Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Edição Papel, Nacional

Municípios de VRSA e Albufeira criam balcão para trabalhadores migrantes da lusofonia

Balcão vai ficar sediado em Albufeira e só começará a trabalhar em março ou abril

12:00 16 Dezembro, 2022 08:38 15 Dezembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os municípios algarvios de Vila Real de Santo António e Albufeira e o Gabinete de Apoio à Inclusão dos Cabo-verdianos vão criar, no Algarve, um Balcão do Migrante da Lusofonia para fomentar a inclusão de trabalhadores.

O Balcão do Migrante da Lusofonia foi apresentado em Vila Real de Santo António, mas o espaço físico só começará a trabalhar em março ou abril e “vai ficar sediado em Albufeira”, permitindo “servir toda a população de Cabo Verde que está a trabalhar e a viver no Algarve”, afirmou o presidente da Câmara vila-realense, Álvaro Araújo, no salão nobre do município.

Fotos D.R.

“É um grande objetivo dos nossos municípios e dos vários municípios do Algarve, e de outros do país, que consigamos trazer pessoas de Cabo Verde para trabalhar nos nossos hotéis, restaurantes e empresas. Como se sabe temos falta de mão-de-obra, fundamentalmente na época alta, e, por coincidência, a nossa época alta coincide com a época baixa em Cabo Verde e a intenção é que haja mobilidade de trabalhadores”, justificou Álvaro Araújo.

Vila Real de Santo António e Albufeira são municípios que têm geminações com a Câmara do Sal, em Cabo Verde, e o presidente da Câmara do barlavento algarvio, José Carlos Rolo, destacou a importância deste novo passo para permitir que as empresas contem com mão-de-obra formada e preparada para a hotelaria do Algarve, à semelhança do que já acontece na Grande Lisboa, nos transportes, com contratações de motoristas cabo-verdianos por empresas portuguesas.

“Esse gabinete a instalar em Albufeira acho que é extraordinariamente importante para servir a comunidade cabo-verdiana, não só na troca de trabalhadores, mas também para as pessoas que vivem cá permanentemente”, afirmou, classificando o novo balcão como “importantíssimo” para quem chega ter uma “ligação” no destino e para evitar o recrutamento por parte de “intermediários que não são bem aquilo que se pretende”.

José Carlos Rolo assegurou que o objetivo é também “integrar e incluir as pessoas que vêm trabalhar” para o Algarve “de uma forma correta e que seja digna de um ser humano”, no que se refere a direitos laborais, a habitação, mas também, no caso de famílias, à integração de crianças em escolas.

“O balcão irá atuar desde o início do processo, digamos assim. Quando o migrante quer vir, ou quando uma empresa de cá quer contratar um determinado trabalhador para vir de Cabo Verde, nós iremos atuar desde este início da instrução do processo”, afirmou Dirce Évora, empreendedora social cabo-verdiana e uma das promotoras desta resposta social.

A mesma fonte esclareceu que, uma vez o migrante esteja em Portugal, o balcão irá “prestar todo o tipo de apoio” e orientar e ajudar da melhor forma para a integração do trabalhador nos vários âmbitos”, com base no Acordo de Mobilidade assinado no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas também no acordo de mobilidade laboral estabelecido entre Cabo Verde e Portugal.

Dirce Évora considerou que este trabalho vai permitir “uma maior dinâmica de circulação de pessoas dentro dessa comunidade” e uma melhor integração dos migrantes em Portugal.

Ildo Fortes, promotor do balcão e empreendedor social de Cabo Verde, anunciou que, “na primavera, em março ou abril, será feita a inauguração do balcão em Albufeira”.

A estrutura vai fazer “a mediação institucional, por um lado, entre instituições portuguesas e cabo-verdianas, e por outro lado, mediação com empresas portuguesas, não só no quadro bilateral entre Cabo Verde e Portugal, mas também no quadro multilateral, ao nível da Comunidade de Países de Língua Portuguesa”, frisou.

Vila Real de Santo António e Albufeira criam Balcão do Migrante da Lusofonia para fomentar a inclusão de trabalhadores

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve

PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

18:50 9 Junho, 2026 18:15 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima e suspeito trabalhavam juntos numa obra em Silves, onde terão surgido desentendimentos frequentes

Autocarro da FlixBus.
Europa Nacional Vida & Lazer

FlixBus avança com duas novas rotas que ligam Portugal a Espanha por menos de 15€

15:22 9 Junho, 2026 15:22 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Novidades da FlixBus garantem novas rotas entre Portugal e Espanha com preços baixos e novas ligações diretas a várias cidades fronteiriças

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Algarve Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo de magnitude 3,5 registado perto de Sagres sem danos reportados

18:30 9 Junho, 2026 18:01 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 3,5 foi registado esta terça-feira ao largo do Cabo de São Vicente, em Sagres

Opinião Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Ciência Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Mulher de 37 anos que fingia ter 12.
Mundo

Mulher de 37 anos fingiu ter 12 para ser adotada: tia foi a primeira a desconfiar

14:40 8 Junho, 2026 14:21 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Uma mulher de 37 anos fingiu ser adolescente para ser adotada no Brasil e viveu mais de um ano com uma família sem levantar suspeitas

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Algarve

Prisão preventiva para homem suspeito de perseguir ex-companheira em VRSA

17:40 8 Junho, 2026 17:45 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação da PSP termina com prisão preventiva de homem suspeito de violência doméstica e de violar medidas de coação

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve

PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

18:50 9 Junho, 2026 18:15 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima e suspeito trabalhavam juntos numa obra em Silves, onde terão surgido desentendimentos frequentes

Autocarro da FlixBus.
Europa, Nacional, Vida & Lazer

FlixBus avança com duas novas rotas que ligam Portugal a Espanha por menos de 15€

15:22 9 Junho, 2026 15:22 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Novidades da FlixBus garantem novas rotas entre Portugal e Espanha com preços baixos e novas ligações diretas a várias cidades fronteiriças

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Algarve, Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo de magnitude 3,5 registado perto de Sagres sem danos reportados

18:30 9 Junho, 2026 18:01 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 3,5 foi registado esta terça-feira ao largo do Cabo de São Vicente, em Sagres

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Ciência, Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Mulher de 37 anos que fingia ter 12.
Mundo

Mulher de 37 anos fingiu ter 12 para ser adotada: tia foi a primeira a desconfiar

14:40 8 Junho, 2026 14:21 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Uma mulher de 37 anos fingiu ser adolescente para ser adotada no Brasil e viveu mais de um ano com uma família sem levantar suspeitas

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Algarve

Prisão preventiva para homem suspeito de perseguir ex-companheira em VRSA

17:40 8 Junho, 2026 17:45 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação da PSP termina com prisão preventiva de homem suspeito de violência doméstica e de violar medidas de coação

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Últimas Notícias

  • México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
    México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
  • A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
    A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
  • Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
    Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
  • Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
    Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
  • Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?
    Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?
  • PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves
    PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

Opinião

  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
    O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal