Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

“Não tive de pagar nem um cêntimo”: homem comprou casa com ‘okupas’ que lhe pediam 15.000€ para sair mas conseguiu expulsá‑los sem pagar nada

Homem compra casa com ‘okupas’ que exigiam 15.000€ para sair, mas recupera imóvel sem pagar nada. Veja como conseguiu expulsá‑los legalmente

19:30 14 Dezembro, 2025 13:05 16 Dezembro, 2025 | João Pedro Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A história deste homem, Carlos Caballero, tornou‑se um caso emblemático em Espanha depois de comprar, em Sanlúcar de Barrameda (Cádiz), a casa que ambicionava há anos e descobrir, durante o processo de compra e quando conseguiu entrar no imóvel, que este estava ocupado ilegalmente por dois “okupas”.

Segundo o site El Debate, diário espanhol de atualidade, os ocupantes chegaram a exigir‑lhe 15.000 euros para abandonar a habitação, valor apresentado como condição para a restituição imediata da posse.

A surpresa transformou‑se rapidamente em frustração: o proprietário encontrou dois indivíduos instalados no interior do chalé de cerca de 250 metros quadrados, com piscina, na sua própria terra natal. “Foi uma chantagem descarada”, afirmou Carlos ao jornal El Debate, citado por vários meios espanhóis.

Okupas tinham advogado e chegaram a simular venda da casa

Segundo a mesma fonte, os ocupantes não só se recusaram a sair sem receber dinheiro como surgiram acompanhados de um advogado, que tentou legitimar a permanência no imóvel, argumentando que um processo de despejo poderia demorar anos. Carlos descreveu esse momento como um dos mais tensos, admitindo ter‑se sentido “impotente”, embora convicto de que não queria ceder.

Os problemas agravaram‑se quando vizinhos o alertaram para uma situação insólita: pessoas desconhecidas estavam a retirar mobiliário e eletrodomésticos da casa. Quando chegou ao local, dois homens garantiram‑lhe que tinham comprado o imóvel aos ocupantes.

De acordo com a mesma publicação, foi necessária a intervenção da Guardia Civil para esclarecer que aquela alegada venda era impossível e que se tratava de mais uma tentativa de pressão sobre o proprietário.

Sem acordo e sem pagamento: como recuperou a casa

Apesar das tentativas de negociação, com o advogado dos ocupantes a baixar a exigência inicial de 15.000 para 11.000 euros, Carlos decidiu não pagar qualquer montante. Em vez de aceitar o “acordo”, contactou a Guardia Civil e iniciou os trâmites legais adequados. Com a atuação das autoridades, a situação acabou por se resolver sem que tivesse de pagar nada para recuperar a posse da casa.

O desfecho, contudo, não foi totalmente positivo. Quando finalmente entrou na moradia, o proprietário encontrou o interior vandalizado, com paredes danificadas, acumulação de lixo e vários eletrodomésticos roubados, incluindo a placa da cozinha e o termo.

Ainda assim, prefere olhar para o lado menos negativo. “O único aspeto positivo é que, no fim, não tive de lhes pagar um cêntimo”, afirmou, citado pelo El Debate. A comunidade de moradores, que acompanhou o caso de perto, aplaudiu a saída dos ocupantes num gesto que Carlos descreveu como um pequeno alívio após semanas de tensão.

E em Portugal?

Em Portugal, a ocupação abusiva de um imóvel pode enquadrar‑se, consoante o caso, no crime de violação de domicílio ou perturbação da vida privada (artigo 190.º do Código Penal) ou no crime de introdução em lugar vedado ao público (artigo 191.º), que abrangem a entrada e permanência sem consentimento na habitação de outra pessoa ou em pátios, jardins e espaços vedados anexos. Ambos protegem a inviolabilidade do domicílio e da vida privada e podem dar lugar a procedimento criminal, em regra mediante queixa do ofendido.

Além disso, a Lei n.º 67/2025, de 24 de novembro, veio reforçar a resposta penal à ocupação ilegal, através da agravação do crime de usurpação (artigo 215.º do Código Penal) e de regras processuais que permitem uma restituição mais rápida do imóvel ao proprietário quando se prove que a ocupação é feita sem qualquer título.

Na via civil, o proprietário pode recorrer a ações possessórias e a mecanismos específicos de despejo. O Procedimento Especial de Despejo, previsto no Novo Regime do Arrendamento Urbano, foi criado sobretudo para situações em que existiu um contrato de arrendamento que cessou e o arrendatário se recusa a desocupar o imóvel, não sendo, em regra, o instrumento adequado para lidar com ocupantes que nunca tiveram qualquer contrato ou título jurídico sobre a casa.

Exigir dinheiro ao proprietário para abandonar uma casa ocupada sem título pode, em tese, preencher os elementos do crime de extorsão (artigo 223.º do Código Penal), sempre que exista ameaça de um mal relevante, como a manutenção da ocupação ou a continuação de danos no imóvel, para o constranger a efetuar um pagamento ilegítimo.

Em qualquer cenário, a PSP ou a GNR podem identificar os ocupantes, registar a participação criminal e intervir para pôr termo a crimes em curso; a remoção forçada dos ocupantes depende, em regra, de decisão judicial ou de situação de flagrante delito.

Na prática, advogados e associações de proprietários sublinham que estes processos podem prolongar‑se quando são invocados fatores como a presença de menores, situações de vulnerabilidade social ou alegados contratos verbais, levando os tribunais a analisar cada caso de forma individualizada.

Leia também: Vizinha ergue parede entre garagem e arrecadação sem autorização do condomínio: tribunal ordena demolição mas alega que outros moradores fizeram obras semelhantes

Mulher com o Cartão de Cidadão na mão.
Nacional

Tem um Cartão de Cidadão emitido antes de 16 de abril de 2018? Nesta situação terá mesmo de pedir um novo documento

13:50 2 Outubro, 2026 14:57 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Muitos não sabem que perder os códigos PIN pode ter consequências diferentes consoante a data em que o Cartão de Cidadão foi emitido

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Algarve

PJ detém idoso suspeito de disparar contra vizinho por engano em Vila Real de Santo António

17:00 2 Outubro, 2026 16:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima terá sido “atingida por engano” por circular numa viatura semelhante à da pessoa com quem o suspeito mantinha um conflito

Agente da PSP no trânsito. Crédito: Foto DR
Algarve

Operação rodoviária leva à detenção de homem investigado por tráfico em Faro

18:10 2 Outubro, 2026 18:02 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

PSP deteve um homem de 27 anos e apreendeu cocaína suficiente para 10 872 doses, uma arma de fogo, munições e 745 euros em Faro

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Mais despejos e rendas mais altas? Proposta para novas rendas no arrendamento passa no Parlamento e estas são as principais alterações

09:30 2 Outubro, 2026 08:58 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Proposta do Governo foi aprovada na generalidade e prevê mudanças nas rendas dos novos contratos, despejos por incumprimento, cauções e renovações

Desporto Economia Opinião Política

Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

19:39 2 Outubro, 2026 19:39 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Condenar o Montenegro simplesmente por ter telefonado é uma crítica demasiado pequena para um assunto desta dimensão. Ronaldo traz muito pão para a mesa de muitos portugueses"

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

10:10 2 Outubro, 2026 12:15 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Europe Direct Algarve

Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve

19:22 2 Outubro, 2026 19:26 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Primeiro pagamento de 3,7 milhões reforça investimentos no ciclo urbano da água em municípios e empresas do Algarve

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve Cultura

Nem Faro nem Tavira: há 2.000 anos esta antiga cidade romana no Algarve cunhava a própria moeda junto à Ria Formosa

13:50 30 Setembro, 2026 11:58 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Balsa, perto da Luz de Tavira, chegou a emitir pequenas moedas com peixes, barcos e o nome da própria cidade

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e ventos de 90 km/h: mau tempo chega nesta data com trovoada e granizo e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 30 Setembro, 2026 14:04 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Primeiro fim de semana de outubro pode trazer um episódio de forte instabilidade a Portugal continental, com trovoadas e chuva intensa em pouco tempo

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria vem com chuva ‘a potes’: mau tempo está a chegar a Portugal e este será o período mais chuvoso

06:00 29 Setembro, 2026 04:38 29 Setembro, 2026 | João Pedro Luís

Meteored indica qual será o período mais chuvoso desta frente fria e onde os acumulados podem chegar aos 80 milímetros

Mulher com o Cartão de Cidadão na mão.
Nacional

Tem um Cartão de Cidadão emitido antes de 16 de abril de 2018? Nesta situação terá mesmo de pedir um novo documento

13:50 2 Outubro, 2026 14:57 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Muitos não sabem que perder os códigos PIN pode ter consequências diferentes consoante a data em que o Cartão de Cidadão foi emitido

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Algarve

PJ detém idoso suspeito de disparar contra vizinho por engano em Vila Real de Santo António

17:00 2 Outubro, 2026 16:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima terá sido “atingida por engano” por circular numa viatura semelhante à da pessoa com quem o suspeito mantinha um conflito

Agente da PSP no trânsito. Crédito: Foto DR
Algarve

Operação rodoviária leva à detenção de homem investigado por tráfico em Faro

18:10 2 Outubro, 2026 18:02 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

PSP deteve um homem de 27 anos e apreendeu cocaína suficiente para 10 872 doses, uma arma de fogo, munições e 745 euros em Faro

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Mais despejos e rendas mais altas? Proposta para novas rendas no arrendamento passa no Parlamento e estas são as principais alterações

09:30 2 Outubro, 2026 08:58 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Proposta do Governo foi aprovada na generalidade e prevê mudanças nas rendas dos novos contratos, despejos por incumprimento, cauções e renovações

Desporto, Economia, Opinião, Política

Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

19:39 2 Outubro, 2026 19:39 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Condenar o Montenegro simplesmente por ter telefonado é uma crítica demasiado pequena para um assunto desta dimensão. Ronaldo traz muito pão para a mesa de muitos portugueses"

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

10:10 2 Outubro, 2026 12:15 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Europe Direct Algarve

Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve

19:22 2 Outubro, 2026 19:26 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Primeiro pagamento de 3,7 milhões reforça investimentos no ciclo urbano da água em municípios e empresas do Algarve

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve, Cultura

Nem Faro nem Tavira: há 2.000 anos esta antiga cidade romana no Algarve cunhava a própria moeda junto à Ria Formosa

13:50 30 Setembro, 2026 11:58 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Balsa, perto da Luz de Tavira, chegou a emitir pequenas moedas com peixes, barcos e o nome da própria cidade

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e ventos de 90 km/h: mau tempo chega nesta data com trovoada e granizo e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 30 Setembro, 2026 14:04 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Primeiro fim de semana de outubro pode trazer um episódio de forte instabilidade a Portugal continental, com trovoadas e chuva intensa em pouco tempo

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria vem com chuva ‘a potes’: mau tempo está a chegar a Portugal e este será o período mais chuvoso

06:00 29 Setembro, 2026 04:38 29 Setembro, 2026 | João Pedro Luís

Meteored indica qual será o período mais chuvoso desta frente fria e onde os acumulados podem chegar aos 80 milímetros

Últimas Notícias

  • Trabalha por conta de outrem? Faça isto para saber se a empresa está a descontar para a Segurança Social
    Trabalha por conta de outrem? Faça isto para saber se a empresa está a descontar para a Segurança Social
  • Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31
    Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31
  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • Vila do Bispo regista nova apreensão de combustível e embarcação de alta velocidade
    Vila do Bispo regista nova apreensão de combustível e embarcação de alta velocidade
  • Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros
    Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

Opinião

  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
  • Melancolia dos Confins – Norte, de Mathias Enard | Por Paulo Serra
    Melancolia dos Confins – Norte, de Mathias Enard | Por Paulo Serra

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal