O povo japonês é naturalmente conhecido pela sua longevidade, muito devido à sua dieta com baixo teor de gordura e aos seus hábitos alimentares saudáveis. Assim, iguais a si mesmos, os japoneses desenvolveram um método eficaz para prevenir o acumular de gordura na zona abdominal, frequentemente utilizado em épocas festivas como o Natal com o objetivo de perder peso.
O método Ryôsuke foi criado pelo ator japonês Miki Ryôsuke, que inicialmente procurava aliviar dores nas costas. Durante este processo, começou a praticar uma série de exercícios respiratórios que não só aliviaram o desconforto mas também lhe permitiram perder 13 quilos, bem como 11 centímetros de cintura em apenas seis semanas.
Os benefícios da chamada dieta respiratória, ou respiração prolongada, foram confirmados num estudo publicado na National Library of Medicine. Os investigadores concluíram que os participantes que praticaram esta técnica durante um mês, aliada a uma dieta para perda de peso, conseguiram reduzir significativamente a gordura abdominal.
O método consiste em inspirar profundamente durante três segundos e, de seguida, expirar lentamente durante sete segundos, repetindo este ciclo durante cinco minutos, diariamente. De acordo com os japoneses, esta técnica ajuda a aumentar a ingestão de oxigénio, promovendo a queima de gordura no corpo.
“Este tipo de respiração não só acelera o metabolismo, mas também ajuda a relaxar e reduz os desejos por comida. Desta forma, é provável que consuma menos calorias”, explicou Soledad López, especialista em saúde, ao jornal espanhol Saber Vivir.
Além de auxiliar na perda de peso, o método Ryôsuke contribui para uma melhor digestão, pois aumenta a absorção de oxigénio e melhora o metabolismo. Para obter melhores resultados, recomenda-se praticar esta técnica antes de uma refeição mais pesada, como é tipico das ceias de Natal.
O aumento de peso durante a época natalícia é uma preocupação partilhada por muitas pessoas. Nesta altura do ano, é comum cometer alguns excessos, adotar hábitos mais sedentários e consumir alimentos com elevado teor calórico. Esta prática simples e acessível pode ser uma ótima aliada para quem procura manter um estilo de vida saudável, mesmo em períodos festivos.
Leia também: Esta ilha paradisíaca fica aqui ao lado e é mais barata do que um T2 em Lisboa