a companhia conseguiu gerar cerca de oito euros de lucro por passageiro transportado durante o ano fiscal em questão.
A previsão da companhia para o verão de 2025 aponta para um aumento médio dos preços entre 5% e 6%. A tendência já se verificou no período da Páscoa deste ano, durante o qual se registou uma subida de 15% nas tarifas, sinalizando maior capacidade da empresa para impor preços mais elevados no futuro.
Empresa aguarda a chegada de novos aviões
A Ryanair encontra-se à espera da entrega de 29 novas aeronaves Boeing 737 Max 8, que deverão reforçar a sua frota durante o próximo verão. No entanto, os atrasos na produção da Boeing, apesar de melhorias recentes, poderão prolongar-se até ao outono de 2025, colocando em risco parte da operação planeada.
Face à possibilidade de novas tarifas comerciais entre os Estados Unidos e a União Europeia, a companhia aérea está a considerar o registo de algumas das novas aeronaves no Reino Unido. Esta estratégia poderia evitar potenciais custos adicionais, dependendo da evolução das negociações comerciais entre os blocos.
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“Qualquer coisa que reduza o atrito entre o Reino Unido e a Europa, nós seremos a favor”
No plano político, Michael O’Leary manifestou apoio às iniciativas do líder trabalhista britânico Keir Starmer para reforçar as relações entre o Reino Unido e a União Europeia. “Qualquer coisa que reduza o atrito entre o Reino Unido e a Europa, nós seremos a favor, particularmente algumas das coisas realmente estúpidas”, declarou o executivo.
Segundo a companhia, a procura por bilhetes para o verão de 2025 tem sido elevada, com as tarifas a registarem uma tendência de subida. Esta procura está a ser acompanhada por um aumento da oferta de rotas, numa estratégia de expansão da rede.
Mais rotas para este verão
Para a época alta que está prestes a começar, a Ryanair anunciou a adição de mais de 160 novas rotas. No total, a companhia terá 2.600 ligações disponíveis, o que representa uma das maiores ofertas da sua história para o período de verão.
A empresa aconselha os passageiros a efetuarem as suas reservas com antecedência, de forma a garantirem as melhores tarifas disponíveis, já que os lugares a preços reduzidos poderão esgotar-se rapidamente devido à elevada procura.
Projeção de crescimento das receitas da Ryanair
Michael O’Leary reforçou a sua confiança num verão de forte atividade no setor da aviação comercial. O executivo antecipou que a companhia terá “uma forte temporada de viagens de verão em 2025 em toda a rede”, reiterando as projeções de crescimento dos lucros no atual ano financeiro.
Este ano financeiro da Ryanair prolonga-se até 31 de março de 2026 e a transportadora espera que a recuperação nos preços, aliada à expansão da rede e ao aumento da procura, se traduza numa melhoria dos resultados face ao período anterior.
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