A praia fluvial do Azibo, distinguida com Bandeira Azul há 14 anos consecutivos, está interdita a banhos devido à presença de bactérias fecais, anunciou esta quarta-feira a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Segundo a NiT, a medida abrange também o Cais Fluvial, numa altura em que a época balnear estava prevista durar até setembro.
Esta interdição foi anunciada pela APA no seu site oficial, na quarta-feira, 23 de julho. Em causa estão análises à qualidade da água que revelaram níveis elevados de enterococos intestinais e da bactéria Escherichia coli, indicadores de contaminação fecal. A medida afeta a praia da Fraga da Pegada e o Cais Fluvial do Azibo, ambos situados em Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança.
A praia, localizada na albufeira do Azibo e inserida numa zona protegida, tinha dado início à época balnear a 14 de junho, com término previsto para 14 de setembro. Desde 2004, a Fraga da Pegada tem sido consecutivamente distinguida com a Bandeira Azul, reconhecendo a qualidade das suas águas e infraestruturas.
Autarquia contesta e pede nova análise
Apesar dos resultados divulgados pela APA, o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, acredita que se poderá tratar de um erro laboratorial.
O autarca, citado pela fonte anteriormente mencionada, recordou um episódio semelhante ocorrido no ano passado: “Uma análise também indicou valor elevado da mesma bactéria, mas depois pedimos a contra-análise e constatou-se que tinha havido um erro e que não havia qualquer problema”, afirmou.
Na sequência da deteção das bactérias, foi solicitada uma nova análise às águas da albufeira. Até lá, a recomendação é clara: estão desaconselhados todos os banhos naquelas zonas.
Praia com acessibilidade e património natural
De acordo com a NiT, além da Bandeira Azul, a praia da Fraga da Pegada é também reconhecida pelas boas acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida e pelo enquadramento natural. As rochas milenares espalhadas ao longo do areal fazem parte do património geológico da região e são consideradas um dos elementos distintivos do local.
A albufeira do Azibo é uma das principais atrações turísticas do Nordeste Transmontano, sobretudo nos meses de verão. A interdição agora aplicada levanta preocupações para os visitantes e comerciantes locais, que esperavam uma época balnear sem contratempos.
Leia também: Para breve em Portugal? Condutores a partir desta idade já não podem conduzir estes veículos neste país da UE
















