Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Europa

Reformados com mais de 80 anos falam ‘sem filtros’: “Tive uma vida com muito trabalho mas agradável”

Vários reformados com mais de 80 anos partilham arrependimentos, conselhos e confissões emocionantes sobre a vida

17:40 27 Novembro, 2025 10:55 14 Dezembro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Alguns reformados com mais de 80 anos partilharam, em entrevistas recolhidas pelo canal espanhol Royki, memórias de uma vida marcada por trabalho árduo, alegrias intensas, perdas dolorosas e conselhos que gostariam de deixar às gerações mais novas. De acordo com o Noticias Trabajo, site espanhol especializado em assuntos laborais e legais, estas conversas revelam padrões comuns entre idosos que viveram décadas de dificuldades, mas também de afeto e resiliência. A maioria olha para trás com lucidez e uma certa ternura, reconhecendo erros, oportunidades perdidas e decisões que moldaram todo o percurso.

Segundo o canal citado, muitos destes reformados admitem que gostariam de ter aproveitado melhor a juventude. Um deles confessa que lhe teria agradado ver mais mundo. Outro lamenta não ter estudado mais do que as circunstâncias da época permitiram. Há também quem recorde que, na sua infância, “ficava em casa a cuidar dos irmãos enquanto eles iam à escola”, um testemunho que reflete desigualdades profundas no acesso à educação.

“Gostava de voltar a ter 30 anos”

A ideia de que a juventude é um presente que só se compreende quando já passou repete-se em quase todas as entrevistas. Um homem explica que teve “uma vida superfeliz” e que ainda sente que vive “uma segunda juventude”, embora reconheça que “os anos não perdoam”. Outro afirma que repetiria quase tudo outra vez, mesmo sabendo que hoje tomaria decisões diferentes.

Alguns testemunhos são emocionalmente mais duros. Uma mulher admite que o seu maior arrependimento é não ter conseguido “trazer o marido ao país antes de ele falecer”. Outra descreve a chegada súbita da solidão: “Fica-se sozinha porque os filhos casam, o marido morre e assim é a vida”, diz com serenidade.

O canal espanhol recolheu também relatos de vidas marcadas pelo trabalho precoce. Um entrevistado resume assim o percurso: “Tive uma vida com muito trabalho mas agradável”. Outro recorda que fez sempre “o que mais convinha”, já que, na sua geração, as opções eram escassas. Vários cresceram em ambientes de escassez, sem possibilidade de estudar uma carreira ou perseguir sonhos.

Histórias de superação, humor e fragilidade

Entre os depoimentos recolhidos, e partilhados pelo Noticias Trabajo, há espaço para episódios traumáticos. Um homem relata em lágrimas que sofreu um derrame cerebral de um momento para o outro e que, desde então, a parte esquerda do corpo ficou paralisada. “Perdes a vida num momento”, confessa, acrescentando que a família sofre ainda mais do que o doente.

Outros recordam a juventude com humor. Um homem explica que foi “hippy em Ibiza”, correu maratonas e venceu concursos. Outro fala do seu percurso como carpinteiro na Alemanha, Itália e Luxemburgo, mantendo uma relação à distância “à base de cartas”. Está casado há mais de sessenta anos e resume a fórmula do sucesso: “Gostarem-se muito, aguentar coisas um do outro e seguir sempre em frente porque quem a segue alcança.”

O que dizem aos jovens de hoje

A maioria destes reformados deixa um apelo claro às gerações mais novas. Um deles afirma: “Que se preparem bem porque o futuro está muito complicado”. Outros insistem no respeito e na empatia como pilares de convivência. “Empatia, sobretudo empatia”, diz um entrevistado.

O valor de estudar surge repetidamente. “Estudar e ser boas pessoas com a gente”, recomenda um reformado, que nota diferenças profundas entre a juventude atual e a da sua época. Outros pedem que se mantenham bons empregos, porque “as oportunidades não voltam sempre”.

Alguns alertam para o excesso de telemóvel. Um entrevistado lamenta ter visto “quatro jovens juntos a falar ao telemóvel entre eles”, e conclui: “O contacto com a gente é o bonito”.

Há ainda quem deixe avisos mais diretos: “Que não sejam tão malandros”, diz um deles entre risos. Outro resume uma vida inteira numa frase simples: “Trabalho, força de vontade e para a frente”.

As reflexões finais apontam para a necessidade de manter objetivos. “Quando não tens projetos o tempo é relativo”, diz um reformado que encara a velhice com novos planos. E um último entrevistado deixa a mensagem mais repetida de toda a série: “A constância, a constância, a constância, no fim chega o prémio”.

Leia também: Frio intenso está quase a chegar: conheça as regiões que vão ‘gelar’ até domingo

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Algarve Cultura

Corrida Fotográfica regressa a Portimão com nova vertente artística

18:40 16 Abril, 2026 18:40 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão recebe Corrida Fotográfica com nova vertente de desenho no âmbito dos 18 anos do Museu de Portimão

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva: mau tempo chega neste dia com descida de temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 16 Abril, 2026 14:21 15 Abril, 2026 | João Luís

Depois de dias de calor, o tempo vai mudar em Portugal. A chuva regressa com descida de temperaturas e há regiões que serão mais impactadas

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Homem após ganhar a lotaria. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

Reformado de 68 anos encontra boletim da lotaria perdido no armário com prémio de 20 milhões de euros e quase ‘perde tudo’

15:30 16 Abril, 2026 14:10 16 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem reformado, natural dos Estados Unidos, encontrou um boletim da lotaria com prémio de 20 milhões de euros quase 1 ano depois de o ter ganhado

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Bancos de um autocarro. Crédito: Freepik
Nacional

Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade

17:30 16 Abril, 2026 17:24 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma autarquia aprovou a gratuitidade dos transportes públicos, medida que deverá entrar em vigor nos próximos meses e que poderá alterar rotas, horários e hábitos de mobilidade

Algarve Cultura Opinião

A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo

18:07 16 Abril, 2026 18:41 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Estuários, portos e cidades antigas revelam evolução do litoral algarvio desde a época romana até ao século XVII

Algarve

Homem procurado no Brasil por agressão à ex-companheira foi detido em Portimão

17:06 16 Abril, 2026 17:16 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

PJ deteve em Portimão homem suspeito de agressão e estrangulamento no Brasil há 12 anos, no âmbito de mandado internacional

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações este ano se cumprirem estes requisitos

06:30 15 Abril, 2026 16:21 13 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores questionam se já têm direito à reforma, e sem penalizações. Este ano, muitos alcançarão a idade que permite aceder à pensão completa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e vento forte: mau tempo vai-se instalar nesta região e este será o dia mais crítico da semana

11:30 13 Abril, 2026 15:57 12 Abril, 2026 | João Luís

O tempo vai agravar-se numa das regiões de Portugal com chuva forte, vento e mar agitado. Saiba quando chega o pior momento da semana

Operação de trânsito.
Auto Economia

Condutores destes veículos não arriscam esta multa até 600€ que muitos ‘temem’: confirme se está mesmo fora da lista

13:41 16 Abril, 2026 13:42 16 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os veículos são obrigados a ter triângulo de pré-sinalização de perigo, bem como o colete, pelo que podem escapar a algumas multas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores

19:30 16 Abril, 2026 14:30 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara novas regras para os condutores com mais radares, multas mais duras e operações stop sem aviso. Saiba o que pode mudar

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia

Atenção, contribuintes: há uma mudança a chegar à Segurança Social que pode bloquear acessos

14:50 13 Abril, 2026 14:19 13 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma mudança discreta na Segurança Social entra em vigor em maio e pode apanhar muitos de surpresa. Há um detalhe que deve verificar quanto antes

Idosa a comprar peixe no mercado. Crédito: Foto AI
Algarve

Nem dourada nem robalo: este peixe foi apelidado de “príncipe da costa do Algarve”

13:30 14 Abril, 2026 12:30 14 Abril, 2026 | João Luís

Há quem prefira dourada ou robalo, mas este peixe tem mais fãs do que se imagina e foi coroado “príncipe da costa do Algarve”

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Algarve, Cultura

Corrida Fotográfica regressa a Portimão com nova vertente artística

18:40 16 Abril, 2026 18:40 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão recebe Corrida Fotográfica com nova vertente de desenho no âmbito dos 18 anos do Museu de Portimão

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva: mau tempo chega neste dia com descida de temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 16 Abril, 2026 14:21 15 Abril, 2026 | João Luís

Depois de dias de calor, o tempo vai mudar em Portugal. A chuva regressa com descida de temperaturas e há regiões que serão mais impactadas

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa, Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Homem após ganhar a lotaria. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

Reformado de 68 anos encontra boletim da lotaria perdido no armário com prémio de 20 milhões de euros e quase ‘perde tudo’

15:30 16 Abril, 2026 14:10 16 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem reformado, natural dos Estados Unidos, encontrou um boletim da lotaria com prémio de 20 milhões de euros quase 1 ano depois de o ter ganhado

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia, Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Bancos de um autocarro. Crédito: Freepik
Nacional

Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade

17:30 16 Abril, 2026 17:24 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma autarquia aprovou a gratuitidade dos transportes públicos, medida que deverá entrar em vigor nos próximos meses e que poderá alterar rotas, horários e hábitos de mobilidade

Algarve, Cultura, Opinião

A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo

18:07 16 Abril, 2026 18:41 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Estuários, portos e cidades antigas revelam evolução do litoral algarvio desde a época romana até ao século XVII

Algarve

Homem procurado no Brasil por agressão à ex-companheira foi detido em Portimão

17:06 16 Abril, 2026 17:16 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

PJ deteve em Portimão homem suspeito de agressão e estrangulamento no Brasil há 12 anos, no âmbito de mandado internacional

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações este ano se cumprirem estes requisitos

06:30 15 Abril, 2026 16:21 13 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores questionam se já têm direito à reforma, e sem penalizações. Este ano, muitos alcançarão a idade que permite aceder à pensão completa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e vento forte: mau tempo vai-se instalar nesta região e este será o dia mais crítico da semana

11:30 13 Abril, 2026 15:57 12 Abril, 2026 | João Luís

O tempo vai agravar-se numa das regiões de Portugal com chuva forte, vento e mar agitado. Saiba quando chega o pior momento da semana

Operação de trânsito.
Auto, Economia

Condutores destes veículos não arriscam esta multa até 600€ que muitos ‘temem’: confirme se está mesmo fora da lista

13:41 16 Abril, 2026 13:42 16 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os veículos são obrigados a ter triângulo de pré-sinalização de perigo, bem como o colete, pelo que podem escapar a algumas multas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores

19:30 16 Abril, 2026 14:30 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara novas regras para os condutores com mais radares, multas mais duras e operações stop sem aviso. Saiba o que pode mudar

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia

Atenção, contribuintes: há uma mudança a chegar à Segurança Social que pode bloquear acessos

14:50 13 Abril, 2026 14:19 13 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma mudança discreta na Segurança Social entra em vigor em maio e pode apanhar muitos de surpresa. Há um detalhe que deve verificar quanto antes

Idosa a comprar peixe no mercado. Crédito: Foto AI
Algarve

Nem dourada nem robalo: este peixe foi apelidado de “príncipe da costa do Algarve”

13:30 14 Abril, 2026 12:30 14 Abril, 2026 | João Luís

Há quem prefira dourada ou robalo, mas este peixe tem mais fãs do que se imagina e foi coroado “príncipe da costa do Algarve”

Últimas Notícias

  • Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores
    Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores
  • Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento
    Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento
  • Corrida Fotográfica regressa a Portimão com nova vertente artística
    Corrida Fotográfica regressa a Portimão com nova vertente artística
  • Está no desemprego? Pode ser alvo desta nova burla e a PJ pede para ver isto na internet antes de aceitar um trabalho
    Está no desemprego? Pode ser alvo desta nova burla e a PJ pede para ver isto na internet antes de aceitar um trabalho
  • Sem planos para o fim de semana de 13 e 14 de junho? Uma noite neste hotel no Algarve junto à praia e um dia num parque aquático custam 55€
    Sem planos para o fim de semana de 13 e 14 de junho? Uma noite neste hotel no Algarve junto à praia e um dia num parque aquático custam 55€
  • Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade
    Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade

Opinião

  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo
  • Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia
    Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia
  • Armadilha do desemprego: Portugal entre os países com menor incentivo para regressar ao trabalho
    Armadilha do desemprego: Portugal entre os países com menor incentivo para regressar ao trabalho
  • Reforma laboral em Portugal: entre o bloqueio político e a urgência de adaptação | Por António Pedro Gonçalves
    Reforma laboral em Portugal: entre o bloqueio político e a urgência de adaptação | Por António Pedro Gonçalves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
    Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
  • Ministro da Educação promove a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios” no Algarve
    Ministro da Educação promove a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios” no Algarve
  • Diretiva da UE vai entrar em vigor: estes carregadores vão passar a ser obrigatórios nestes aparelhos já em abril
    Diretiva da UE vai entrar em vigor: estes carregadores vão passar a ser obrigatórios nestes aparelhos já em abril
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal