Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Edição Papel, Nacional

Amaral fala em ‘abandono’ após fogo de há um ano que deflagrou em Castro Marim e se estendeu a Vila Real e Tavira

Em Vila Real de Santo António, o presidente da autarquia, Álvaro Araújo, não teve registo de qualquer problema ou necessidade que estivesse por responder e tivesse sido causada pelo fogo. Já a presidente da Câmara de Tavira, Ana Paula Martins, afirmou desconhecer que resposta foi dada aos pedidos de apoio feitos por agricultores com áreas afetadas.

11:00 20 Agosto, 2022 19:08 19 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O sentimento de “abandono” domina o presidente da Câmara de Castro Marim quando pensa na resposta dada após o incêndio que, há um ano, afetou o concelho algarvio, disse o autarca à Lusa. 

Francisco Amaral criticou a inexistência de resposta por parte do Estado para fazer frente aos prejuízos causados pelo incêndio que, em agosto de 2021, deflagrou em Castro Marim, estendeu-se aos concelhos vizinhos de Vila Real de Santo António e Tavira e chegou a ter envolvidos nas operações de combate 613 operacionais, com 205 veículos, 8 meios aéreos e 10 máquinas de rasto. 

Ao longo de três dias, foram destruídos cerca de 6.000 hectares de mato e floresta, afetadas 163 estruturas e o presidente da Câmara de Castro Marim justificou o sentimento de “abandono” que tem com a falta de apoios prestado no pós-incêndio aos afetados, entre eles “jovens agricultores que tinham apostado em plantações, de amendoeiras, de alfarrobeiras ou outras, que perderam tudo e até hoje não receberam nada” em termos de apoios do Estado.

Apoios: saíram do município ou “partiram de empresas” 

Francisco Amaral disse que a autarquia acudiu na primeira hora aos criadores de gado para “alimentar animais” ou “na primeira resposta” logo após o incêndio, mas os mecanismos de apoio destinados aos agricultores “ou tinham critérios de acesso que não eram preenchidos” ou “pura e simplesmente não chegaram”. 

O autarca frisou que os apoios que chegaram aos afetados, até ao momento, ou saíram do município ou “partiram de empresas que se prontificaram a ajudar”. 

“Por exemplo, a única casa de primeira habitação que foi destruída [em Castro Marim] está a ser reabilitada com o apoio da Verde Lago. E o Zoomarine doou 5.000 árvores para a reflorestação da área ardida”, exemplificou o presidente da Câmara de Castro Marim, que voltou a tecer críticas à forma com o combate ao fogo foi feito, apontando “descoordenação” e “falta de meios” ao dispositivo de combate da Proteção Civil na altura. 

Francisco Amaral recordou que o incêndio “chegou a ser dado como dominado, mas depois reativou e ganhou dimensão”, acabando por descer a serra algarvia em direção ao litoral, onde provocou cortes nas duas principais vias rodoviárias do Algarve, a Estrada Nacional 125 e a Autoestrada 22 (A22).

Tavira: “Não havia muitos danos materiais” 

A presidente da Câmara de Tavira, Ana Paula Martins, disse que, no concelho, “não havia muitos danos materiais” provocados pelo fogo, “havia alguns na parte da agricultura”, mas afirmou desconhecer que resposta foi dada aos pedidos de apoio feitos por agricultores com áreas afetadas. 

Ana Paula Martins reconheceu que “ainda permanece fechado”, um ano depois, o parque de lazer da Mata Nacional da Conceição, que encerrou após o fogo entrar no perímetro e destruir parcialmente a zona, tendo a autarquia “aguardado por uma candidatura [a fundos comunitários] para fazer a requalificação, embora grande parte do que foi integrado na candidatura não tenha sido aceite”. 

“Vamos tentar repor, sobretudo a parte do mobiliário urbano, e vamos tentar também fazer a reflorestação, mas isto sem água é também complicado, porque teríamos que montar regas”, afirmou a autarca, referindo-se à seca como mais um elemento a dificultar um processo ainda sem data de resoluçao final e remetendo para mais tarde esclarecimentos sobre o orçamento necessário para requalificar a área de lazer da zona protegida. 

VRSA: “Se houve alguma resposta, foi toda dada antes de assumir funções” 

Por seu turno, o presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, disse à Lusa que, desde que assumiu a liderança do município, após as eleições autárquicas do ano passado, não teve registo de qualquer problema ou necessidade que estivesse por responder e tivesse sido causada pelo fogo. 

“Se houve alguma resposta, foi toda dada antes de assumir funções, em outubro passado”, afirmou o autarca, que foi eleito presidente da Câmara de Vila Real de Santo António cerca de dois meses depois de o fogo ter consumido 1.800 hectares de mato e floresta no concelho, destruindo também um canil ilegal que funcionava sem condições de salubridade e segurança para os animais, em Santa Rita. 

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Prestação Social Única já é oficial: estes 13 apoios vão ser integrados nesta data e há quem possa começar a receber mais dinheiro

07:20 19 Agosto, 2026 15:17 18 Agosto, 2026 | João Luís

Segurança Social prepara uma das maiores alterações dos últimos anos nos apoios destinados às famílias com menos recursos

Algarve Cultura Desporto

Festas de Pechão regressam com música, BTT e tradição em honra de São Bartolomeu

07:40 19 Agosto, 2026 06:46 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Clube Oriental de Pechão prepara três dias de animação com nomes como Boy Teddy e Turb’ó Baile, além de BTT e tradição religiosa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

07:00 19 Agosto, 2026 15:18 18 Agosto, 2026 | João Luís

Estado do tempo muda de forma evidente, com queda acentuada dos termómetros, aumento do vento e chuva em várias regiões

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Opinião Política

Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão

07:30 19 Agosto, 2026 17:44 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se o povo votou 'mal', a culpa não é da oferta política, da incapacidade de convencer, da distância entre elites e cidadãos. A culpa é do povo, que não percebeu. Conveniente. Muito conveniente"

Mundo Nacional

Jovem português morre na Albânia e investigação leva a 11 detenções

07:50 19 Agosto, 2026 07:10 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Onze pessoas foram detidas na sequência da morte de um jovem português de 20 anos numa zona turística do sul da Albânia

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Algarve Cultura

Residência artística em Tavira desafia crianças a brincar, improvisar e representar

07:10 19 Agosto, 2026 18:53 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Teatro, jogos, improvisação e criação coletiva dão forma à nova residência artística infantil promovida pela Armação do Artista

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoadas em Portugal nestes dias: mau tempo chega com uma grande descida das temperaturas nestas regiões

09:00 18 Agosto, 2026 12:51 17 Agosto, 2026 | João Luís

Previsão aponta para alterações nos próximos dias, com chuva e trovoadas em algumas regiões e uma descida acentuada das temperaturas

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve

“Preciso disto em algum momento”: jovem visita esta povoação no Algarve e fica com vontade de viver junto ao mar

20:30 18 Agosto, 2026 17:14 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Visita a uma povoação perto da praia no Algarve foi suficiente para uma jovem imaginar uma mudança de vida junto ao oceano

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas podem vir a receber pouco mais de um terço do último salário a partir desta data

08:00 19 Agosto, 2026 18:32 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Projeções europeias apontam para uma forte descida do peso das pensões face ao último salário, com a taxa de substituição a poder cair para cerca de 37%

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Carro a passar por uma lomba.
Nacional

Mecânico alerta: faça isto antes e depois de passar por uma lomba para não estragar a suspensão do veículo

21:10 18 Agosto, 2026 19:15 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há uma forma simples de passar por uma lomba sem sujeitar a suspensão e outros componentes do carro a esforços desnecessários

Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto

Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas

17:00 17 Agosto, 2026 14:48 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Método usado por um alemão para ‘escapar’ aos radares de velocidade está a dividir opiniões

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Prestação Social Única já é oficial: estes 13 apoios vão ser integrados nesta data e há quem possa começar a receber mais dinheiro

07:20 19 Agosto, 2026 15:17 18 Agosto, 2026 | João Luís

Segurança Social prepara uma das maiores alterações dos últimos anos nos apoios destinados às famílias com menos recursos

Algarve, Cultura, Desporto

Festas de Pechão regressam com música, BTT e tradição em honra de São Bartolomeu

07:40 19 Agosto, 2026 06:46 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Clube Oriental de Pechão prepara três dias de animação com nomes como Boy Teddy e Turb’ó Baile, além de BTT e tradição religiosa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

07:00 19 Agosto, 2026 15:18 18 Agosto, 2026 | João Luís

Estado do tempo muda de forma evidente, com queda acentuada dos termómetros, aumento do vento e chuva em várias regiões

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Opinião, Política

Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão

07:30 19 Agosto, 2026 17:44 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se o povo votou 'mal', a culpa não é da oferta política, da incapacidade de convencer, da distância entre elites e cidadãos. A culpa é do povo, que não percebeu. Conveniente. Muito conveniente"

Mundo, Nacional

Jovem português morre na Albânia e investigação leva a 11 detenções

07:50 19 Agosto, 2026 07:10 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Onze pessoas foram detidas na sequência da morte de um jovem português de 20 anos numa zona turística do sul da Albânia

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Algarve, Cultura

Residência artística em Tavira desafia crianças a brincar, improvisar e representar

07:10 19 Agosto, 2026 18:53 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Teatro, jogos, improvisação e criação coletiva dão forma à nova residência artística infantil promovida pela Armação do Artista

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoadas em Portugal nestes dias: mau tempo chega com uma grande descida das temperaturas nestas regiões

09:00 18 Agosto, 2026 12:51 17 Agosto, 2026 | João Luís

Previsão aponta para alterações nos próximos dias, com chuva e trovoadas em algumas regiões e uma descida acentuada das temperaturas

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve

“Preciso disto em algum momento”: jovem visita esta povoação no Algarve e fica com vontade de viver junto ao mar

20:30 18 Agosto, 2026 17:14 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Visita a uma povoação perto da praia no Algarve foi suficiente para uma jovem imaginar uma mudança de vida junto ao oceano

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas podem vir a receber pouco mais de um terço do último salário a partir desta data

08:00 19 Agosto, 2026 18:32 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Projeções europeias apontam para uma forte descida do peso das pensões face ao último salário, com a taxa de substituição a poder cair para cerca de 37%

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Carro a passar por uma lomba.
Nacional

Mecânico alerta: faça isto antes e depois de passar por uma lomba para não estragar a suspensão do veículo

21:10 18 Agosto, 2026 19:15 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há uma forma simples de passar por uma lomba sem sujeitar a suspensão e outros componentes do carro a esforços desnecessários

Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto

Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas

17:00 17 Agosto, 2026 14:48 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Método usado por um alemão para ‘escapar’ aos radares de velocidade está a dividir opiniões

Últimas Notícias

  • Pensionistas podem vir a receber pouco mais de um terço do último salário a partir desta data
    Pensionistas podem vir a receber pouco mais de um terço do último salário a partir desta data
  • Jovem português morre na Albânia e investigação leva a 11 detenções
    Jovem português morre na Albânia e investigação leva a 11 detenções
  • Festas de Pechão regressam com música, BTT e tradição em honra de São Bartolomeu
    Festas de Pechão regressam com música, BTT e tradição em honra de São Bartolomeu
  • Prestação Social Única já é oficial: estes 13 apoios vão ser integrados nesta data e há quem possa começar a receber mais dinheiro
    Prestação Social Única já é oficial: estes 13 apoios vão ser integrados nesta data e há quem possa começar a receber mais dinheiro
  • Residência artística em Tavira desafia crianças a brincar, improvisar e representar
    Residência artística em Tavira desafia crianças a brincar, improvisar e representar

Opinião

  • Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão
    Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão
  • Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes
    Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes
  • Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
    Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
    Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
  • Algarve 2030 reforça investimento na ciência e transferência de conhecimento
    Algarve 2030 reforça investimento na ciência e transferência de conhecimento
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento