Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Berna, Suíça.
Berna, Suíça. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem França, nem Luxemburgo: este país onde vivem milhares de portugueses é aquele em que se ganha mais na Europa

Com rendimentos líquidos de 85.631 euros por ano, este país onde residem milhares de portugueses é aquele em que se ganha maiores ordenados na Europa

16:28 23 Maio, 2025 15:59 23 Maio, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quando se fala em salários elevados na Europa, muitos pensam de imediato em países como o Luxemburgo. No entanto, os dados mais recentes sobre rendimentos líquidos médios revelam algumas surpresas. Um relatório divulgado pelo Eurostat, com base em dados de 2024, permite perceber onde é que se ganha mais, quanto se ganha realmente depois de impostos e em que ponto está Portugal nesta tabela.

Os rendimentos mais elevados estão no Norte e Oeste

Em termos gerais, os países do Norte e do Oeste da Europa continuam a apresentar os rendimentos líquidos mais altos, de acordo com a Eurostat, citada pela Human Resources Portugal. Mesmo após ajustamentos ao poder de compra, a diferença entre regiões mantém-se expressiva, ainda que menos acentuada.

Na União Europeia (UE), a média dos lucros líquidos anuais para uma pessoa solteira, sem filhos e com rendimento igual a 100% do salário médio nacional, foi de 29.573 euros. Portugal surge bastante abaixo, com 16.947 euros.

A surpresa vem de fora da UE

Quando se incluem dados de países da EFTA e da Turquia, o topo da tabela muda. A Suíça lidera com rendimentos líquidos de 85.631 euros, seguida da Islândia com 57.573 euros. A Noruega também figura entre os primeiros, com 47.232 euros anuais líquidos.

Estes valores reforçam o domínio dos países fora da UE no que toca aos lucros líquidos dos cidadãos, especialmente quando comparados com os níveis médios do espaço comunitário.

Foto DR

Luxemburgo já não está no topo absoluto

Apesar da fama, o Luxemburgo ocupa apenas o quarto lugar, com 50.410 euros. Dentro da UE, é ainda o país com maior rendimento líquido, mas fica atrás de países não comunitários. Seguem-se os Países Baixos, com 47.892 euros, e a Irlanda, com 46.208 euros.

Outros países nórdicos como a Dinamarca, Finlândia e Suécia apresentam também valores elevados, todos eles acima dos 36 mil euros líquidos por ano, refere ainda a mesma fonte.

Recomendamos: Fica em Espanha a estação de comboios mais mal localizada do mundo e também uma das menos consensuais

Portugal e o grupo dos mais baixos

Os países do Sul e do Leste da Europa continuam a registar os rendimentos líquidos mais baixos. Em Portugal, o valor fixou-se nos 16.947 euros, próximo do nível da Grécia (18.709 euros) e abaixo de Espanha (24.571 euros) e Itália (24.797 euros).

Mais abaixo na tabela, surgem a Roménia com 12.655 euros, a Hungria com 13.883 euros e, no fundo da lista, a Bulgária, com apenas 11.074 euros. A Turquia, país candidato à UE, apresenta um rendimento líquido semelhante, com 11.440 euros.

O peso do poder de compra

Quando se ajustam os dados aos padrões de poder de compra (PPS) na Europa, a disparidade entre países diminui, mas não desaparece. Neste indicador, os rendimentos líquidos variam entre os 16.784 euros da Eslováquia e os 40.948 euros nos Países Baixos.

Mesmo com este ajustamento, Portugal continua numa posição modesta. É considerado um caso atípico: está geograficamente no Ocidente, mas economicamente mais próximo dos países de Leste, com um nível de PPS abaixo dos 20.000.

Diferença reduzida, mas ainda marcante

A diferença entre o país com maior rendimento líquido nominal (Luxemburgo) e o que apresenta o valor mais baixo (Bulgária) é superior a 4,5 vezes, refere a fonte supracitada. Ajustando ao poder de compra, essa diferença desce para cerca de 2,4 vezes, mas continua a ser relevante. Entre as quatro maiores economias da UE, apenas a Alemanha se encontra acima da média no poder de compra. França, Itália e Espanha ficam todas abaixo.

Famílias com filhos ganham mais

O relatório mostra também que os agregados familiares com filhos apresentam rendimentos líquidos mais altos do que os que não têm. Um casal com apenas um rendimento e dois filhos, por exemplo, ganha em média 35.656 euros na UE, face aos 29.573 euros de uma pessoa solteira, refere ainda a Human Resources Portugal, com base nos dados disponibilizados pela Eurostat.

Em Portugal, essa diferença também se verifica. Uma pessoa solteira sem filhos tem um rendimento líquido de 16.947 euros, enquanto um casal com dois filhos e apenas um rendimento atinge os 20.383 euros. Se ambos os membros do casal trabalharem, o valor sobe para 35.394 euros.

Na maioria dos países da UE, as famílias com crianças beneficiam de abonos e deduções fiscais, o que explica a diferença. A exceção é a Turquia, onde o rendimento líquido é praticamente igual, independentemente da constituição do agregado.

Leia também: “Vamos para a Grécia”: britânicos insatisfeitos dizem ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Algarve Edição Papel Europe Direct Algarve

Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança

11:00 12 Julho, 2026 11:34 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com cerca de 55 colaboradores, a instituição desenvolve respostas que vão da infância à emergência, enquanto aposta em novos projetos

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Adeus chuva: calor regressa em força a partir desta data e os termómetros vão chegar aos 35 ºC nestas regiões

17:40 12 Julho, 2026 15:42 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva perde força durante os próximos dias e ficará praticamente limitada ao litoral Norte e Centro

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Algarve Cultura Edição Papel

“Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho

10:00 12 Julho, 2026 11:45 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Algarve Economia Edição Papel

Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria

08:00 12 Julho, 2026 09:21 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os responsáveis defendem que a nova associação permitirá ao turismo algarvio falar finalmente a uma só voz

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Opinião Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Algarve Cultura Economia Edição Papel

Caracóis, tasquinhas e música animam Castro Marim durante três dias

18:10 12 Julho, 2026 11:45 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Xarém de Caracóis e Caracol à Brás estão entre as receitas em destaque nas tasquinhas de associações e clubes locais

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Algarve, Edição Papel, Europe Direct Algarve

Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança

11:00 12 Julho, 2026 11:34 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com cerca de 55 colaboradores, a instituição desenvolve respostas que vão da infância à emergência, enquanto aposta em novos projetos

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia, Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Adeus chuva: calor regressa em força a partir desta data e os termómetros vão chegar aos 35 ºC nestas regiões

17:40 12 Julho, 2026 15:42 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva perde força durante os próximos dias e ficará praticamente limitada ao litoral Norte e Centro

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve, Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Algarve, Cultura, Edição Papel

“Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho

10:00 12 Julho, 2026 11:45 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria

08:00 12 Julho, 2026 09:21 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os responsáveis defendem que a nova associação permitirá ao turismo algarvio falar finalmente a uma só voz

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Opinião, Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Algarve, Cultura, Economia, Edição Papel

Caracóis, tasquinhas e música animam Castro Marim durante três dias

18:10 12 Julho, 2026 11:45 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Xarém de Caracóis e Caracol à Brás estão entre as receitas em destaque nas tasquinhas de associações e clubes locais

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Caracóis, tasquinhas e música animam Castro Marim durante três dias
    Caracóis, tasquinhas e música animam Castro Marim durante três dias
  • Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão
    Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão
  • Adeus chuva: calor regressa em força a partir desta data e os termómetros vão chegar aos 35 ºC nestas regiões
    Adeus chuva: calor regressa em força a partir desta data e os termómetros vão chegar aos 35 ºC nestas regiões
  • Atestar o carro fica mais caro já amanhã: gasóleo pode subir sete cêntimos por litro
    Atestar o carro fica mais caro já amanhã: gasóleo pode subir sete cêntimos por litro
  • Bombeiro queimou filha de 4 anos com este objeto e acabou condenado a pagar 210 euros
    Bombeiro queimou filha de 4 anos com este objeto e acabou condenado a pagar 210 euros

Opinião

  • Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
    Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal