Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos
Economia

Ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha vão ser negociadas. Faro-Huelva é “para mais à frente”

Em setembro, os titulares das pastas dos transportes dos governos de Portugal e Espanha irão encontrar-se para negociar a questão espinhosa das ligações ferroviárias entre os dois países

09:51 23 Agosto, 2022 09:52 23 Agosto, 2022 | Expresso
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Em setembro, os titulares das pastas dos transportes dos governos de Portugal e Espanha irão encontrar-se para negociar a questão espinhosa das ligações ferroviárias entre os dois países, praticamente sem ligações diretas desde março de 2020 e com visões diferentes em relação às prioridades a dar na construção de novas linhas.

O jornal espanhol “Cinco Días” desta terça-feira, 23 de agosto, escreve que os ministros com a pasta da ferrovia, o ministro português das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e a ministra espanhola dos Transportes, Raquel Sánchez, vão reunir-se em setembro para debater as ligações de alta velocidade entre os dois países para a próxima década e os serviços ferroviários internacionais de curto e médio-prazo.

A primeira medida que os dois governos deverão tomar para remediar, para já, este estado de coisas – que desperta a estranheza da Comissão Europeia numa altura em que se quer privilegiar o transporte ferroviário – é reforçar ligações já existentes. Mas em Espanha quer-se uma ligação diurna entre Madrid e Lisboa, já proposta pela Renfe, a congénere da CP. Em Portugal, a prioridade vai para um reforço do Celta, a ligação entre Porto e Vigo.

E nas novas linhas a diferença também é de prioridades: a principal ligação, para Madrid, é por Badajoz; ao mesmo tempo Portugal quer investir forte na linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto, com ligação a Vigo e à alta velocidade espanhola.

Em Espanha, a ligação de alta velocidade de Madrid à Estremadura espanhola, um investimento de 1,2 mil milhões de euros, está a ser feita por fases, tendo já sido inaugurada uma parte da linha entre Plasencia e Badajoz, de 150 quilómetros – apesar de 200 quilómetros desta linha ainda estarem em fase de projeto. Mesmo assim, os 150 quilómetros já abertos permitiram diminuir o tempo de viagem entre a cidade fronteiriça e a capital de Espanha em quase uma hora, melhorando um pouco uma rota ferroviária conhecida pelas suas constantes falhas, tempos de viagem longos, e materiais não-eletrificados.

Do lado português da fronteira, prevê-se o fim das obras da nova linha de velocidade alta Évora-Caia, pensada para transporte de mercadorias do porto de Sines mas que terá tráfego de passageiros, para o final de 2023, possibilitando uma ligação mais rápida de Lisboa a Madrid. Porque atualmente viajar de comboio entre as duas capitais implica no mínimo três transbordos e nove horas de viagem.

Apesar do investimento na linha Évora-Caia, a grande aposta vai para a linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto, já anunciada várias vezes pelo ministro Pedro Nuno Santos no âmbito do Plano Nacional de Investimentos 2030, e a ligação Porto-Vigo, num bolo total de 5,4 mil milhões de euros a despender.

O ministro apelou a que os espanhóis dessem “corda aos sapatos” no investimento que deverão fazer do seu lado para que a linha não chegue a Valença e dê com o vazio do outro lado do Minho. O que colide com uma certa indiferença do governo de Madrid, que não dá tanta prioridade a este projeto, apesar de a congénere espanhola da Infraestruturas de Portugal, a Adif, já ter previsto 35 milhões de euros para a ligação à rede portuguesa.

Os dois países também debaterão a ligação por Salamanca, com eletrificação em curso do lado espanhol. Para mais à frente, mas também na mesa de negociações, estão as linhas Aveiro-Mangualde e a ligação Faro-Huelva.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Últimas

  • Exponoivos Premium estreia no Algarve em março [fotos]
    Exponoivos Premium estreia no Algarve em março [fotos]
  • Câmara de Aljezur volta a manifestar preocupação com a interdição da pesca do sargo
    Câmara de Aljezur volta a manifestar preocupação com a interdição da pesca do sargo
  • “Alimentação, Natureza e Paisagem”, coordenado por Maria Manuel Valagão, vai ser apresentado em Loulé
    “Alimentação, Natureza e Paisagem”, coordenado por Maria Manuel Valagão, vai ser apresentado em Loulé
  • Fim de Semana com Sabor a Laranja em Silves promete fazer as delícias dos apreciadores deste citrino
    Fim de Semana com Sabor a Laranja em Silves promete fazer as delícias dos apreciadores deste citrino
  • Receita do amor é revelada em São Brás de Alportel com trovas e serenatas no domingo
    Receita do amor é revelada em São Brás de Alportel com trovas e serenatas no domingo

Opinião

  • O essencial sobre a azia e a doença do refluxo gastroesofágico | Por Mário Beja Santos
    O essencial sobre a azia e a doença do refluxo gastroesofágico | Por Mário Beja Santos
  • Leitura da Semana: Perder o Paraíso, de Lucy Jones | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: Perder o Paraíso, de Lucy Jones | Por Paulo Serra
  • Ninguém vai para a política de forma forçada. Ao fazê-lo, existem incómodos e exposições dolorosas da vida privada e deve aceitá-las | Por Mendes Bota
    Ninguém vai para a política de forma forçada. Ao fazê-lo, existem incómodos e exposições dolorosas da vida privada e deve aceitá-las | Por Mendes Bota
  • A Vinha, o Vinho e o Turismo | Por Elidérico Viegas
    A Vinha, o Vinho e o Turismo | Por Elidérico Viegas

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve