Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião

9 de maio, Dia da Europa: A Europa das Cidades e Regiões | Por António Covas

Se a guerra na Ucrânia perdurar e a ambiguidade geopolítica da ordem internacional permanecer, a União Europeia corre o risco de ver aumentar o número de Estados relutantes, de pender para o caos intergovernamental e a política de coesão ser, ao mesmo tempo, uma variável endógena da política europeia e uma variável renacionalizada pelas ajudas internas concedidas por cada Estado membro

09:10 9 Maio, 2023 08:43 20 Junho, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Na agenda política europeia e nacional pode parecer paradoxal, na actual conjuntura, falar de Europa das Cidades e Regiões e de uma doutrina regionalista das suas macrorregiões. Sabemos como a opinião publicada de referência é dominada pela temática das Grandes Transições e seus efeitos assimétricos sobre os territórios, a saber: as alterações climáticas, as secas severas e o seu impacto sobre a produção de alimentos, os efeitos das sanções de guerra, a transição energética e os surtos inflacionistas, o inverno demográfico e as grandes fluxos migratórios, a pobreza, a fome e a emergência de novas epidemias, a disrupção tecnológica e digital e a adaptação dos mercados de trabalho, a confusão geopolítica atual marcada pela guerra na Europa e a regionalização da ordem internacional e da globalização com graves ruturas nas grandes cadeias logísticas de abastecimento. Ou seja, é o tempo da macropolítica e da macroeconomia, com o apelo a maiores índices de despesa em defesa e segurança coletivas, por um lado, e mais rigor no equilíbrio entre política de ajustamento conjuntural e despesas estruturais, por outro.

ANTÓNIO COVAS
Professor da Universidade do Algarve

Neste contexto, a mesopolítica e a mesoeconomia das euro-regiões e euro-cidades, das áreas metropolitanas, das redes de cidades e, de uma maneira geral, dos agrupamentos europeus de cooperação territorial (AECT) são observadas com alguma relutância a partir das capitais e consideradas como variáveis endógenas da política macroeconómica e financeira decidida em Bruxelas e Frankfurt, isto é, acabam por funcionar como instrumentos de gestão da procura agregada e, portanto, sujeitas ao stop-go dessas políticas e à sua descontinuação e cativação na transição entre quadros comunitários de apoio e na execução orçamental da respetiva programação plurianual. A esta restrição geral de natureza macroeconómica, acrescentam-se os efeitos da guerra e das sanções (veja-se, por exemplo, a interdição da Polónia e Hungria à importação de cereais da Ucrânia), os impactos de uma eventual reindustrialização do mercado único europeu e a distorção das ajudas de estado nesse contexto e, finalmente, a antecipação das consequências que os próximos alargamentos à península balcânica poderão desencadear nos países que hoje são os maiores beneficiários da política de coesão. A questão central que aqui se coloca é a ordem de importância relativa dos temas em agenda e as prioridades políticas que se estabelecem quando não há tempo e recursos para atacar todos os problemas de uma só vez. Face aos graves problemas em agenda na atual conjuntura, é bem provável que alguns temas da agenda europeia tenham de ser sacrificados e que um desses temas seja, justamente, a coesão territorial no interior da União Europeia, por maioria de razão quando a teoria da estabilidade e da condicionalidade prevalece sobre a teoria da coesão e da solidariedade. Essa é, também, a razão pela qual nós dizemos que falta uma doutrina de inspiração federativa e regional à União Europeia e que é um crime de lesa-europa não aproveitar o potencial de crescimento distribuído e colaborativo que reside na Europa das Regiões, nas redes de cidades e nos agrupamentos europeus de cooperação territorial.

Estamos em maio de 2023, recordemos brevemente os factos mais relevantes dos últimos anos. Em 2008 eclodiu uma crise sistémica do capitalismo com os efeitos que são conhecidos nas dívidas soberanas e bancárias. Em 2010 e 2011, os países do sul da Europa foram sujeitos a vários regimes de condicionalidade macroeconómica no quadro do pacto de estabilidade e crescimento, do tratado orçamental e do semestre europeu. A consequência imediata deste ajustamento severo entre 2011 e 2015 foi uma degradação na oferta bens e serviços públicos e uma nova geração de desequilíbrios regionais que não só colocou em causa o esforço de investimento e convergência feito em quadros comunitários anteriores como deixou a política de coesão regional à beira de um ataque de nervos. Entre 2016 e 2020, apesar de uma ligeira melhoria e recuperação, o peso da dívida pública acentuou a cativação do investimento público. Entre 2020 e 2022 vivemos a epidemia da covid-19 e, em fevereiro de 2022, eclode a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, assim como as consequências das sanções aplicadas à Rússia. A inflação regressa à Europa e as taxas de juro de referência do BCE voltam a subir até aos 4%.

Neste contexto tão sobrecarregado, e não obstante as intervenções de emergência já efetuadas – o programa RePower EU, a suspensão dos regimes de condicionalidade macroeconómica e a criação de um mecanismo de recuperação e resiliência (programas de recuperação e resiliência até 2027) – o arranque desta década fica fortemente marcado pelo período entre 2020 e 2023. Basta observarmos a lentidão exasperante em executar o PT 2020 até 2023 ou o modo como está a ser montada toda a engenharia técnica e financeira do PRR 2026 e do PT 2030 que, na prática, já consumiram o período entre 2020 e 2023 sem resultados materiais muito visíveis. Basta lembrar, ainda, o peso excessivo do serviço da dívida soberana nos orçamentos nacionais dos países do sul, os valores ridículos do investimento público orçamentado e a falta de capitais próprios (dívida privada) para realizar investimento privado e recapitalizar pequenas e médias empresas, para termos uma perspetiva aproximada do que será a política de coesão territorial até 2030 e, porventura mais grave, o baixo valor do PIB potencial no final do período (ver programa de estabilidade e crescimento de Portugal 2023/ 2027).

Uma Europa das cidades e regiões

Aqui chegados, este é, também, o momento oportuno para elaborar um pouco mais fora da caixa no que diz respeito à política de coesão mais convencional que, em minha opinião, continua a girar muito em redor das clientelas e dos destinatários habituais. Em síntese, creio que poderíamos elaborar sobre dois cenários de política de coesão regional até 2030. Um cenário adaptativo em ambiente de severidade geopolítica e securitária na Europa (1) e que visa, sobretudo, prevenir e mitigar as principais distorções que impendem sobre a política de coesão mais convencional. Em segundo lugar, um cenário mais ambicioso, numa linha de integração positiva, mais integracionista e unionista, se quisermos, mais federal (2) que mutualiza recursos comuns e aposta numa Europa de macrorregiões e cooperação territorial descentralizada, uma Europa de cidades e regiões inteligentes e criativas.

No primeiro cenário trata-se, sobretudo, de acautelar uma erosão da política de coesão em resultado de quatro tipos eventuais de distorção: uma distorção provocada por reafectação de meios financeiros à segurança e defesa coletiva da Europa (1), uma distorção provocada por uma reindustrialização europeia e ajudas de estado discriminatórias que beneficiam os estados mais ricos (2), uma distorção provocada por uma nova condicionalidade macroeconómica mais severa e rigorosa (3), uma distorção provocada por reafectação de meios aos novos estados aderentes da península balcânica (4). Como se pode imaginar, estas distorções podem ainda, com um grau elevado de probabilidade, aparecer acumuladas. No segundo cenário trata-se de promover uma via de integração positiva de natureza federal, que associa novos recursos próprios e a mutualização de outros recursos (subsidiariedade ascendente) com o reforço da cooperação territorial descentralizada que as redes colaborativas e as plataformas digitais estimulam e promovem (subsidiariedade descendente).

No final, o primeiro cenário corresponde a uma política regulatória mais defensiva que visa proteger a atual política de coesão e os meios que lhe estão afetos. O segundo cenário é uma linha politicamente mais ambiciosa e que aponta para um horizonte federal em 2030, o que irá exigir, também, em certa altura, uma revisão dos tratados europeus. No entretanto, espero bem que as instituições da União Europeia saibam estar à altura das suas responsabilidades políticas e que um cenário de compromisso entre estes cenários possa ser prosseguido, proposto e obtido. Seja como for, a grande questão desta década é a de saber se a guerra na Europa e a ambiguidade geopolítica da ordem internacional impelem a União Europeia para o caos intergovernamental ou para a ordem política federal. Estamos, claramente, a meio da ponte e tudo pode ainda acontecer.

Se a guerra na Ucrânia perdurar e a ambiguidade geopolítica da ordem internacional permanecer, a União Europeia corre o risco de ver aumentar o número de Estados relutantes, de pender para o caos intergovernamental e a política de coesão ser, ao mesmo tempo, uma variável endógena da política europeia e uma variável renacionalizada pelas ajudas internas concedidas por cada Estado membro.

Mesmo neste contexto, porém, uma Europa das Regiões poderia ser promovida por uma razão menos comum e que tem a ver com a segurança colectiva da União e da sua fronteira exterior, uma vez que o reforço da ajuda à fronteira exterior da União, porta de entrada de fluxos erráticos de população, é fundamental para prevenir crises agudas de regionalismo que, por esta via, poderiam conseguir argumentos adicionais para emergirem com uma legitimidade acrescida. No mesmo sentido, pode a Europa das Regiões ser transposta para fora da União sob a forma de cooperação transfronteiriça e transnacional, uma faceta da política regional que precisa de ser claramente explicada às regiões europeias, sob pena de se exacerbarem os egoísmos regionais face a regiões de terceiros países e que precisa, ainda, de ser reforçada no plano orçamental. As duas margens do Mediterrâneo estão aí para o provar.

De acordo com a segunda perspectiva, mais integracionista e unionista, o território da União Europeia deixaria de ser uma variável endógena ou então um actor de 2ª ordem para passar a ser um actor de primeiro plano no contexto de uma multiterritorialidade mais claramente federal ou federativa. Nesta linha de pensamento, a coesão territorial e a política regional teriam de ser variáveis exógenas e poupadas à austeridade de uma macroeconomia disciplinar de curto prazo. Uma abordagem possível e viável desta Europa das Regiões corresponderia a organizar o território europeu através de uma rede de macrorregiões europeias (a península ibérica, os países bálticos, as ilhas britânicas, a península da escandinávia, etc), de regiões transfronteiriças e transnacionais e de redes de cidades (capitais, temáticas, históricas, etc). Esta Europa das Regiões teria o mérito de ser muito mais cultural, humanística e simbólica, mas, também, muito mais colaborativa e solidária por comparação com a Europa actual das mercadorias e dos capitais.

Notas Finais

Estamos na primavera de 2023. Os modelos convencionais da política de coesão territorial parecem estar esgotados. De um lado, procura-se uma afetação mais temática e transversal, para crescer depressa e melhorar a competitividade global, o que, na prática, favorece mais os territórios já competitivos, do outro, uma afetação mais distributiva e regional que, todavia, apenas proporciona um crescimento lento e não dá garantias de poder resolver os problemas estruturais das regiões menos desenvolvidas.

Este é o tempo da inteligência coletiva territorial, das plataformas digitais colaborativas e da multiterritorialidade europeia. Este é o tempo das macrorregiões europeias (a península ibérica), das euro-regiões e euro-cidades, das interligações fortes entre universidades, associações empresariais, centros de investigação, instituições sociais e culturais de todo o tipo. Pensemos por um momento no enorme potencial interativo e colaborativo que está contido no complexo de programas e subprogramas constantes no PRR 2026 e no PT 2027. Se a estes dois grandes complexos adicionarmos os programas especificamente europeus e, muito em especial, os programas que nos relacionam com o vizinho peninsular – o INTERREG VI 2027 Portugal/Espanha, nas suas três componentes A (cooperação transfronteiriça), B (Espaço Atlântico) e C (Urbact, cooperação entre cidades) – teremos reunidas as condições para uma verdadeira Europa das Cidades e Regiões ou, mais precisamente, para uma cooperação territorial descentralizada entre as cidades e regiões de Portugal e Espanha no horizonte 2030. Seria uma experiência colaborativa extraordinária pegar no grande interior da fachada peninsular e através das euro-regiões e euro-cidades, das parcerias universitárias e dos consórcios empresariais construir uma espécie de arquitetura de interiores e uma genuína curadoria territorial e por via dessas interligações promover novas economias de rede e aglomeração em áreas estruturalmente deprimidas.

A terminar, a filosofia política e institucional dos agrupamentos europeus de cooperação territorial (AECT) já está no terreno e uma política de coesão regional territorialmente mais criativa e colaborativa poderia surgir como um espaço de concertação de iniciativas e projetos, associada a fórmulas organizativas mais inovadoras e libertas da tutela administrativa mais tradicional. Mais preocupantes, porém, são as previsões do nosso programa de estabilidade e crescimento para 2023-2027, em especial, as baixas taxas de crescimento do produto, em redor de 1,9% em média anual. Num período em que os investimentos do PRR e do PT 2030 são elevados, estas previsões do produto denunciam uma baixa produtividade da economia portuguesa (1,6% em média anual), um baixo investimento publico nacional (inferior a 2% ao ano) e uma taxa de crescimento do produto potencial em redor de 1,8%. Estes sinais paradoxais, numa década que reúne tantos meios financeiros para o investimento, deixam-nos um certo amargo de boca e não nos permitem antecipar uma correção dos desequilíbrios estruturais há muito existentes, ou seja, o programa optou por ser defensivo e privilegiar, claramente, a estabilidade em vez do crescimento. É uma opção, no mínimo, discutível e que não favorece a abordagem que aqui apresentámos.

Artigo publicado no Observador.

RELACIONADOS:

União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
União Europeia 2030, a Grande Transformação à maneira de Polanyi  | Por António Covas
União Europeia, entre a descarbonização e a reindustrialização | Por António Covas
União Europeia, a governabilidade política em questão | Por António Covas
Europa 2030, custos de contexto e externalidades | Por António Covas
União Europeia: e se a guerra ficar congelada? | Por António Covas
Europa Federal, tão perto e tão longe!! | Por António Covas
União Europeia 2030, o equilíbrio entre soft power e hard power

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

11:00 25 Abril, 2026 12:23 24 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade em Portugal vai aumentar e há regiões onde a chuva pode cair com mais força e com trovoadas. Veja quando o tempo pode piorar

Jazigo de petróleo. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

Adeus Rússia? País da UE descobriu uma das maiores reservas de petróleo da história e ‘ameaça’ hegemonia russa

18:00 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Descoberta de uma das maiores reservas de petróleo da Europa por parte deste país da UE pode ameaçar a hegemonia russa no que ao "ouro negro" diz respeito

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Algarve Nacional Política

Rui Cristina exige estudo ambiental “sério e sem falhas” sobre dessalinizadora

10:11 25 Abril, 2026 10:11 25 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

Presidente de Albufeira, Rui Cristina, reclama que a dessalinizadora do Algarve não deve ser a principal solução para problemas estruturais

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Governo prepara novo apoio para comprar carro: saiba quando poderá candidatar-se

20:30 25 Abril, 2026 20:13 25 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Novo apoio para comprar carro está a ser preparado pelo Governo e há uma janela prevista para a abertura das candidaturas

Idosa a plantar salsa e coentros. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar

11:30 25 Abril, 2026 12:56 24 Abril, 2026 | João Luís

Salsa e coentros estragam-se depressa? Veja os locais a evitar e o método que ajuda a mantê-los frescos durante mais tempo

Automóvel com a matrícula cor de rosa.
Auto Europa

Carros com matrícula desta cor já estão a circular nas estradas: saiba o que significa

08:50 25 Abril, 2026 10:29 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

França lançou novas matrículas temporárias cor-de-rosa para facilitar a identificação imediata de veículos irregulares nas estradas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

11:00 25 Abril, 2026 12:23 24 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade em Portugal vai aumentar e há regiões onde a chuva pode cair com mais força e com trovoadas. Veja quando o tempo pode piorar

Jazigo de petróleo. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

Adeus Rússia? País da UE descobriu uma das maiores reservas de petróleo da história e ‘ameaça’ hegemonia russa

18:00 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Descoberta de uma das maiores reservas de petróleo da Europa por parte deste país da UE pode ameaçar a hegemonia russa no que ao "ouro negro" diz respeito

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Algarve, Nacional, Política

Rui Cristina exige estudo ambiental “sério e sem falhas” sobre dessalinizadora

10:11 25 Abril, 2026 10:11 25 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

Presidente de Albufeira, Rui Cristina, reclama que a dessalinizadora do Algarve não deve ser a principal solução para problemas estruturais

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Governo prepara novo apoio para comprar carro: saiba quando poderá candidatar-se

20:30 25 Abril, 2026 20:13 25 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Novo apoio para comprar carro está a ser preparado pelo Governo e há uma janela prevista para a abertura das candidaturas

Idosa a plantar salsa e coentros. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar

11:30 25 Abril, 2026 12:56 24 Abril, 2026 | João Luís

Salsa e coentros estragam-se depressa? Veja os locais a evitar e o método que ajuda a mantê-los frescos durante mais tempo

Automóvel com a matrícula cor de rosa.
Auto, Europa

Carros com matrícula desta cor já estão a circular nas estradas: saiba o que significa

08:50 25 Abril, 2026 10:29 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

França lançou novas matrículas temporárias cor-de-rosa para facilitar a identificação imediata de veículos irregulares nas estradas

Últimas Notícias

  • Governo prepara novo apoio para comprar carro: saiba quando poderá candidatar-se
    Governo prepara novo apoio para comprar carro: saiba quando poderá candidatar-se
  • Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal
    Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal
  • Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e nem é o seguro nem a carta de condução)
    Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e nem é o seguro nem a carta de condução)
  • Muitos portugueses vão ter de trocar o Bilhete de Identidade vitalício pelo Cartão de Cidadão: veja se está na lista
    Muitos portugueses vão ter de trocar o Bilhete de Identidade vitalício pelo Cartão de Cidadão: veja se está na lista
  • Adeus Rússia? País da UE descobriu uma das maiores reservas de petróleo da história e ‘ameaça’ hegemonia russa
    Adeus Rússia? País da UE descobriu uma das maiores reservas de petróleo da história e ‘ameaça’ hegemonia russa
  • Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data
    Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

Opinião

  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
  • Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
    Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
    Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal