Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Casa ocupada ilegalmente
Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

“Não tive de pagar nem um cêntimo”: homem comprou casa com ‘okupas’ que lhe pediam 15.000€ para sair mas conseguiu expulsá‑los sem pagar nada

Homem compra casa com ‘okupas’ que exigiam 15.000€ para sair, mas recupera imóvel sem pagar nada. Veja como conseguiu expulsá‑los legalmente

19:30 14 Dezembro, 2025 13:05 16 Dezembro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A história deste homem, Carlos Caballero, tornou‑se um caso emblemático em Espanha depois de comprar, em Sanlúcar de Barrameda (Cádiz), a casa que ambicionava há anos e descobrir, durante o processo de compra e quando conseguiu entrar no imóvel, que este estava ocupado ilegalmente por dois “okupas”.

Segundo o site El Debate, diário espanhol de atualidade, os ocupantes chegaram a exigir‑lhe 15.000 euros para abandonar a habitação, valor apresentado como condição para a restituição imediata da posse.

A surpresa transformou‑se rapidamente em frustração: o proprietário encontrou dois indivíduos instalados no interior do chalé de cerca de 250 metros quadrados, com piscina, na sua própria terra natal. “Foi uma chantagem descarada”, afirmou Carlos ao jornal El Debate, citado por vários meios espanhóis.

Okupas tinham advogado e chegaram a simular venda da casa

Segundo a mesma fonte, os ocupantes não só se recusaram a sair sem receber dinheiro como surgiram acompanhados de um advogado, que tentou legitimar a permanência no imóvel, argumentando que um processo de despejo poderia demorar anos. Carlos descreveu esse momento como um dos mais tensos, admitindo ter‑se sentido “impotente”, embora convicto de que não queria ceder.

Os problemas agravaram‑se quando vizinhos o alertaram para uma situação insólita: pessoas desconhecidas estavam a retirar mobiliário e eletrodomésticos da casa. Quando chegou ao local, dois homens garantiram‑lhe que tinham comprado o imóvel aos ocupantes.

De acordo com a mesma publicação, foi necessária a intervenção da Guardia Civil para esclarecer que aquela alegada venda era impossível e que se tratava de mais uma tentativa de pressão sobre o proprietário.

Sem acordo e sem pagamento: como recuperou a casa

Apesar das tentativas de negociação, com o advogado dos ocupantes a baixar a exigência inicial de 15.000 para 11.000 euros, Carlos decidiu não pagar qualquer montante. Em vez de aceitar o “acordo”, contactou a Guardia Civil e iniciou os trâmites legais adequados. Com a atuação das autoridades, a situação acabou por se resolver sem que tivesse de pagar nada para recuperar a posse da casa.

O desfecho, contudo, não foi totalmente positivo. Quando finalmente entrou na moradia, o proprietário encontrou o interior vandalizado, com paredes danificadas, acumulação de lixo e vários eletrodomésticos roubados, incluindo a placa da cozinha e o termo.

Ainda assim, prefere olhar para o lado menos negativo. “O único aspeto positivo é que, no fim, não tive de lhes pagar um cêntimo”, afirmou, citado pelo El Debate. A comunidade de moradores, que acompanhou o caso de perto, aplaudiu a saída dos ocupantes num gesto que Carlos descreveu como um pequeno alívio após semanas de tensão.

E em Portugal?

Em Portugal, a ocupação abusiva de um imóvel pode enquadrar‑se, consoante o caso, no crime de violação de domicílio ou perturbação da vida privada (artigo 190.º do Código Penal) ou no crime de introdução em lugar vedado ao público (artigo 191.º), que abrangem a entrada e permanência sem consentimento na habitação de outra pessoa ou em pátios, jardins e espaços vedados anexos. Ambos protegem a inviolabilidade do domicílio e da vida privada e podem dar lugar a procedimento criminal, em regra mediante queixa do ofendido.

Além disso, a Lei n.º 67/2025, de 24 de novembro, veio reforçar a resposta penal à ocupação ilegal, através da agravação do crime de usurpação (artigo 215.º do Código Penal) e de regras processuais que permitem uma restituição mais rápida do imóvel ao proprietário quando se prove que a ocupação é feita sem qualquer título.

Na via civil, o proprietário pode recorrer a ações possessórias e a mecanismos específicos de despejo. O Procedimento Especial de Despejo, previsto no Novo Regime do Arrendamento Urbano, foi criado sobretudo para situações em que existiu um contrato de arrendamento que cessou e o arrendatário se recusa a desocupar o imóvel, não sendo, em regra, o instrumento adequado para lidar com ocupantes que nunca tiveram qualquer contrato ou título jurídico sobre a casa.

Exigir dinheiro ao proprietário para abandonar uma casa ocupada sem título pode, em tese, preencher os elementos do crime de extorsão (artigo 223.º do Código Penal), sempre que exista ameaça de um mal relevante, como a manutenção da ocupação ou a continuação de danos no imóvel, para o constranger a efetuar um pagamento ilegítimo.

Em qualquer cenário, a PSP ou a GNR podem identificar os ocupantes, registar a participação criminal e intervir para pôr termo a crimes em curso; a remoção forçada dos ocupantes depende, em regra, de decisão judicial ou de situação de flagrante delito.

Na prática, advogados e associações de proprietários sublinham que estes processos podem prolongar‑se quando são invocados fatores como a presença de menores, situações de vulnerabilidade social ou alegados contratos verbais, levando os tribunais a analisar cada caso de forma individualizada.

Leia também: Vizinha ergue parede entre garagem e arrecadação sem autorização do condomínio: tribunal ordena demolição mas alega que outros moradores fizeram obras semelhantes

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança: conheça os 13 apoios que vão ficar reunidos

11:00 21 Julho, 2026 07:58 21 Julho, 2026 | João Luís

A nova prestação social recebeu luz verde para avançar, mas ainda falta aprovar o decreto-lei que vai definir valores e condições de acesso

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Algarve Desporto

Ciclistas de Loulé brilham nos Campeonatos Nacionais do Fundão

06:49 21 Julho, 2026 06:54 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afonso Barros venceu os títulos nacionais de XCC e XCO em Sub-17, enquanto Carlos Cabrita se sagrou campeão de XCO em Master 70

Jorge Jesus.
Desporto Nacional

Agora ao serviço da Seleção Nacional Jorge Jesus pode ter menos tempo para comer cabeça de garoupa cozida num dos seus restaurantes favoritos

16:30 21 Julho, 2026 16:34 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Há mais de 30 anos que Jorge Jesus mantém uma ligação ao restaurante Solar dos Presuntos, onde come cabeça de garoupa cozida sempre que pode

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Opinião Política

Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

15:35 21 Julho, 2026 15:35 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não deixa de ser revelador que, em Portugal, a palavra 'cunha' continue a ser pronunciada com uma naturalidade quase desarmante"

Ciência Opinião

As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte

14:46 20 Julho, 2026 14:51 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O código genético continua a ser uma das maiores descobertas da biologia moderna. Continua a explicar, na esmagadora maioria dos casos, como são construídas as proteínas"

Opinião

Ninguém sabe as batalhas que o outro trava | Por Andrea Moura

09:40 20 Julho, 2026 09:36 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém sabe quais são os desafios que o outro enfrenta, nem quais são as forças que ainda o mantêm de pé para continuar a aceitar, a acreditar e a dar tudo o que tem em cada instante, muitas vezes com um sorriso no rosto"

Mundo Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada

19:30 20 Julho, 2026 19:23 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novos detalhes sobre o caso da Ryanair que chocou passageiros em toda a Europa

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro

17:52 20 Julho, 2026 17:54 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talk em Faro reuniu projetos ligados à moda, sustentabilidade, identidade e criação colaborativa no âmbito do Novo Bauhaus Europeu

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança: conheça os 13 apoios que vão ficar reunidos

11:00 21 Julho, 2026 07:58 21 Julho, 2026 | João Luís

A nova prestação social recebeu luz verde para avançar, mas ainda falta aprovar o decreto-lei que vai definir valores e condições de acesso

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve, Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Algarve, Desporto

Ciclistas de Loulé brilham nos Campeonatos Nacionais do Fundão

06:49 21 Julho, 2026 06:54 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afonso Barros venceu os títulos nacionais de XCC e XCO em Sub-17, enquanto Carlos Cabrita se sagrou campeão de XCO em Master 70

Jorge Jesus.
Desporto, Nacional

Agora ao serviço da Seleção Nacional Jorge Jesus pode ter menos tempo para comer cabeça de garoupa cozida num dos seus restaurantes favoritos

16:30 21 Julho, 2026 16:34 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Há mais de 30 anos que Jorge Jesus mantém uma ligação ao restaurante Solar dos Presuntos, onde come cabeça de garoupa cozida sempre que pode

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Opinião, Política

Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

15:35 21 Julho, 2026 15:35 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não deixa de ser revelador que, em Portugal, a palavra 'cunha' continue a ser pronunciada com uma naturalidade quase desarmante"

Ciência, Opinião

As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte

14:46 20 Julho, 2026 14:51 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O código genético continua a ser uma das maiores descobertas da biologia moderna. Continua a explicar, na esmagadora maioria dos casos, como são construídas as proteínas"

Opinião

Ninguém sabe as batalhas que o outro trava | Por Andrea Moura

09:40 20 Julho, 2026 09:36 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém sabe quais são os desafios que o outro enfrenta, nem quais são as forças que ainda o mantêm de pé para continuar a aceitar, a acreditar e a dar tudo o que tem em cada instante, muitas vezes com um sorriso no rosto"

Mundo, Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada

19:30 20 Julho, 2026 19:23 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novos detalhes sobre o caso da Ryanair que chocou passageiros em toda a Europa

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro

17:52 20 Julho, 2026 17:54 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talk em Faro reuniu projetos ligados à moda, sustentabilidade, identidade e criação colaborativa no âmbito do Novo Bauhaus Europeu

Últimas Notícias

  • Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento
    Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento
  • Cunhado de Cristiano Ronaldo investigado no Brasil por suspeita de criar galos para lutas ilegais
    Cunhado de Cristiano Ronaldo investigado no Brasil por suspeita de criar galos para lutas ilegais
  • Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha
    Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha
  • Arrancou a segunda fase dos exames nacionais e o método de correção será o mesmo da primeira fase
    Arrancou a segunda fase dos exames nacionais e o método de correção será o mesmo da primeira fase
  • Agora ao serviço da Seleção Nacional Jorge Jesus pode ter menos tempo para comer cabeça de garoupa cozida num dos seus restaurantes favoritos
    Agora ao serviço da Seleção Nacional Jorge Jesus pode ter menos tempo para comer cabeça de garoupa cozida num dos seus restaurantes favoritos

Opinião

  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
  • Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva
    Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro

Europe Direct Algarve

  • UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
    UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento