Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cebolas no supermercado. Crédito: Freepik
Cebolas no supermercado. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Mercadona confirma: esta é a origem das cebolas que se vendem nas suas lojas

A Mercadona mantém as cebolas entre os produtos mais relevantes do seu abastecimento, num negócio que faturou 18,4 milhões de euros em 2024

20:00 30 Março, 2026 18:16 30 Março, 2026 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As cebolas vendidas no Mercadona têm origem numa empresa familiar espanhola que, em 2024, alcançou uma faturação de 18,4 milhões de euros, consolidando o seu papel como uma das principais fornecedoras desta hortícola para a cadeia valenciana. A empresa chama-se Cebollas Javaloyes e fornece o supermercado desde 2012, mantendo uma relação comercial que ajudou a impulsionar a sua expansão nos últimos anos.

De acordo com o jornal espanhol AS, e com a chegada da primavera, arranca também a época mais associada à cebola, embora a empresa tenha vindo a adaptar a produção para assegurar fornecimento ao longo de todo o ano. Essa necessidade foi determinante para o crescimento do negócio, numa estratégia pensada para responder às exigências do principal cliente.

A Cebollas Javaloyes procurou novas áreas de cultivo no interior de Espanha, onde os contrastes térmicos favorecem o desenvolvimento desta cultura. Com essa aposta, conseguiu garantir produção de origem totalmente espanhola para abastecer as lojas do Mercadona espalhadas pelo país.

Mercadona continua a ser o principal cliente

Segundo as contas depositadas no Registo Comercial, e citadas pela mesma fonte, a empresa faturou 18,4 milhões de euros em 2024, o que representou um crescimento de 7% face ao ano anterior. No mesmo período, registou lucros de 217 mil euros, refletindo uma evolução positiva da atividade.

Apesar do peso do Mercadona no negócio continuar a ser elevado, a dependência da cadeia tem vindo a diminuir. Em 2024, o supermercado representava 63% da faturação da empresa, uma quota ainda significativa, mas bastante abaixo dos 81,3% registados em 2019.

Essa redução mostra que a produtora foi diversificando a carteira de clientes nos últimos anos. A empresa familiar trabalha também com outras grandes distribuidoras alimentares em Espanha, reforçando a sua posição no setor hortícola.

Expansão apoiada na produção e na logística

Além do Mercadona, a Cebollas Javaloyes fornece cadeias como Lidl, Alcampo, El Corte Inglés, Día, Aldi e Spar. Esta diversificação permitiu à empresa reduzir riscos e consolidar a atividade num mercado cada vez mais competitivo.

Um dos elementos distintivos da empresa é a existência de uma fábrica móvel própria. Este sistema foi criado para colher, lavar, cortar folhas e preparar os molhos de cebola tenra diretamente no campo, agilizando o processo e encurtando o tempo entre a produção e a distribuição.

Essa solução permite poupar tempo e custos, ao mesmo tempo que facilita a entrega do produto pronto para chegar aos supermercados. A aposta na eficiência operacional tornou-se uma das marcas da empresa no setor.

Mais trabalhadores e novos projetos ligados ao campo

Em 2024, a empresa contava com uma média de 222 trabalhadores, na maioria jornaleiros agrícolas ligados às tarefas no terreno. O crescimento do negócio permitiu também avançar com novos projetos empresariais associados ao setor primário.

Entre eles estão a Naturfresh Javaloyes, dedicada ao cultivo de ervas aromáticas, e a Cebollas Ecológicas Javaloyes, focada na produção sustentável e sem químicos. Estas iniciativas mostram como a empresa tem procurado alargar a atividade para além da cebola convencional.

Num período em que a origem dos produtos alimentares ganha cada vez mais importância para os consumidores, o caso das cebolas do Mercadona revela como um fornecedor regional conseguiu crescer, profissionalizar-se e transformar uma relação comercial duradoura num negócio multimilionário.

Leia também: Desfrutar de boa comida numa plataforma suspensa com 50 metros de altura? Vai poder fazê-lo nestas cidades portuguesas por este preço

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sofia Barillà.
Europa Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Algarve

GNR detém homem e recupera bens furtados em unidade hoteleira de Albufeira

09:40 3 Junho, 2026 09:38 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Militares da GNR detêm suspeito de furto em apartamento turístico de Albufeira e recuperam bens avaliados em cerca de 4.000 euros

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Aeroporto Cristiano Ronaldo.
Nacional

Homem de 60 anos invade pista do Aeroporto Cristiano Ronaldo porque estava atrasado para o voo e queria um ‘atalho’

11:16 3 Junho, 2026 11:09 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Um homem invadiu a pista do Aeroporto Cristiano Ronaldo por estar atrasado para o voo e por considerar que aquele seria o caminho mais rápido

Algarve Cultura Gastronomia

Santos Populares animam Castro Marim com bailes, marchas e sardinhadas

15:06 3 Junho, 2026 15:14 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Praça 1.º de Maio recebe as marchas populares no dia 12 de junho, num dos momentos altos dos Santos Populares em Castro Marim

Algarve Desporto

Provas em Olhão e Monte Gordo prometem mostrar vitalidade e dinamismo da natação no Algarve

11:26 3 Junho, 2026 11:29 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Torregri III – Cadetes reúne jovens atletas em Olhão, enquanto Monte Gordo recebe prova de águas abertas

Opinião

A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão

10:05 3 Junho, 2026 10:08 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O comentador genuíno é hoje uma espécie em vias de extinção. É aquele que hesita quando deve hesitar, que admite dúvidas, que reconhece limites"

Dia frio no verão. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada

06:00 3 Junho, 2026 17:37 2 Junho, 2026 | João Luís

Junho ainda agora começou, mas os termómetros vão voltar a descer em algumas zonas do país e trazer dias de frio

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?

14:40 3 Junho, 2026 13:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Novo sistema Volta de depósito de embalagens tem gerado dúvidas entre consumidores: o reembolso tem regras a conhecer

Homem a correr.
Algarve Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Algarve Cultura Vídeo

“Damas da Noite” leva farsa de Elmano Sancho ao Cineteatro Louletano [vídeo]

14:30 3 Junho, 2026 14:49 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo conta com interpretação de Elmano Sancho, Dennis Correia, Pedro Simões e Marie Carré em vídeo

Sofia Barillà.
Europa, Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Algarve

GNR detém homem e recupera bens furtados em unidade hoteleira de Albufeira

09:40 3 Junho, 2026 09:38 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Militares da GNR detêm suspeito de furto em apartamento turístico de Albufeira e recuperam bens avaliados em cerca de 4.000 euros

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Aeroporto Cristiano Ronaldo.
Nacional

Homem de 60 anos invade pista do Aeroporto Cristiano Ronaldo porque estava atrasado para o voo e queria um ‘atalho’

11:16 3 Junho, 2026 11:09 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Um homem invadiu a pista do Aeroporto Cristiano Ronaldo por estar atrasado para o voo e por considerar que aquele seria o caminho mais rápido

Algarve, Cultura, Gastronomia

Santos Populares animam Castro Marim com bailes, marchas e sardinhadas

15:06 3 Junho, 2026 15:14 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Praça 1.º de Maio recebe as marchas populares no dia 12 de junho, num dos momentos altos dos Santos Populares em Castro Marim

Algarve, Desporto

Provas em Olhão e Monte Gordo prometem mostrar vitalidade e dinamismo da natação no Algarve

11:26 3 Junho, 2026 11:29 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Torregri III – Cadetes reúne jovens atletas em Olhão, enquanto Monte Gordo recebe prova de águas abertas

Opinião

A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão

10:05 3 Junho, 2026 10:08 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O comentador genuíno é hoje uma espécie em vias de extinção. É aquele que hesita quando deve hesitar, que admite dúvidas, que reconhece limites"

Dia frio no verão. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada

06:00 3 Junho, 2026 17:37 2 Junho, 2026 | João Luís

Junho ainda agora começou, mas os termómetros vão voltar a descer em algumas zonas do país e trazer dias de frio

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?

14:40 3 Junho, 2026 13:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Novo sistema Volta de depósito de embalagens tem gerado dúvidas entre consumidores: o reembolso tem regras a conhecer

Homem a correr.
Algarve, Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Algarve, Cultura, Vídeo

“Damas da Noite” leva farsa de Elmano Sancho ao Cineteatro Louletano [vídeo]

14:30 3 Junho, 2026 14:49 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo conta com interpretação de Elmano Sancho, Dennis Correia, Pedro Simões e Marie Carré em vídeo

Últimas Notícias

  • Santos Populares animam Castro Marim com bailes, marchas e sardinhadas
    Santos Populares animam Castro Marim com bailes, marchas e sardinhadas
  • Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?
    Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?
  • “Damas da Noite” leva farsa de Elmano Sancho ao Cineteatro Louletano [vídeo]
    “Damas da Noite” leva farsa de Elmano Sancho ao Cineteatro Louletano [vídeo]
  • Tribunal ‘trava’ o Fisco no IUC: afinal, quem paga quando o carro já foi vendido?
    Tribunal ‘trava’ o Fisco no IUC: afinal, quem paga quando o carro já foi vendido?
  • Roubo por esticão em Odivelas deixa mulher sem os 25.000€ que tinha acabado de levantar em numerário
    Roubo por esticão em Odivelas deixa mulher sem os 25.000€ que tinha acabado de levantar em numerário
  • Recusa trabalho social ou formação profissional? Nova Prestação Social Única pode ficar bloqueada por dois anos
    Recusa trabalho social ou formação profissional? Nova Prestação Social Única pode ficar bloqueada por dois anos

Opinião

  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal