Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião

Refugiados climáticos. Uma nova necessidade do direito internacional? | Por Hugo Rufino Marques

“Os impactos ecológicos podem levar a um movimento populacional que afecta o normal funcionamento de qualquer Estado” | Opinião de Hugo Rufino Marques

09:37 22 Abril, 2024 09:26 23 Abril, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Vivemos num mundo em constante mudança que afeta directamente a forma como nós vivemos em sociedade. A prova disso é a existência de 110 milhões de pessoas deslocadas devido a perseguições, conflitos, violência, violação dos direitos humanos ou eventos que levam a uma perturbação grave da ordem pública (dados da United Nations High Commissioner for Refugees – UNHCR) (2023).

HUGO RUFINO MARQUES Consultor de Análise de Dados na Polónia. Aluno de Mestrado em Relações Internacionais e Estudos Europeus pela Universidade de Évora. Presidente da Fundacja Portugalia

Os impactos ecológicos podem levar a um movimento populacional que afecta o normal funcionamento de qualquer Estado

As alterações climáticas são um dos factores a serem tidos em conta para o contributo do número de pessoas deslocadas e a prova disso é o Summary for Policymakers in Climate Change 2023: Synthesis Report do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC):

“Approximately 3.3 to 3.6 billion people live in contexts that are highly vulnerable to climate change. Human and ecosystem vulnerability are interdependent. Regions and people with considerable development constraints have high vulnerability to climatic hazards. Increasing weather and climate extreme events have exposed millions of people to acute food insecurity and reduced water security, with the largest adverse impacts observed in many locations and/or communities in Africa, Asia, Central and South America, LDCs, Small Islands and the Arctic, and globally for Indigenous Peoples, small-scale food producers and low-income households. Between 2010 and 2020, human mortality from floods, droughts and storms was 15 times higher in highly vulnerable regions, compared to regions with very low vulnerability.” (IPCC 2023).

No mesmo relatório é-nos dado conta de como os países menos desenvolvidos e, por consequência, os que menos emitem emissões poluentes per capita, são os mais afectados por não terem um conjunto de mecanismos que os tornem menos vulneráveis. Ou seja, são países que não possuem os mecanismos necessários para se adaptarem ou para responderem a questões de secas extremas que levam a solos aráveis e impróprios para a agricultura e pecuária, chuvas intensas que levam a cheias rápidas e, por consequência, à destruição de campos agrícolas e áreas urbanas, aumento do nível do mar, entre outros fenómenos naturais. Todos estes fenómenos aumentam o risco de pessoas, na maioria sem recursos, procurarem noutros locais uma forma de subsistência e colocando-as em possíveis situações de perigo.

A terminologia de refugiado climático tem vindo a ganhar forma no debate público dos últimos anos havendo autores como El-Hinnawi (apud. Cartaxo 2020) que consideram que as alterações climáticas são a causa directa das migrações, em contraponto com autores como Koko Warner e Richard Black (apud. Cartaxo 2020), que não as consideram o principal factor para a deslocação de pessoas e que em alguns casos essa deslocação não é permanente nem acontece para fora de fronteiras da sua pátria. Contudo, Teresa Giménez (Giménez 2020) refere que tanto os refugiados como os deslocados climáticos já tinham sido sinalizados como uma realidade no relatório anual de 2016 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA): “el cresciente número de refugiados climáticos afectados por el hambre, la pobreza, la enfermead y el conflito constituirá un constante recordatorio de nuestro fracaso”. Seja como for, os impactos ecológicos podem levar a um movimento populacional que afecta o normal funcionamento de qualquer Estado, mesmo que este tenha meios que possam responder positivamente a essas crises, sendo indispensável que exista um acordo de apoio internacional no suporte aos diversos Estados que se confrontam com esta situação.

Diante da magnitude das mudanças climáticas e do impacto cada vez mais evidente nas populações vulneráveis, torna-se impossível não sermos confrontados com um elevado número de deslocados, aos quais já se intitulam de refugiados climáticos, aumentando assim o debate sobre as questões migratótias. Debate esse que é sempre um tema fraturante na sociedade devido a receios do que é diferente e faz com que esses medos sejam alicerces para a discriminação em nome de uma maior segurança devido a questões da cor de pele, nacionalidade e/ou a religião não ser a mesma que a existente no país onde se dirigem. Contudo, não nos podemos esquecer que existe uma diferença legal entre pessoas refugiadas e pessoas migrantes, sendo que as pessoas refugiadas são, ao contrário das pessoas migrantes, reconhecidas no âmbito do direito internacional.

Verificando a existência de duas visões sobre este tema, onde uma considera que as alterações climáticas são a causa directa das migrações (maximalista) e outra que não considera as alterações climáticas como o principal fator para essa mesma emigração (minimalista), eu tendo a concordar com a visão minimalista e concluir que é um perigo a aceitação do conceito de “refugiado climático” devido à ausência de uma base legal sólida, conforme estabelecido pela Convenção de Genebra de 1951, bem como a dificuldade em estabelecer uma correlação direta entre as migrações e as alterações climáticas evidenciam as fragilidades conceptuais e práticas dessa categoria. Além disso, o apoio prestado a um Estado que se vê afectado por movimentos populacionais de grandes dimensões devido a impactos ecológicos pode vir a ser desvirtuado devido à opinião pública quando esta, organizada por grupos de pressão, procura introduzir novas categorias não existentes no direito internacional, levando a população a dar as mesmas como certas por mero senso comum, como é o caso da categoria de refugiados climáticos, termo ouvido não somente nas ruas como através de ONGs como as Manos Unidas 2023 e até por membros das Nações Unidas como é o caso de Erik Sholheim que, enquanto exercia o cargo de director executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), utilizou este termo no relatório anual de 2016 sobre a ação climática mundial (Giménez 2020).

A persistência na utilização deste termo sem uma base legal contribui para um problema de desinformação, obscurecendo a compreensão dos fatores complexos subjacentes às migrações. A falta de consenso na definição e a ampla gama de motivos que impulsionam as deslocações, incluindo a pobreza, a instabilidade política e questões socioeconômicas, ressaltam a necessidade de uma abordagem mais matizada nas discussões e políticas públicas. Saliento que, o que considero perigoso é, caso fosse aceite esta nova designação no direito internacional, pudesse cair em redundância a proteção das pessoas que, actualmente, necessitam do estatuto de refugiado por estarem a ser perseguidas por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas. Porém, relatórios do IPCC afirmam que as alterações climáticas vão acelerar a degradação do estilo de vida de várias populações em diferentes partes do mundo que, por consequência, irá conduzir a um aumento dos fluxos migratórios (IPCC 2023) (UNHRC 2023).

Nesse sentido, temos de criar um plano estratégico global, à semelhança da declaração de Nova Iorque, para que os diversos Estados consigam partilhar, de uma forma mais efetiva, os desafios dos movimentos populacionais em três áreas:

  • Melhor monitorização do destino e do impacto no terreno dos financiamento para o aumento da resiliência das populações.
  • Realização de acordos com os países com maior vulnerabilidade para uma agilização nos processos de migração por razões ambientais que contribuísse para um alívio da pressão sob áreas vulneráveis ou com uma enorme exploração ambiental, permitindo que estes migrantes pudessem realizar o envio de remessas para as suas famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população residente nessas áreas.
  • Discussão e aprovação do ecocídio, (qualquer ato ilícito ou arbitrário perpetrado com consciência de que existem grandes probabilidades de que cause danos graves que sejam extensos ou duradouros ao meio ambiente) como crime contra o planeta e a Humanidade, permitindo, assim, que em situações ambientais graves não só se possa mais facilmente identificar os responsáveis como também seria mais fácil oferecer uma maior protecção internacional às pessoas afectadas (ALTARES 2021).

Leia também: Ucrânia. Um mero problema de geometria | Por Hugo Rufino Marques

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 17:37 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com uma nova ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Algarve Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Chaves do carro no micro-ondas. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo

21:00 11 Junho, 2026 19:32 11 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Parece um gesto invulgar, mas há quem guarde as chaves do carro no micro-ondas para tentar bloquear o sinal e evitar furtos

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Mundo

6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização

20:40 11 Junho, 2026 17:38 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 123 km de extensão e 120 deles debaixo de água, o maior túnel subaquático do mundo para comboios de alta velocidade unirá duas penínsulas na China

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Opinião Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 17:37 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com uma nova ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Algarve, Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Chaves do carro no micro-ondas. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo

21:00 11 Junho, 2026 19:32 11 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Parece um gesto invulgar, mas há quem guarde as chaves do carro no micro-ondas para tentar bloquear o sinal e evitar furtos

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Mundo

6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização

20:40 11 Junho, 2026 17:38 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 123 km de extensão e 120 deles debaixo de água, o maior túnel subaquático do mundo para comboios de alta velocidade unirá duas penínsulas na China

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Opinião, Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Últimas Notícias

  • Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo
    Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo
  • 6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização
    6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização
  • É oficial: esta cidade portuguesa foi eleita uma das melhores do mundo para amantes de gastronomia
    É oficial: esta cidade portuguesa foi eleita uma das melhores do mundo para amantes de gastronomia
  • Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal
    Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal
  • Praia na Europa cobra 10€ à entrada e os banhistas entre 10 e 65 anos não podem levar chapéu-de-sol
    Praia na Europa cobra 10€ à entrada e os banhistas entre 10 e 65 anos não podem levar chapéu-de-sol
  • Carro parado há semanas na via pública: afinal, quando é que o estacionamento passa a ser abusivo?
    Carro parado há semanas na via pública: afinal, quando é que o estacionamento passa a ser abusivo?

Opinião

  • Portugal é um dos 30 maiores países do mundo graças à extensa área marítima das regiões autónomas
    Portugal é um dos 30 maiores países do mundo graças à extensa área marítima das regiões autónomas
  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal