Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Europa

Adeus Espanha? Britânicos esquecem ‘nuestros hermanos’ e optam por este país onde “há espaço para todos” e se come marisco por 12€

Menos confusão, mais praias sossegadas e preços que pesam na carteira: cada vez mais britânicos trocam Espanha por este país

18:00 16 Fevereiro, 2026 14:37 16 Fevereiro, 2026 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A preferência de muitos turistas britânicos está a mudar de país: sem abandonarem por completo a costa espanhola, há cada vez mais viajantes do Reino Unido a escolher a Grécia, atraídos por praias mais tranquilas, preços mais controlados e a promessa de “espaço para todos”, segundo relatos divulgados na imprensa e por operadores turísticos.

Durante décadas, o perfil típico do turista britânico foi associado ao trio sol, praia e cerveja, especialmente em destinos do sul da Europa. Essa imagem continua a existir, mas começa a perder força em alguns pontos mais massificados.

Em Espanha, o aumento dos preços e a perceção de praias mais cheias são apontados como fatores que levam parte dos viajantes a procurar alternativas. É neste contexto que a Grécia surge como novo destino de eleição, segundo referências feitas em publicações como o jornal britânico The Sun.

Praias sossegadas e carteira mais leve

A tranquilidade é um dos argumentos mais repetidos por quem troca a Península Ibérica pelas ilhas gregas. Em vez de longas extensões de areia com grande lotação, muitos procuram enseadas com mais espaço, água cristalina e um ambiente mais calmo.

A componente económica também entra na equação. Em ilhas como Thassos, Lefkada e Agistri, são referidos preços baixos para bebidas, incluindo cerveja a rondar cerca de uma libra, algo valorizado por famílias e grupos.

A lógica é simples: quando o custo diário com refeições e consumos aumenta, o destino deixa de parecer “boa relação qualidade-preço”. E, para muitos, a Grécia está a recuperar essa vantagem, sobretudo fora das zonas mais turísticas.

Refeições acessíveis e experiência mais autêntica

Nos custos de alimentação, surgem exemplos que reforçam a tendência. Há quem destaque pratos simples a rondar os cinco euros e opções de marisco, como sardinhas, polvo grelhado ou lulas, entre os 8 e os 12 euros, de acordo com referências atribuídas ao jornal espanhol AS.

A par dos preços, a autenticidade é outro fator apontado. Muitas tabernas são descritas como negócios familiares com várias gerações, com um modelo centrado no acolhimento e num ambiente mais próximo.

Para alguns turistas britânicos, esta diferença pesa tanto quanto o clima do país. A sensação de “ser bem recebido” e de viver algo menos padronizado está a ganhar importância na escolha de férias.

Acesso limitado, menos confusão e foco no ambiente

A própria geografia ajuda a explicar parte do fenómeno. Há praias com acesso apenas a pé ou por táxis aquáticos locais, o que limita a lotação e preserva a paisagem, evitando a sensação de “multidão”.

É também por isso que algumas mensagens promocionais têm ganho tração. Uma agência especializada, a Ionian Island Holidays, é citada com a ideia de que “não será necessário pedir uma espreguiçadeira às 7 da manhã: há espaço para todos”, frase que encaixa no que muitos procuram.

A dimensão ambiental entra igualmente na narrativa. Em 2025, a Grécia foi apontada como um dos países em destaque no número de Bandeiras Azuis atribuídas às praias, um indicador de qualidade balnear que reforça a imagem de destino cuidado.

Espanha perde brilho, Grécia ganha protagonismo

Nada disto significa um “abandono” total do país, que continua a ser um dos destinos fortes para britânicos, a par de Portugal. Mas a mudança de rota sugere um turismo mais sensível ao preço, à experiência e à lotação dos locais.

O que está a acontecer, no fundo, é uma redistribuição: quando um destino encarece e fica mais pressionado, cresce a procura por alternativas semelhantes em clima, mas com custos mais controlados e ritmos mais calmos.

Além disso, a tendência parece estar a alargar-se ao calendário. A procura começa a sair do pico do verão, com mais viagens em épocas intermédias, o que também favorece destinos capazes de manter atratividade fora da “época alta”, de acordo com o AS.

A conclusão é clara: o turismo está a mudar de prioridades. Para muitos britânicos, já não basta sol e praia, a combinação entre tranquilidade, preços e fator humano está a empurrar a Grécia para o centro das escolhas.

Leia também: “Com 1.000€ por mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a este destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu

13:31 17 Julho, 2026 12:40 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

PSP intercetou um inspetor da PJ por circular na via reservada aos autocarros: este fugiu do local e acabou por abandonar a zona

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Areal de Cacela Velha.
Algarve Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Aluna na escola.
Ensino Nacional

É hoje: milhares de alunos vão finalmente saber as notas dos exames nacionais

08:26 17 Julho, 2026 08:21 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Notas dos exames nacionais deverão ser divulgadas esta sexta-feira, após um processo marcado por atrasos na correção das provas

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

09:08 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A arte da paisagem consegue atingir a beleza, o que é belo, para lá do que a Natureza, por si só, nos possa oferecer em determinada situação"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Mulher com óculos de sol.
Tempo

Atenção ao sol: todos os distritos de Portugal continental e arquipélago da Madeira em risco muito elevado de exposição à radiação UV

12:02 17 Julho, 2026 11:46 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Portugal continental e a Madeira vão estar em risco muito elevado de exposição à radiação UV durante todo o fim de semana

Cultura Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Algarve Cultura Gastronomia

Castro Marim serve três dias de gastronomia, cultura e música

14:28 17 Julho, 2026 14:39 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Petiscos criativos, doçaria regional e cerveja artesanal podem ser provados a partir das 18:00, na colina do Revelim de Santo António

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Europa Vídeo

Pneu solta-se de avião da Ryanair e percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 11:51 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu soltou-se de um avião da Ryanair e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu

13:31 17 Julho, 2026 12:40 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

PSP intercetou um inspetor da PJ por circular na via reservada aos autocarros: este fugiu do local e acabou por abandonar a zona

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Areal de Cacela Velha.
Algarve, Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Aluna na escola.
Ensino, Nacional

É hoje: milhares de alunos vão finalmente saber as notas dos exames nacionais

08:26 17 Julho, 2026 08:21 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Notas dos exames nacionais deverão ser divulgadas esta sexta-feira, após um processo marcado por atrasos na correção das provas

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

09:08 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A arte da paisagem consegue atingir a beleza, o que é belo, para lá do que a Natureza, por si só, nos possa oferecer em determinada situação"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Mulher com óculos de sol.
Tempo

Atenção ao sol: todos os distritos de Portugal continental e arquipélago da Madeira em risco muito elevado de exposição à radiação UV

12:02 17 Julho, 2026 11:46 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Portugal continental e a Madeira vão estar em risco muito elevado de exposição à radiação UV durante todo o fim de semana

Cultura, Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Algarve, Cultura, Gastronomia

Castro Marim serve três dias de gastronomia, cultura e música

14:28 17 Julho, 2026 14:39 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Petiscos criativos, doçaria regional e cerveja artesanal podem ser provados a partir das 18:00, na colina do Revelim de Santo António

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Europa, Vídeo

Pneu solta-se de avião da Ryanair e percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 11:51 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu soltou-se de um avião da Ryanair e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Últimas Notícias

  • Castro Marim serve três dias de gastronomia, cultura e música
    Castro Marim serve três dias de gastronomia, cultura e música
  • Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas
    Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas
  • Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu
    Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu
  • Festival Beliche Jazz esgota todos os concertos
    Festival Beliche Jazz esgota todos os concertos
  • Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe
    Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

Opinião

  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
  • Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
    Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
    Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
  • UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
    UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal