Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião

Refugiados climáticos. Uma nova necessidade do direito internacional? | Por Hugo Rufino Marques

“Os impactos ecológicos podem levar a um movimento populacional que afecta o normal funcionamento de qualquer Estado” | Opinião de Hugo Rufino Marques

09:37 22 Abril, 2024 09:26 23 Abril, 2024
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Vivemos num mundo em constante mudança que afeta directamente a forma como nós vivemos em sociedade. A prova disso é a existência de 110 milhões de pessoas deslocadas devido a perseguições, conflitos, violência, violação dos direitos humanos ou eventos que levam a uma perturbação grave da ordem pública (dados da United Nations High Commissioner for Refugees – UNHCR) (2023).

HUGO RUFINO MARQUES Consultor de Análise de Dados na Polónia. Aluno de Mestrado em Relações Internacionais e Estudos Europeus pela Universidade de Évora. Presidente da Fundacja Portugalia

Os impactos ecológicos podem levar a um movimento populacional que afecta o normal funcionamento de qualquer Estado

As alterações climáticas são um dos factores a serem tidos em conta para o contributo do número de pessoas deslocadas e a prova disso é o Summary for Policymakers in Climate Change 2023: Synthesis Report do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC):

“Approximately 3.3 to 3.6 billion people live in contexts that are highly vulnerable to climate change. Human and ecosystem vulnerability are interdependent. Regions and people with considerable development constraints have high vulnerability to climatic hazards. Increasing weather and climate extreme events have exposed millions of people to acute food insecurity and reduced water security, with the largest adverse impacts observed in many locations and/or communities in Africa, Asia, Central and South America, LDCs, Small Islands and the Arctic, and globally for Indigenous Peoples, small-scale food producers and low-income households. Between 2010 and 2020, human mortality from floods, droughts and storms was 15 times higher in highly vulnerable regions, compared to regions with very low vulnerability.” (IPCC 2023).

No mesmo relatório é-nos dado conta de como os países menos desenvolvidos e, por consequência, os que menos emitem emissões poluentes per capita, são os mais afectados por não terem um conjunto de mecanismos que os tornem menos vulneráveis. Ou seja, são países que não possuem os mecanismos necessários para se adaptarem ou para responderem a questões de secas extremas que levam a solos aráveis e impróprios para a agricultura e pecuária, chuvas intensas que levam a cheias rápidas e, por consequência, à destruição de campos agrícolas e áreas urbanas, aumento do nível do mar, entre outros fenómenos naturais. Todos estes fenómenos aumentam o risco de pessoas, na maioria sem recursos, procurarem noutros locais uma forma de subsistência e colocando-as em possíveis situações de perigo.

A terminologia de refugiado climático tem vindo a ganhar forma no debate público dos últimos anos havendo autores como El-Hinnawi (apud. Cartaxo 2020) que consideram que as alterações climáticas são a causa directa das migrações, em contraponto com autores como Koko Warner e Richard Black (apud. Cartaxo 2020), que não as consideram o principal factor para a deslocação de pessoas e que em alguns casos essa deslocação não é permanente nem acontece para fora de fronteiras da sua pátria. Contudo, Teresa Giménez (Giménez 2020) refere que tanto os refugiados como os deslocados climáticos já tinham sido sinalizados como uma realidade no relatório anual de 2016 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA): “el cresciente número de refugiados climáticos afectados por el hambre, la pobreza, la enfermead y el conflito constituirá un constante recordatorio de nuestro fracaso”. Seja como for, os impactos ecológicos podem levar a um movimento populacional que afecta o normal funcionamento de qualquer Estado, mesmo que este tenha meios que possam responder positivamente a essas crises, sendo indispensável que exista um acordo de apoio internacional no suporte aos diversos Estados que se confrontam com esta situação.

Diante da magnitude das mudanças climáticas e do impacto cada vez mais evidente nas populações vulneráveis, torna-se impossível não sermos confrontados com um elevado número de deslocados, aos quais já se intitulam de refugiados climáticos, aumentando assim o debate sobre as questões migratótias. Debate esse que é sempre um tema fraturante na sociedade devido a receios do que é diferente e faz com que esses medos sejam alicerces para a discriminação em nome de uma maior segurança devido a questões da cor de pele, nacionalidade e/ou a religião não ser a mesma que a existente no país onde se dirigem. Contudo, não nos podemos esquecer que existe uma diferença legal entre pessoas refugiadas e pessoas migrantes, sendo que as pessoas refugiadas são, ao contrário das pessoas migrantes, reconhecidas no âmbito do direito internacional.

Verificando a existência de duas visões sobre este tema, onde uma considera que as alterações climáticas são a causa directa das migrações (maximalista) e outra que não considera as alterações climáticas como o principal fator para essa mesma emigração (minimalista), eu tendo a concordar com a visão minimalista e concluir que é um perigo a aceitação do conceito de “refugiado climático” devido à ausência de uma base legal sólida, conforme estabelecido pela Convenção de Genebra de 1951, bem como a dificuldade em estabelecer uma correlação direta entre as migrações e as alterações climáticas evidenciam as fragilidades conceptuais e práticas dessa categoria. Além disso, o apoio prestado a um Estado que se vê afectado por movimentos populacionais de grandes dimensões devido a impactos ecológicos pode vir a ser desvirtuado devido à opinião pública quando esta, organizada por grupos de pressão, procura introduzir novas categorias não existentes no direito internacional, levando a população a dar as mesmas como certas por mero senso comum, como é o caso da categoria de refugiados climáticos, termo ouvido não somente nas ruas como através de ONGs como as Manos Unidas 2023 e até por membros das Nações Unidas como é o caso de Erik Sholheim que, enquanto exercia o cargo de director executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), utilizou este termo no relatório anual de 2016 sobre a ação climática mundial (Giménez 2020).

A persistência na utilização deste termo sem uma base legal contribui para um problema de desinformação, obscurecendo a compreensão dos fatores complexos subjacentes às migrações. A falta de consenso na definição e a ampla gama de motivos que impulsionam as deslocações, incluindo a pobreza, a instabilidade política e questões socioeconômicas, ressaltam a necessidade de uma abordagem mais matizada nas discussões e políticas públicas. Saliento que, o que considero perigoso é, caso fosse aceite esta nova designação no direito internacional, pudesse cair em redundância a proteção das pessoas que, actualmente, necessitam do estatuto de refugiado por estarem a ser perseguidas por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas. Porém, relatórios do IPCC afirmam que as alterações climáticas vão acelerar a degradação do estilo de vida de várias populações em diferentes partes do mundo que, por consequência, irá conduzir a um aumento dos fluxos migratórios (IPCC 2023) (UNHRC 2023).

Nesse sentido, temos de criar um plano estratégico global, à semelhança da declaração de Nova Iorque, para que os diversos Estados consigam partilhar, de uma forma mais efetiva, os desafios dos movimentos populacionais em três áreas:

  • Melhor monitorização do destino e do impacto no terreno dos financiamento para o aumento da resiliência das populações.
  • Realização de acordos com os países com maior vulnerabilidade para uma agilização nos processos de migração por razões ambientais que contribuísse para um alívio da pressão sob áreas vulneráveis ou com uma enorme exploração ambiental, permitindo que estes migrantes pudessem realizar o envio de remessas para as suas famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população residente nessas áreas.
  • Discussão e aprovação do ecocídio, (qualquer ato ilícito ou arbitrário perpetrado com consciência de que existem grandes probabilidades de que cause danos graves que sejam extensos ou duradouros ao meio ambiente) como crime contra o planeta e a Humanidade, permitindo, assim, que em situações ambientais graves não só se possa mais facilmente identificar os responsáveis como também seria mais fácil oferecer uma maior protecção internacional às pessoas afectadas (ALTARES 2021).

Leia também: Ucrânia. Um mero problema de geometria | Por Hugo Rufino Marques

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Nacional Saúde

Medicamentos para perder peso vão ter comparticipação, mas há médicos que contestam as regras

15:10 28 Outubro, 2026 14:49 28 Outubro, 2026

A comparticipação de medicamentos para tratar a obesidade está a gerar polémica

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Fábio Paim.
Algarve

Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”

12:10 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Antigo futebolista quebrou o silêncio sobre a acusação de violação de uma estudante em Faro e garante que vai provar a sua inocência

Universidade do Algarve.
Algarve Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Mulher com alergia a gatos.
Animais Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Algarve Ensino

Vila Real de Santo António lança plataforma digital para facilitar acesso à oferta educativa municipal

16:30 28 Outubro, 2026 16:16 28 Outubro, 2026

Professores já podem consultar a oferta educativa de 2026/2027 e inscrever as turmas numa nova plataforma digital, que substitui o formato impresso

Paulo Rangel. Crédito: Lusa
Nacional

Falso parque de campismo aparece no Rossio com 5 estrelas e mais de 250 avaliações: número para reservas era de um ministro

16:20 28 Outubro, 2026 15:25 28 Outubro, 2026

O parque de campismo fictício surgiu no Google Maps com mais de 250 avaliações e classificação máxima

Economia Opinião

A habitação num país de contrastes

14:17 28 Outubro, 2026 14:18 28 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Opinião Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Economia Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Nacional, Saúde

Medicamentos para perder peso vão ter comparticipação, mas há médicos que contestam as regras

15:10 28 Outubro, 2026 14:49 28 Outubro, 2026

A comparticipação de medicamentos para tratar a obesidade está a gerar polémica

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Fábio Paim.
Algarve

Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”

12:10 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Antigo futebolista quebrou o silêncio sobre a acusação de violação de uma estudante em Faro e garante que vai provar a sua inocência

Universidade do Algarve.
Algarve, Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Mulher com alergia a gatos.
Animais, Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Algarve, Ensino

Vila Real de Santo António lança plataforma digital para facilitar acesso à oferta educativa municipal

16:30 28 Outubro, 2026 16:16 28 Outubro, 2026

Professores já podem consultar a oferta educativa de 2026/2027 e inscrever as turmas numa nova plataforma digital, que substitui o formato impresso

Paulo Rangel. Crédito: Lusa
Nacional

Falso parque de campismo aparece no Rossio com 5 estrelas e mais de 250 avaliações: número para reservas era de um ministro

16:20 28 Outubro, 2026 15:25 28 Outubro, 2026

O parque de campismo fictício surgiu no Google Maps com mais de 250 avaliações e classificação máxima

Economia, Opinião

A habitação num país de contrastes

14:17 28 Outubro, 2026 14:18 28 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Opinião, Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Economia, Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Últimas Notícias

  • Governo anuncia apoio até 80% para comprar carros elétricos: mais de 20 mil veículos abrangidos
    Governo anuncia apoio até 80% para comprar carros elétricos: mais de 20 mil veículos abrangidos
  • Vila Real de Santo António lança plataforma digital para facilitar acesso à oferta educativa municipal
    Vila Real de Santo António lança plataforma digital para facilitar acesso à oferta educativa municipal
  • Falso parque de campismo aparece no Rossio com 5 estrelas e mais de 250 avaliações: número para reservas era de um ministro
    Falso parque de campismo aparece no Rossio com 5 estrelas e mais de 250 avaliações: número para reservas era de um ministro
  • Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas
    Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas
  • Tavira reforça programação cultural com novas parcerias com Culturgest, Cinemateca e Instituto de Artes de Circo
    Tavira reforça programação cultural com novas parcerias com Culturgest, Cinemateca e Instituto de Artes de Circo

Opinião

  • A habitação num país de contrastes
    A habitação num país de contrastes
  • História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
  • A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
    A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
  • Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
    Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal