Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
Menu
Ouvir
Cultura, Ensino, Europe Direct Algarve

Feira das línguas em Albufeira celebra a diversidade linguística e cultural na Europa

A mentoria é do professor Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve e presidente ex-ofício do Conselho Europeu das Línguas

09:15 25 Setembro, 2023 10:42 23 Outubro, 2023 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

A Feira das línguas celebra o Dia Europeu das Línguas e a diversidade linguística e cultural como património comum da União Europeia.  A organização da Edição de 2023, European Year of Skills (europa.eu) é uma parceria entre o Europe Direct Algarve (hospedado na CCDR Algarve) e o Município de Albufeira.

A Feira vai realizar-se no dia 26 de setembro (Dia EUropeu das Línguas) no Parque do Ribeiro com o tema “Povos em mobilidade”.

A mentoria é do professor Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve e presidente ex-ofício do Conselho Europeu das Línguas e o evento conta com o apoio da Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia em Portugal e da DGESTE-DSRAL.

A organização acredita que este evento, para além de grande valor pedagógico e lúdico, será também gerador de novas e boas parcerias, contribuindo para fortalecer os valores da União Europeia, entre os quais destacamos este ano a INCLUSÃO.  

O evento está aberto à participação de escolas (públicas, privadas, internacionais, de línguas, etc.), Academia, municípios, consulados, associações culturais, associações de estrangeiros, associações e projetos que trabalhem a multiculturalidade e o multilinguismo ou a mobilidade juvenil etc.

O Dia Europeu das Línguas é celebrado anualmente a 26 de setembro. Por toda a Europa, 800 milhões de Europeus dos 47 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa. in Dia Europeu das Línguas > Home (ecml.at)

Programa da Feira das Línguas 2023

A Feira das Línguas assinala o Dia Europeu das Línguas, celebrado anualmente a 26 de setembro em toda a União Europeia e coincide também com a celebração das Jornadas Europeias do Património e a Semana europeia do Desporto. É a festa dos valores europeus, sobretudo da diversidade, da inclusão, da solidariedade! Este ano a Feira das Línguas é acolhida pelo Município de Albufeira no Parque do Ribeiro a 26 de setembro entre as 10h e as 20h com um programa para todas as idades. A IIII edição celebra os povos em mobilidade e o grande tema da inclusão.

Sendo 2023 o Ano EU das competências a Agência nacional ERASMUS + Juventude estará presente em Albufeira com a estrurutura Roadshow – informação e passatempos sobre as oportunidades que a UE oferece aos jovens entre os 16 e os 35 anos. APENAS NO DIA 25 SETEMBRO. (Véspera da Feira).

O programa final do evento resulta do envolvimento de todos os parceiros e inclui entre outras atividades: stands expositivos, uma Exposição Bibliográfica Multilingue, horas do conto em diversas línguas, leitura livre de trechos em outras línguas, speakspeedconnecting, bookTinder, apresentações em palco, Ler a Europa (Apresentação de livros) ,..

A abertura deste ano será marcada por um DESFILE DE BANDEIRAS pelas escolas EBS e ES de Albufeira. O percurso vai iniciar-se junto ao centro de saúde e terminará no palco da feira com um ato protocolar às 10h.

A TERTÚLIA da edição deste ano: Línguas, mobilidades, inclusão e equidade, terá início às 17H no dia 26 de setembro – Dia Europeu das Línguas, junto ao palco da feira! Participam dois  refugiados ucranianos, o cônsul honorário de Marrocos no Algarve, o representante da EAPN Portugal no #algarve, o presidente da CAP do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente e a APEXA. A moderação é do Prof Célio Conceição.

A Exposição Bibliográfica Multilíngue é uma das atividades centrais da Feira das Línguas (este ano: “D. Quixote”) e é um convite a horas do conto, leituras coletivas, dramatização, atelier de desenho, escrita criativa… Contamos com a parceria da rede de Bibliotecas nesta parceria.  A Exposição vai itinerar, após a o dia 26, e ao longo do mês de Outubro – mês das Bibliotecas escolares, pelas bibliotecas/escolas do concelho de Albufeira.

O evento pode ser acompanhado aqui (1) Feira das línguas e dos povos em mobilidade | Facebook ENTRADA LIVRE

Horários

25 de setembro

10:00-18:00 ROADSHOE Erasmus+ CES

26 setembro

10:00-17:00   Programa para escolas (todos os ciclos)

17:00-18:00   Tertúlia: Línguas, mobilidades, inclusão e equidade

18:00-20:00 Programa para famílias

Outras atividades

Passatempos online sobre a Europa e as suas línguas durante o mês de setembro (nas redes sociais Representação da CE em Portugal e no website do  Dia Europeu das Línguas > Home (ecml.at))

Evento em linha dirigido às escolas de todo o país no dia 26 de setembro – das 10 às 12h00 da responsabilidade da Representação da CE em Portugal. Dia Europeu das Línguas em Portugal: «A Raia, as línguas da não fronteira» (europa.eu)

#linguas #EDLangs #diversidade #inclusão #istoéEuropa #juntossomosmais #feiradaslinguas

Leia também: Sofia Moreira de Sousa: “A União Europeia está com muita força mas não pode ficar descansada”

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

×
Publicidade
Lifestyle, Nacional

Nesta praia no sul de Portugal pode escolher mergulhar no mar ou no rio e até os cães são bem-vindos

12:10 10 Maio, 2025 12:06 10 Maio, 2025 | POSTAL

Para aceder à praia onde tem a possibilidade de mergulhar no mar ou no rio pode escolher atravessar uma ponte ou apanhar um barco

Algarve

Apoio ao arrendamento: Tavira abre inscrições para famílias em situação de vulnerabilidade

07:45 10 Maio, 2025 19:36 8 Maio, 2025 | POSTAL

Município de Tavira abre candidaturas entre 19 e 30 de maio para apoiar famílias no pagamento integral da renda de casa

Auto

Um diesel para durar? Estes são três dos modelos mais acessíveis do mercado

12:52 10 Maio, 2025 13:08 10 Maio, 2025 | POSTAL

Com cada vez menos opções a gasóleo, estes são três carros diesel que ainda estão disponíveis e com preços abaixo da média

Auto

Um carro para a vida? Mecânicos apontam as duas marcas com menos avarias

19:04 9 Maio, 2025 16:41 10 Maio, 2025 | POSTAL

Quer um carro que dure para sempre? Veja o que dizem os mecânicos sobre as marcas mais fiáveis e descubra as que quase nunca têm avarias

Animais, Europa

Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode chegar a Portugal

15:41 10 Maio, 2025 16:17 10 Maio, 2025 | POSTAL

Tem asas, vive dentro de água e já fez 'estragos' entre turistas no Mediterrâneo. Mas o que é afinal este inseto que está a dar que falar nas praias?

Lifestyle, Saúde

Nem robalo nem dourada: espanhóis alertam para peixe que tem mais de 70 parasitas e é o “mais perigoso do mundo”

16:30 10 Maio, 2025 15:58 10 Maio, 2025 | POSTAL

Estudos recentes revelam que este peixe, habitual nas cozinhas portuguesas, pode conter mais de 70 parasitas. Há novos riscos associados ao consumo

Lifestyle

Especialistas avisam: não deve (mesmo) guardar este alimento no seu frigorífico

18:50 9 Maio, 2025 19:56 9 Maio, 2025 | POSTAL

Nem todos os alimentos devem ser guardados no frigorífico. Um dos mais populares em Portugal perde qualidade quando exposto a baixas temperaturas

Lifestyle, Mundo, Tech

Elon Musk ameaçou engenheiros e foi chamado de “monstro”: o caso que volta a assombrar a Tesla

13:48 10 Maio, 2025 13:25 10 Maio, 2025 | POSTAL

A antiga engenheira da Tesla que denunciou falhas no Model S quer agora justiça. O processo foi reaberto e Elon Musk está no centro das acusações

Lifestyle, Nacional

Votar em branco, nulo ou abstenção? Pode parecer o mesmo mas não é, entenda as diferenças

12:34 10 Maio, 2025 12:07 10 Maio, 2025 | POSTAL

Muitos eleitores confundem voto em branco, nulo ou abstenção, mas cada um tem um significado e impacto diferente. Veja o que está em causa

Europa, Lifestyle

Adeus britânicos: espanhóis ‘fartos’ do excesso de turismo fazem estragos em Espanha e preocupam turistas

18:20 8 Maio, 2025 14:39 9 Maio, 2025 | POSTAL

A onda de protestos e as ameaças dos espanhóis 'fartos' do excesso de turistas em Espanha está a preocupar os britânicos, que temem medidas mais agressivas por parte dos ativistas

Algarve, Cultura

Philosophy Spring Festival regressa a Portimão com literatura, cinema e liberdade como mote

07:15 10 Maio, 2025 19:27 8 Maio, 2025 | POSTAL

Festival filosófico da Secundária Teixeira Gomes celebra o amor aos livros e à liberdade com tertúlias, cinema, teatro e encontros

Algarve, Saúde

Rastreio gratuito em Alcoutim deteta lesões de pele e sensibiliza para os cuidados a adotar

08:15 10 Maio, 2025 20:08 8 Maio, 2025 | POSTAL

Ação decorre a 19 e 20 de maio e percorre as freguesias do concelho com rastreio, tratamento e transporte assegurado

Economia, Mundo

Descoberta mina de ouro, prata e cobre: é uma das maiores do mundo e vai transformar este país numa potência mundial

10:58 8 Maio, 2025 11:19 8 Maio, 2025 | POSTAL

Com cobre, prata e ouro a brotar da terra, este país pode reescrever o seu destino económico e surpreender os mercados

Europa, Lifestyle, Saúde

Nesta ilha a 2 horas e meia de Portugal as pessoas vivem até aos 100 anos e estes são os motivos

12:51 9 Maio, 2025 15:17 9 Maio, 2025 | POSTAL

Fica a pouco mais de duas horas de voo e tem um dos maiores índices de longevidade do mundo. Descubra os 4 hábitos que explicam o fenómeno

Algarve, Lifestyle

É um fenómeno natural: esta praia do Algarve tem nascentes e ‘bolhas’ de água doce que saem da areia

16:00 9 Maio, 2025 19:55 9 Maio, 2025 | POSTAL

Praia do Algarve que fica na fronteira entre o sotavento e o barlavento destaca-se pelas nascentes de água doce que se veem na maré baixa

Economia, Nacional

Paga em dinheiro? Há três coisas que deve saber antes de usar notas e moedas e evitar fraudes

18:25 6 Maio, 2025 17:02 6 Maio, 2025 | POSTAL

Usa dinheiro em notas e moedas? Este artigo explica três cuidados essenciais que deve ter para não correr riscos, e nem todos são óbvios

Lifestyle, Nacional

Nesta praia no sul de Portugal pode escolher mergulhar no mar ou no rio e até os cães são bem-vindos

12:10 10 Maio, 2025 12:06 10 Maio, 2025 | POSTAL

Para aceder à praia onde tem a possibilidade de mergulhar no mar ou no rio pode escolher atravessar uma ponte ou apanhar um barco

Algarve

Apoio ao arrendamento: Tavira abre inscrições para famílias em situação de vulnerabilidade

07:45 10 Maio, 2025 19:36 8 Maio, 2025 | POSTAL

Município de Tavira abre candidaturas entre 19 e 30 de maio para apoiar famílias no pagamento integral da renda de casa

Auto

Um diesel para durar? Estes são três dos modelos mais acessíveis do mercado

12:52 10 Maio, 2025 13:08 10 Maio, 2025 | POSTAL

Com cada vez menos opções a gasóleo, estes são três carros diesel que ainda estão disponíveis e com preços abaixo da média

Auto

Um carro para a vida? Mecânicos apontam as duas marcas com menos avarias

19:04 9 Maio, 2025 16:41 10 Maio, 2025 | POSTAL

Quer um carro que dure para sempre? Veja o que dizem os mecânicos sobre as marcas mais fiáveis e descubra as que quase nunca têm avarias

Animais, Europa

Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode chegar a Portugal

15:41 10 Maio, 2025 16:17 10 Maio, 2025 | POSTAL

Tem asas, vive dentro de água e já fez 'estragos' entre turistas no Mediterrâneo. Mas o que é afinal este inseto que está a dar que falar nas praias?

Lifestyle, Saúde

Nem robalo nem dourada: espanhóis alertam para peixe que tem mais de 70 parasitas e é o “mais perigoso do mundo”

16:30 10 Maio, 2025 15:58 10 Maio, 2025 | POSTAL

Estudos recentes revelam que este peixe, habitual nas cozinhas portuguesas, pode conter mais de 70 parasitas. Há novos riscos associados ao consumo

Lifestyle

Especialistas avisam: não deve (mesmo) guardar este alimento no seu frigorífico

18:50 9 Maio, 2025 19:56 9 Maio, 2025 | POSTAL

Nem todos os alimentos devem ser guardados no frigorífico. Um dos mais populares em Portugal perde qualidade quando exposto a baixas temperaturas

Lifestyle, Mundo, Tech

Elon Musk ameaçou engenheiros e foi chamado de “monstro”: o caso que volta a assombrar a Tesla

13:48 10 Maio, 2025 13:25 10 Maio, 2025 | POSTAL

A antiga engenheira da Tesla que denunciou falhas no Model S quer agora justiça. O processo foi reaberto e Elon Musk está no centro das acusações

Lifestyle, Nacional

Votar em branco, nulo ou abstenção? Pode parecer o mesmo mas não é, entenda as diferenças

12:34 10 Maio, 2025 12:07 10 Maio, 2025 | POSTAL

Muitos eleitores confundem voto em branco, nulo ou abstenção, mas cada um tem um significado e impacto diferente. Veja o que está em causa

Europa, Lifestyle

Adeus britânicos: espanhóis ‘fartos’ do excesso de turismo fazem estragos em Espanha e preocupam turistas

18:20 8 Maio, 2025 14:39 9 Maio, 2025 | POSTAL

A onda de protestos e as ameaças dos espanhóis 'fartos' do excesso de turistas em Espanha está a preocupar os britânicos, que temem medidas mais agressivas por parte dos ativistas

Algarve, Cultura

Philosophy Spring Festival regressa a Portimão com literatura, cinema e liberdade como mote

07:15 10 Maio, 2025 19:27 8 Maio, 2025 | POSTAL

Festival filosófico da Secundária Teixeira Gomes celebra o amor aos livros e à liberdade com tertúlias, cinema, teatro e encontros

Algarve, Saúde

Rastreio gratuito em Alcoutim deteta lesões de pele e sensibiliza para os cuidados a adotar

08:15 10 Maio, 2025 20:08 8 Maio, 2025 | POSTAL

Ação decorre a 19 e 20 de maio e percorre as freguesias do concelho com rastreio, tratamento e transporte assegurado

Economia, Mundo

Descoberta mina de ouro, prata e cobre: é uma das maiores do mundo e vai transformar este país numa potência mundial

10:58 8 Maio, 2025 11:19 8 Maio, 2025 | POSTAL

Com cobre, prata e ouro a brotar da terra, este país pode reescrever o seu destino económico e surpreender os mercados

Europa, Lifestyle, Saúde

Nesta ilha a 2 horas e meia de Portugal as pessoas vivem até aos 100 anos e estes são os motivos

12:51 9 Maio, 2025 15:17 9 Maio, 2025 | POSTAL

Fica a pouco mais de duas horas de voo e tem um dos maiores índices de longevidade do mundo. Descubra os 4 hábitos que explicam o fenómeno

Algarve, Lifestyle

É um fenómeno natural: esta praia do Algarve tem nascentes e ‘bolhas’ de água doce que saem da areia

16:00 9 Maio, 2025 19:55 9 Maio, 2025 | POSTAL

Praia do Algarve que fica na fronteira entre o sotavento e o barlavento destaca-se pelas nascentes de água doce que se veem na maré baixa

Economia, Nacional

Paga em dinheiro? Há três coisas que deve saber antes de usar notas e moedas e evitar fraudes

18:25 6 Maio, 2025 17:02 6 Maio, 2025 | POSTAL

Usa dinheiro em notas e moedas? Este artigo explica três cuidados essenciais que deve ter para não correr riscos, e nem todos são óbvios

Últimas

  • Nem robalo nem dourada: espanhóis alertam para peixe que tem mais de 70 parasitas e é o “mais perigoso do mundo”
    Nem robalo nem dourada: espanhóis alertam para peixe que tem mais de 70 parasitas e é o “mais perigoso do mundo”
  • Nesta cidade portuguesa pode ter acesso a casas a partir de 150€/mês: saiba como se pode candidatar
    Nesta cidade portuguesa pode ter acesso a casas a partir de 150€/mês: saiba como se pode candidatar
  • Especialistas alertam para o consumo deste peixe comum na costa portuguesa que pode dar até 3 dias de alucinações
    Especialistas alertam para o consumo deste peixe comum na costa portuguesa que pode dar até 3 dias de alucinações
  • Milhares de empregos com salários acima de 5.000€: país menos corrupto da Europa procura portugueses para trabalhar
    Milhares de empregos com salários acima de 5.000€: país menos corrupto da Europa procura portugueses para trabalhar
  • Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode chegar a Portugal
    Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode chegar a Portugal
  • Portugueses criam primeira associação da comunidade na Roménia
    Portugueses criam primeira associação da comunidade na Roménia
  • É isto que deve fazer para evitar que o multibanco ‘engula’ o seu cartão
    É isto que deve fazer para evitar que o multibanco ‘engula’ o seu cartão

Opinião

  • O lúpus é mais do que uma doença, é um desafio com impacto na saúde mental | Por Carlos Carneiro
    O lúpus é mais do que uma doença, é um desafio com impacto na saúde mental | Por Carlos Carneiro
  • Declaração de Leipzig: um compromisso para com o futuro democrático da Europa
    Declaração de Leipzig: um compromisso para com o futuro democrático da Europa
  • SNS Bichológico | Por Jose Figueiredo Santos
    SNS Bichológico | Por Jose Figueiredo Santos
  • 40 visões da Europa: A entrada de Portugal no cenário europeu – O salto português | Por Ana Catarina Serra
    40 visões da Europa: A entrada de Portugal no cenário europeu – O salto português | Por Ana Catarina Serra

Europe Direct Algarve

  • Declaração de Leipzig: um compromisso para com o futuro democrático da Europa
    Declaração de Leipzig: um compromisso para com o futuro democrático da Europa
  • 40 visões da Europa: A entrada de Portugal no cenário europeu – O salto português | Por Ana Catarina Serra
    40 visões da Europa: A entrada de Portugal no cenário europeu – O salto português | Por Ana Catarina Serra
  • 40 visões da Europa: Enquanto Putin avança, a Europa ainda não decidiu como reagir | Por António Valentim Domingos 
    40 visões da Europa: Enquanto Putin avança, a Europa ainda não decidiu como reagir | Por António Valentim Domingos 
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal