Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Algarve, Edição Papel, Política

Presidente da Câmara de Faro só assume novo cargo após o fim do mandato

Rogério Bacalhau adia mudança para a Águas do Algarve e mantém-se no cargo até à tomada de posse do novo presidente

19:30 22 Fevereiro, 2025 14:18 22 Fevereiro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, vai manter-se no cargo de presidente da Câmara de Faro até final do mandato e só depois assumirá funções na administração da Águas do Algarve, anunciou esta terça-feira o autarca

Rogério Bacalhau disse que tinha aceitado um convite para ingressar na empresa algarvia a partir de janeiro de 2025, mas “sucessivos entraves burocráticos” levaram-no a pedir para o seu nome só ser confirmado para o novo cargo após o termo do seu terceiro e último mandato à frente do Município de Faro.

“Como é do conhecimento público, recebi, em 2024, um convite para integrar o Conselho de Administração de uma entidade de âmbito regional. Após ponderação, aceitei esse convite com a condição de apenas assumir funções no início de janeiro de 2025, pois considerava essencial concluir alguns projetos importantes para o nosso concelho”, explicou o autarca em comunicado. Rogério Bacalhau (PSD) esclareceu que aceitou o convite com “a condição de apenas assumir funções no início de janeiro de 2025”, para poder “concluir alguns projetos importantes” para o município de Faro.

“Porém, tendo em conta a morosidade do processo eletivo para este cargo, motivada por sucessivos entraves burocráticos, bem como a proximidade do término do meu mandato enquanto presidente da Câmara Municipal de Faro, acabei por solicitar que esta eleição ocorresse apenas após o final do mesmo, permitindo-me continuar a exercer as minhas atuais funções com total dedicação e empenho”, justificou.

O autarca garantiu assim aos munícipes que seguirá à frente do Município até que o próximo presidente da Câmara de Faro seja eleito, nas eleições autárquicas previstas para setembro ou outubro deste ano, e tome depois posse do cargo.

A 06 de janeiro, o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, disse à Lusa que previa deixar o município no dia 13, quando o seu nome fosse proposto e votado favoravelmente para presidir ao conselho de administração da Águas do Algarve. Rogério Bacalhau, que cumpre o terceiro mandato consecutivo na autarquia, não se pode recandidatar, devido à lei de limitação de mandatos, e a sua saída para integrar os quadros da empresa algarvia iria elevar à presidência o atual vereador e vice-presidente do município, Paulo Santos.

A proposta para a sua nomeação iria ser levada à assembleia de acionistas da Águas do Algarve no dia 13, e estaria “à partida garantida”, mas seguiram-se sucessivos adiamentos, levando o autarca a anunciar agora que vai manter-se no cargo até ao termo do mandato.

Leia também: Moeda de 1 cêntimo avaliada em mais de 500.000€: tem consigo?

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Loja Pingo Doce.
Nacional

Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais

09:20 10 Junho, 2026 16:14 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lotes de cereais Chocolocos foram retirados do Pingo Doce por possível presença de micropartículas metálicas

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Algarve Cultura

Encontro com Autores leva Pedro Jubilot à Biblioteca Municipal de Tavira esta sexta-feira

07:37 10 Junho, 2026 08:11 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Pedro Jubilot apresenta em Tavira a plaqueta “Ilhas | Manhattan”, antevisão literária do livro “Ilhas | New York”

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve Economia

Industrial Farense vence concurso do NERA com projeto sobre alfarroba

07:20 10 Junho, 2026 07:08 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

NERA distinguiu iniciativa que dá a conhecer o percurso da alfarroba, da transformação aos produtos derivados

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Algarve Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Condutor preocupado a falar com o mecânico. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes? Centenas de carros desta marca chamados à oficina em Portugal por risco de incêndio

14:20 9 Junho, 2026 14:20 9 Junho, 2026 | João Luís

Em Portugal, centenas de carros chamados à oficina devido a um problema elétrico que pode provocar sobreaquecimento e incêndio

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Opinião Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Opinião Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ciência Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Loja Pingo Doce.
Nacional

Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais

09:20 10 Junho, 2026 16:14 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lotes de cereais Chocolocos foram retirados do Pingo Doce por possível presença de micropartículas metálicas

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Algarve, Cultura

Encontro com Autores leva Pedro Jubilot à Biblioteca Municipal de Tavira esta sexta-feira

07:37 10 Junho, 2026 08:11 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Pedro Jubilot apresenta em Tavira a plaqueta “Ilhas | Manhattan”, antevisão literária do livro “Ilhas | New York”

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve, Economia

Industrial Farense vence concurso do NERA com projeto sobre alfarroba

07:20 10 Junho, 2026 07:08 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

NERA distinguiu iniciativa que dá a conhecer o percurso da alfarroba, da transformação aos produtos derivados

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Algarve, Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Condutor preocupado a falar com o mecânico. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes? Centenas de carros desta marca chamados à oficina em Portugal por risco de incêndio

14:20 9 Junho, 2026 14:20 9 Junho, 2026 | João Luís

Em Portugal, centenas de carros chamados à oficina devido a um problema elétrico que pode provocar sobreaquecimento e incêndio

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Opinião, Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ciência, Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia, Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Últimas Notícias

  • Luís Tinoco e Luísa Costa Gomes levam Camões ao palco do Cineteatro Louletano
    Luís Tinoco e Luísa Costa Gomes levam Camões ao palco do Cineteatro Louletano
  • Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais
    Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais
  • Albufeira recebe 450 jovens atletas no Dia Nacional do Minibasquete
    Albufeira recebe 450 jovens atletas no Dia Nacional do Minibasquete
  • Encontro com Autores leva Pedro Jubilot à Biblioteca Municipal de Tavira esta sexta-feira
    Encontro com Autores leva Pedro Jubilot à Biblioteca Municipal de Tavira esta sexta-feira
  • Industrial Farense vence concurso do NERA com projeto sobre alfarroba
    Industrial Farense vence concurso do NERA com projeto sobre alfarroba
  • Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia
    Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

Opinião

  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
    O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal