Todos os donos querem o melhor para o seu cão. No entanto, muitos dos nossos gestos quotidianos, que nos parecem perfeitamente normais, podem estar a causar stress aos nossos fiéis companheiros, sem que nos apercebamos. Segundo um artigo do Business Insider, vários veterinários identificaram comportamentos que, apesar de inofensivos para nós, podem deixar os cães desconfortáveis ou ansiosos.
1. Óculos de sol e chapéus
O uso de acessórios como óculos de sol ou chapéus pode confundir os cães, já que estes dependem da leitura facial para entender o que se passa à sua volta. O veterinário Gerardo Perez-Camargo explicou ao Business Insider que esses objetos cobrem parcialmente o rosto, deixando os cães desconfortáveis, pois não conseguem interpretar corretamente as expressões ou intenções dos humanos. Para minimizar o stress, o especialista sugere que se interaja de forma positiva com o cão enquanto se usam esses acessórios.
2. Olhares fixos
Embora seja comum os donos ficarem a observar o seu cão com carinho, a veterinária Sara Ochoa alerta que olhar fixamente pode, na verdade, causar ansiedade ao animal. Para eles, este tipo de olhar prolongado pode ser interpretado como uma forma de censura ou ameaça, especialmente quando estão em repouso.
3. Abraços apertados
Apesar de ser irresistível abraçar um cão, a verdade é que muitos cães não apreciam ser abraçados de forma apertada, conforme refere Sara Ochoa. Sentir-se imobilizado pode ser desconfortável para o animal, gerando ansiedade e stress. Os cães preferem carinho suave e que lhes permita manter a liberdade de movimento.
4. Mudanças na disposição dos móveis
Os cães criam um mapa mental do ambiente onde vivem, o que os ajuda a movimentar-se e a sentir-se seguros. A veterinária Mary Gardner explica que mudar a disposição dos móveis em casa pode desorientar e stressar os cães, especialmente os mais velhos ou com dificuldades de visão, pois estes já estão habituados a uma determinada organização do espaço.
5. Música alta
De acordo com a veterinária Jessica Kirk, sons altos, como música ou barulhos eletrónicos, podem ser bastante perturbadores para os cães, que possuem uma audição muito mais sensível que a nossa. Manter o volume baixo, especialmente em ambientes fechados ou durante viagens, pode ajudar a evitar situações de desconforto para os animais.
6. Roupas para cães
Embora a moda para cães tenha vindo a ganhar popularidade, a veterinária alerta que muitos cães não se sentem à vontade com vestuário. A sensação de estar “preso” por uma peça de roupa pode gerar desconforto e ansiedade.
7. Fogo de artifício
Já se sabe que o som dos fogos de artifício é aterrador para a maioria dos cães, mas, segundo Perez-Camargo, o problema vai além do ruído. A combinação do som com o cheiro e a luz intensa é extremamente invasiva e pode ser assustadora para os cães. Sempre que possível, é aconselhável manter os cães num ambiente tranquilo e seguro durante eventos com fogo de artifício.
8. Mudanças na alimentação
Mimar o seu cão com uma nova guloseima pode parecer uma boa ideia, mas mudanças bruscas na alimentação podem levar a problemas digestivos, como alerta o Business Insider. Qualquer alteração deve ser feita gradualmente, para evitar desconfortos que causem stress ao animal.
9. Fumar perto do cão
Fumar perto dos cães pode ser desagradável e até prejudicial para a sua saúde. O olfato apurado dos cães faz com que o cheiro do fumo, que já é incómodo para os humanos, seja ainda mais intenso e perturbador para eles, refere Gerardo Perez-Camargo.
10. Viagens e ambientes desconhecidos
Embora as viagens possam ser divertidas para os donos, nem todos os cães as apreciam. Novos cheiros, locais e ambientes desconhecidos podem causar ansiedade, segundo Jessica Kirk. Mesmo na companhia dos donos, muitos cães ficam desconfortáveis com as mudanças associadas a uma viagem.
11. Festinhas inesperadas em cães mais velhos
À medida que envelhecem, os cães podem perder a visão ou a audição, ficando mais vulneráveis a sustos. Veterinários aconselham que se tenha cuidado ao acariciar cães idosos, pois uma abordagem repentina pode ser interpretada como uma ameaça, levando a reações inesperadas.
Saber interpretar os sinais de stress no seu cão e ajustar o nosso comportamento pode fazer toda a diferença no bem-estar dos nossos companheiros. Afinal, o objetivo é que eles vivam tão tranquilos quanto possível, ao nosso lado.
Leia também: Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel