Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

Funcionário dos Correios despedido após ser contratado 25 vezes em 23 anos: tribunal ‘discorda’ e empresa vai pagar 30 mil euros de indemnização

Um funcionário dos Correios em Espanha vai receber 29.309,25 euros de indemnização após o tribunal ter considerado o seu despedimento improcedente

19:55 3 Abril, 2026 20:06 3 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os vínculos precários continuam a levantar dúvidas e conflitos laborais, sobretudo quando um trabalhador passa anos a somar contratos temporários para funções permanentes, como este funcionário dos Correios em Espanha.

Foi isso que aconteceu em Almería, no sudeste de Espanha, onde um trabalhador dos Correios vai receber 29.309,25 euros por despedimento improcedente, depois de ter acumulado 25 contratos temporários desde 2002.

A decisão foi proferida a 19 de março pela Secção do Social do Tribunal de Instância de Almería, que condenou a Sociedad Estatal de Correos y Telégrafos a readmiti-lo ou a pagar a indemnização, tendo a empresa optado pela segunda via, de acordo com o jornal digital espanhol Noticias Trabajo.

O trabalhador desempenhou durante mais de duas décadas funções operacionais, nomeadamente distribuição e triagem, em Almería e Viator. Na ação judicial, defendeu que a sucessão de contratos tinha ocorrido em fraude à lei e que, apesar de algumas interrupções, existia uma continuidade substancial na relação laboral.

Tribunal entendeu que houve despedimento sem forma legal

O caso agravou-se em 2025, quando os Correios comunicaram uma alteração substancial das condições de trabalho no âmbito de um processo coletivo. Mais tarde, a 22 de junho desse ano, a empresa tratou da baixa do trabalhador na Segurança Social sem lhe entregar carta de despedimento nem apresentar causa justificativa, segundo a informação publicada sobre a decisão.

Perante esse quadro, o tribunal considerou que a empresa tomou uma decisão unilateral de pôr fim à relação laboral sem cumprir as exigências formais e legais, concluindo que estava em causa um despedimento tácito e improcedente. Foi com base nessa leitura que reconheceu ao trabalhador o direito a regressar ao posto de trabalho ou, em alternativa, a ser indemnizado.

O caso voltou a chamar a atenção para uma prática que os sindicatos espanhóis dizem não ser inédita, de acordo com o Noticias Trabajo. A ideia central da decisão é simples: quando há uma prestação de trabalho continuada durante muitos anos, os tribunais podem recusar a leitura fragmentada dos contratos e reconhecer uma antiguidade mais longa do que aquela que resulta do último vínculo formalmente assinado.

Como seria tratado um caso destes em Portugal

Em Portugal, uma situação semelhante seria apreciada à luz do Código do Trabalho. A lei estabelece, no artigo 143.º, que a cessação de um contrato a termo por motivo não imputável ao trabalhador impede nova admissão a termo, trabalho temporário ou até prestação de serviços para o mesmo posto de trabalho ou atividade profissional antes de decorrido um período equivalente a um terço da duração do contrato anterior, incluindo renovações.

Além disso, o artigo 147.º determina que o contrato se considera sem termo quando o prazo for usado para contornar as regras do vínculo permanente ou quando haja violação do regime da sucessão de contratos a termo. Nesses casos, a antiguidade pode contar desde o início da prestação de trabalho, incluindo o tempo prestado ao abrigo dos contratos sucessivos.

Se o empregador avançar depois para um despedimento sem fundamento válido ou sem o procedimento legal exigido, o despedimento pode ser considerado ilícito. O Código do Trabalho diz, no artigo 381.º, que o despedimento é ilícito, entre outros casos, quando o motivo justificativo é declarado improcedente ou quando não é precedido do respetivo procedimento; e o artigo 389.º prevê, como regra, reintegração e indemnização por danos.

Há ainda outro ponto relevante para o enquadramento português. O artigo 390.º garante ao trabalhador as retribuições que deixou de receber desde o despedimento até ao trânsito em julgado da decisão, e o artigo 391.º permite que o próprio trabalhador opte por uma indemnização em substituição da reintegração, fixada pelo tribunal entre 15 e 45 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo ou fração de antiguidade, com um mínimo de três meses.

Precariedade continua a ser tema sensível

O caso de Almería não pode ser automaticamente transposto para Portugal, porque foi decidido ao abrigo da lei espanhola e com base em factos concretos apreciados por um tribunal espanhol.

Ainda assim, serve para mostrar como a utilização prolongada de contratos temporários para necessidades permanentes pode acabar por gerar consequências pesadas para as entidades patronais, sobretudo quando a justiça conclui que houve abuso da precariedade e despedimento sem forma legal.

Leia também: Autoridade Tributária ‘não perdoa’: mentir no IRS nestas situações pode levar a coimas até 37.500€ e pena de prisão

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais

11:17 2 Agosto, 2026 11:17 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Iniciativa questiona se os dados pessoais das devoluções podem ser cruzados com compras, cartões de cliente e padrões de mobilidade

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Algarve Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Nacional Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Algarve Ensino

UAlg afirma o português como língua institucional e reforça o multilinguismo

10:10 2 Agosto, 2026 10:03 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento coloca o português no centro da comunicação e do ensino, fixa metas em línguas estrangeiras e reforça a acessibilidade na academia algarvia

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

Opinião Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só) este domingo e estas são as regiões afetadas

15:00 31 Julho, 2026 20:09 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-Redes anunciou novos cortes programados de luz para este domingo, 2 de agosto

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Idosas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pediu reforma antecipada? Saiba se a penalização acaba aos 66 anos e 9 meses

12:00 1 Agosto, 2026 10:51 1 Agosto, 2026 | João Luís

A pensão pedida antes da idade legal pode sofrer cortes permanentes, mesmo depois de o pensionista atingir a idade normal de reforma

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Europe Direct Algarve Tech

Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE

19:05 31 Julho, 2026 19:07 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Direito à Reparação abrange produtos como telemóveis inteligentes, frigoríficos e máquinas de lavar roupa fora da garantia

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais

11:17 2 Agosto, 2026 11:17 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Iniciativa questiona se os dados pessoais das devoluções podem ser cruzados com compras, cartões de cliente e padrões de mobilidade

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Algarve, Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Nacional, Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Algarve, Ensino

UAlg afirma o português como língua institucional e reforça o multilinguismo

10:10 2 Agosto, 2026 10:03 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento coloca o português no centro da comunicação e do ensino, fixa metas em línguas estrangeiras e reforça a acessibilidade na academia algarvia

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

Opinião, Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só) este domingo e estas são as regiões afetadas

15:00 31 Julho, 2026 20:09 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-Redes anunciou novos cortes programados de luz para este domingo, 2 de agosto

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Idosas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pediu reforma antecipada? Saiba se a penalização acaba aos 66 anos e 9 meses

12:00 1 Agosto, 2026 10:51 1 Agosto, 2026 | João Luís

A pensão pedida antes da idade legal pode sofrer cortes permanentes, mesmo depois de o pensionista atingir a idade normal de reforma

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Europe Direct Algarve, Tech

Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE

19:05 31 Julho, 2026 19:07 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Direito à Reparação abrange produtos como telemóveis inteligentes, frigoríficos e máquinas de lavar roupa fora da garantia

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Últimas Notícias

  • Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino
    Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino
  • Tiago Ramos, de Tunes, convocado para o Europeu de atletismo
    Tiago Ramos, de Tunes, convocado para o Europeu de atletismo
  • Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia
    Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia
  • Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais
    Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais
  • UAlg afirma o português como língua institucional e reforça o multilinguismo
    UAlg afirma o português como língua institucional e reforça o multilinguismo

Opinião

  • Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
    Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
  • Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno
    Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno

Europe Direct Algarve

  • “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
    “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
  • Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
    Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento