Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Agricultor a trabalhar. Crédito: Freepik
Agricultor a trabalhar. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

UE alerta para risco de crise alimentar por quebra de produção deste produto essencial à agricultura

A produção de fertilizantes, produto essencial à agricultura, pode agravar o risco de uma eventual crise alimentar, de acordo com dados da UE

19:35 26 Março, 2026 19:05 26 Março, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O conflito no Médio Oriente está a aumentar a preocupação em torno dos fertilizantes, numa fase importante para a agricultura mundial. O ponto central é simples: quando há perturbações na energia, no transporte marítimo e nas matérias-primas usadas para produzir adubos, o risco de subida de custos propaga-se rapidamente ao longo da cadeia alimentar, agravando o risco de uma crise.

A pressão vem, desde logo, de uma zona estratégica para o comércio mundial. A Agência das Nações Unidas dedicada ao Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) sublinha que o Estreito de Ormuz transporta cerca de um quarto do comércio marítimo mundial de petróleo, além de volumes relevantes de gás natural liquefeito e fertilizantes. A mesma organização refere que a escalada militar iniciada em 28 de fevereiro perturbou os fluxos marítimos naquela passagem, com reflexos nos mercados da energia, nos transportes e nas cadeias globais de abastecimento.

Fertilizantes no centro da tensão

Os fertilizantes são particularmente sensíveis a este tipo de crise porque dependem fortemente da energia. A Comissão Europeia (CE) recorda que o gás chegou a representar até 90% do custo variável de produção dos fertilizantes azotados em momentos de pico e a FAO refere que o gás natural é uma matéria-prima essencial para os fertilizantes nitrogenados. Isso ajuda a perceber porque é que qualquer choque no gás ou no petróleo acaba por pressionar quase de imediato os custos agrícolas.

A própria FAO alertou, em março, para o peso da região na oferta mundial. Segundo a organização, o Médio Oriente tem representado cerca de 30% a 35% das exportações globais de ureia e cerca de 20% a 30% das de amoníaco, além de aproximadamente 30% do comércio de fertilizantes passar pelo Estreito de Ormuz.

Não significa que o abastecimento mundial vá falhar de um dia para o outro, mas significa que qualquer bloqueio ou atraso naquela zona pode ter impacto muito para lá da região.

Europa sente o impacto, mesmo sem rutura imediata

Na Europa, o problema pode surgir mais pela dependência externa do que por uma rutura imediata de stock. A CE, através da sua página oficial relacionada com agricultura, indica que a UE depende de importações para cerca de 30% do azoto inorgânico que consome, 68% dos fosfatos e 85% da potassa. Isto torna o mercado europeu vulnerável a choques externos, sobretudo quando eles atingem energia, transporte e grandes corredores comerciais.

Por isso, mesmo que não haja, para já, falta generalizada de fertilizantes no espaço europeu, o encarecimento continua a ser um risco real. A UNCTAD avisa que custos mais altos com energia, fertilizantes e transporte podem elevar os custos alimentares e agravar a pressão sobre famílias e economias mais frágeis. Ou seja, o impacto pode aparecer primeiro no preço e só depois, em certos casos, na disponibilidade.

Agricultura entra numa fase sensível

O momento também não ajuda. A primavera é uma fase importante em várias geografias do hemisfério norte e a WFP já avisou que esta perturbação surge numa altura em que cadeias de abastecimento, combustível e custos logísticos estão sob pressão. Quando os fertilizantes ficam mais caros ou chegam mais tarde, muitos agricultores são obrigados a rever quantidades, calendários de aplicação ou até as culturas que vão semear.

Esse efeito pode demorar algum tempo a chegar ao consumidor, mas costuma espalhar-se. Menor eficiência na fertilização pode traduzir-se em custos mais altos de produção e, em alguns casos, em menor produtividade. Num mercado global já muito interligado, pequenas perturbações em pontos estratégicos podem gerar consequências em cadeia, da exploração agrícola até ao preço final dos alimentos.

O risco maior está nos países mais frágeis

As consequências podem ser especialmente duras nos países com maior dependência de importações. A UNCTAD assinala que vários países vulneráveis podem ver o acesso a fertilizantes piorar com as perturbações em Ormuz.

Ao mesmo tempo, a WFP diz que 363 milhões de pessoas estão em risco de fome aguda em 2026 e que 45 milhões enfrentam esse risco por causa do conflito no Médio Oriente, o que mostra como uma crise energética e logística pode rapidamente transformar-se também numa crise alimentar.

Para Portugal, o impacto de uma crise alimentar tende a ser sobretudo indireto, mas isso não quer dizer que seja irrelevante. Sendo parte do mercado europeu, o país fica exposto às oscilações internacionais dos fertilizantes, da energia e dos custos logísticos. Se a tensão se prolongar, o efeito mais provável será uma pressão adicional sobre os custos de produção agrícola e, em última instância, sobre os preços dos alimentos.

Leia também: Milhares de reformados em Portugal vão receber salário extra em abril e maio: pagamentos serão feitos nestas datas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais

11:17 2 Agosto, 2026 11:17 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Iniciativa questiona se os dados pessoais das devoluções podem ser cruzados com compras, cartões de cliente e padrões de mobilidade

Algarve Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Nacional Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Algarve

Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino

13:13 2 Agosto, 2026 13:14 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

A união foi anunciada pelo historiador nas redes sociais, com uma declaração inspirada no judo, após o casamento realizado este sábado

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

Opinião Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só) este domingo e estas são as regiões afetadas

15:00 31 Julho, 2026 20:09 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-Redes anunciou novos cortes programados de luz para este domingo, 2 de agosto

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Idosas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pediu reforma antecipada? Saiba se a penalização acaba aos 66 anos e 9 meses

12:00 1 Agosto, 2026 10:51 1 Agosto, 2026 | João Luís

A pensão pedida antes da idade legal pode sofrer cortes permanentes, mesmo depois de o pensionista atingir a idade normal de reforma

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Saúde Vida & Lazer

Neurologistas alertam: este objeto inofensivo pode estar a provocar-lhe dores de cabeça em casa

09:20 1 Agosto, 2026 17:37 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O objeto que utiliza para criar um ambiente mais agradável em casa pode estar, afinal, a contribuir para as suas dores de cabeça

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais

11:17 2 Agosto, 2026 11:17 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Iniciativa questiona se os dados pessoais das devoluções podem ser cruzados com compras, cartões de cliente e padrões de mobilidade

Algarve, Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Nacional, Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Algarve

Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino

13:13 2 Agosto, 2026 13:14 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

A união foi anunciada pelo historiador nas redes sociais, com uma declaração inspirada no judo, após o casamento realizado este sábado

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

Opinião, Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só) este domingo e estas são as regiões afetadas

15:00 31 Julho, 2026 20:09 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-Redes anunciou novos cortes programados de luz para este domingo, 2 de agosto

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Idosas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pediu reforma antecipada? Saiba se a penalização acaba aos 66 anos e 9 meses

12:00 1 Agosto, 2026 10:51 1 Agosto, 2026 | João Luís

A pensão pedida antes da idade legal pode sofrer cortes permanentes, mesmo depois de o pensionista atingir a idade normal de reforma

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Saúde, Vida & Lazer

Neurologistas alertam: este objeto inofensivo pode estar a provocar-lhe dores de cabeça em casa

09:20 1 Agosto, 2026 17:37 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O objeto que utiliza para criar um ambiente mais agradável em casa pode estar, afinal, a contribuir para as suas dores de cabeça

Últimas Notícias

  • Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino
    Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino
  • Tiago Ramos, de Tunes, convocado para o Europeu de atletismo
    Tiago Ramos, de Tunes, convocado para o Europeu de atletismo
  • Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia
    Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia
  • Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais
    Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais
  • UAlg afirma o português como língua institucional e reforça o multilinguismo
    UAlg afirma o português como língua institucional e reforça o multilinguismo

Opinião

  • Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
    Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
  • Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno
    Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno

Europe Direct Algarve

  • “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
    “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
  • Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
    Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento