Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia

Mulher consegue pensão de viuvez sem estar em união de facto: tribunal confirmou e este foi o motivo

Uma mulher recebeu a pensão de viuvez apesar de não estar registada como parceira de facto. O tribunal espanhol explicou porque abriu uma exceção rara

19:30 19 Novembro, 2025 14:14 20 Novembro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em Espanha, uma mulher conseguiu o reconhecimento da pensão de viuvez apesar de não estar formalmente inscrita como parceira de facto do homem com quem vivia há quase duas décadas. A decisão, proferida pela Sala de lo Social do Tribunal Superior de Justiça de Murcia (TSJ de Murcia), contraria a prática habitual da Segurança Social espanhola, que exige que a ‘pareja de hecho’ esteja registada há, pelo menos, dois anos antes da morte.

De acordo com o Consejo General del Poder Judicial (CGPJ), o caso foi considerado excecional devido às circunstâncias em que ocorreu a morte do companheiro e à prova consistente de uma relação estável. O portal espanhol Noticias Trabajo noticiou a sentença como um exemplo de interpretação mais flexível da lei em situações muito específicas.

A pensão tinha sido inicialmente recusada pelo Instituto Nacional de la Seguridad Social (INSS). Segundo a comunicação oficial e a imprensa espanhola, a entidade justificou a recusa com base no incumprimento do requisito formal que obriga a que a união esteja registada como ‘pareja de hecho’, com uma antecedência mínima de dois anos em relação ao falecimento. Na prática, esta regra é aplicada de forma estrita e tem conduzido à recusa de muitos pedidos de pensão. A requerente decidiu recorrer e o caso chegou ao Tribunal Superior de Justiça de Murcia.

Porque rejeitaram o pedido no início

A Direção Provincial da Segurança Social sustentou que, não estando a relação inscrita como ‘pareja de hecho’ com a antecedência exigida, não podia reconhecer o direito à pensão de viuvez. Este requisito, inscrição formal da união durante pelo menos dois anos antes da morte, para além de cinco anos de convivência, é frequentemente apontado por juristas como um dos aspetos mais rígidos do regime espanhol, justificado pela prevenção de fraudes e pela necessidade de comprovar a estabilidade da relação.

Em regra, a falta de inscrição é suficiente para inviabilizar o acesso à pensão, mesmo em casos de longa convivência, o que tem motivado críticas pelo peso excessivo dado à forma em detrimento da realidade familiar.

No entanto, os magistrados decidiram, neste caso, olhar para o contexto concreto. A morte do companheiro ocorreu por suicídio, algo que os juízes consideraram relevante para avaliar como a formalização plena da união foi impedida por um desfecho trágico e inesperado, alheio à vontade da mulher.

O que levou o tribunal a aceitar o recurso

Segundo o Conselho General del Poder Judicial, a sentença valorizou três elementos centrais: uma convivência superior a dezoito anos, a existência de dois filhos em comum e a vontade inequívoca de formalizar a união. A decisão sublinha ainda que o casal tinha apresentado o pedido de registo como ‘pareja de hecho’ dois meses e meio antes da morte, mas a Administração não chegou a concluir o registo, o que evidenciou a intenção de oficializar a situação e o impacto da demora administrativa no desfecho.

Os juízes recorreram ainda a uma interpretação da norma com perspetiva de género e invocaram a proteção da família prevista no artigo 39.º da Constituição Espanhola, seguindo a linha de decisões do Tribunal Supremo em casos de vítimas de violência de género. Trata‑se de uma via excecional, reservada a situações de especial vulnerabilidade em que a aplicação estrita da lei poderia conduzir a uma injustiça manifesta.

Decisão não é definitiva: pode haver recurso

A pensão foi atribuída com uma base reguladora de 1.665 euros mensais. No entanto, o Consejo General del Poder Judicial sublinha que a decisão ainda não transitou em julgado. A Segurança Social espanhola poderá recorrer para o Tribunal Supremo, que terá a palavra final sobre o caso.

Até lá, a sentença permanece como um exemplo raro de flexibilização da lei, mostrando que, em circunstâncias muito específicas, a ausência de registo formal não impede o reconhecimento da relação e dos direitos associados.

E em Portugal, seria possível uma decisão semelhante?

No caso português, a atribuição da pensão de sobrevivência (regime contributivo) segue regras diferentes das de Espanha. A Lei n.º 7/2001, que regula a união de facto, define‑a como a situação de duas pessoas que vivem em condições análogas às dos cônjuges há mais de dois anos, sem exigir um registo central obrigatório.

Para que o membro sobrevivo tenha direito às prestações por morte, a Segurança Social exige que prove, por documentos e/ou testemunhas, que vivia em união de facto com o falecido nessas condições durante, pelo menos, dois anos antes do óbito. Normalmente, essa prova faz‑se através de declaração da junta de freguesia, complementada com outras evidências de coabitação e vida em comum.

Segundo a legislação nacional, não é obrigatória a inscrição formal da união, mas a prova efetiva da vida em comum é determinante para o reconhecimento do direito. Em Portugal, não há notícia de decisões que concedam a pensão na ausência de prova mínima da convivência, embora os tribunais admitam diferentes meios de demonstração, o que torna o processo probatório, em abstrato, mais flexível do que em Espanha, onde o registo prévio da ‘pareja de hecho’ tem sido historicamente tratado como condição formal essencial.

Leia também: ‘Invasão polar’ chega a Portugal: este vai ser o dia mais frio e os -7ºC não serão o único problema para estas regiões

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Igreja.
Nacional

Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias

12:40 22 Julho, 2026 19:14 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Conhecido pelas publicações que juntam futebol e fé, o padre Afonso Sampaio Soares vai deixar a Lourinhã para assumir funções em Peniche

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Letreiro colocado na Avenida de Roma, Lisboa. Crédito: Facebook
Economia Nacional

“Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta

13:00 22 Julho, 2026 12:17 22 Julho, 2026 | João Luís

Devolução de embalagens com depósito está a mudar hábitos nas ruas, mas também trouxe situações inesperadas junto a papeleiras e contentores

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 12:48 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Algarve Cultura

Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party

12:30 22 Julho, 2026 12:47 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Deelight, Rushkaya, DJ Mikas e JUNIORK compõem o cartaz da nova edição da festa eletrónica na Praia de Carvoeiro

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Cultura Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Igreja.
Nacional

Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias

12:40 22 Julho, 2026 19:14 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Conhecido pelas publicações que juntam futebol e fé, o padre Afonso Sampaio Soares vai deixar a Lourinhã para assumir funções em Peniche

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Letreiro colocado na Avenida de Roma, Lisboa. Crédito: Facebook
Economia, Nacional

“Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta

13:00 22 Julho, 2026 12:17 22 Julho, 2026 | João Luís

Devolução de embalagens com depósito está a mudar hábitos nas ruas, mas também trouxe situações inesperadas junto a papeleiras e contentores

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 12:48 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura, Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Algarve, Cultura

Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party

12:30 22 Julho, 2026 12:47 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Deelight, Rushkaya, DJ Mikas e JUNIORK compõem o cartaz da nova edição da festa eletrónica na Praia de Carvoeiro

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Cultura, Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Últimas Notícias

  • “Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta
    “Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta
  • Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias
    Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias
  • Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party
    Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party
  • Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia
    Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia
  • Rui Veloso declarado inocente num processo em que o músico Jorge Vadio o acusava de ter “sabotado intencionalmente” a sua carreira
    Rui Veloso declarado inocente num processo em que o músico Jorge Vadio o acusava de ter “sabotado intencionalmente” a sua carreira

Opinião

  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento