Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Europa, Vida & Lazer

Britânicos alertam: esta cidade do sul de Espanha ‘corre o risco’ de perder a sua identidade por culpa do excesso de turismo

Devido ao excesso de turismo, esta cidade do sul de Espanha enfrenta problemas de identidade e as preocupações são reais, avisam os britânicos

20:01 16 Junho, 2025 18:19 16 Junho, 2025 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Esta cidade do sul de Espanha está debaixo dos holofotes internacionais e não é por acaso. Depois de décadas a viver na sombra de outras cidades da mesma região, esta cidade costeira reinventou-se como destino turístico, cultural e tecnológico. Mas o seu crescimento acelerado começa agora a levantar dúvidas: estará a cidade a tornar-se vítima do próprio sucesso devido ao excesso de turismo?

De cidade industrial a destino vibrante

Durante muito tempo, Málaga era apenas um ponto de passagem. Os turistas que chegavam à Costa do Sol preferiam seguir viagem para localidades como Marbella, deixando para trás uma cidade considerada antiga e industrial.

A viragem começou no início do século XXI. Um dos passos decisivos foi a pedonalização do centro histórico, que permitiu uma maior valorização do espaço urbano e tornou a cidade mais apelativa para moradores e visitantes. Outro momento-chave foi a inauguração, em 2003, de um museu dedicado ao pintor Pablo Picasso. A aposta na cultura começou aí e depressa se alargou a outros espaços e iniciativas, refere o HuffPost.

O motor da tecnologia

Mais do que sol e museus, Málaga tem vindo a afirmar-se como um dos polos tecnológicos mais dinâmicos da Península Ibérica. A cidade conseguiu atrair startups, empresas internacionais e profissionais altamente qualificados.

Nos últimos dez anos, a economia malaguenha tem crescido a um ritmo superior ao restante território da Andaluzia. Este desempenho leva já muitos a considerar Málaga um modelo para outras cidades espanholas. A combinação entre qualidade de vida, clima agradável e oportunidades profissionais tem feito da cidade um destino muito procurado por jovens trabalhadores do setor digital.

Cultura, teatro e nomes de peso

A presença de figuras públicas também tem ajudado a reforçar a imagem de Málaga como cidade em ascensão. O ator Antonio Banderas, natural da cidade, regressou para abrir um teatro, apostando assim no dinamismo cultural local, refere a mesma fonte.

Esta expansão dos museus teve um papel fundamental no novo posicionamento da cidade. O centro histórico tornou-se num verdadeiro ponto de encontro entre tradição e inovação. O turismo cultural, menos sazonal que o de praia, tem contribuído para atrair visitantes durante todo o ano, com impacto positivo no comércio, na restauração e nos serviços.

A face menos visível do sucesso

Apesar do crescimento, nem tudo são rosas. O jornal britânico The Economist, citado pelo HuffPost, chama a atenção para dois grandes problemas que começam a ensombrar a evolução de Málaga: a escassez de habitação e os excessos do turismo de massas.

A pressão sobre o mercado imobiliário é cada vez maior. Estão em construção cerca de 9.000 novas habitações, mas a procura continua a ultrapassar largamente a oferta disponível. A câmara municipal tem cedido terrenos a construtoras privadas para tentar acelerar a resposta. No entanto, surgem críticas quanto à falta de habitação acessível para os residentes permanentes.

Turistas a mais, moradores a menos

Outro ponto sensível é a concentração de alojamentos locais no centro histórico. Com cerca de 6.000 apartamentos turísticos, Málaga regista a maior densidade deste tipo em toda a Espanha.

Os moradores queixam-se de insegurança, barulho e da perda de identidade dos bairros. Há relatos de festas até altas horas, conflitos nos edifícios e entradas constantes de desconhecidos. Carlos Carrera, representante de uma associação de moradores, citado pela mesma fonte, descreve situações de vandalismo, elevadores danificados e bares que mantêm portas abertas até às duas da madrugada.

Um equilíbrio difícil de manter

Tanto o crescimento económico como o aumento da atratividade turística colocam agora um desafio à cidade: como continuar a crescer sem expulsar quem sempre lá viveu? A resposta não é simples.

O risco de Málaga perder o seu carácter autêntico devido ao excesso de turismo está a tornar-se uma preocupação real. A pressão urbana, as alterações na convivência e a especulação imobiliária geram tensões visíveis. Muitos habitantes sentem que a cidade deixou de lhes pertencer. O centro histórico, em particular, está a transformar-se num espaço quase exclusivamente dedicado ao consumo turístico.

Entre a ambição de crescer e a manutenção da identidade

Málaga enfrenta um dilema comum a muitas cidades em crescimento acelerado. Por um lado, há orgulho pelo reconhecimento e pelo dinamismo atual. Por outro, há o receio de que a cidade se torne irreconhecível devido ao excesso de turismo, de acordo com o HuffPost.

A questão é até onde se pode ir sem sacrificar aquilo que torna Málaga especial para muitos. As decisões políticas e urbanísticas dos próximos anos serão decisivas para o futuro da cidade.

Como curiosidade, Málaga acolhe atualmente um dos maiores centros europeus de cibersegurança, o que confirma a sua vocação tecnológica. E, em 2024, foi a cidade espanhola com mais startups per capita.

Leia também: Tem isto no carro? Multas podem sair caro (não é o seguro nem a carta)

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Nacional Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Encomendas CTT.
Algarve

Dois homens detidos por suspeita de burla com encomendas dos CTT em Silves

12:46 3 Outubro, 2026 12:46 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeitos foram intercetados com encomendas no valor de cerca de 3.500 euros. Um usava um colete dos CTT e o mais velho tinha trabalhado na empresa

Algarve Auto Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

PJ detém idoso suspeito de disparar contra vizinho por engano em Vila Real de Santo António

17:00 2 Outubro, 2026 16:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima terá sido “atingida por engano” por circular numa viatura semelhante à da pessoa com quem o suspeito mantinha um conflito

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Nacional, Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Encomendas CTT.
Algarve

Dois homens detidos por suspeita de burla com encomendas dos CTT em Silves

12:46 3 Outubro, 2026 12:46 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeitos foram intercetados com encomendas no valor de cerca de 3.500 euros. Um usava um colete dos CTT e o mais velho tinha trabalhado na empresa

Algarve, Auto, Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

PJ detém idoso suspeito de disparar contra vizinho por engano em Vila Real de Santo António

17:00 2 Outubro, 2026 16:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima terá sido “atingida por engano” por circular numa viatura semelhante à da pessoa com quem o suspeito mantinha um conflito

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Últimas Notícias

  • Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
    Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
  • Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
    Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
  • Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
    Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
  • Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
    Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
  • Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr
    Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

Opinião

  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal