Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura, Ensino, Europe Direct Algarve

Feira das línguas em Albufeira celebra a diversidade linguística e cultural na Europa

A mentoria é do professor Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve e presidente ex-ofício do Conselho Europeu das Línguas

09:15 25 Setembro, 2023 10:42 23 Outubro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Feira das línguas celebra o Dia Europeu das Línguas e a diversidade linguística e cultural como património comum da União Europeia.  A organização da Edição de 2023, European Year of Skills (europa.eu) é uma parceria entre o Europe Direct Algarve (hospedado na CCDR Algarve) e o Município de Albufeira.

A Feira vai realizar-se no dia 26 de setembro (Dia EUropeu das Línguas) no Parque do Ribeiro com o tema “Povos em mobilidade”.

A mentoria é do professor Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve e presidente ex-ofício do Conselho Europeu das Línguas e o evento conta com o apoio da Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia em Portugal e da DGESTE-DSRAL.

A organização acredita que este evento, para além de grande valor pedagógico e lúdico, será também gerador de novas e boas parcerias, contribuindo para fortalecer os valores da União Europeia, entre os quais destacamos este ano a INCLUSÃO.  

O evento está aberto à participação de escolas (públicas, privadas, internacionais, de línguas, etc.), Academia, municípios, consulados, associações culturais, associações de estrangeiros, associações e projetos que trabalhem a multiculturalidade e o multilinguismo ou a mobilidade juvenil etc.

O Dia Europeu das Línguas é celebrado anualmente a 26 de setembro. Por toda a Europa, 800 milhões de Europeus dos 47 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa. in Dia Europeu das Línguas > Home (ecml.at)

Programa da Feira das Línguas 2023

A Feira das Línguas assinala o Dia Europeu das Línguas, celebrado anualmente a 26 de setembro em toda a União Europeia e coincide também com a celebração das Jornadas Europeias do Património e a Semana europeia do Desporto. É a festa dos valores europeus, sobretudo da diversidade, da inclusão, da solidariedade! Este ano a Feira das Línguas é acolhida pelo Município de Albufeira no Parque do Ribeiro a 26 de setembro entre as 10h e as 20h com um programa para todas as idades. A IIII edição celebra os povos em mobilidade e o grande tema da inclusão.

Sendo 2023 o Ano EU das competências a Agência nacional ERASMUS + Juventude estará presente em Albufeira com a estrurutura Roadshow – informação e passatempos sobre as oportunidades que a UE oferece aos jovens entre os 16 e os 35 anos. APENAS NO DIA 25 SETEMBRO. (Véspera da Feira).

O programa final do evento resulta do envolvimento de todos os parceiros e inclui entre outras atividades: stands expositivos, uma Exposição Bibliográfica Multilingue, horas do conto em diversas línguas, leitura livre de trechos em outras línguas, speakspeedconnecting, bookTinder, apresentações em palco, Ler a Europa (Apresentação de livros) ,..

A abertura deste ano será marcada por um DESFILE DE BANDEIRAS pelas escolas EBS e ES de Albufeira. O percurso vai iniciar-se junto ao centro de saúde e terminará no palco da feira com um ato protocolar às 10h.

A TERTÚLIA da edição deste ano: Línguas, mobilidades, inclusão e equidade, terá início às 17H no dia 26 de setembro – Dia Europeu das Línguas, junto ao palco da feira! Participam dois  refugiados ucranianos, o cônsul honorário de Marrocos no Algarve, o representante da EAPN Portugal no #algarve, o presidente da CAP do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente e a APEXA. A moderação é do Prof Célio Conceição.

A Exposição Bibliográfica Multilíngue é uma das atividades centrais da Feira das Línguas (este ano: “D. Quixote”) e é um convite a horas do conto, leituras coletivas, dramatização, atelier de desenho, escrita criativa… Contamos com a parceria da rede de Bibliotecas nesta parceria.  A Exposição vai itinerar, após a o dia 26, e ao longo do mês de Outubro – mês das Bibliotecas escolares, pelas bibliotecas/escolas do concelho de Albufeira.

O evento pode ser acompanhado aqui (1) Feira das línguas e dos povos em mobilidade | Facebook ENTRADA LIVRE

Horários

25 de setembro

10:00-18:00 ROADSHOE Erasmus+ CES

26 setembro

10:00-17:00   Programa para escolas (todos os ciclos)

17:00-18:00   Tertúlia: Línguas, mobilidades, inclusão e equidade

18:00-20:00 Programa para famílias

Outras atividades

Passatempos online sobre a Europa e as suas línguas durante o mês de setembro (nas redes sociais Representação da CE em Portugal e no website do  Dia Europeu das Línguas > Home (ecml.at))

Evento em linha dirigido às escolas de todo o país no dia 26 de setembro – das 10 às 12h00 da responsabilidade da Representação da CE em Portugal. Dia Europeu das Línguas em Portugal: «A Raia, as línguas da não fronteira» (europa.eu)

#linguas #EDLangs #diversidade #inclusão #istoéEuropa #juntossomosmais #feiradaslinguas

Leia também: Sofia Moreira de Sousa: “A União Europeia está com muita força mas não pode ficar descansada”

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

“Como posso estar mais atento aos serviços públicos essenciais e reduzir despesas nas faturas?”

16:24 26 Junho, 2026 16:39 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DECO deixa conselhos para poupar nas faturas da luz, gás, água e telecomunicações, ajudando os consumidores a reduzir despesas

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Algarve

Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores

14:45 26 Junho, 2026 14:46 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a PJ, o detido detinha e partilhava, “pelo menos desde 2023”, conteúdos de exploração sexual de menores, “de forma reiterada”

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Cultura Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Portuguesa detida em Bali.
Mundo Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

“Como posso estar mais atento aos serviços públicos essenciais e reduzir despesas nas faturas?”

16:24 26 Junho, 2026 16:39 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DECO deixa conselhos para poupar nas faturas da luz, gás, água e telecomunicações, ajudando os consumidores a reduzir despesas

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Algarve

Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores

14:45 26 Junho, 2026 14:46 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a PJ, o detido detinha e partilhava, “pelo menos desde 2023”, conteúdos de exploração sexual de menores, “de forma reiterada”

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Cultura, Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Portuguesa detida em Bali.
Mundo, Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Últimas Notícias

  • Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida
    Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida
  • “Como posso estar mais atento aos serviços públicos essenciais e reduzir despesas nas faturas?”
    “Como posso estar mais atento aos serviços públicos essenciais e reduzir despesas nas faturas?”
  • Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab
    Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab
  • “O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas
    “O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

Opinião

  • Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
    Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
  • Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
    Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal